DAMATER (polivitamínico e poliminerais)

Para que serve DAMATER (polivitamínico e poliminerais)

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.



DAMATER (polivitamínico e poliminerais)

DAMATER


(Polivitamínico e Poliminerais)Schering-Plough Indústria Farmacêutica Ltda.Cápsula gelatinosa mole Vitamina A (betacaroteno) 2700 UI; vitamina D (colecalciferol) 400 UI;vitamina E (acetato de racealfatocoferol) 30 mg; vitamina C (ácidoascórbico) 70 mg; vitamina B1 (nitrato de tiamina) 3 mg; vitamina B2(riboflavina) 2 mg; vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) 2,2 mg; vitaminaB12 (cianocobalamina) 3 mcg; ácido fólico 2 mg; ferro (fumarato ferroso)30 mg; zinco (óxido de zinco) 15 mg; cálcio (carbonato de cálcio) 100 mgDamater_Bula_Paciente 0DAMATER (polivitamínico e poliminerais)

DAMATER

Polivitamínico e Poliminerais

APRESENTAÇÕES

Cápsula gelatinosa mole em embalagem com 30 cápsulas gelatinosas.

USO ORAL

USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

DAMATER

Cada cápsula gelatinosa contém: Substância ativaQuantidade%IDR gestantes%IDRlactantesVitamina A (betacaroteno)2700 UI101,00%95,00%Vitamina D (colecalciferol)400 UI200,00%200,00%Vitamina E (acetato de racealfatocoferol)30 mg300,00%300,00%Vitamina C (ácido ascórbico)70 mg127,00%100,00%Vitamina B1 (nitrato de tiamina)3 mg214,00%200,00%Vitamina B2 (riboflavina)2 mg142,00%125,00%Vitamina B6 (cloridrato de piridoxina)2,2 mg116,00%110,00%Vitamina B12 (cianocobalamina)3 mcg115,00%107,00%Ácido Fólico 2 mg563,00%678,00%Ferro (fumarato ferroso)30 mg111,00%200,00%Zinco (óxido de zinco)15 mg136,00%158,00%Cálcio (carbonato de cálcio)100 mg8,00%10,00%Excipientes: óleo de soja, Softisan 378 (mistura de glicerídeos de ácidos graxos saturados), lecitina desoja e simeticona.Componentes da cápsula gelatinosa mole: gelatina, sorbitol, água purificada, glicerol, metilparabeno,propilparabeno, corante amarelo crepúsculo FD&C n°6, corante vermelho Ponceau FD&C n°4R, coranteazul brilhante FD&C n°1, dióxido de titânio.

INFORMAÇÕES À PACIENTE

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

DAMATER

é indicado para suprir as necessidades de vitaminas e minerais durante o períodopericoncepcional, durante a gestação e o aleitamento. No período pré-concepcional e início da gestação, asuplementação de ácido fólico está relacionada à prevenção de doenças do tubo neural.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

DAMATER

é um suplemento vitamínico-mineral indicado para uso pré-concepcional, durante agravidez e lactação. Quando a gravidez começa com uma situação nutricional inadequada, esta se agravadurante o desenvolvimento do feto devido ao aumento da demanda de diversos micronutrientes. Agravidez e a lactação são períodos de grande atividade fisiológica, com aumento das necessidadesnutricionais diárias. Além disso, a administração de ácido fólico no período pré-gestacional (3 mesesantes da gestação) e durante os três primeiros meses da gestação reduz a incidência de malformaçõesfetais (defeitos do tubo neural). 3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?Este medicamento é contraindicado para uso por pessoas com história de alergia a qualquer umdos componentes da fórmula. Estes casos são bastante raros.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

DAMATER

não deve ser usado no tratamento da anemia perniciosa.Damater_Bula_Paciente 1DAMATER (polivitamínico e poliminerais)DAMATER

não deve ser utilizado por portadores de hipervitaminose A e/ou D, insuficiência renal,hemossiderose (absorção excessiva de ferro), hipercalcemia (concentração alta de cálcio no sangue) ehipercalciúria (excesso de cálcio na urina).DAMATER não é indicado para pacientes idosas e crianças. DAMATER é indicado somente para usoem mulheres em idade potencial de gravidez no período pré-concepcional, durante a gestação e nalactação.Uso na gravidezEste medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou docirurgião dentista.Interações medicamentosasDAMATER

não deve ser administrado concomitantemente com medicamentos à base de ácidoacetilsalicílico, levodopa, cimetidina, carbamazepina ou tetraciclina e antiácidos.Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.As cápsulas de DAMATER são gelatinosas, ovais e de cor vermelho-opaco. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e vocêobserve alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?Tome uma cápsula de DAMATER ao dia, com ou sem alimentos, ou conforme orientação de seumédico.Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração dotratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em caso de esquecimento, tome a dose assim que se lembrar.Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Em casos pouco frequentes pode ocorrer prisão de ventre. Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia esegurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventosadversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADADESTE MEDICAMENTO?

A ingestão acidental ou intencional de superdose pode resultar em efeitos indesejáveis relacionados aosdiferentes componentes de DAMATER, como por exemplo, perda do apetite, suor excessivo, prostração,cansaço, fraqueza, dor de cabeça, sede, tontura, distúrbios gastrintestinais (dores abdominais, náuseas,vômitos, diarreia), alterações da coloração da urina, sinais de toxicidade para o fígado, manifestaçõesneurológicas (como sonolência, irritabilidade, distúrbios do comportamento, hipotonia), alterações emexames de laboratório, e, aumento da tendência de sangramento em pacientes com deficiência devitamina K tais como aqueles em uso de anticoagulantes orais. Damater_Bula_Paciente 2DAMATER (polivitamínico e poliminerais)Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico eleve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisarde mais orientações.MS 1.0171.0178Farm. Resp.: Cristina Matushima - CRF-SP nº 35.496Fabricado por: Catalent Brasil Ltda., Sorocaba ? SP ? Brasil Registrado e embalado por: Schering-Plough Indústria Farmacêutica Ltda.Rua João Alfredo, 353 ? São Paulo ? SPCNPJ 03.560.974/0001-18 ? Indústria BrasileiraDAMATER_BU 01_VPVenda sob prescrição médica.Central de Relacionamento com o Cliente Schering-Plough 0800-7042590centralderelacionamento@spcorp.com = Marca registrada.Damater_Bula_Paciente 3


DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X