Fanaka

Para que serve Fanaka

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto informativo: Informação para o utilizadorFanaka 75 microgramas comprimidos Desogestrel

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento poiscontém informação importante para si.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamenteCaso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, ou farmacêutico ou enfermeiro.Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamentopode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

O que contém este folheto:O que é Fanaka 75 microgramas comprimidos e para que é utilizadoO que precisa de saber antes de tomar Fanaka 75 microgramas comprimidosComo tomar Fanaka 75 microgramas comprimidosEfeitos secundários possíveisComo conservar Fanaka 75 microgramas comprimidosConteúdo da embalagem e outras informações1. O que é Fanaka 75 microgramas comprimidos e para que é utilizadoDesogestrel 75 microgramas é utilizado para prevenir a gravidez. Desogestrel 75microgramas contêm uma pequena quantidade de um tipo de hormonas sexuaisfemininas, o progestagénio desogestrel. Por-esta razão Desogestrel 75 microgramas édenominada pílula só com progestagénio (POP) ou minipílula.Contrariamente à pílula combinada, a POP ou minipílula não contém nenhuma hormonaestrogénica associada ao progestagénio.A maioria das POP ou minipílulas funcionam primariamente através do impedimento daentrada das células de esperma no útero mas nem sempre impedem a ovulação, que é aacção primária das pílulas combinadas. Desogestrel 75 microgramas é diferente dasoutras minipílulas por ter uma dose que na maioria dos casos é suficientemente elevadapara impedir que ocorra ovulação. Por este motivo, desogestrel 75 microgramas ofereceuma elevada eficácia contraceptiva.Em contraste com as pílulas combinadas, Desogestrel 75 microgramas pode ser usado pormulheres que não toleram os estrogénios e por mulheres a amamentar. Uma desvantagemé que podem ocorrer hemorragias vaginais em intervalos irregulares durante o uso deDesogestrel 75 microgramas. Pode também acontecer não ter nenhuma hemorragia.Deve falar sempre com o seu médico se não se sentir melhor ou se sentir pior depois detomar a pílula.

2. O que precisa de saber antes de tomar Fanaka 75 microgramas comprimidosTal como qualquer outro contraceptivo hormonal, Desogestrel 75 microgramas não aprotege contra as infecções por VIH (SIDA) nem contra qualquer outra doençasexualmente transmitida (DST).Não tome Desogestrel 75 mg comprimidos:se é alérgica a qualquer componente de Desogestrel 75 microgramas;se tem uma trombose. Uma trombose é a formação de um coágulo num vaso sanguíneo,p. ex., nas pernas (trombose venosa profunda) ou nos pulmões (embolismo pulmonar);se tem ou já teve icterícia (pele amarela) ou uma doença grave do fígado e o seu fígadoainda não está a funcionar normalmente;se tem ou existe suspeita de ter um cancro que seja sensível aos esteróides sexuais, talcomo certos cancro da mama;se tem uma hemorragia vaginal inexplicável.Fale com o seu médico antes de começar a tomar Desogestrel 75 microgramas se algumadestas situações se aplicar a si.

Consulte o seu médico imediatamente se alguma destas situações aparecer pela primeiravez enquanto está a usar Desogestrel 75 microgramas.Crianças e adolescentesNão estão disponíveis dados de eficácia e segurança em adolescentes com menos de 18anos.

Advertências e precauçõesFale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Desogestrel 75microgramas se:teve alguma vez cancro da mama;tem cancro hepático, já que não é possível excluir um possível efeito de Desogestrel 75microgramas;teve alguma vez uma trombose;tem diabetessofre de epilepsia (ver secção “Tomar Desogestrel 75 microgramas com outrosmedicamentos”);sofre de tuberculose (ver secção “Tomar Desogestrel 75 microgramas com outrosmedicamentos”);tem a tensão arterial elevada;tem ou teve cloasma (manchas de pigmentação castanha amarelada na pele,particularmente na face), neste caso evite a exposição excessiva ao sol ou radiaçãoultravioleta.Quando Fanaka 75 microgramas comprimidos é usada na presença de alguma destassituações, poderá ser necessário mantê-la sob observação. O seu médico pode explicar-
lhe o que fazer.Cancro da mama

É importante que observe regularmente as suas mamas e contacte logo que possível o seumédico se sentir algum nódulo nas suas mamas.O cancro da mama tem sido detectado ligeiramente com mais frequência em mulheresque tomam a pílula do que em mulheres da mesma idade que não tomam a pílula. Se amulher parar de tomar a pílula, o risco diminui gradualmente de forma que, 10 anos apósparar de tomar, o risco é o mesmo do que para a mulher que nunca tomou a pílula.

O

cancro da mama é raro antes dos 40 anos de idade mas o risco aumenta à medida que amulher envelhece. Assim, o número extra de cancros da mama diagnosticados é maiselevado se a idade até à qual a mulher continua a tomar a pílula for mais tardia. Porquanto tempo ela toma a pílula é menos importante.Em cada 10 000 mulheres que tomam a pílula até durante 5 anos mas que deixam de atomar por volta dos 20 anos de idade, haveria menos de 1 caso extra de cancro da mamadetectado até 10 anos após parar, para além dos 4 casos normalmente diagnosticadosnesta faixa etária. Em 10 000 mulheres que tomam a pílula até durante 5 anos mas paramde a tomar por volta dos 30 anos de idade, haveria 5 casos extra para além dos 44 casosnormalmente diagnosticados. Em 10 000 mulheres que tomam a pílula até durante 5 anosmas param de a tomar por volta dos 40 anos de idade, haveria 20 casos extra para alémdos 160 casos normalmente diagnosticados.Acredita-se que o risco de cancro da mama nas utilizadoras de pílulas só comprogestagénio, como a Desogestrel 75 microgramas, é similar ao das mulheresutilizadoras da pílula, no entanto, a evidência é menos conclusiva.Os cancros da mama detectados em mulheres que tomam a pílula parecem ter menosprobabilidade de se terem espalhado pelo corpo que os cancros da mama detectados emmulheres que não tomam a pílula. Não se sabe se a diferença no risco de cancro da mamaé causada pela pílula. Pode ser que as mulheres tenham sido examinadas maisfrequentemente e o cancro da mama tenha sido detectado mais cedo.TromboseContacte imediatamente o seu médico se detectar possíveis sinais de uma trombose (vertambém “Check-ups Regulares”).Trombose é a formação de um coágulo de sangue que pode bloquear um vaso sanguíneo.A trombose por vezes ocorre nas veias profundas das pernas (trombose venosa profunda).Se esse coágulo se libertar das veias onde se formou, pode alcançar e bloquear as artériaspulmonares, provocando o chamado “embolismo pulmonar”. Como resultado, podemocorrer situações fatais. A trombose venosa profunda é uma ocorrência rara. Podedesenvolver-se quer esteja ou não a tomar a pílula. Pode também ocorrer se ficar grávida.O risco é mais elevado nas utilizadoras de pílula do que nas não utilizadoras. Acredita-seque o risco associado a pílulas só com progestagénio, como Desogestrel 75 microgramas,seja menor do que com pílulas que também contém estrogénio (pílulas combinadas).Outros medicamentos e Fanaka 75 microgramas comprimidos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos.Alguns medicamentos podem impedir a acção correcta da Desogestrel 75 microgramas. Éo caso de medicamentos usados no tratamento de:epilepsia (por ex., primidona, fenitoína, carbamazepina, oxcarbazepina, felbamato efenobarbitaltuberculose (por ex., rifampicina)infecções por VIH (por ex., ritonavir) ou outras doenças infecciosas (por ex.,griseofulvina)indisposições gástricas (carvão activado)estados depressivos (preparações à base de plantas contendo a erva de S. João)O seu médico poderá dizer-lhe se necessita de tomar precauções contraceptivasadicionais e, se for esse o caso, durante quanto tempo.Desogestrel 75 microgramas poderá também interferir com a acção de certosmedicamentos, podendo aumentar (por ex., medicamentos contendo ciclosporina) oudiminuir o seu efeito.Gravidez, amamentação e fertilidadeGravidezNão tome Desogestrel 75 microgramas se estiver grávida ou suspeitar que possa estargrávida.AleitamentoDesogestrel 75 microgramas pode ser utilizado enquanto estiver a amamentar.Desogestrel 75 microgramas não influencia a produção ou a qualidade do leite materno.Contudo, pequenas quantidades da substância activa de Desogestrel 75 microgramaspassam para o leite materno.A saúde de crianças amamentadas até aos 7 meses cujas mães estavam a tomar outrapílula só com progestagénio foi estudada até aos 2-5 anos de idade. Não foramobservados efeitos no crescimento e desenvolvimento das crianças estudadas.Se estiver a amamentar e quiser tomar Desogestrel 75 microgramas, contacte o seumédico.Condução de veículos e utilização de máquinasNão há indicações de qualquer efeito de Desogestrel 75 microgramas sobre o estado dealerta ou concentração.Fanaka 75 microgramas comprimidos contém lactoseDesogestrel 75 microgramas contém lactose (açúcar do leite). Se foi informada pelo seumédico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar estemedicamento.Check-ups regulares

Quando estiver a tomar Desogestrel 75 microgramas, o seu médico dir-lhe-á quandonecessita de fazer check-ups regulares. Em geral, a frequência e a natureza destes examesirá depender da sua situação individual.Consulte o seu médico logo que possível se:tiver uma dor intensa ou inchaço em qualquer uma das pernas, dores inexplicáveis nopeito, falta de ar, uma tosse invulgar, especialmente quando tosse sangue (sinais de umpossível coágulo sanguíneo); pode indiciar uma trombosetiver uma súbita e forte dor de estômago ou icterícia (possíveis indicadores de problemasno fígado);sentir um caroço na mama (possível indicador de cancro da mama);tiver uma dor súbita ou forte no abdómen inferior ou na zona do estômago (possívelindicador de uma gravidez ectópica, isto é, uma gravidez fora do útero);estiver prestes a ser imobilizada ou prestes a fazer uma cirurgia (consulte o seu médicopelo menos quatro semanas antes);tiver uma hemorragia vaginal forte pouco vulgar;suspeitar que está grávida.3. Como tomar Fanaka 75 microgramas comprimidos Quando e como tomar os comprimidos?O blister de Desogestrel 75 microgramas contém 28 comprimidos. Na parte da frente doblister estão impressas setas entre os comprimidos. Os dias da semana estão impressos naparte de trás do blister. Cada comprimido corresponde a um dia da semana. Cada vez quecomeçar um novo blister de Desogestrel 75 microgramas, tome o comprimido da fila decima. Não inicie com um comprimido qualquer. Por exemplo, se começar numa quarta-
feira, deve tomar o comprimido iniciando pela fila de cima marcada com QUA no versodo blister. Continue a tomar um comprimido por dia até o blister estar vazio, seguindosempre o sentido das setas. Simplesmente olhando para o verso do blister, podefacilmente confirmar se tomou o seu comprimido diário. Tome o seu comprimidodiariamente à mesma hora. Engula o comprimido inteiro com água. Pode ter algumahemorragia durante o uso de Desogestrel 75 microgramas mas deve continuar a tomar oscomprimidos como normalmente. Quando o blister estiver vazio, deve começar um novoblister de Desogestrel 75 microgramas no dia seguinte, isto é, sem interrupção e semesperar pela hemorragia.Começar a sua primeira embalagem de Fanaka 75 microgramas comprimidosSe não usou nenhum contraceptivo hormonal durante o mês anteriorEspere que a sua menstruação comece. No primeiro dia da sua menstruação tome oprimeiro comprimido de Desogestrel 75 microgramas. Não necessita tomar precauçõescontraceptivas adicionais. Se começar a tomar os comprimidos nos dias 2 a 5 do seu cicloutilize um método contraceptivo de barreira durante os primeiros 7 dias em que toma oscomprimidos.Se muda de uma pílula combinada, anel vaginal ou sistema transdérmico

Pode começar a tomar Desogestrel 75 microgramas no dia seguinte a ter tomado o últimocomprimido da sua pílula actual ou no dia que remover o seu anel vaginal ou o sistematransdérmico (o que significa que não fará nenhum intervalo, quer esteja a tomarcomprimidos, quer a usar o anel vaginal ou o sistema transdérmico). Se a sua actualpílula também contém comprimidos inactivos, pode iniciar Desogestrel 75 microgramasno dia seguinte a ter tomado o último comprimido activo (se não tiver a certeza de qual é,pergunte ao seu médico ou farmacêutico). Se seguir estas instruções, não necessita detomar precauções contraceptivas adicionais.Pode também começar a tomar no máximo no dia seguinte ao intervalo de tempo semcomprimidos, anel vaginal ou sistema transdérmico ou com comprimidos placebo do seuanterior contraceptivo. Se se decidir por esta última opção, terá que usar um métodocontraceptivo adicional (contraceptivo de barreira) durante os primeiros 7 dias que tomaos comprimidos.Se muda de uma pílula só com progestagénio (minipílula)Pode mudar da outra minipílula em qualquer altura. Não necessita de tomar precauçõescontraceptivas adicionais.Se muda de um contraceptivo injectável, implante ou sistema intra-uterino (SIU)hormonalComece a tomar Desogestrel 75 microgramas quando for altura da sua próxima injecçãoou no dia em que o implante ou SIU são removidos. Não necessita tomar precauçõescontraceptivasadicionais.Após um partoPode começar a tomar Desogestrel 75 microgramas entre os dias 21 e 28 após onascimento do seu bebé.No caso de começar mais tarde, deve usar um método contraceptivo de barreira adicionalnos primeiros 7 dias do primeiro ciclo em que toma os comprimidos. No entanto, se játeve relações sexuais, deve ser excluída a possibilidade de gravidez antes de começar atomar Desogestrel 75 microgramas.

A informação relativa a mães que amamentam pode ser consultada na secção 2 em“Antes de tomar Desogestrel 75 microgramas” no parágrafo “Gravidez, amamentação efertilidade”. O seu médico poderá também aconselhá-la.Após um abortoO seu médico poderá aconselhá-la.Caso se tenha esquecido de tomar Fanaka 75 microgramas comprimidosSe tiver menos de 12 horas de atraso:Tome o comprimido esquecido logo que se lembre e tome o seguinte à hora habitual.Fanaka 75 microgramas comprimidos continuará a protegê-la de uma gravidez.

Se tiver mais de 12 horas de atraso:Se tiver mais de 12 horas de atraso, pode já não estar suficientemente protegida de umagravidez. Quanto mais comprimidos consecutivos se tiver esquecido de tomar, maior orisco de engravidar. Tome um comprimido logo que se lembre e tome o seguinte à horahabitual. Isto significa que tomará dois comprimidos no mesmo dia. Continue a tomar oscomprimidos como habitualmente mas deve usar também um método contraceptivoadicional, tal como preservativos, durante os 7 dias seguintes ao esquecimento. Se seesqueceu de um ou mais comprimidos na primeira semana da toma de comprimidos eteve relações sexuais na semana anterior a se ter esquecido de tomar os comprimidospode ter ficado grávida. Peça conselho ao seu médico.Se vomitar ou tiver diarreia.Siga os conselhos sobre esquecimento da toma de comprimidos dados na secção anterior.Se vomitar ou tiver uma diarreia grave no intervalo de 3 a 4 horas após tomar o seucomprimido de Desogestrel 75 microgramas, a substância activa pode não sercompletamente absorvida.Se tomar mais Fanaka 75 microgramas comprimidos do que deveriaNão houve relatos de efeitos prejudiciais graves pela toma de demasiados comprimidosde Desogestrel 75 microgramas de uma só vez. Os sintomas que podem ocorrer sãonáuseas, vómitos e, nas jovens, ligeira hemorragia vaginal. Para mais informação peçaconselho ao seu médico.Se parar de tomar Fanaka 75 microgramas comprimidosPode parar de tomar Desogestrel 75 microgramas quando quiser. A partir do dia em queparar, deixará de estar protegida contra uma gravidez.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.4. Efeitos secundários possíveisComo todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Informe o seu médico se setiralgum efeito inesperado, especialmente se grave ou persistenteOs efeitos indesejáveis graves relacionados com o uso de Desogestrel 75 microgramasencontram-se descritos na secção 2 “Antes de tomar Desogestrel 75 microgramas”. Porfavor leia esta secção para informação adicional sobre “Cancro da mama” e “Trombose”e consulte imediatamente o seu médico sempre que se justificar.Pode ocorrer hemorragia vaginal em intervalos irregulares durante o uso de Desogestrel75 microgramas.Esta pode manchar tão pouco que nem necessite de um penso diário ou ser umahemorragia mais forte, que se assemelhe a menstruação reduzida. Neste último caso pode

precisar de usar tampões ou pensos higiénicos. Pode ainda dar-se o caso de não terqualquer hemorragia. As hemorragias irregulares não são um sinal de que Desogestrel 75microgramas não está a actuar. Em geral, não precisa de fazer nada; limite-se a continuara tomar Desogestrel 75 microgramas. Se as hemorragias forem fortes ou prolongadas,consulte o seu médico.Com que frequência se manifestam efeitos indesejáveis?Frequentes (afetam menos de 1 em 10 mulheres): alterações do humor, humor deprimido,diminuição do desejo sexual (líbido), dores de cabeça, náuseas, acne, dor mamária,ausência de menstruação ou menstruação irregular, aumento de peso.Pouco frequentes (afectam menos de 1 em 100 mulheres) infecções vaginais, dificuldadeem usar lentes de contacto, vómitos, quedo de cabelo, menstruações dolorosas, quistosnos ovários, cansaço.Raros (afectam menos de 1 em1000 mulheres): alterações da pele tais como erupção napele, erupção da pele com comichão, nódulos dolorosos azuis-avermelhado (eritemanodoso)Além destes efeitos secundários, pode ocorrer corrimento mamilar.Deve consultar imediatamente o seu médico se surgirem sintomas de angioedema, taiscomo (i) inchaço da cara, língua ou faringe, (ii) dificuldade em engolir ou (iii) erupção dapele com comichão e dificuldade em respirar.Se experimentar quaisquer efeitos secundários, informe o seu médico ou farmacêutico.Esta recomendação aplica-se mesmo a efeitos secundários não descritos neste folheto.5. Como conservar Fanaka 75 microgramas comprimidosManter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na caixa. O prazo devalidade corresponde ao último dia do mês indicado.O medicamento não necessita de precauções especiais de conservação.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte aoseu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.6. Conteúdo da embalagem e outras informaçõesQual a composição de Fanaka 75 microgramas comprimidosA substância ativa é o desogestrel. Cada comprimido contém 75 microgramas dedesogestrel.Os outros componentes são: lactose anidra, todo-rac-Alfatocoferol, povidona, amido debatata, sílica colloidal anidra, ácido esteárico.

(Ver também “Fanaka 75 microgramas comprimidos contém lactose” na secção 2).Qual o aspeto de Fanaka 75 microgramas comprimidos e conteúdo da embalagemCada comprimido é redondo, não revestido, biconvexo, com a marcação '152' numa dasfaces e a outra face lisa. Cada caixa de Fanaka 75 microgramas comprimidos contém 1,3, 6 ou 13 blisters com 28 comprimidos cada.Cada caixa contém blisters embalados individualmente em carteiras de alumíniolaminado.

As embalagens podem ser comercializadas com ou sem exsicante. Nem todas asembalagens poderão ser comercializadas.Titular da Autorização do MercadoFamy Care Europe Ltd.One Wood Street, London, EC2V 7WS, Reino UnidoFabricanteAccord Healthcare LimitedSage House, 319 Pinner Road, Harrow, Middlesex, HA1 4HG, Reino UnidoFanaka 75 microgramas Comprimidos encontra-se autorizado nos Estados Membros doEspaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:BE: Desogestrel Famy Care 75 microgram tablettenCZ: DESOGESTREL Famycare 0,075 mg tabletaEste folheto foi revisto pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Icterícia: Pigmentação amarelada da pele e mucosas devido ao aumento da concentração de bilirrubina no sangue. Pode ser acompanhada de sintomas como colúria (ver), prurido, etc. Associa-se a doenças hepáticas e da vesícula biliar, ou à hemólise (ver).
  3. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  4. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X