Accolate

Para que serve Accolate

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Accolate 20 mg Comprimidos revestidos por películazafirlucasteLeia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.Caso tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhesprejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:1. O que é Accolate e para que é utilizado2. Antes de tomar Accolate3. Como tomar Accolate4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Accolate6. Outras informações1. O QUE É ACCOLATE E PARA QUE É

UTILIZADO

Accolate contém um medicamento designado por zafirlucaste e pertence a um grupo demedicamentos denominados “inibidores dos leucotrienos”. Isto significa que reduz os efeitosdos “leucotrienos”, substâncias que existem naturalmente nos pulmões e que provocam asma.Accolate é utilizado para controlar os sintomas da asma.É também utilizado para prevenir o agravamento da asma.Não tome Accolate para tratar crises súbitas (agudas) de asma. O seu médico deveráprescrever-lhe outros medicamentos para tratar crises súbitas.2.

ANTES DE TOMAR ACCOLATE

Não tome Accolate se:Tem alergia (hipersensibilidade) ao zafirlucaste ou a qualquer outro componente de Accolate(listado na Secção 6: Outras informações).Não tome Accolate se a situação acima descrita se aplica a si. Caso tenha dúvidas, fale com oseu médico ou farmacêutico antes de tomar Accolate.Tome especial cuidado com Accolate:Antes de tomar o seu medicamento, informe o seu médico se:Teve alguma vez problemas de fígado.Teve problemas no fígado causados pela toma de Accolate.

Caso tenha dúvidas sobre se alguma das situações acima descritas se aplica a si, fale com oseu médico ou farmacêutico antes de tomar Accolate.Se for hospitalizado informe o pessoal médico de que está a tomar Accolate.Ao tomar com outros medicamentosInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outrosmedicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica e medicamentos à basede plantas. Accolate pode afectar a acção de outros medicamentos e alguns medicamentospodem afectar a acção de Accolate.Em particular, informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar algum dos seguintesmedicamentos:Teofilina (usada para tratar a asma).Eritromicina (um antibiótico).Terfenadina (usada para tratar a febre dos fenos).Varfarina (usada para fluidificar o sangue).Aspirina.Gravidez e aleitamento:Antes de tomar Accolate, informe o seu médico se está grávida ou planeia engravidar. O seumédico decidirá se pode tomar Accolate durante este período.Não tome Accolate se estiver a amamentar.Condução de veículos e utilização de máquinas:Não é provável que Accolate afecte a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.Informações importantes sobre alguns componentes de Accolate:Accolate contém lactose, um tipo de açúcar. Se foi informado pelo seu médico de que éintolerante a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.3.

COMO TOMAR ACCOLATE

Tome Accolate sempre de acordo com as indicações do seu médico. Deve também ler o rótuloda cartonagem exterior para recordar o que o seu médico disse. Fale com o seu médico oufarmacêutico se tiver dúvidas.Accolate não deve ser tomado por crianças com idade inferior a 12 anos.Como tomar este medicamentoTome Accolate todos os dias conforme prescrito pelo seu médico.A dose habitual é 1 comprimido de 20 mg, duas vezes por dia. Habitualmente, é umcomprimido no início da manhã e um comprimido à noite.O seu médico pode decidir aumentar a dose, dependendo das suas necessidades.Tente tomar o seu medicamento sempre à mesma hora do dia.Engula o comprimido inteiro com água.Não tome os seus comprimidos com alimentos.

Se a sua asma piorar enquanto estiver a tomar Accolate, siga as indicações que o seu médicolhe deu para tratar crises súbitas (agudas) de asma e fale com o seu médico logo que possível.Se tomar mais Accolate do que deveriaSe tomou mais Accolate do que o que lhe foi prescrito pelo médico, consulte o seu médico oufarmacêutico.Caso se tenha esquecido de tomar AccolateSe se esqueceu de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar. No entanto, se estiver quasena altura de tomar a dose seguinte, ignore a dose esquecida e aguarde até à próxima dose.Não tome uma dose a dobrar (duas doses ao mesmo tempo) para compensar uma dose que seesqueceu de tomar.Se parar de tomar AccolateContinue a tomar Accolate mesmo que a sua asma não lhe cause problemas.Não pare de tomar os seus comprimidos se se estiver a sentir bem, a não ser que o seu médicoo recomende.4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

Como todos os medicamentos, Accolate pode causar efeitos secundários, no entanto estes nãose manifestam em todas as pessoas. Podem ocorrer os seguintes efeitos secundários com estemedicamento.Reacções alérgicas (pouco frequentes, afectam 1 a 10 utilizadores em 100 pessoas)Os sinais incluem:Erupções cutâneas, comichão e bolhas na pele.Inchaço à volta dos seus lábios, face, língua e garganta.Se lhe acontecer alguma destas situações pare de tomar Accolate e fale imediatamente com oseu médico.Problemas de fígadoAccolate pode afectar o seu fígado. Estes efeitos hepáticos variam desde aumentos não gravesdas enzimas hepáticas (frequente), que são detectados por análises ao seu sangue a situaçõesgraves como a insuficiência hepática (muito raras). Um número muito reduzido de pessoasmorreram de insuficiência hepática.Antes ou durante o tratamento com Accolate, o seu médico poderá pedir-lhe para fazeranálises ao sangue para verificar se há problemas com o seu fígado.Os sinais de problemas de fígado incluem:Coloração amarela da pele e do branco dos seus olhos (icterícia).Dor na parte direita do estômago, abaixo das costelas.Perda de apetite.Sensação de comichão.Cansaço, falta de energia ou sensação de estar com gripe.Estar doente ou sentir-se doente.Se lhe acontecer alguma destas situações, pare de tomar Accolate e fale imediatamente com oseu médico.

Infecção (muito frequentes, afectam mais que 1 em 10 pessoas)Infecções são usualmente ligeiras e afectam maioritariamente as vias superiores. Sinais deinfecção podem incluir febre, dor de garganta e corrimento nasal. Se lhe acontecer algumadestas situações, fale imediatamente com o seu médico.Problemas hemorrágicos (raros, afectam 1 a 10 em cada 10 000 pessoas)Os sinais incluem:Maior tendência para nódoas negras.Tendência para hemorragias.Se lhe acontecer alguma destas situações, fale imediatamente com o seu médico.Situações rarasForam observados casos raros de síndrome de “Chrug-Strauss” num número muito reduzidode pessoas que tomam Accolate para a asma. Os sinais incluem uma combinação de:Sinusite, o que pode causar dor em torno dos olhos, bochechas e congestão nasal.Sensação de estar com gripe.Sentir cada vez mais falta de ar.Dor no estômago ou intestino.Erupções cutâneas.Sensação de formigueiro ou entorpecimento dos braços ou pernas.Se verificar mais do que um destes sinais, fale imediatamente com o seu médico.Outros efeitos secundários possíveisFrequentes (afectam menos de 1 em cada 10 pessoas)Problemas de estômago e intestino, tais como, estar doente ou sentir-se doente, diarreia ou dorno estômago. Estes efeitos são geralmente ligeiros.Dores de cabeça, habitualmente ligeiras.Dores musculares.Pouco frequentes (afectam menos 1 em cada 100 pessoas)Inchaço.Dificuldade em adormecer.Dores nas articulações.Sensação de desconforto ou sensação de mal-estar geral.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5.

CONSERVAÇÃO DE ACCOLATE

Manter fora do alcance e da vista das crianças.Não conservar acima de 30ºC.Manter os comprimidos na embalagem de origem.Não utilize Accolate após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo devalidade corresponde ao último dia do mês indicado.Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunteao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidasirão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de AccolateA substância activa é o zafirlucaste. Cada comprimido contém 20 mg de zafirlucaste.

Os outros componentes são croscarmelose de sódio, hipromelose, lactose, estearato demagnésio, celulose microcristalina, povidona e dióxido de titânio.Qual o aspecto de Accolate e conteúdo da embalagemOs comprimidos de Accolate são brancos, redondos e revestidos por película.Accolate apresenta-se em embalagens de 10, 14, 20, 28, 30, 50, 56, 60, 98, 100, 392 e 420comprimidos.É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.Titular da Autorização de Introdução no Mercado e FabricanteO titular da autorização de introdução no mercado é AstraZeneca Produtos Farmacêuticos,Lda., Rua Humberto Madeira, n.º 7, Queluz de Baixo, 2730-097 Barcarena.Accolate é fabricado pela AstraZeneca UK Ltd, Silk Road Business Park, Macclesfield,Cheshire, SK10 2NA, Reino Unido ou pela AstraZeneca, Parc Industriel Pompelle, Cheminde Vrilly, Box 1050, 51689 Reims Cedex 2, França, ou pela AstraZeneca NV, Schaessestraat15, B-9070 Destelbergen, Bélgica ou pela Biofabri, S.L., La Relva s/n., Porrino Pontevedra,Espanha.

Este produto está autorizado nos Estados-membros do Espaço Económico Europeu (EEE)com os seguintes nomes: Accolate 20 mg comprimidos revestidos por película (Irlanda) eAccolate (Portugal)Este folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Febre: Elevação da temperatura corporal acima de um valor normal, estabelecido entre 36,7ºC e 37ºC, quando medida na boca.
  2. Icterícia: Pigmentação amarelada da pele e mucosas devido ao aumento da concentração de bilirrubina no sangue. Pode ser acompanhada de sintomas como colúria (ver), prurido, etc. Associa-se a doenças hepáticas e da vesícula biliar, ou à hemólise (ver).
  3. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.

Síguenos

X