HeliCap

Para que serve HeliCap

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

HeliCap 37 kBq, cápsulasureia (14C)Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento podeser-lhes prejudicial, mesmo que apresentem os mesmos sintomas.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:

1. O que é HeliCap e para que é utilizado2. Antes de tomar HeliCap3. Como tomar HeliCap4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar HeliCap6. Outras informações1. O QUE É HeliCap E PARA QUE É

UTILIZADO

Este medicamento é apenas para uso em diagnóstico. A cápsula faz parte de um testerespiratório que pode ser utilizado para determinar se tem uma infecção no estômagoe/ou duodeno causada pela bactéria Helicobacter Pylori.HeliCap contém ureia (14C), que é ligeiramente radioactiva. Após a administração deHeliCap o ar que expirar é recolhido e analisado. Está infectado com a HelicobacterPylori se se encontrar vestígios de radioactividade no ar expirado.A quantidade de radioactividade por cápsula é baixa e de pequena infiltração. Emplástico, a infiltração é de 0,25 mm, e não ultrapassa o seu recipiente padrão. Este é umvalor francamente inferior ao recebido num exame raio-X comum ao estômago.2. ANTES DE TOMAR HeliCapNão tome HeliCapse tem alergia (hipersensibilidade) à ureia (14C) ou a qualquer outro componente deHeliCapse tem qualquer infecção no estômago, podendo resultar num falso positivose está grávidaTome especial cuidado com HeliCap:se foi sujeito a remoção total ou parcial do estômagose tem idade inferior a 18 anos

Utilizar HeliCap com outros medicamentosHeliCap pode ser afectado por outros medicamentos. Informe o seu médico oufarmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos,incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.O risco de diagnóstico errado é superior se o teste for efectuado nas primeiras quatrosemanas após a utilização de antibióticos ou sais de bismuto e na primeira semana apósa última dose de tratamentos de redução de ácido.Tomar HeliCap com alimentos e bebidasDeve fazer jejum pelo menos durante 6 horas, de preferência durante a noite, antes detomar a cápsula HeliCap, e deve evitar a ingestão de bebidas com açúcar ou calorias(por exemplo: sumo de fruta, limonada). Pode beber água até que o teste seja efectuado.Gravidez e aleitamentoConsulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Não deve utilizar este teste se está grávida, pensa estar grávida, ou está a tentarengravidar.Se está a amamentar e este teste é imprescindível, deve interromper a amamentaçãodurante os três dias após o teste. O leite deve ser retirado com bomba e eliminado.Condução de veículos e utilização de máquinasHeliCap não tem efeitos conhecidos sobre a capacidade de condução e utilização demáquinas.3. COMO TOMAR HeliCapO teste deve ser efectuado na presença de um médico ou enfermeiro qualificado.Deve estar em jejum pelo menos seis horas antes de efectuar o teste.

O diagnóstico baseia-se na análise do ar expirado após a ingestão da cápsula. A dosenormal é uma cápsula como dose única. A cápsula deve ser ingerida inteira com umpequeno copo de água. Se mastigar a cápsula, o risco de resultados falsos aumenta e oteste tem de ser efectuado novamente. Pode ser efectuado um novo teste um dia depois,no mínimo.Em caso de dúvidas sobre a utilização deste medicamento, consulte o seu médico oufarmacêutico.Se tomar mais HeliCap do que deveriaHeliCap é administrado por profissionais de cuidados de saúde sob condiçõescontroladas rigorosamente, não se esperando uma sobredosagem.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

Como todos os medicamentos, HeliCap pode causar efeitos secundários, no entantoestes não se manifestam em todas as pessoas.Não são conhecidos quaisquer efeitos secundários de HeliCap. Caso detecte efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5. COMO CONSERVAR HeliCapManter fora do alcance e da vista das crianças.Não utilize HeliCap após o prazo de validade impresso no rótulo. O prazo de validadecorresponde ao último dia do mês indicado.Não conservar acima de 25°C. Manter o recipiente bem fechado de modo a proteger dahumidade.

Eliminar os resíduos radioactivos de acordo com as exigências locais.6. OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de HeliCapA substância activa é ureia (14C). Cada cápsula contém 37 kBq (kiloBecquerel - aunidade que mede a radioactividade) de ureia (14C).Os outros componentes são ácido cítrico mono-hidratado, indigo carmim (E 132), edióxido de titânio (E 171).Qual o aspecto de HeliCap e conteúdo da embalagemCápsula, dura.

A cápsula é azul, 6 x16 mm.Tamanho da embalagem: 10 cápsulas/frascoTitular da Autorização de Introdução no Mercado e FabricanteTitular da Autorização de Introdução no MercadoKibion

AB

Box 303SE-751 05 UppsalaSuéciaTel: +46 18 78088 00

FabricanteInstitute of Isotopes Co. LtdKonkoly Thege út 29-33H-1121 BudapesteHungriaEste medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço EconómicoEuropeu (EEE) sob as seguintes denominações:Áustria

HeliCap 37kBq - Hartkapseln Chipre HeliCap, 37kBq, capsule, hardRepública Checa HeliCap 37 kBq, tvrdé tobolkyAlemanha HeliCap 37 KBq Hartkapseln Grécia HeliCap, 37kBq, ?????? ??????Luxemburgo HeliCap CPS 1x10

CPS

Portugal HeliCap 37 kBq, cápsula Suécia HeliCap, 37 kBq, kapsel, hårdPaíses Baixos HeliCap, capsule, hard 37 kBqBélgica HeliTest 37 kBq, capsule, dure Espanha HeliTest 37 kBq cápsulas duras Hungria 14C-Helizo in vivó ke´szlet kapszula, 37kBq/kapszula

Este folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
  2. Caloria: Unidade de medida universal utilizada para descrever a quantidade de energia que é gerada por diferentes alimentos. As gorduras são as que contêm mais calorias (nove Kcal[lê-se quilocalorias] por grama), seguidas pelos carboidratos e proteínas (quatro Kcal por grama).
  3. Uréia: Produto do metabolismo das proteínas. Indica de forma indireta a eficiência da função renal. Quando existe insuficiência renal, os valores de uréia elevam-se produzindo distúrbios variados (pericardite urêmica, encefalopatia urêmica, etc.).

Síguenos

X