Hemeran Gel

Para que serve Hemeran Gel

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


APROVADO EM 30-09-

14 INFARMED F

olheto informativo: Informação para o utilizador Hemeran Gel , 10 mg/g, gel Heparinóide Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico. - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4. - Se não se sentir melhor ou se piorar ao fim de 2 semanas, tem de consultar um médico. O que contém este folheto: 1. O que é Hemeran Gel e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de utilizar Hemeran Gel 3. Como utilizar Hemeran Gel 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Hemeran Gel 6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Hemeran Gel e para que é utilizado Hemeran Gel contém heparinóide 1% que pertence ao grupo dos medicamentos vasoprotetores usados no tratamento de veias superficiais inflamadas e nódoas negras.

Hemeran Gel alivia rapidamente a tensão, o inchaço e a dor nas pernas, e tem um confortável efeito refrescante. As nódoas negras tratadas com Hemeran Gel desapareceram mais rapidamente. Hemeran Gel pode ser utilizado no tratamento tópico adjuvante de hematomas superficiais e de síndroma varicoso.

2. O que precisa de saber antes de utilizar Hemeran Gel Não utilize Hemeran Gel - se tem alergia (hipersensibilidade) ao heparinóide ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6 e no final da secção 2). Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Hemeran Gel . Hemeran Gel é apenas para uso externo. Não utilize nos olhos ou à sua volta, nas feridas abertas ou na mucosa. Outros medicamentos e Hemeran Gel Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar, ou tiver utilizado recentemente, ou se vier a utilizar outros medicamentos, incluindo medicamentos e suplementos alimentares adquiridos sem receita médica.

APROVADO EM 30-09-

14 INFARMED G

ravidez, amamentação e fertilidade Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas Os efeitos de Hemeran Gel sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são nulos ou desprezáveis. 3. Como utilizar Hemeran Gel Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico.

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose recomendada para adultos é: Hemeran Gel deve ser aplicado na área a tratar 2-3 vezes por dia. Não deve ser massajado em zonas dolorosas ou sensíveis, mas antes espalhar generosamente sem pressionar.

Se utilizar mais Hemeran Gel do que deveria Em caso de ingestão acidental, informe imediatamente o seu médico. Caso se tenha esquecido de utilizar Hemeran Gel Não aplique uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de aplicar. 4. Efeitos secundários possíveis Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Hemeran Gel é geralmente bem tolerado. Alguns efeitos secundários são raros (podem afetar até 1 em cada 1000 pessoas) Reações alérgicas Pare de aplicar este medicamento e informe imediatamente o seu médico se sentir algum dos seguintes sinais de reação alérgica: - dificuldade em respirar ou em engolir - inchaço da face, lábios, língua ou garganta - comichão intensa na pele com vermelhidão ou protuberâncias Alguns efeitos secundários têm frequência desconhecida (não pode ser estimada com os dados existentes) Prurido, vermelhidão, urticária, formigueiro ou dormência foram associados à utilização de Hemeran Gel . Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos APROVADO EM 30-09-

14 INFARMED

abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa Tel: +

1 21 798 71 40 F

ax: +

1 21 798 73 97 S?

?tio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt 5. Como conservar Hemeran Gel Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não conservar acima de 30ºC. Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente. 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Hemeran Gel - A substância ativa é o polimetilgalacturonato de sódio, aqui referido como heparinóide. - Os outros excipientes são Carbopol 974P, polietilenoglicol 7 glicerilo-cocoato, etanol, glicerol, perfume, hidróxido de sódio e água purificada. Qual o aspeto de Hemeran Gel e conteúdo da embalagem Hemeran Gel é um gel transparente, homogéneo e incolor a ligeiramente amarelado embalado em: - Bisnaga de alumínio revestida interiormente por verniz protetor, selada por uma membrana de alumínio e fechada com uma tampa de polietileno de alta densidade.

Hemeran Gel está disponível em embalagens de 40 g de gel. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado APROVADO EM 30-09-

14 INFARMED N

ovartis Consumer Health – Produtos Farmacêuticos e Nutrição, Lda. Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, n.º 10E Taguspark 2740-255 Porto Salvo Portugal Tel:

781 10 00 F

abricante Novartis Consumer Health Gmb

H Zielstattstrasse, 40 D-81379 München Alemanha Este folheto foi revisto pela última vez em


DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
  2. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X