Calcior

Para que serve Calcior

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


APROVADO EM 24-03-

14 INFARMED F

olheto informativo: Informação para o utilizador Calcior comprimido para mastigar Carbonato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico - Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença. - Se tiver quaisuqer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4. O que contém este folheto: 1. O que é Calcior e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de utilizar Calcior 3. Como utilizar Calcior 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Calcior 6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Calcior e para que é utilizado Pode utilizar este medicamento no tratamento de situações de falta de cálcio e em certas doenças em que haja uma maior necessidade de cálcio.

O cálcio, substância ativa de Calcior , é um elemento muito importante para o organismo humano, sendo o principal constituinte dos ossos.

Intervém em muitas outras funções ao nível dos músculos, nervos, dos capilares, células e ainda da regulação do metabolismo hormonal. O cálcio é o mineral que confere ao osso as suas propriedades de resistência e dureza, sendo o carbonato de cálcio um dos sais minerais mais facilmente absorvido e melhor tolerado.

2. O que precisa de saber antes de tomar Calcior Não exceder as doses recomendadas na posologia. Em caso de dúvida, peça o conselho do seu médico ou farmacêutico. Não utilize Calcior - se tem alergia (hipersensibilidade) à substância ativa, Carbonato de cálcio, ou a qualquer outro componente do medicamento (indicados na secção 6); - em caso de imobilização prolongada (nestes casos só pode iniciar o tratamento depois de ter recuperado a mobilidade); - se sofre de insuficiência renal grave ou de cálculos renais. Advertências e precauções APROVADO EM 24-03-

14 INFARMED F

ale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Calcior . Há situações em que é necessário tomar algumas precauções antes de se iniciar um tratamento com determinado medicamento de modo a poder-se beneficiar o mais possível das vantagens do tratamento sem os inconvenientes que lhe possam estar associados.

Assim, dado que em alguns indivíduos a administração de cálcio facilita a formação de cálculos nas vias urinárias, se já teve cálculos urinários consulte o seu médico antes de iniciar o tratamento com Calcior . Também se estiver a tomar este medicamento numa dosagem elevada ou durante um período de tempo prolongado, os níveis de cálcio tanto no sangue como na urina podem aumentar muito.

Nestes casos tem de se submeter a um controlo médico periódico. Outros medicamentos e Calcior Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar, ou tiver utilizado recentemente, ou se vier a utilizar outros medicamentos.

Quando se utiliza mais do que um medicamento ao mesmo tempo por vezes pode ocorrer uma alteração do efeito de qualquer um deles, podendo também surgir efeitos que não estavam previstos para os medicamentos quando administrados isoladamente. Neste caso o seu médico pode considerar necessário tomar certas precauções, como por exemplo, alterar a dose ou o regime de tratamento.

Por tudo isto informe sempre o seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos que esteja a tomar.

Calcior pode interagir com outros medicamentos, como, por exemplo, os que contenham vitamina D, digoxina, metildigoxina ou lanatosido (casos em que tem de se manter sob controlo médico). Também se estiver a tomar, ao mesmo tempo que Calcior , medicamentos contendo tetraciclinas ou fluoreto de sódio, deve separar as tomas de pelo menos 3 horas. Gravidez e amamentação Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

De um modo geral deve evitar-se a utilização de medicamentos durante a gravidez devido aos efeitos negativos que estes podem provocar no feto, havendo alguns que estão mesmo contraindicados. Não é este o caso de Calcior , pelo que pode tomar este medicamento durante os últimos meses de gravidez e durante o aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas Pode conduzir e utilizar máquinas ao mesmo tempo que toma Calcior . 3. Como utilizar Calcior Utilize Calcior sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose usualmente recomendada é: Adultos - Em situações de osteoporose ou de falta de cálcio em geral: 2 comprimidos mastigáveis por dia (equivalente a 1 g de cálcio). Evite ultrapassar a dose de 1500 mg/dia. APROVADO EM 24-03-

14 INFARMED Calcior

deve ser tomado de preferência às refeições, uma vez que é melhor absorvido quando administrado conjuntamente com alimentos. Utilização em crianças e adolescentes Calcior não se destina ser utilizado em crianças e adolescentes. Se utilizar mais Calcior do que deveria Em indivíduos normais nunca se verificou nenhuma intoxicação em consequência da ingestão de doses elevadas e/ou durante períodos longos de Calcior . Nesta situação, interrompa a toma do medicamento e beba bastante água e contacte o médico logo que possível. Caso se tenha esquecido de utilizar Calcior Deve evitar a interrupção do tratamento. No entanto, caso se tenha esquecido de tomar algum comprimido, tome-o logo que possível, mas sem tomar doses duplas ou demasiado próximas uma da outra. A seguir continue o tratamento segundo a posologia indicada pelo seu médico ou farmacêutico. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar Se parar de utilizar Calcior Se quiser interromper ou descontinuar o tratamento antes deste ter terminado por favor consulte o seu médico ou farmacêutico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. Efeitos secundários possíveis Como todos os medicamentos, Calcior pode causar efeitos secundários, no entanto, estes não se manifestam em todas as pessoas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Geralmente, Calcior é bem tolerado. Os efeitos indesejáveis que pode provocar, no caso de o cálcio no sangue ser elevado, são: náuseas, vómitos, obstipação, dores abdominais, sede e necessidade de urinar frequentemente. Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa Tel: +

1 21 798 71 40 F

ax: +

1 21 798 73 97 APROVADO EM 24

-03-

14 INFARMED S?

?tio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt 5. Como conservar Calcior Conservar a temperatura inferior a 25ºC. Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não utilize Calcior após o prazo de validade impresso no rótulo e embalagem exterior. Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente. 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Calcior - A substância ativa é o carbonato de cálcio na dosagem de 1250 mg (equivalente a 500 mg de cálcio elementar). - Os outros componentes são: Amido pré-gelatinizado, Xilitol, Manitol, Croscarmelose, Sílica coloidal anidra, Estearato de magnésio, Amido de milho, Aroma Tutti Frutti.

Qual o aspeto de Calcior e conteúdo da embalagem O Calcior apresenta-se em embalagens contendo 20 e 60 comprimidos mastigáveis. Titular da Autorização de Introdução no Mercado LABORATÓRIOS DELTA, S.A. Rua Direita de Massamá, 148 2745 –751 Queluz Portugal Fabricante Opfermann Arzneimittel Gmb

H Robert-Koch-Strasse, 2 Wiehl Alemanha Este folheto foi revisto pela última vez em


DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
  2. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X