Fastum

Para que serve Fastum

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

Informação para o utilizadorFastum 25 mg/g gelCetoprofenoLeia atentamente este folheto antes de começar a tomar este medicamento.

- Conserve este folheto; pode ter necessidade de o reler.- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial, mesmo que apresentem os mesmos sintomas.- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:O que é o Fastum e para que é utilizado,Antes de utilizar Fastum,Como utilizar Fastum,Efeitos secundários possíveis,Como conservar Fastum,Outras informações.1. O QUE É O FASTUM E PARA QUE É

UTILIZADO

Fastum está indicado no tratamento local de dores musculares ligeiras a moderadas,contusões, dores pós-traumáticas2

ANTES DE UTILIZAR FASTUM

Não utilize Fastum- Em caso de história conhecida de alergia ao cetoprofeno, ácido tiaprofénico,fenofibrato, bloqueadores de UV ou a perfumes;- Se teve reacções de hipersensibilidade, tais como sintomas de asma, rinite alérgica ouurticária, ao ácido acetilsalicílico, ao cetoprofeno ou outros anti-inflamatórios nãoesteróides ou ainda a qualquer um dos excipientes do medicamento;- Durante agravidez e o período de amamentação;Pare de utilizar Fastum de imediato, se tiver alguma reacção cutânea, incluindoreacções cutâneas após a co-aplicação de produtos contendo octocrileno (Octocrileno éum dos excipientes de vários produtos de cosmética e higiene, como champô, after-
shave, geles de duche e banho, cremes para a pele, batons, cremes anti-rugas, produtosdesmaquilhantes, sprays para o cabelo, cujo objectivo é retardar a fotodegradação.)

Não expor as zonas tratadas à luz solar (mesmo em caso de sol encoberto),

incluindo radiação UV de solário, durante o tratamento e nas duas semanas

seguintes à sua interrupção.

Não aplicar Fastum em regiões com lesões cutâneas ou feridas de qualquer naturezanem sobre as mucosas.Tome especial cuidado com

FASTUM

Não é recomendável a aplicação de Fastum em regiões com lesões cutâneas ou feridasde qualquer natureza nem sobre as mucosas.Na medida em que existe possibilidade de absorção cutânea de Fastum, não é possívelexcluir a ocorrência de efeitos sistémicos, incluindo hipersensibilidade e asma.. O riscode ocorrência destes efeitos depende, entre outros factores, da superfície exposta,quantidade aplicada e tempo de exposição.O risco de ocorrência destas reacções é maior no início do tratamento, sendo que namaioria dos casos estas reacções se manifestam durante o primeiro mês de tratamento.Fastum deve ser interrompido aos primeiros sinais de erupção na pele , lesões mucosasou outras manifestações de hipersensibilidade.A exposição ao sol (mesmo a Luz de sol encoberto) ou a radiação UVA de zonas emcontacto com Fastum pode induzir potenciais reacções cutâneas graves(fotossensibilização). Por conseguinte é necessário:- Proteger as zonas tratadas com o uso de vestuário durante o tratamento e nas duassemanas seguintes à sua interrupção para evitar qualquer risco de fotossensibilização;- lave muito bem as mãos depois de cada aplicação de Fastum;Fastum deve ser usado com precaução em doentes com insuficiência renal grave.Não usar Fastum com penso oclusivo.

Se os sintomas persistirem ao fim de 7 dias, consultar o médico.Ao utilizar Fastum com outros medicamentosOs anti-inflamatórios não esteróides (AINE) podem diminuir a eficácia dos diuréticosassim como de outros medicamentos anti-hipertensores (antagonistas da angiotensina

II

e agentes inibidores da ciclooxigenase). A ocorrência destas interacções deverá ser tida

em consideração em doentes a fazer a aplicação de cetoprofeno, sobretudo se for emzonas extensas da pele e por tempo prolongado. Consequentemente, esta associaçãomedicamentosa deverá ser utilizada com precaução, sobretudo nos doentes idosos. Osdoentes devem ser adequadamente hidratados e a sua função renal deve sermonitorizada periodicamente.Gravidez e aleitamentoNão foram demonstrados efeitos embriopáticos em animais e não há evidência clínicada segurança do uso tópico de cetoprofeno na gravidez.Durante o último trimestre de gravidez, o uso sistémico de AINEs pode originartoxicidade pulmonar e cardíaca no feto, além de que pode atrasar o parto, pelo que ouso de Fastum não deve ser usado durante a gravidez.

Após a administração sistémica, são detectados vestígios de cetoprofeno no leitematerno.Condução de veículos e utilização de máquinasDada a natureza do medicamento e a via de administração, não é de esperar que Fastumafecte a capacidade de condução de veículos e de uso de máquinas.3

COMO UTILIZAR FASTUM

Utilizar Fastum sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médicoou farmacêutico se tiver dúvidas.O gel deve ser aplicado na pele com uma ligeira massagem.A duração do tratamento não deve exceder 7 dias.Recomenda-se que o recipiente multidose com dispensador seja utilizado na posiçãohorizontal.Adultos e idosos: Aplicar 5 cm a 10 cm de gel (100-200 mg de cetoprofeno) na áreaafectada, duas a três vezes por dia.Crianças com idade inferior a 12 anos: Não está recomendado o seu uso, dado que aexperiência em crianças é limitada.Se utilizar mais Fastum do que deveriaNão são conhecidos e não são de esperar casos de sobredosagem com a aplicação deFastum.Caso se tenha esquecido de utilizar FastumNão aplique uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de aplicar.

4.EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

- reacções cutâneas alérgicas- reacção cutânea grave durante uma exposição à luz solar- raramente ocorreram casos de reacções mais graves, tais como eczema bolhoso ouflictenular, que se podem alastrar ou tornar generalizadosEm alguns doentes, pode persistir uma pigmentação cutânea residual de pequenaintensidade durante cerca de 3 meses.Dependendo da quantidade de gele aplicada, da superfície tratada, do grau deintegridade cutânea, da duração de tratamento e do uso de penso oclusivo, não pode sertotalmente excluída a possibilidade de efeitos indesejáveis sistémicos como reacçõesgastrintestinais e renais.Como todos os medicamentos, Fastum pode causar efeitos secundários, no entanto estesnão se manifestam em todas as pessoas.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5.

COMO CONSERVAR FASTUM

Conservar Fastum a temperatura inferior a º 25ºC.Manter fora do alcance e da vista das crianças.Não utilize Fastum após o prazo de validade impresso na embalagem exterior .O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.Não utilize Fastum se verificar sinais visíveis de deterioração.Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.6.OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de FastumA substância activa é o cetoprofenoOs outros componentes são:Carbómero 940, álcool etílico, trolamina, óleo essencial de alfazema e de flor delaranjeira e água purificada.

Qual o aspecto de Fastum e conteúdo da embalagemGel - Embalagens de 50 g e de 100 g (em bisnaga ou em recipiente multidose comdispensador).É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.Titular da Autorização de Introdução no MercadoMenarini Portugal Farmacêutica, S.A.Quinta da Fonte, Rua dos Malhões nº 1Edifício D. Manuel I – Piso 2

A

2770 – 071 Paço de ArcosPortugalFabricanteA. Menarini Manufacturing Logistics and Services, S.r.l.Via Sette Santi, 1/3I-50131 FlorençaItáliaÚtima Revisão do Folheto Informativo:



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Eczema: Doença da pele caracterizada pelo surgimento de lesões generalizadas sob forma de placas, manchas ou bolhas, devido a uma reação por contato local ou por ação de uma agressão sistêmica.
  2. Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
  3. Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
  4. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X