Effilevo

Para que serve Effilevo

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


APROVADO EM 17-10-

13 INFARMED F

olheto informativo: Informação para o utilizador Effilevo 0,02 mg + 0,10mg comprimido revestido por película Etinilestradiol + Levonorgestrel Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença. Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. O que contém este folheto: 1. O que é Effilevo e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de tomar Effilevo Quando não deve utilizar Effilevo Quando tomar especial cuidado com Effilevo Effilevo e coágulos sanguíneos arteriais e venosos Effilevo e cancro Hemorragia entre períodos O que fazer se não ocorrer hemorragia durante a semana de intervalo Outros medicamentos e Effilevo Análises laboratoriais Gravidez Amamentação Condução de veículos e utilização de máquinas Informações importantes sobre alguns componentes de Effilevo 3. Como tomar Effilevo Quando pode começar com o primeiro blister Se tomar mais Effilevo do que deveria Caso se tenha esquecido de tomar Effilevo O que fazer no caso de vómitos ou diarreia intensa Atrasar o seu período: o que necessita saber Alterar o primeiro dia do seu período: o que necessita saber Se quiser parar de tomar Effilevo 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Effilevo 6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Effilevo e para que é utilizado Effilevo é uma pílula contracetiva e é utilizada para prevenir a gravidez. Cada comprimido contém uma pequena quantidade de duas hormonas femininas diferentes, chamadas levonorgestrel e etinilestradiol.

As pílulas contracetivas que contêm duas hormonas são designadas como “pílulas combinadas”. APROVADO EM 17-10-

13 INFARMED 2

. O que precisa de saber antes de tomar Effilevo Notas gerais Antes de começar a tomar Effilevo , o seu médico irá efetuar-lhe algumas perguntas acerca da sua saúde clínica pessoal e da dos seus familiares. O médico irá, igualmente, medir-lhe a sua pressão arterial e, dependendo da sua situação pessoal, poderá também realizar outros testes. Neste folheto, estão descritas diversas situações em que deverá parar de utilizar Effilevo , ou em que a fiabilidade de Effilevo poderá estar reduzida. Em tais situações, não deverá ter relações sexuais ou deverá tomar precauções contracetivas não hormonais adicionais como, por exemplo, a utilização de um preservativo ou de outro método de barreira. Não utilize métodos de calendário ou de temperatura. Estes métodos poderão não ser de confiança porque Effilevo altera as variações mensais de temperatura corporal e do muco cervical. Effilevo , tal como outros contracetivos hormonais, não protege da infeção do VIH (SIDA) ou de qualquer outra doença sexualmente transmissível. Enquanto estiver a tomar este medicamento deve consultar o seu médico regularmente, pelo menos duas vezes por ano.

Se tiver quaisquer sintomas invulgares como dores inexplicáveis no peito, abdómen ou pernas, deve consultar o seu médico imediatamente.

Quando não deve utilizer Effilevo Não utilize Effilevo : se tem (ou tiver tido alguma vez) um coágulo sanguíneo num vaso sanguíneo da perna (trombose), pulmão (embolia pulmonar) ou noutros órgãos; se tem (ou tiver tido alguma vez) um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral; se tem (ou tiver tido alguma vez) uma doença que possa ser um indicador para um ataque cardíaco no futuro (por exemplo, angina pectoris, a qual causa dor intensa no peito) ou para um acidente vascular cerebral (por exemplo, um acidente vascular cerebral ligeiro e passageiro sem efeitos residuais); se tem uma doença que poderá aumentar o risco de um coágulo nas artérias. Isto aplica-se às seguintes doenças: diabetes com vasos sanguíneos danificados pressão sanguínea muito alta um nível muito elevado de gordura no sangue (colesterol ou triglicéridos) se tem uma perturbação na coagulação sanguínea (por exemplo, deficiência em proteína C); se tem (ou tiver tido alguma vez) uma certa forma de enxaqueca (com os chamados sintomas neurológicos focais); se tem (ou tiver tido alguma vez) uma inflamação do pâncreas (pancreatite); se tem (ou tiver tido alguma vez) uma doença de fígado e a função do seu fígado ainda não está normal; se os seus rins não estão a funcionar bem (insuficiência renal); se tem (ou tiver tido alguma vez) um tumor no fígado; se tem (ou tiver tido alguma vez) ou se suspeita ter cancro da mama ou cancro dos órgãos genitais; se tem qualquer hemorragia inexplicada da vagina; se é alérgica ao levonorgestrel ou ao etinilestradiol, ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). Isto poderá ser reconhecido por comichão, erupção na pele ou inchaço. Quando tomar especial cuidado com Effilevo APROVADO EM 17-10-

13 INFARMED E

m algumas situações necessita tomar especial cuidado enquanto utiliza Effilevo ou qualquer outra pílula combinada, e o seu médico poderá necessitar examiná-la regularmente. Se qualquer das seguintes situações se aplicar a si, informe o seu médico antes de começar a utilizar Effilevo . Igualmente, se qualquer das seguintes situações se aplicar a si, ou se se desenvolver ou piorar enquanto estiver a utilizar Effilevo , consulte o seu médico: se um parente próximo tem ou tiver tido alguma vez cancro da mama; se tem uma doença do fígado ou da vesícula biliar; se tem diabetes; se tem depressão; se tem doença de Crohn ou doença inflamatória do intestino (colite ulcerosa); se tem uma doença sanguínea chamada síndrome hemolítica-urémica que provoca danos nos rins; se tem uma doença sanguínea chamada anemia falciforme; se tem epilepsia (ver “Outros medicamentos e Effilevo ”); se tem uma doença do sistema imunitário chamada lúpus eritematoso sistémico; se tem uma doença que primeiro surgiu durante a gravidez ou durante uma utilização anterior de hormonas sexuais (por exemplo, perda de audição, uma doença sanguínea chamada porfiria, erupção na pele com vesículas durante a gravidez (herpes gestacional), uma doença dos nervos que causa movimentos súbitos do corpo (coreia de Sydenham)); se tem ou tiver tido alguma vez cloasma (uma descoloração da pele, especialmente da face ou do pescoço, conhecida como “manchas da gravidez”). Se sim, evite a luz direta solar ou luz ultravioleta se tem angioedema hereditário, os produtos contendo estrogénios poderão causar ou piorar os sintomas. Deverá consultar imediatamente o seu médico se apresentar sintomas de angioedema, tais como face, língua e/ou garganta inchada e/ou dificuldade em engolir ou erupção da pele com comichão juntamente com dificuldade em respirar. Effilevo e coágulos sanguíneos arteriais e venosos A utilização de qualquer pílula combinada, incluindo Effilevo , aumenta o risco de uma mulher desenvolver um coágulo sanguíneo venoso (trombose venosa) quando comparada com mulheres que não tomam qualquer pílula contracetiva. O risco de coágulos sanguíneos venosos em utilizadoras de pílulas combinadas aumenta: com o avanço de idade; se tem excesso de peso; se um dos seus familiares próximos teve alguma vez um coágulo sanguíneo na perna, pulmão (embolia pulmonar) ou noutro órgão em idade jovem; se necessitar de uma cirurgia, se tiver tido um acidente grave ou se estiver imobilizada durante muito tempo.

É importante que informe o seu médico de que está a utilizar Effilevo , pois poderá ter que parar de tomá-lo. O seu médico dir-lhe-á quando deve reiniciar. Isto acontece geralmente cerca de duas semanas depois de recuperar. As probabilidades de ter um coágulo sanguíneo estão aumentadas ao tomar a Pílula. - Em 100.000 mulheres que não estão a tomar a pílula e não estão grávidas, cerca de 5-10 poderão ter um coágulo sanguíneo em um ano. - Em 100,000 mulheres a tomar uma Pílula como Effilevo , 30-40 poderão ter um coágulo sanguíneo em um ano, o número exato é desconhecido. - Em 100,000 mulheres que estão grávidas cerca de 60 poderão ter um coágulo sanguíneo em um ano. Um coágulo sanguíneo nas veias poderá deslocar-se para os pulmões e poderá bloquear vasos sanguíneos (chamado embolo pulmonar). A formação de coágulos sanguíneos nas veias poderá ser fatal em 1-2% dos casos. O nível de risco poderá variar de acordo com o tipo de pílula que toma. Discuta com o seu médico as opções disponíveis. APROVADO EM 17-10-

13 INFARMED A

utilização de pílulas combinadas tem sido relacionada com um aumento do risco de um coágulo sanguíneo arterial (trombose arterial), por exemplo, nos vasos sanguíneos do coração (ataque cardíaco) ou do cérebro (acidente vascular cerebral). O risco de um coágulo sanguíneo arterial em utilizadoras de pílulas combinadas aumenta: com o avanço de idade; se fuma.

É fortemente aconselhada a parar de fumar quando utiliza Effilevo , especialmente se tiver mais de 35 anos; se o teor de gordura do seu sangue está aumentado (colesterol ou triglicéridos); se tiver uma pressão sanguínea elevada se sofre de enxaquecas se tem um problema com o seu coração (perturbação nas válvulas, uma perturbação do ritmo cardíaco). Deixe de tomar Effilevo e contacte o seu médico imediatamente se notar possíveis sinais de um coágulo sanguíneo, tais como: dor intensa e/ou inchaço numa das suas pernas dor súbita intensa no peito que pode atingir o braço esquerdo falta de ar súbita tosse súbita sem causa óbvia qualquer dor de cabeça não habitual, intensa ou persistente ou se uma enxaqueca piorar perda parcial ou completa da visão ou visão dupla dificuldade ou incapacidade para falar tonturas ou desmaios fraqueza, sensação estranha ou dormência em qualquer parte do corpo. Effilevo e o cancro O cancro da mama tem sido observado com uma frequência ligeiramente maior em mulheres que utilizam pílulas combinadas, mas não se sabe se a diferença é causada pelo tratamento. Por exemplo, pode ser que sejam detetados mais tumores em mulheres que tomem pílulas combinadas porque elas são examinadas mais frequentemente pelo seu médico. A ocorrência de tumores da mama torna-se gradualmente menor depois de parar os contracetivos hormonais combinados. É importante que examine regularmente as suas mamas e deverá contactar o seu médico se sentir qualquer caroço.

Em casos raros, tumores benignos do fígado, e ainda em menos casos, tumores malignos do fígado, têm sido relatados em utilizadoras de pílula.

Contacte o seu médico se tiver dor abdominal invulgarmente intensa. Hemorragia entre períodos Durante os primeiros poucos meses em que toma Effilevo , poderá ter hemorragia não esperada (hemorragia fora da semana de intervalo). Se esta hemorragia ocorrer durante mais do que uns poucos meses, ou se começar após alguns meses, o seu médico deve verificar o que está errado.

O que fazer se não ocorrer hemorragia durante a semana de intervalo Se tem tomado corretamente todos os comprimidos, não teve vómitos ou diarreia intensa e se não tomou quaisquer outros medicamentos, é altamente improvável que esteja grávida. Se não ocorrer a hemorragia esperada duas vezes sucessivas, poderá estar grávida. Contacte imediatamente o seu médico. Não inicie o novo blister até ter a certeza de que não está grávida. Outros medicamentos e Effilevo APROVADO EM 17-10-

13 INFARMED I

nforme sempre o seu médico que medicamentos ou produtos à base de plantas já está a utilizar. Informe também qualquer outro médico ou dentista que prescreve outro medicamento (ou o farmacêutico) que está a utilizar Effilevo . Eles podem informar-lhe se necessita de tomar precauções contracetivas adicionais (por exemplo, preservativos) e, se assim for, por quanto tempo. Alguns medicamentos podem tornar Effilevo menos efetivo na prevenção da gravidez, ou podem causar hemorragia inesperada. Estes incluem: os medicamentos utilizados para o tratamento: da epilepsia (por ex. primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina) da tuberculose (por ex. rifampicina) de infeções por VIH (ritonavir, nelfinavir) ou de outras infeções (antibióticos como a griseofulvina, penicilina, tetraciclina) da pressão sanguínea elevada nos vasos sanguíneos dos pulmões (bosentano). O produto à base da planta hipericão. Effilevo poderá influenciar o efeito de outros medicamentos, por ex.: medicamentos que contêm ciclosporina o antiepilético lamotrigina (poderá levar a um aumento da frequência de convulsões). A troleandomicina poderá aumentar o risco de retenção biliar se tomado juntamente com a pílula. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar, tiver utilizado recentemente, ou se vier a utilizar outros medicamentos.

Análises laboratoriais Se necessitar de uma análise ao sangue, informe o seu médico ou o laboratório de análises de que está a tomar a pílula porque os contracetivos orais podem influenciar os resultados de algumas análises.

Gravidez Se está grávida, não tome Effilevo . Se engravidar enquanto toma Effilevo , pare imediatamente e contacte o seu médico. Se quiser engravidar, pode parar de tomar Effilevo a qualquer momento (ver também “Se quiser parar de tomar Effilevo ”). Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Amamentação A utilização de Effilevo geralmente não é aconselhável quando uma mulher está a amamentar. Se desejar tomar a pílula enquanto está a amamentar, deverá consultar o seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas Não existe qualquer informação que sugira que a utilização de Effilevo afeta a condução ou utilização de máquinas. Effilevo contém lactose APROVADO EM 17-10-

13 INFARMED S

e foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento. 3. Como tomar Effilevo Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Tome diariamente um comprimido de Effilevo com um pouco de água, se necessário. Poderá tomar os comprimidos com ou sem alimentos, mas deverá tomar diariamente os comprimidos por volta da mesma hora.

Um blister contém 21 comprimidos. Juntamente com os blisters encontram-se etiquetas com os dias da semana. Escolha a etiqueta que se inicia com o primeiro dia em que vai começar a toma da pílula. Coloque a etiqueta no blister no local “Colocar etiqueta aqui”. Cada dia ficará alinhado com uma linha de comprimidos. É importante que tome o seu comprimido diariamente. Tome o primeiro comprimido da primeira linha, indicado pela palavra “Início”. Siga a direção das setas no blister até ter tomado todos os 21 comprimidos. Nos 7 dias seguintes não tome comprimidos. Durante esses 7 dias sem comprimidos (também chamada semana de paragem ou semana de intervalo) a hemorragia deverá começar. É a chamada “hemorragia de privação” que normalmente começa no 2º ou 3º dia da semana de intervalo. No 8º dia após o último comprimido de Effilevo (isto é, após o dia 7 da semana de intervalo), deverá começar com o blister seguinte, quer a sua hemorragia tenha parado quer não. Isto significa que deverá iniciar cada blister no mesmo dia da semana e que a hemorragia de privação deverá ocorrer nos mesmos dias da semana de cada mês. Se utilizar Effilevo deste modo, está também igualmente protegida da gravidez durante os 7 dias em que não toma comprimidos. Quando pode começar com o primeiro blister Se não utilizou um contracetivo hormonal no mês anterior Comece a tomar Effilevo no primeiro dia do ciclo (isto é, o primeiro dia do seu período). Se começar Effilevo no primeiro dia do seu período, está imediatamente protegida da gravidez. Poderá também iniciar nos dias 2 a 5 do ciclo, mas nesse caso deve utilizar medidas contracetivas adicionais (por exemplo, um preservativo) durante os primeiros 7 dias. Quando muda de um contracetivo hormonal combinado, de contracetivos combinados na forma de anel vaginal ou de um sistema transdérmico Pode começar a tomar Effilevo de preferência no dia após o último comprimido ativo (o último comprimido que contém substâncias ativas) da sua pílula anterior, mas o mais tardar no dia após os dias sem comprimidos da sua pílula anterior (ou depois do último comprimido inativo da sua pílula anterior). Quando se muda de APROVADO EM 17-10-

13 INFARMED

contracetivos combinados na forma de anel vaginal ou de um sistema transdérmico, siga o conselho do seu médico.

Quando muda de um método apenas com progestagénio (pílula apenas com progestagénio, injetável, implante ou um Sistema Intrauterino (SIU) de libertação de progestagénio) Poderá mudar a partir da pílula apenas com progestagénio em qualquer dia (a partir de um implante ou de um SIU no dia em que é retirado, a partir de um injetável quando fosse a altura da injeção seguinte), mas, em todos estes casos, utilize medidas contracetivas adicionais (por exemplo, um preservativo) durante os primeiros 7 dias de toma de comprimidos. Após um aborto Siga o conselho do seu médico. Após um parto Pode começar a tomar Effilevo entre 21 a 28 dias após um parto. Se começar mais tarde que os 28 dias, utilize o chamado método de barreira (por exemplo, um preservativo) durante os primeiros 7 dias de utilização de Effilevo . Se, após um parto, tiver tido relações sexuais antes de começar a toma de Effilevo (outra vez), assegure-se de que não está grávida ou espere até ao seu próximo período. Se estiver a amamentar e quiser começar a tomar Effilevo (outra vez) após um parto Leia a secção “Aleitamento”. Aconselhe-se junto do seu médico no caso de não ter a certeza quando começar. Se tomar mais Effilevo do que deveria Não existem relatórios de efeitos prejudiciais graves resultantes da toma de demasiados comprimidos de Effilevo . Se tomar muitos comprimidos de uma só vez, poderá ter sintomas de náuseas ou vómitos. Raparigas jovens poderão ter hemorragia vaginal. Se tiver tomado demasiados comprimidos de Effilevo , ou se verificar que uma criança tomou alguns, peça aconselhamento ao seu médico ou farmacêutico.

Caso se tenha esquecido de tomar Effilevo Se estiver menos de 12 horas atrasada na toma de um comprimido, a proteção da gravidez não está reduzida. Tome o comprimido logo que se lembre e depois tome os comprimidos seguintes à hora habitual. Se estiver mais de 12 horas atrasada na toma de um comprimido, a proteção da gravidez poderá estar reduzida. Quanto maior o número de comprimidos esquecidos, mais elevado é o risco da proteção contra a gravidez estar diminuída. O risco de proteção incompleta da gravidez é maior se se esquecer de um comprimido do início ou do fim do blister. Assim, deverá seguir as seguintes regras (veja também o diagrama abaixo): Mais de um comprimido esquecido neste blister Contacte o seu médico. APROVADO EM 17-10-

13 INFARMED U

m comprimido esquecido na semana 1 Tome o comprimido esquecido logo que se lembre, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo.

Continue a tomar os comprimidos à hora habitual e utilize precauções adicionais durante os 7 dias seguintes, por exemplo, um preservativo. Se tiver tido relações sexuais na semana anterior ao esquecimento do comprimido, poderá estar grávida.

Nesse caso, contacte o seu médico. Um comprimido esquecido na semana 2 Tome o comprimido esquecido logo que se lembre, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo.

Continue a tomar os comprimidos à hora habitual. A proteção contra a gravidez não está reduzida e não necessita de tomar precauções adicionais. Um comprimido esquecido na semana 3 Pode escolher entre duas possibilidades: Tome o comprimido esquecido logo que se lembre, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo.

Continue a tomar os comprimidos à hora habitual. Em vez de cumprir com o período de intervalo, comece o próximo blister. Muito provavelmente, irá ter um período no fim do segundo blister, mas poderá ter hemorragia ligeira ou semelhante a menstruação durante o segundo blister. Pode também parar o blister e começar imediatamente o período de intervalo de 7 dias (lembre-se do dia em que se esqueceu do seu comprimido). Se quiser iniciar um novo blister no dia em que sempre inicia, faça com que o período de intervalo seja inferior a 7 dias. Se seguir uma destas duas recomendações, manter-se-á protegida da gravidez. Se se esqueceu de qualquer dos comprimidos num blister e não tem uma hemorragia durante o primeiro período de intervalo sem toma de comprimidos, poderá estar grávida.

Consulte o seu médico antes de iniciar o blister seguinte. APROVADO EM 17-10-

13 INFARMED O

que fazer no caso de vómitos ou diarreia intensa Se vomitar dentro de 3-4 horas após a t


DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inóculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a conseqüente obstrução do fluxo e isquemia (ver).
  3. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  4. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  5. Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.
  6. Pâncreas: Glândula de secreção endócrina (ver), por sua produção de insulina, glucagon e peptídios intestinais que são lançados na corrente sangüínea e exócrina (ver) por sua produção de potentes enzimas digestivas lançadas no intestino delgado. Localiza-se profundamente na cavidade abdominal e possui um tamanho aproximado de 15x7cm.
  7. Tique: Movimento involuntário, estereotipado, que pode afetar os músculos da face. Pode fazer parte de distúrbios neurológicos ou psiquiátricos, como pode também ser apenas devido à ansiedade ou a outras causas.

Síguenos

X