Efique

Para que serve Efique

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento
• Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. • Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. • Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

EFIQUE


(Logotipo da Interfarma)
Venlafaxina

INTERFARMA

Comprimidos

Produtos Químicos e Farmacêuticos, Lda.

Rua Dr. António Loureiro Borges, 2 Arquiparque-Miraflores 1495-131 Algés Neste folheto:1. O que é Efique e para que é utilizado2. Antes de tomar Efique3. Como tomar Efique4. Efeitos secundários possíveis5. Conservação de EfiqueA substância activa é a venlafaxina, sob a forma de cloridrato.

Os outros ingredientes são: celulose microcristalina, lactose, glicolato de amido sódico,estearato de magnésio, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro castanho.Efique apresenta-se na forma de comprimidos contendo 37,5 mg de venlafaxina. Cadaembalagem de Efique 37,5 contém 10, 20 ou 60 comprimidos.

1.

O QUE É EFIQUE E PARA QUE É UTILIZADO


Efique é um medicamento para o ajudar a tratar os sintomas da depressão, incluindo adepressão acompanhada de ansiedade, e para evitar recaídas ou o reaparecimento dedepressão.2.

ANTES DE TOMAR EFIQUE


Não tome Efique se:• teve uma reacção alérgica à venlafaxina ou a qualquer dos ingredientes do Efique
está a tomar ou tomou recentemente (nas duas últimas semanas) outrosmedicamentos antidepressivos conhecidos como inibidores da monoamina-oxidase(IMAO).
Cuidados especiais a ter com EfiqueInforme o seu médico se:

tem uma doença do fígado ou do rim
tem história de epilepsia, doença cardíaca, hemorragias, doença maníaca
está a tomar medicamentos para prevenir a formação de coágulos sanguíneos,medicamentos com efeito na função plaquetária (por exemplo, anti-inflamatóriosnão esteróides, ácido acetilsalicílico ou ticlopidina) ou medicamentos que possamaumentar o risco de hemorragia
está a tomar ou tomou recentemente qualquer outro medicamento, particularmente

do tipo antidepressivo conhecido como inibidor da monoamina-oxidase (IMAO),está a tomar diuréticos ou sofre de desidratação, ou está a tomar cimetidina (ummedicamento para o estômago) e é idoso ou tem problemas de fígado
está a tomar algum medicamento para emagrecer
tem problemas de visão, nomeadamente tensão intra-ocular ou glaucoma agudo deângulo fechado
está grávida ou pretende engravidar durante o tratamento.
O Efique NÃO está indicado para o emagrecimento, nem tomado sozinho, nem comoutros medicamentos ou substâncias para emagrecer.Tomar Efique com alimentos e bebidasO comprimido de Efique deve ser tomado inteiro com água ou outra bebida não alcoólica,durante as refeições.

Não tome bebidas alcoólicas enquanto estiver a tomar o Efique.Gravidez e aleitamentoSe está grávida ou a amamentar, não tome o Efique.Condução de veículos e utilização de máquinasEnquanto estiver a tomar o Efique, certifique-se que o seu raciocínio ou coordenação dos seusmovimentos não estão diminuídos antes de conduzir veículos ou utilizar máquinas.Tomar Efique com outros medicamentosO efeito do Efique pode ser influenciado se utilizar ao mesmo tempo outros medicamentos.Portanto deve informar o seu médico se está a tomar outros medicamentos incluindo os que nãonecessitam de receita médica. Ver também: Cuidados especiais a ter com Efique.3.

COMO TOMAR EFIQUE


A dose e a duração do tratamento será ajustada individualmente pelo seu médico de acordo coma sua resposta clínica e a sua tolerância. Não altere as instruções do seu médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.A dose inicial habitualmente recomendada é de um comprimido de Efique 37,5, duas vezes pordia. No entanto, o seu médico pode optar por uma posologia diferente mais adequada para si,podendo atingir uma dose máxima de 375 mg por dia.Tome oralmente o comprimido de Efique inteiro com água. Não divida, esmague ou mastigue ocomprimido. Os comprimidos devem ser tomados durante as refeições e de preferência um demanhã e outro à noite.Caso o efeito de Efique não surja logo nos primeiros dias após iniciar o tratamento, não sepreocupe porque é normal. O tratamento com o Efique pode ter que demorar vários meses. Seassim for, não há razão para se preocupar.Não pare de tomar o Efique sem o conselho do seu médico. O seu médico decidirá,periodicamente, a necessidade da continuação do tratamento. A interrupção do tratamento comEfique, particularmente em doses elevadas, deve ser gradual e acompanhada pelo seu médico.

Caso se tenha esquecido de tomar EfiqueSe se esqueceu de tomar um comprimido de Efique, não tome uma dose dupla para compensara dose que se esqueceu de tomar e continue o tratamento, como normalmente.Se tomar mais Efique do que deveriaCaso tenha tomado inadvertidamente um comprimido extra, tome o comprimido habitual no diaseguinte.Se tomou acidentalmente um número elevado de comprimidos, dirija-se de imediato a umserviço de saúde.

Efeitos da interrupção do tratamento com EfiqueSe interromper o tratamento ou diminuir a dose pode sentir sintomas tais como hipomania(sensação de grande excitação), ansiedade, agitação, nervosismo, confusão, insónia ou outrasperturbações do sono, fadiga, sonolência, parestesias (sensação de queimadura/formigueiro),tonturas, vertigens, cefaleias (dores de cabeça), sudação, xerostomia (secura de boca), anorexia(perda de apetite), diarreia, náuseas e vómitos. Se sentir estes ou outros sintomas, peça conselhoao seu médico.4.

EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS


Como acontece com todos os medicamentos, o Efique pode causar efeitos secundários. Noentanto, a maioria dos efeitos secundários com Efique são ligeiros a moderados e nãoconstituem motivo para deixar de tomar os comprimidos.Os efeitos secundários mais frequentes referidos com Efique ou Efique XR foram: cansaço,aumento da tensão arterial, afrontamentos, rubor, diminuição do apetite, obstipação (prisão deventre), náuseas, vómitos, aumento do colesterol sérico, perda de peso, sonhos anormais,diminuição da líbido, tonturas, boca seca, aumento do tónus muscular, insónia, nervosismo,parestesias (sensação de queimadura/formigueiro), sedação, tremor, bocejos, sudação(incluindo suores nocturnos), alterações visuais, dilatação da pupila, alterações da acomodaçãoocular, alterações da função sexual e modificação da frequência urinária.Os efeitos secundários menos frequentes referidos com Efique ou Efique XR foram:fotossensibilidade, tensão arterial baixa, tonturas ao levantar, síncope, aumento dos batimentoscardíacos, ranger de dentes involuntário, alterações na pigmentação da pele, hemorragiasginecológicas, gastrointestinais e cutâneas, parâmetros da função hepática (exames do fígado)alterados, diminuição do sódio no organismo, aumento de peso, apatia, alucinações,contracções musculares, erupções cutâneas, queda de cabelo, alterações no paladar, alteraçõesmenstruais e retenção urinária.Os efeitos secundários raros referidos com Efique ou Efique XR foram: diminuição do númerode plaquetas, aumento do tempo de hemorragia, hepatite, desidratação, convulsões, reacçãomaníaca, síndrome neuroléptica maligna e síndrome serotoninérgica.Os efeitos secundários muito raros referidos com Efique ou Efique XR foram: anafilaxia, certasalterações cardíacas, eritema multiforme e síndrome de Stevens-Johnson.Durante o tratamento com Efique ou Efique XR foram ainda referidos anemia e alterações anível das células sanguíneas, agitação, estados confusionais e eosinofilia pulmonar (um tipo depneumonia).

Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.5.

CONSERVAÇÃO DE EFIQUE


Mantenha os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças.Conserve a uma temperatura não superior a 25ºC num local seco.Não utilize o Efique após expirar o prazo de validade indicado na embalagem.Este folheto foi revisto em 21 de Outubro de 2003.



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  2. Glaucoma: Aumento da pressão intra-ocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
  3. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  4. Xerostomia: Ressecamento da boca provocado em geral pela secreção insuficiente de saliva pelas glândulas salivares. ?? ocasionado como efeito colateral de algumas drogas (anticolinérgicos) ou por diversos transtornos locais ou gerais.

Síguenos

X