Faktu-Anotamp

Para que serve Faktu-Anotamp

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto Informativo

Faktu AnotampApresentação:

O Faktu Anotamp apresenta-se em embalagens de 10 supositórios.Composição

1 supositório contém:Policresulen 100 mgCloridrato de Cinchocaína 2,5 mgForma Farmacêutica: supositórios.Tratamento das hemorróidas e outras afecções ano-rectais.

Faktu Anotamp, são supositórios providos de uma gaze tampão, o que permite a suacolocação correcta no canal anal, onde permanece até se dissolver completamente. Assim, oefeito terapêutico de Faktu Anotamp exerce-se, exclusivamente no canal anal.O Faktu Anotamp mostrou-se eficaz nas afecções ano-rectais devido às suas propriedadesadstringentes, bactericidas e hemostáticas. O Policresulen, princípio activo de Faktu exerceuma acção selectiva sobre os tecidos necrosados, sem influenciar as células sãs. Os tecidospatológicos são coagulados e eliminados. Sob a a influência de Faktu as feridas recobrem-sede uma fina camada de albumina desnaturada e os pequenos vasos sanguíneos contraem-see fecham, parando rapidamente as hemorragias. Surge uma hiperemia reactiva que acelera oprocesso de regeneração. Devido ao seu efeito bactericida, Faktu impede que os germespatogénicos se instalem, evitando e eliminando as inflamações. A Cinchocaína mostrou-seeficaz, em proctologia, como anestésico local, suprimindo a dor e o prurido.

Nos casos de hemorróidas ou de outras afecções ano-rectais, Faktu elimina rapidamente ahemorragia a exsudação e o prurido, impede as inflamações e favorece a regeneração dostecidos patológicos.Detentor da

AIM

Produtos Farmacêuticos ALTANA Pharma, Lda.Quinta da Fonte - Edifício Gil EanesPorto Salvo2770-192 Paço de ArcosIndicações terapêuticasHemorróidas internas, sobretudo quando acompanhadas de inflamação e hemorragiasuperficial. Fissuras e rágadas anais. Prurido e eczema anais. Terapêutica pós-operatória.Contra-indicações

A administração de Faktu está contra-indicada em casos de hipersensibilidade conhecida àcinchocaína, policresulen ou a qualquer um dos constituintes do medicamento.Efeitos secundários

No início do tratamento podem surgir efeitos secundários locais, sob a forma de sensação dequeimadura e de prurido. Estão relacionadas com o mecanismo de acção do produto mas, omais frequente, é desaparecerem em pouco tempo. Em geral, não é necessário suspender aterapêutica.Interacções Medicamentosas e outrasNão convém administrar na mesma lesão qualquer outro medicamento tópico, dado que nãose pode excluir a possibilidade de interacção.Precauções especiais de utilização

Em caso de hipersensibilidade à cinchocaína, Faktu Anotamp só deve ser utilizado comautorização expressa do médico.Efeitos em grávidas e lactentesO Policresulen só deve ser administrado durante a gravidez, por expressa indicação médica,se os benefícios para a mãe justificarem os possíveis riscos para o feto.Não se dispõe de ensaios clínicos relativamente à segurança da utilização do policresulendurante a gravidez na mulher. Os estudos realizados em animais não evidenciaram quaisquerindícios de efeitos teratogénicos.Desconhece-se se o Policresulen é excretado no leite materno. Consequentemente, autilização de Faktu em mulheres a amamentar não é aconselhável, excepto se os benefíciosjustificarem os possíveis riscos para o recém-nascido.Efeitos sobre a capacidade de condução e a utilização de máquinasNão têm sido referidos efeitos sobre a capacidade de condução e a utilização de máquinas.

Posologia

Via de Administração: Rectal

Salvo indicação médica em contrário, a posologia proposta é de 1 supositório, 2-3 vezes pordia (de manhã, à noite e, se for necessário, após defecação).Retirar o supositório do invólucro.O supositório deve ser introduzido no ânus e, puxando ligeiramente pela gaze, colocadocorrectamente na região do esfíncter, onde deve permanecer tanto tempo quanto possível.

Sobredosagem, sintomas, medidas de urgência e antídotos

Não foram referidos até à data quaisquer casos de sobredosagem com Faktu.Precauções especiais de conservação:Guardar em lugar fresco, a temperatura não superior a 25°C.Possíveis alterações na cor da pomada ou dos supositórios, assim como o aparecimento demanchas amareladas nos supositórios não têm qualquer influência na eficácia do produto.

Caso se registe a ocorrência de outros efeitos, não descritos neste folheto, deve comunicá-losao seu médico ou farmacêutico.

Verifique o prazo de validade inscrito na embalagem e não utilizar para além da data indicada.Medicamento Manter fora do alcance das criançasData da última revisão deste folheto: Fevereiro de 2005



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Eczema: Doença da pele caracterizada pelo surgimento de lesões generalizadas sob forma de placas, manchas ou bolhas, devido a uma reação por contato local ou por ação de uma agressão sistêmica.
  2. Fissura: Solução de continuidade de origem traumática, caracterizada por um trajeto linear.
  3. Germe: Organismo microscópico (vírus, bactérias, parasitas unicelulares, fungos) capaz de produzir doenças no homem e outros animais.
  4. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  5. Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
  6. Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.

Síguenos

X