Cálcio Sanabo

Para que serve Cálcio Sanabo

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

CÁLCIO SANABO, 500 mg, comprimidosCarbonato de cálcioLeia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-
lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:
1. O que é Cálcio Sanabo e para que é utilizado2. Antes de tomar Cálcio Sanabo3. Como tomar Cálcio Sanabo4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Cálcio Sanabo6. Outras informações 1. O QUE É CÁLCIO SANABO E PARA QUE É UTILIZADOO cálcio é um mineral essencial para o funcionamento adequado do organismo. CÁ

LCIO

SANABO destina-se a fornecer ao organismo um suplemento mineral de cálcio para aprevenção e tratamento de deficiências de cálcio agudas ou crónicas e para o tratamento deperturbações do metabolismo cálcico.CÁLCIO SANABO está indicado como suplemento mineral, quando o aporte de cálcio éinadequado: na infância, na gravidez e lactação, nas mulheres pós-menopáusicas, nos idosos.No tratamento de estados de carência de cálcio que podem ocorrer em doenças como: nohipoparatiroidismo (agudo e crónico), no pseudoparatiroidismo, na osteoporose, noraquitismo e na osteomalácia.

2. ANTES DE TOMAR CÁLCIO SANABONão tome Cálcio Sanabo- Se tem alergia (hipersensibilidade) à substância activa ou a qualquer dos componentes domedicamento.

O Cálcio Sanabo contém óleo de amendoim (ver que outros ingredientes têm Cálcio Sanabo).Este medicamento não deverá ser administrado a doentes alérgicos à soja ou ao amendoim.Não deve igualmente usar CÁLCIO SANABO se sofrer de hipercalcémia (excesso decálcio no sangue) (p.ex.hiperpartiroidismo, sobredosagem de vitamina D ederivados, tumores descalcificantes tais como plasmocitomas, metástases ósseas),hipercalciúria grave (eliminação excessiva de cálcio na urina), insuficiência renalgrave.

Tome especial cuidado com Cálcio SanaboEm alguns indivíduos, a administração de cálcio facilita a formação de cálculos no tratourinário (tambem conhecidos por "pedras nos rins").

Se tem antecedentes de cálculos urinários informe o seu médico ou farmacêutico.

Devem evitar-se doses elevadas de vitamina D ou derivados durante o tratamento com cálcio,a não ser que sejam indicadas pelo médico.Na presença de hipercalciúria ligeira (superior a 300 mg ou 7,5 mmol em 24 horas),insuficiência renal ligeira ou moderada, ou cálculos urinários, devem monitorizar-secuidadosamente os níveis de excreção de cálcio e se necessário reduzir a dose de CÁ

LCIO

SANABO ou suspender a administração.Em doentes com tendência para a formação de pedras nos rins, recomenda-se uma maioringestão de líquidos.Tomar Cálcio Sanabo com outros medicamentosInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.Antes de tomar CÁLCIO SANABO deve informar o seu médico ou o seu farmacêutico sobretodos os medicamentos que está a tomar, ou que toma habitualmente, mesmo aqueles queadquiriu sem receita médica na farmácia.O cálcio por via oral pode reduzir a absorção oral das tetraciclinas ou preparações contendoflúor. Deverá observar-se um intervalo, de pelo menos, 3 horas entre as administrações decálcio e este tipo de fármacos, no caso do tratamento simultâneo.O tratamento concomitante com vitamina D e derivados aumenta a absorção do cálcio.A administração do cálcio pode reduzir a resposta ao verapamil e possivelmente ade outros antagonistas do cálcio.O cálcio, quando administrado em elevadas doses a doentes digitalizados, pode elevar o riscode arritmias cardíacas.A absorção gastrointestinal de cálcio pode ser diminuida pela ingestão simultânea de certosalimentos, p. ex. espinafres, ruibarbo, farelo, cereais, leite e produtos lácteos.Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Se estiver grávida ou a amamentar pode tomar Cálcio Sanabo. O seu médico dir-lhe-á senecessita de um suplemento de cálcio.Condução de veículos e utilização de máquinas

Geralmente não se observam alterações da capacidade de condução e utilização de máquinas.Se eventualmente ocorrer sonolência e diminuição da força muscular, que podem estarasssociadas a hipercalcemia o doente deve evitar conduzir.Informações importantes sobre alguns componentes de Cálcio SanaboOs comprimidos de CÁLCIO SANABO contém 55 mg de sacarose. Esta informaçãodeve ser tida em consideração em doentes com diabetes mellitus.

3. COMO TOMAR CÁLCIO SANABO Tomar Cálcio Sanabo sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.Tome 1 comprimido por dia. Os comprimidos devem engolir-se sem mastigar com um poucode água.Não devem empregar-se doses mais elevadas sem serem prescritas pelo médico.O CÁLCIO SANABO deve tomar-se de preferência às refeições ou 1 a 1,5 horas depois, a nãoser que o médico recomende a administração a outra hora.Durante quanto tempo preciso de tomar

CÁLCIO SANABO?

A duração do tratamento é variável podendo ir até vários meses.O seu médico dir-lhe-á exactamente durante quanto tempo tem de tomar CÁLCIO SANABO.Se tomar mais Cálcio Sanabo do que deveria No caso de uma sobredosagem acidental contacte imediatamente o seu médico ouo hospital mais próximo.Sintomas: Em caso de sobredosagem podem ocorrer reacções gastrointestinais, mas nãohipercalcémia, excepto nos doentes com hipotiroidismo, insuficiência renal grave a qual secaracteriza por letargia, diminuição da força muscular, náuseas, vómitos e obstipação.

Também nos doentes tratados com uma dose excessiva de vitamina D ou derivados podemverificar-se sinais de hipercalcémia nomeadamente diminuição do apetite, náuseas, vómitos,obstipação, dor abdominal, fraqueza muscular, poliúria, sede, tonturas e confusão. Em casosgraves pode verificar-se coma ou arritmias cardíacas.Tratamento: Suspensão do CÁLCIO SANABO nos casos de hipercalcémia grave, infusãoI.V. de solução de cloreto de sódio, diurese forçada, fosfatos orais.

Caso se tenha esquecido de tomar Cálcio Sanabo Se se esquecer de tomar uma dose de CÁLCIO SANABO deve tomá-la logo que se lembre anão ser que faltem menos de quatro horas para a dose seguinte.Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico oufarmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEISComo os demais medicamentos, Cálcio Sanabo pode causar efeitos secundários em algumaspessoas.Geralmente o CÁLCIO SANABO é bem tolerado, mas como todos os medicamentos podeprovocar alguns efeitos secundários.

Só raramente se observaram perturbações gastro-intestinais moderadas (flatulência, prisão deventre ou diarreia).Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5. COMO CONSERVAR CÁLCIO SANABOConservar a temperatura inferior a 25o C.Conservar na embalagem de origem para proteger da humidade. Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Cálcio Sanabo após o prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Cálcio Sanabo
A substância activa é o carbonato de cálcio. Os outros componentes são polivinilpirrolidona, glicolato de amido e sódio, estearato de magnésio, sacarose, talco, dióxido de titânio, aerosil 200, celulose microcristalina, polietilenoglicol 6000, ácido esteárico, álcool cetílico, óleo de amendoim hidrogenado.


Qual o aspecto de Cálcio Sanabo e conteúdo da embalagem

CÁLCIO SANABO apresenta-se em embalagens com 20 e 60 comprimidos

Titular da Autorização de Introdução no Mercado
Novartis Consumer Health – Produtos Farmacêuticos e Nutrição, Lda.Av. Poeta Mistral, nº 2 – 2º1069-172 LisboaEste folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
  2. Osteoma: Tumor benigno derivado do tecido ósseo. Não produz metástases e sua manifestação clínica consiste em dor e deformidade óssea.
  3. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X