Famotidina Generis

Para que serve Famotidina Generis

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Famotidina Generis 20 mg ComprimidosFamotidina Generis 40 mg ComprimidosLeia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:1. O que é Famotidina Generis e para que é utilizado.2. Antes de tomar Famotidina Generis3. Como tomar Famotidina Generis4. Efeitos secundários possíveis.5. Como conservar Famotidina Generis6. Outras informações1. O QUE É FAMOTIDINA GENERIS E PARA QUE É

UTILIZADO

A famotidina é um antagonista dos receptores H2 altamente eficaz e de acção duradoura.A Famotidina Generis tem um início de acção rápido e apresenta um elevado graude especificidade para aqueles receptores da histamina.

Grupo farmacoterapêutico: 6.2.2.2 - Aparelho digestivo. Antiácidos e anti-ulcerosos.Modificadores da secreção gástrica. Antagonistas dos Receptores H2Indicações terapêuticasA Famotidina Generis está indicada nas seguintes situações:- Úlcera duodenal;- Úlcera gástrica benigna;- Situações de hipersecreção gástrica, tais como o sindroma de Zollinger-Ellison;- Prevenção das recidivas de úlcera duodenal;- Prevenção das recidivas de úlcera gástrica benigna;- Alívio sintomático da esofagite de refluxo;- Cicatrização das erosões ou ulcerações do esófago associadas à esofagite de refluxo;- Prevenção das recidivas dos sintomas e erosões ou ulcerações associadas àesofagite de refluxo.2.

ANTES DE TOMAR FAMOTIDINA GENERIS

Não tome Famotidina Generis- Se tem alergia (hipersensibilidade) à famotidina ou a qualquer outro componente deFamotidina Generis.Tome especial cuidado com Famotidina GenerisDeverá prevenir o seu médico nas seguintes situações:Neoplasia gástricaDeverá ser excluída a existência de neoplasia gástrica antes de iniciar o tratamento daúlcera gástrica com Famotidina Generis. A resposta sintomática ao tratamento da úlceragástrica com Famotidina Generis não exclui a presença de neoplasia gástrica.Insuficiência renalUma vez que a famotidina é excretada principalmente pelo rim deverá ser usada comprecaução em doentes com insuficiência renal (ver “Como tomar FamotidinaGeneris”).CriançasNão foram ainda estabelecidas a segurança e eficácia de famotidina em crianças.IdososNão há necessidade de ajustamentos da posologia com base apenas na idade.Tomar Famotidina Generis com outros medicamentosInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.Não foram identificadas quaisquer interacções de importância clínica. A FamotidinaGeneris não interage com o sistema enzimática biotransformador de fármacosdependente do citocromo P-450.

Tomar Famotidina Generis com alimentos e bebidasOs comprimidos de Famotidina Generis destinam-se a ser administrados por via oral.

Estudos com famotidina não demonstraram qualquer aumento dos níveis de álcool nosangue esperados após ingestão de álcool.

Gravidez e aleitamentoConsulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.GravidezNão é recomendada a utilização de Famotidina Generis durante a gravidez e só deveráser prescrito se for claramente necessário. Antes de decidir a utilização de FamotidinaGeneris durante a gravidez, o médico deverá pesar os benefícios possíveis contra osriscos potenciais envolvidos.Aleitamento:

Famotidina Generis é detectável no leite humano. As mães que amamentam deverãosuspender este medicamento ou deixar de amamentar.Condução de veículos e utilização de máquinasFamotidina Generis não afecta a capacidade de conduzir veículos e de utilizar máquinas.Informações importantes sobre alguns componentes de Famotidina GenerisEste medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que temintolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.3.

COMO TOMAR FAMOTIDINA GENERIS

Tomar Famotidina Generis sempre de acordo com as indicações do seu médico. Falecom o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Posologia e modo de administração

Úlcera duodenalTerapêutica inicialA dose recomendada de Famotidina Generis é de um comprimido de 40 mg por dia,tomado à noite. O tratamento deverá ser mantido durante 4 a 8 semanas mas a suaduração pode ser encurtada se a endoscopia revelar cicatrização completa da úlcera.Na maioria dos casos de úlcera duodenal, a cicatrização ocorre dentro das primeiras 4semanas deste esquema. Nos doentes em que as úlceras não tenham cicatrizadocompletamente após 4 semanas, o tratamento deverá ser continuado por mais 4semanas.Terapêutica de manutençãoPara a prevenção de recidivas da ulceração duodenal, é recomendado que otratamento seja continuado com Famotidina Generis, na dose diária de umcomprimido de 20 mg à noite.Úlcera gástrica benignaTerapêutica inicialA dose recomendada é de um comprimido diário de 40 mg tomado à noite.

O

tratamento deverá ser mantido por 4-8 semanas mas a sua duração pode serencurtada se a endoscopia revelar cicatrização da úlcera.Terapêutica de manutençãoA dose recomendada para a prevenção da recorrência de úlcera gástrica benigna é de umcomprimido de 20 mg, tomado à noite, e que pode ser administrado por um período até umano.Síndroma de Zollinger-EllinsonDoentes sem prévia terapêutica anti-secretória deverão iniciar Famotidina Generis nadose de 20 mg de 6 em 6 horas. A posologia deverá ser reajustada e individualizada deacordo com as necessidades do doente e mantida pelo tempo clinicamente indicado.Têm sido utilizadas doses diárias até 800 mg por períodos até um ano, sem

desencadear efeitos adversos significativos ou taquifilaxia. Doentes que tenham estadoa tomar outro antagonista H2 podem ser imediatamente transferidos para FamotidinaGeneris numa dose inicial mais elevada que a recomendada para novos casos; estadose inicial dependerá da severidade da situação e da última dose requerida para oantagonista H2 previamente utilizado.Esofagite de RefluxoTerapêutica inicialA posologia recomendada para alívio sintomático da esofagite de refluxo é de 20 mg defamotidina duas vezes por dia.No tratamento da erosão ou ulceração do esófago associadas à esofagite de refluxo, aposologia recomendada é de 40 mg de famotidina duas vezes por dia.Terapêutica de ManutençãoA posologia recomendada para a prevenção da recorrência dos sintomas e erosões ouulcerações associadas à esofagite de refluxo é de 20 mg de famotidina duas vezes pordia.Ajustamentos de posologia em doentes com insuficiência renal graveEm doentes com insuficiência renal grave (depuração da creatinina inferior a 10ml/min), a posologia da Famotidina Generis deverá ser reduzida para 20 mg tomadosà noite (ver “Tome especial cuidado com Famotidina Generis”).Duração do tratamentoO seu médico indicar-lhe-á a duração do seu tratamento com Famotidina GenerisGeneris. Não suspenda o tratamento antes, uma vez que o tratamento poderá não sereficaz. Dependo da sua resposta ao tratamento, o seu médico poderá ajustar a suadose.Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que FamotidinaGeneris é demasiado forte ou demasiado fraca.Se tomar mais Famotidina Generis do que deveria

Se tomar acidentalmente demasiados comprimidos de Famotidina Generis, ou se outrapessoa ou criança tomar o seu medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.Até ao momento não existe experiência de sobredosagem.Doentes com síndroma de ZoIlinger-EIlison toleraram doses até 800 mg por dia, durantemais de um ano, sem desenvolvimento de efeitos colaterais significativos.Dever-se-ão empregar os métodos usuais de remoção do produto não absorvido dotracto gastrointestinal, proceder-se a vigilância clínica e a tratamento de suporte.Caso se tenha esquecido de tomar Famotidina GenerisTente tomar diariamente este medicamento conforme indicado pelo seu médico. Noentanto, se se esqueceu de tomar uma dose, deverá tomá-la assim que se lembrar. Nãotome uma toma a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

Como os demais medicamentos, Famotidina Generis pode causar efeitos secundários,no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.Foi demonstrado que a Famotidina Generis é geralmente bem tolerada.

Foram referidas raramente cefaleias (dor de cabeça), tonturas, obstipação e diarreia.

Foram relatados ainda menos frequentemente outros efeitos colaterais, como sejam:secura da boca, náusea e/ou vómito, desconforto abdominal ou distensão, anorexia,fadiga, exantema (manifestação cutânea característica de uma doença infecciosa oucontagiosa), prurido (comichão) e urticária (erupção cutânea), anomalias nas enzimashepáticas, icterícia colestática, anafilase (reacção alérgica), angioedema, artralgia (dornas articulações), cãibras musculares, perturbações psíquicas reversíveis, incluindodepressão, ansiedade, agitação, confusão e alucinações.

Foi relatada, embora raramente, necrose epidérmica tóxica com os antagonistas dosreceptores H2.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5.

COMO CONSERVAR FAMOTIDINA GENERIS

Manter fora do alcance e da vista das crianças.Não necessita de precauções especiais de conservação.Não utilize Famotidina Generis após expirar o prazo de validade indicado na caixa.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente6. OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de Famotidina Generis

A substância activa deste medicamento é a famotidina. Cada comprimido contém 20 mgou 40 mg de famotidina.Os restantes componentes são: lactose mono-hidratada, celulose microcristalina,estearato de magnésio e amido glicolato de sódio.A dosagem de 20 mg contém ainda o corante Buff PB 24826 e a dosagem de 40 mgcontém ainda o corante Tan PB 27219.Qual o aspecto de Famotidina Generis e conteúdo da embalagemFamotidina Generis apresenta-se na forma farmacêutica de comprimidos, estandodisponível em embalagens de 14, 20, 28, 56 e 60.

Algumas destas apresentações podem não estar comercializadas.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Generis Farmacêutica, S.A.Office Park da Beloura, Edifício 4

2710 – 444 SintraPortugalFabricanteFARMA-APS, Produtos Farmacêuticos S.A.Rua João de Deus, 19, Venda Nova2700-487 AmadoraPortugalMedicamento sujeito a receita médica.Este folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Icterícia: Pigmentação amarelada da pele e mucosas devido ao aumento da concentração de bilirrubina no sangue. Pode ser acompanhada de sintomas como colúria (ver), prurido, etc. Associa-se a doenças hepáticas e da vesícula biliar, ou à hemólise (ver).
  3. Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
  4. Neoplasia: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (ver metástases). As neoplasias mais freqüentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
  5. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X