Daflon 500

Para que serve Daflon 500

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


APROVADO EM 14-07-

15 INFARMED F

olheto informativo: Informação para o utilizador Daflon 500 500 mg comprimidos revestidos por película Bioflavonoides (Fração flavonóica purificada micronizada) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si. Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico. Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Ver secção 4. Se não se sentir melhor ou se piorar após 7 dias, tem de consultar um médico. O que contém este folheto: 1. O que é Daflon 500 e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de tomar Daflon 500 3. Como tomar Daflon 500 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Daflon 500 6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Daflon 500 e para que é utilizado Daflon 500 é um venotrópico e um protetor vascular. É utilizado para: • Tratamento dos sintomas e sinais relacionados com a insuficiência venosa (pernas pesadas, dor, cansaço, edema). • Tratamento sintomático da crise hemorroidária. 2. O que precisa de saber antes de tomar Daflon 500 Não tome Daflon 500 - se tem alergia (hipersensibilidade) à substância ativa ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Daflon 500 . Outros medicamentos e Daflon 500 Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Daflon 500 com alimentos e bebidas Não relevante. Gravidez e amamentação Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

APROVADO EM 14-07-

15 INFARMED G

ravidez: Estudos experimentais no animal não evidenciaram efeito teratógeno. Na espécie humana, até hoje não foi referido nenhum efeito nefasto. Amamentação: Na ausência de dados sobre a excreção no leite, o tratamento deve ser evitado durante o aleitamento. Condução de veículos e utilização de máquinas O Daflon 500 parece não interferir na capacidade de condução ou de utilização de máquinas. Caso ocorram tonturas não deve conduzir ou utilizar máquinas. 3. Como tomar Daflon 500 Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se tiver dúvidas. A dose recomendada é 2 comprimidos revestidos por película por dia. Na crise hemorroidária: • nos 4 primeiros dias: 6 comprimidos revestidos por película repartidos em 3 tomas, • nos 3 dias seguintes: 4 comprimidos revestidos por película repartidos em 2 tomas; em seguida voltar à posologia de manutenção: 2 comprimidos revestidos por película por dia. Se tomar mais Daflon 500 do que deveria Fale com o seu médico ou farmacêutico. Caso se tenha esquecido de tomar Daflon 500 Tome a próxima dose à hora habitual. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Na ausência de melhoria dos sintomas ao fim de uma semana deve consultar o seu médico. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. 4. Efeitos secundários possíveis Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Por ordem decrescente de frequência, os efeitos secundários podem incluir: Doenças do sistema nervoso: .

Raros: tonturas, cefaleias, mal-estar. Doenças gastrointestinais: . Frequentes: diarreia, dispepsia, náuseas, vómitos. . Pouco frequentes: colite. APROVADO EM 14-07-

15 INFARMED

. Frequência desconhecida: dor abdominal. Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos: . Raros: erupções cutâneas, prurido, urticária. . Frequência desconhecida: edema isolado da face, lábios, pálpebras. Excecionalmente edema de Quincke. Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, ou farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa Tel: +

1 21 798 71 40 F

ax: +

1 21 798 73 97 S?

?tio da internet:http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt 5. Como conservar Daflon 500 Conservar a temperatura inferior a 25º C. Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no blister, após "VAL". O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente. 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Daflon 500 - As substâncias ativas são bioflavonoides (Fração flavonóica purificada micronizada). Cada comprimido revestido por película de 500 mg contém: • 90% de diosmina, ou seja 450 mg por comprimido revestido por película, • 10% de flavonoides expressos em hesperidina, ou seja 50 mg por comprimido revestido por película. - Os outros componentes são: Núcleo: carboximetilamido sódico, celulose microcristalina 102, gelatina, estearato de magnésio e talco. APROVADO EM 14-07-

15 INFARMED R

evestimento: glicerol, macrogol 6000, hipromelose, laurilsulfato de sódio, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro amarelo (E 172), óxido de ferro vermelho (E 172) e estearato de magnésio. Qual o aspeto de Daflon 500 e conteúdo da embalagem Os comprimidos revestidos por película cor de salmão e de forma oval, disponíveis em embalagens de 20, 50 ou 60 comprimidos revestidos por película em blisters de PVC/ALU. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado Servier Portugal - Especialidades Farmacêuticas, Lda. Av. António Augusto de Aguiar, 128 1069-133 Lisboa Portugal tel:

312 20 00

fax:

312 20 91

e-mail: servier.portugal@pt.netgrs.com Fabricante Iberfar - Indústria Farmacêutica S.A. Rua Consiglieri Pedroso 121- 123 - Queluz de Baixo 2734-501 Barcarena Portugal Este folheto foi revisto pela última vez em


DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  3. Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
  4. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X