Calcitonina Wander 200

Para que serve Calcitonina Wander 200

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Calcitonina Wander 200 UI Solução para pulverização nasalCalcitonina de salmão sintéticaLeia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhesprejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:1.O que é Calcitonina Wander e para que é utilizado2.Antes de utilizar Calcitonina Wander3.Como utilizar Calcitonina Wander4.Efeitos secundários possíveis5.Como conservar Calcitonina Wander6.Outras informações1.O QUE É CALCITONINA WANDER E PARA QUE É

UTILIZADO

A substância activa de Calcitonina Wander é a calcitonina (de salmão sintética).A calcitonina é uma hormona que existe naturalmente no organismo do ser humano e dosanimais. É responsável por regular os níveis de cálcio no sangue. A calcitonina é usada parareverter a perda óssea e pode também ajudar na formação óssea.Calcitonina Wander solução para pulverização nasal é usada no tratamento da osteoporose(adelgaçamento e enfraquecimento dos ossos) em mulheres após a menopausa, tendo em vista aredução do risco de fracturas vertebrais.2.

ANTES DE UTILIZAR CALCITONINA WANDER SOLUÇÃO PARA PULVERIZAÇÃO

NASAL

Não utilize Calcitonina Wander solução para pulverização nasal- se tem alergia (hipersensibilidade) à calcitonina (de salmão sintética) ou a qualquer outrocomponente de Calcitonina Wander;- se tiver níveis muito baixos de cálcio no sangue (hipocalcemia)Tome especial cuidado com Calcitonina Wander solução para pulverização nasalSe suspeitar que é alérgico à calcitonina (de salmão sintética) informe o seu médico antes deiniciar o tratamento com Calcitonina Wander solução para pulverização nasal. O seu médico

realizar-lhe-á um teste cutâneo antes de iniciar o tratamento com Calcitonina Wander soluçãopara pulverização nasal. Caso tenha feridas no nariz, não comece a tomar Calcitonina Wandersolução para pulverização nasal. Informe o seu médico. Este examinará o seu nariz antes decomeçar a tomar Calcitonina Wander solução para pulverização nasal.Ao tomar Calcitonina Wander com outros medicamentosInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outrosmedicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Se estiver a tomar ummedicamento que contenha lítio é particularmente importante que informe o seu médico, poispode ser necessário alterar a dose de lítio.Crianças e adolescentes (com idade inferior a 18 anos)O uso de Calcitonina Wander não está recomendado em doentes com idade inferior a 18 anos deidade.IdososCalcitonina Wander solução para pulverização nasal pode ser usada em idosos sem quaisquerprecauções especiais.Gravidez e aleitamentoCalcitonina Wander solução para pulverização nasal não deve ser utilizado em grávidas oumulheres a amamentar. Se está, ou pensa estar grávida, consulte o seu médico ou farmacêuticoantes de tomar qualquer medicamento.Condução de veículos e utilização de máquinasCalcitonina Wander solução para pulverização nasal pode causar cansaço, tonturas e distúrbiosna visão, que podem afectar as suas reacções. Se tal acontecer, não conduza veículos nem utilizemáquinas.Informações importantes sobre alguns componentes de Calcitonina WanderCalcitonina Wander solução para pulverização nasal contém cloreto de benzalcónio,. Estasubstância pode causar inchaço no interior do seu nariz, especialmente com uso prolongado. Severificar qualquer congestão nasal, contacte o seu médico. O seu médico pode decidirprescrever-lhe outro tratamento.3.

COMO UTILIZAR CALCITONINA WANDER SOLUÇÃO PARA PULVERIZAÇÃO

NASAL

Utilizar Calcitonina Wander solução para pulverização nasal sempre de acordo com asindicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Este medicamento destina-se a ser administrado apenas por via nasal.O seu farmacêutico armazenou Calcitonina Wander solução para pulverização nasal nofrigorífico. Antes de usar este medicamento, espere que este atinja a temperatura ambiente. Apósa primeira utilização deve armazenar Calcitonina Wander solução para pulverização nasal àtemperatura ambiente.

A dose habitual é uma nebulização por dia (200 UI). Recomenda-se que administre CalcitoninaWander solução para pulverização nasal de forma alternada em cada narina.Recomenda-se que também tome uma quantidade adequada de cálcio e vitamina D aquando atoma de Calcitonina Wander solução para pulverização nasal.

Fale com o seu médico para aconselhamento.Antes do nebulizador nasal ser utilizado pela primeira vez, deve ser pressionado como descritoabaixo na secção “Instruções de utilização do Calcitonina Wander solução para pulverizaçãonasal”. As instruções devem ser seguidas cuidadosamente.Instruções de utilização do Calcitonina Wander solução para pulverização nasalPor favor leia as instruções com atenção para que saiba utilizar o nebulizador nasal. Estasinstruções informam-no acerca:A. Das diferentes partes constituintes do nebulizador nasal.B. De como preparar um novo nebulizador nasal de forma a ser usado.C. De como utilizar o nebulizador nasal.D. Da verificação do contador.Siga sempre cuidadosamente as informações do seu médico acerca da dosagem.A. As diferentes partes constituintes do frasco nebulizadorCápsula de fecho protectora: Mantém a ponta do aplicador limpa e protegeo orifício do aplicador. Coloque sempre a tampa protectora depois de terusado o nebulizador nasal.Orifício do adaptador: É o pequeno orifício através do qual o medicamentoé pulverizado.Adaptador: É a parte que insere na sua narina.Nebulizador: É a parte que pressionada para baixo acciona o nebulizador.Contador: A janela do contador de doses de um nebulizador novo mostra , tal como se pode observar na figura. O mostrador vai mudando à medida que usa o nebulizador (ver abaixo).Tubo: É um tubo que se encontra no interior do frasco e pelo qual omedicamento sobe quando pressiona o aplicador.Frasco: Contém medicamento suficiente para 14 doses calibradas.B. Preparar um novo frasco nebulizador nasal de forma a poder serutilizado:NUNCA agite o frasco nebulizador nasal, porque tal pode originar bolhasde ar que podem afectar a dose a administrar.

A janela do contador de doses de um novo frasco nebulizador nasal encontra-se na posição assinalada na figura.

- Primeiramente, remova a tampa protectora.

- Segure o frasco na posição vertical com uma ou com as duas mãose prima firmemente o nebulizador 3 vezes Permitindo a saída do ardo tubo.

Só vai precisar de fazer esta operação quando utilizar um novo

nebulizador. Não se preocupe se sair uma porção de medicamento,

isso é normal.

À medida que prime o nebulizador, observe

- Quando aparece o verde na as alterações na janela do contador de doses: janela do contadorde doses, tal significa que o novo nebulizador nasal está pronto a ser usado. para para para

- Siga as instruções “Como utilizar o nebulizador”.C, Como utilizar o nebulizador

- Depois de remover a tampa protectora, incline a cabeça

ligeiramente para a frente e insira a ponta do aplicador do

nebulizador numa narina. Assegure-se que a ponta do nebulizadorestá posicionada em linha recta com a narina de modo a que apulverização se disperse o mais uniformemente possível.

- Prima o aplicador apenas uma vez com firmeza.- Remova o nebulizador nasal do seu nariz e respire profundamenteatravés da narina para ajudar a manter o medicamento no seu nariz.- Se o seu médico indicou que tem de administrar duas pulverizaçõesde cada vez, repita este procedimento na outra narina.

- Após a pulverização limpe o adaptador com um lenço seco e volte

a colocar a tampa protectora.

D. Verificação do contador

Cada vez que utilizar o nebulizador nasal o número na janela do contador vai mudar.

O

número visualizado informa-o acerca de quantas nebulizações já administrou. O nebulizadornasal garante a aplicação de 14 doses calibradas, mas pode obter duas doses adicionais.

Quando a janela do contador de pulverizações ficar vermelha e aparecer o número 16como indicado na figura, isso significa que foram aplicadas 16 pulverizações e que onebulizador chegou ao fim. No frasco permanece ainda um pequeno resto de solução,mas isso é normal.Se o mecanismo do nebulizador nasal ficar bloqueado, esta situação pode ser corrigidafazendo pressão com força no nebulizador; não tente desbloqueá-lo usando um objectopontiagudo, uma vez que o pode danificar.

Se achar que o nebulizador nasal não está a funcionar correctamente, devolva-o. Nuncatente arranjar o nebulizador nasal ou desmontá-lo, uma vez que tal poderá impossibilitaro seu uso.Se utilizar mais Calcitonina Wander do que deveriaSe, acidentalmente tomar mais Calcitonina Wander solução para pulverização nasal doque deveria, consulte imediatamente o seu médico. Pode necessitar de cuidadosmédicos.Caso se tenha esquecido de utilizar Calcitonina WanderSe se esquecer de utilizar o nebulizador nasal, deve tomar uma dose logo que se lembre,a não ser que faltem menos de quatro horas para a dose seguinte. Neste caso, espere eaplique a dose seguinte à hora habitual. Não tome uma dose a dobrar para compensar adose que se esqueceu de tomar.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.4.EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

Como todos os medicamentos, Calcitonina Wander pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Os efeitos secundários observadosmais frequentemente são aqueles que afectam o nariz, tal como feridas nas narinas,corrimento ou congestão nasal. Estes efeitos são geralmente ligeiros e raramenterequerem a interrupção do tratamento.

Alguns efeitos secundários podem ser graves:- Batimento cardíaco acelerado, urticária, dificuldade em respirar, inchaço da língua egarganta, aperto no peito, redução brusca da pressão sanguínea ou choque. Estes podemser sinais de uma reacção alérgica grave (anafilaxia) e são muito raros.

- Inchaço na face, membros ou em todo o corpo (pouco frequente).Se sentir algum destes efeitos, contacte imediatamente o seu médico.Outros efeitos secundários:Efeitos secundários muito frequentes (que afectam mais de 1 em 10 doentes):- Feridas nas narinas, corrimento ou congestionamento nasal (rinite), inchaço,vermelhidão e escoriação no interior do nariz, espirros, nariz seco, alergia nasal,irritação nasal e cheiro desagradável.Efeitos secundários frequentes (que afectam menos de 1 em 10 doentes):-Diarreia, dor de estômago, náuseas,- Cansaço,- Dor óssea ou articular,- Tonturas,- Dor de cabeça,

- Alterações do paladar,- Rubor súbito na face e/ou pescoço,- Hemorragia nasal,

- Sensação de pressão ou dor no nariz, bochechas ou atrás dos olhos (inflamação dosseios peri-nasais), inflamação nasal e lesões nasais,

- Garganta inflamada e desconforto ao engolir (faringite).Efeitos secundários pouco frequentes (que afectam menos de 1 em 100 doentes):- Pressão sanguínea elevada (hipertensão),- Sintomas tipo-gripe

- Distúrbios na visão,- Reacções alérgicas,- Tosse,- Náuseas,- Comichão.Efeitos secundários raros (que afectam menos de 1 em cada 1000 doentes):- Erupção cutânea.Em casos raros a eficácia de Calcitonina Wander pode ser reduzida.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5.

COMO CONSERVAR CALCITONINA WANDER SOLUÇÃO PARA

PULVERIZAÇÃO NASAL

Manter fora do alcance e da vista das crianças.Não utilize Calcitonina Wander solução para pulverização nasal após o prazo devalidade impresso na embalagem após VAL. O prazo de validade corresponde aoúltimo dia do mês indicado.Conservar no frigorífico (2ºC – 8ºC). Não congelar.Após abertura conservar à temperatura ambiente (não conservar acima de 25ºC)A solução para pulverização nasal deve ser usada no prazo de um mês após abertura.Conservar sempre o frasco numa posição vertical para reduzir o risco de entrada debolhas de ar no tubo.

Não agitar o frasco.Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.6.OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de Calcitonina Wander solução para pulverização nasalA substância activa é a calcitonina (de salmão sintética). Cada frasco de 2 ml deCalcitonina Wander solução para pulverização nasal contém pelo menos 14 dosescalibradas de 200 UI. Uma UI (Unidade Internacional) corresponde a 0,167microgramas de calcitonina (de salmão sintética).Os outros componentes são o cloreto de benzalcónio (conservante), cloreto de sódio,ácido clorídrico e água purificada.Qual o aspecto de Calcitonina Wander solução para pulverização nasal e conteúdo daembalagemCalcitonina Wander 200 UI é uma solução para pulverização nasal.Calcitonina Wander 200 UI solução para pulverização nasal encontra-se disponível emembalagens com um ou dois frascos de 2 ml.É possível que não estejam comercializadas todas as apresentações.Titular da Autorização de Introdução no Mercado e FabricanteSociedade de Produtos Farmacêuticos Wander LdaRua do Centro Empresarial, Edifício 8Quinta da Beloura2710-444 Sintra

FabricanteNovartis Pharma S.A.S.26, Rue de la ChapelleHuningue, França F-68333Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço EconómicoEuropeu (EEE) sob as seguintes denominações:Bélgica

Miakaril Alemanha

Miakaril Irlanda

Miakaril Luxemburgo

Miakaril Portugal

Calcitonina Wander Espanha OseototalEste folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Faringite: Inflamação da mucosa faríngea em geral de causa bacteriana ou viral. Caracteriza-se por dor, dificuldade para engolir e vermelhidão da mucosa, acompanhada de exsudatos (ver) ou não.
  2. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  3. Nebulização: Método utilizado para administração de fármacos ou fluidificação de secreções respiratórias. Utiliza um mecanismo vaporizador através do qual se favorece a penetração de água ou medicamentos na atmosfera bronquial.
  4. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  5. Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
  6. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X