Hedera

Para que serve Hedera

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto informativo: Informação para o utilizadorHedera 100 mg/ml solução cutâneaÁcido salicílicoLeia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, poiscontém informação importante para si.- Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordocom as indicações do seu médico ou farmacêutico.- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.- Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico.- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4.- Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.O que contém este folheto:1. O que é Hedera e para que é utilizado2. O que precisa de saber antes de utilizar Hedera3. Como utilizar Hedera4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Hedera6. Conteúdo da embalagem e outras informações1. O que é Hedera e para que é utilizadoHedera é um medicamento pertencente ao Grupo farmacoterapêutico: 13.8.3 -Medicamentos usados em afeções cutâneas. Outros medicamentos usados emdermatologia. Preparações para verrugas, calos e condilomas.O Hedera, 100 mg/ml, solução cutânea está indicado na remoção de calos, calosidades everrugas. Possui na sua constituição ácido salicílico, uma substância que, nasconcentrações utilizadas, possui propriedades queratolíticas, sendo utilizadafrequentemente no tratamento de hiperqueratoses.2. O que precisa de saber antes de utilizar HederaNão utilize Hedera- Se tem alergia ao ácido salicílico ou a qualquer outro componente deste medicamento(indicados na secção 6).Advertências e precauçõesA utilização de Hedera implica uma precaução especial, dada a corrosão que este produtopode provocar, deve ser aplicado única e exclusivamente na verruga e não na pele sãcircundante. Este cuidado deve ser redobrado em zonas com pele mais fina.

Não deve ser aplicado na zona das mucosas e na face.Se for diabético, aconselha-se uma utilização sob aconselhamento do seu médico oufarmacêutico.Outros medicamentos e HederaInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ouse vier a tomar outros medicamentos. Não são conhecidos quaisquer tipos de interações.Gravidez, amamentação e fertilidadeConsulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Não se recomenda a utilização deste medicamento em caso de gravidez ou aleitamento.Condução de veículos e utilização de máquinas

Não relevante.3. Como utilizar HederaUso cutâneo.Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo comas indicações do seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico setiver dúvidas.

O medicamento destina-se à aplicação tópica sobre o calo, calosidade ou verruga,evitando a aplicação na pele normal. A tampa possui um aplicador que auxilia a aplicaçãono local.Aplicar a solução, deixar secar e, se necessário, cobrir com um penso protetor.Salvo indicação médica em contrário, aplicar duas a três vezes ao dia. Repetir a operaçãopor vários dias consecutivos. Salvo indicação em contrário, poderá utilizar Hedera porperíodos que oscilam entre as quatro e as seis semanas.Para ajudar a remover mais facilmente os calos, calosidades ou verrugas, poderámergulhá-las em água quente durante uns minutos (5 minutos), e posteriormente limarcom lima adequada ou pedra - pomes.Se utilizar mais Hedera do que deveriaNão foram descritos casos de sobredosagem ou intoxicação. No entanto, em caso deingestão acidental, poderão ocorrer dores, náuseas, vómitos e diarreia devido à corrosãoprovocada pelo produto nas mucosas. Nestes casos, e enquanto não for possível efetuaruma lavagem gástrica, deve-se ingerir água adicionada de um óleo vegetal ou carvãoativado.Caso se tenha esquecido de utilizar HederaNão aplique uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de aplicar. Voltea aplicar a solução na regularidade prevista.

Se parar de utilizar HederaCaso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.4. Efeitos secundários possíveisComo todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestem em todas as pessoas.A maior parte dos efeitos secundários são fracos e de curta duração. Poderá ocorrer,ocasionalmente, em indivíduos mais sensíveis uma sensação de queimadura,nomeadamente após a aplicação. Poderá ocorrer uma coloração esbranquiçada na zonacircundante à verruga devido a oclusão provocada pelo produto.Se tiver quaisquer, incluindo efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com oseu médico ou farmacêutico.Comunicação de efeitos secundáriosSe tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderácomunicar efeitos secundários diretamente através do

INFARMED, I.P.

INFARMED, I.P.Direção de Gestão do Risco de MedicamentosParque de Saúde de Lisboa, Av. Brasil 531749-004 LisboaTel: +351 21 798 71 40Fax: +351 21 798 73 97Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepageE-mail: farmacovigilancia@infarmed.ptAo comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre asegurança deste medicamento.5. Como conservar HederaManter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.Conservar a temperatura inferior a 25°C.Manter o frasco bem fechado para proteger da luz e da humidade.Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no frasco e naembalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte aoseu farmacêutico como deitar fora os medicamentos de que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.6. Conteúdo da embalagem e outras informaçõesQual a composição de HederaA substância ativa é o ácido salicílico. Cada mililitro de solução cutânea contém 100 mgde ácido salicílico.

Os outros componentes são: colofónia, colódio elástico e verde malaquite.Qual o aspeto de Hedera e conteúdo da embalagemÁcido Salicílico 100 mg/ml solução cutânea apresenta-se na forma farmacêutica desolução cutânea, acondicionado em frasco de Vidro Tipo III âmbar, fechado com tampade plástico com aplicador. Embalagem com 1 frasco com 15 ml de solução cutânea.Titular da Autorização de Introdução no Mercado e FabricanteLabialfarma - Laboratório de Produtos Farmacêuticos e Nutracêuticos, S.A.Felgueira3450-336 Sobral, MortáguaPortugalEste folheto foi revisto pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X