Calcan

Para que serve Calcan

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto informativo: Informação para o doenteCalcan 10 mg Comprimidos revestidos por películaCalcan 20 mg Comprimidos revestidos por películaCloridrato de LercanidipinaLeia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento poiscontém informação importante para si.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamentopode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

O que contém este folheto:

1. O que é Calcan e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Calcan

3. Como tomar Calcan

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Calcan

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Calcan e para que é utilizadoA lercanidipina pertence ao grupo de medicamentos designados por bloqueadores daentrada de cálcio (derivados da di-hidropiridina).

Calcan pertence a um grupo de medicamentos designados por bloqueadores da entrada docálcio, os quais bloqueiam a entrada de cálcio nas células musculares do coração e dosvasos sanguíneos que transportam o sangue para fora do coração (as artérias). Aobloquear a entrada de cálcio nas células, estes medicamentos diminuem a contração docoração e alargam as artérias, o que faz com que a tensão arterial seja reduzida.Calcan é utilizado assim para o tratamento da pressão arterial elevada, também conhecidacomo hipertensão arterial, em doentes com mais de 18 anos.

2. O que precisa de saber antes de tomar Calcan

Não tome Calcan:

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao cloridrato de lercanidipina ou a qualquer outrocomponente deste medicamento (indicados na secção 6).

- se tiver tido qualquer reacção alérgica a fármacos semelhantes a Calcan (comoamlodipina, nicardipina, felodipina, isradipina, nifedipina ou lacidipina);

- se sofrer de qualquer uma das seguintes doenças do coração:

- insuficiência cardíaca não controlada

- obstrução do fluxo de sangue a partir do coração- angina instável (angina em repouso ou que aumenta progressivamente)

- se tiver tido um ataque cardíaco no último mês- se tiver problemas graves do fígado;- se tiver problemas graves nos rins;- se estiver a tomar qualquer um dos seguintes medicamentos, que são inibidores daisoenzima

CYP3A4

- medicamentos antifúngicos (como o cetoconazol ou itraconazol), que são usados notratamento de infeções por fungos;

- antibióticos macrólidos (como eritromicina ou troleandomicina), que são usados notratamento de infeções por bactérias;

- antivíricos usados no tratamento da infeção por VIH e SIDA, como o ritonavir.

- se estiver a tomar ciclosporina, que é um medicamento usado após transplantes paraprevenir a rejeição do órgão transplantado;- se estiver a comer toranjas ou a beber sumo de toranja;- se estiver grávida, se desejar engravidar ou se for uma mulher em idade fértil e nãoestiver a utilizar nenhum método contracetivo (ver secção "Gravidez e amamentação");- se estiver a amamentar (ver secção "Gravidez e amamentação").Advertências e precauçõesFale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Calcan.Se sofrer de qualquer uma das seguintes doenças, deve tomar Calcan com especialcuidado:- Se tiver problemas de fígado ligeiros a moderados;- Se tiver problemas nos rins ligeiros a moderados ou se estiver a fazer diálise;- Se tiver problemas do coração ou utilizar “pacemaker”;

- Se tiver angina de peito antes de iniciar o tratamento com Calcan, porque pode ocorrerum aumento da frequência, duração ou gravidade das crises de angina de peito.

Outros medicamentos e CalcanInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente,ou se vier a tomar outros medicamentos.

Não tome Calcan se estiver a tomar qualquer um dos seguintes medicamentos:- medicamentos que podem aumentar os níveis de lercanidipina no organismo porque sãoinibidores da isoenzima

CYP3A4

- medicamentos antifúngicos (como o cetoconazol ou itraconazol), que são usados notratamento de infeções por fungos;

- antibióticos macrólidos (como a eritromicina ou troleandomicina), que são usados notratamento de infeções por bactérias;

- antivíricos usados no tratamento da infeção por VIH e SIDA, como o ritonavir.- Ciclosporina, que é um medicamento usado após transplantes para prevenir a rejeiçãodo órgão transplantado.Informe o seu médico ou farmacêutico sempre que estiver a tomar qualquer um dos

seguintes medicamentos:

- beta-bloqueadores, que são medicamentos usados para problemas do coração e paratratar a pressão arterial elevada;- diuréticos, que são medicamentos usados para aumentar a produção de urina,

- medicamentos conhecidos como inibidores da ECA (inibidores da enzima de conversãoda angiotensina) e que são usados para tratamento da pressão arterial elevada;

- cimetidina, numa dose superior a 800 mg por dia, que é um medicamento usado paratratamento de úlceras do estômago, indigestão ou azia;- digoxina, que é um medicamento usado para tratamento de problemas do coração;- midazolam, que é usado para o ajudar a dormir;- rifampicina, (usada para o tratamento da tuberculose;- astemizole ou terfenadina, que são usados para tratamento de alergias;- amiodarona ou quinidina, que são medicamentos usados para tratamento de batimentosrápidos do coração;- fenitoína ou carbamazepina, usados para tratamento da epilepsia;- sinvastatina, que é um medicamento para diminuir o colesterol.Calcan com alimentos, bebidas e álcool

Tome sempre os comprimidos de Calcan pelo menos 15 minutos antes de uma refeição(pequeno-almoço), porque uma refeição rica em gorduras aumenta significativamente osníveis deste medicamento no seu organismo. Os doentes não devem consumir álcooldurante o tratamento com Calcan uma vez que o álcool pode aumentar o efeito de Calcan.

Os doentes não podem comer toranjas ou beber sumo de toranja durante o tratamentocom Calcan, já que as toranjas também podem aumentar o efeito de Calcan.

Gravidez e amamentação

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Não tome Calcan e consulte o seu médico ou farmacêutico se estiver grávida, se desejarengravidar ou se for uma mulher em idade fértil e não estiver a utilizar nenhum métodocontracetivo.

Se está a tomar Calcan e pensa estar grávida, consulte o seu médico.Não tome Calcan e consulte o seu médico ou farmacêutico se estiver a amamentar.Condução de veículos e utilização de máquinas

Calcan não deverá afectar a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. Contudo,alguns efeitos secundários do tratamento com Calcan podem interferir com a suacapacidade de condução e utilização de máquinas.

Caso sinta tonturas, fraqueza, fadiga e sonolência, não deve conduzir ou utilizarmáquinas durante o tratamento com Calcan.

Calcan contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a algunsaçúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. Como tomar Calcan

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose habitual é um comprimido de Calcan 10 mg por dia, sempre à mesma hora do dia,de preferência de manhã, pelo menos 15 minutos antes do pequeno-almoço, porque umarefeição rica em gorduras aumenta significativamente os níveis deste medicamento noseu organismo.

Se necessário, o seu médico poderá aumentar-lhe a dose para um comprimido de Calcan20 mg por dia.

De preferência deverá engolir os comprimidos inteiros com um pouco de água.

Os doentes idosos, com problemas no fígado ou nos rins, deverão ter umacompanhamento médico mais apertado na fase inicial do tratamento e os aumentos dedose para 20 mg devem ser realizados com precaução e vigilância médica.Utilização em crianças e adolescentesCalcan não deve ser tomado por doentes com menos de 18 anos.Se tomar mais Calcan do que deveria

Não tome uma dose maior que a receitada pelo seu médico.

Se tomar mais Calcan do que deveria ou no caso de ingestão acidental, procureimediatamente o seu médico, ou dirija-se ao hospital mais próximo e, se possível, leve osseus comprimidos e/ou a respetiva embalagem consigo.A sobredosagem pode causar diminuição acentuada da pressão sanguínea e batimentocardíaco irregular ou rápido. Pode também provocar perda de consciência.

Caso se tenha esquecido de tomar Calcan

- Tome a sua dose normal logo que se lembre e continue a tomar no dia seguinte, deacordo com o que lhe foi receitado pelo seu médico.- Contudo, se já estiver próximo da hora de tomar a próxima dose, não tome a doseesquecida e continue a tomar no dia seguinte, de acordo com o que lhe foi receitado peloseu médico.Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar Calcan

Deve continuar o tratamento com Calcan mesmo que se sinta melhor.Não interrompa o tratamento a menos que seja o seu médico a dizer-lhe que o faça.Consulte, por favor, o seu médico antes de parar o tratamento.

Se parar de tomar Calcan a sua pressão sanguínea pode aumentar novamente.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Se sentir qualquer um dos seguintes efeitos secundários graves, informe o seu médicoimediatamente:- dor no peito, que ocorre devido à falta de sangue que irriga o seu coração;- descida da pressão arterial;- desmaio;- reações alérgicas, que se podem manifestar por comichão, erupção da pele, urticária,inchaço da face e dos lábios e falta de ar.Os seguintes efeitos secundários também podem ocorrer durante o tratamento comCalcan, na seguinte frequência de ocorrência:Efeitos secundários pouco frequentes (afetam 1 a 10 utilizadores em cada 1000 doentestratados):

- dores de cabeça-tonturas

- tornozelos inchados

- batimento cardíaco rápido- palpitações- rubor (pele vermelha) na face e no pescoço.

Efeitos secundários raros (afetam 1 a 10 utilizadores em cada 10.000 doentes tratados):

- sonolência

- angina de peito (dor no peito ou sensação de pressão)

- náusea ou vómitos

- dispepsia (digestão difícil e dolorosa)

- diarreia

- dor abdominal

- erupção da pele (rash)- dor muscular

- poliúria (aumento do volume urinário ou da frequência urinária)

- astenia (enfraquecimento geral)- fadiga.

Efeitos secundários muito raros (afetam menos de 1 utilizador em cada 10.000 doentestratados):

- reações alérgicas (os sintomas incluem comichão, rash, urticária, inchaço da face e doslábios e falta de ar)- inchaço das gengivas- alterações no funcionamento do fígado (detetado por testes sanguíneos)

- hipotensão (queda excessiva da pressão arterial)

- perda de consciência.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Quando reportar qualquer efeito secundário, lembre-se de mencionar o nome dosmedicamentos que possa estar a tomar, mesmo aqueles de uso ocasional.

5. Como conservar Calcan

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Calcan, 10mg e 20mg, comprimidos, acondicionados em blisters de PVC/ Alu: conservara temperatura inferior a 25ºC, na embalagem de origem.

Calcan, 10mg e 20mg, comprimidos, acondicionados em blisters de PVDC/ Alu:conservar a temperatura inferior a 25ºC, na embalagem de origem.

Calcan, 10mg e 20mg, comprimidos, acondicionados em frascos de

HDPE

conservar naembalagem de origem, manter o frasco bem fechado.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem, apósEXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte aoseu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Qual a composição de Calcan

- A substância activa é o cloridrato de lercanidipina. Cada comprimido de Calcan contém10 mg (equivalente a 9,4 mg de lercanidipina) ou 20 mg (equivalente a 18,8 mg delercanidipina). A dosagem exacta está indicada na sua embalagem de Calcan.

- Os outros componentes são:

- Comprimidos doseados a 10mg de cloridrato de lercanidipina: celulose microcristalina,lactose mono-hidratada, carboximetilamido sódico, povidona, estearato de magnésio(núcleo); álcool polivinílico hidrolisado, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, óxidode ferro amarelo (E172), talco (revestimento)- Comprimidos doseados a 20mg de cloridrato de lercanidipina: celulose microcristalina,lactose mono-hidratada, carboximetilamido sódico, povidona, estearato de magnésio(núcleo); álcool polivinílico hidrolisado, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, óxidode ferro amarelo (E 172) e óxido de ferro vermelho (E172), talco (revestimento).Qual o aspeto de Calcan e conteúdo da embalagem

Calcan, 10 mg, comprimidos, encontra-se disponível na forma de comprimidos revestidospor película biconvexos, redondos, amarelos, com ranhura central numa das faces egravação "L" na outra face.

Calcan, 20 mg, comprimidos, encontra-se disponível na forma de comprimidos revestidospor película biconvexos, redondos, de cor rosa, com ranhura central numa das faces egravação "L" na outra face.

Calcan é comercializado em:- embalagens contendo 14, 28, 56 ou 98 comprimidos revestidos por película, em blistersde PVC/ Alu.

- embalagens contendo 14, 28, 56 ou 98 comprimidos revestidos por película, em blistersde PVDC/ Alu.

- embalagens contendo 14, 28, 56 ou 98 comprimidos revestidos por película, em frascode HDPE.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricantes

Titular da Autorização de Introdução no MercadoLaboratórios Atral, S.A.

Rua da Estação nº42

Vala do Carregado

2600-726 Castanheira do Ribatejo - Portugal.

Tel: 263 856 800Fax: 263 855 020E-mail: info@atralcipan.ptFabricantesLaboratórios Atral, S.A.Rua da Estação, n.º 42Vala do Carregado2600-726 Castanheira do RibatejoPortugalActavis hf.Reykjavikurvegur, 78IS-220 HafnarfjördurIslândiaActavis Ltd.BLB016 Bulebel Industrial EstateZTN 3000 ZejtunMaltaEste folheto foi revisto pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
  2. Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
  3. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X