Juteo

Para que serve Juteo

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto Informativo: Informação para o utilizador Juteo 0,5 mg/0,4 mg cápsulas Dutasterida/cloridrato de tansulosina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença. Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. O que contém este folheto: 1. O que é Juteo e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de tomar Juteo 3. Como tomar Juteo 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Juteo 6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Juteo e para que é utilizado Juteo é utilizado no tratamento de homens com um aumento do volume da próstata (hiperplasia benigna da próstata) - crescimento, não canceroso, da próstata, causado por excessiva produção de uma hormona denominada dihidrotestosterona. Juteo é uma associação de dois medicamentos diferentes denominados dutasterida e tansulosina. A dutasterida pertence ao grupo de medicamentos denominados inibidores da 5-alfa redutase e a tansulosina pertence ao grupo de medicamentos denominados bloqueadores alfa. O crescimento da próstata pode levar a distúrbios urinários, tais como dificuldade na passagem da urina e necessidade mais frequente de ir à casa de banho. Pode também causar o fluxo urinário mais lento e menos forte. Sem tratamento, existe o risco de bloqueio completo do fluxo da urina (retenção urinária aguda). Esta situação requer tratamento médico imediato. Nalgumas situações é necessária cirurgia para remover ou reduzir o volume da próstata. A dutasterida reduz a produção de uma hormona denominada dihidrotestosterona, o que ajuda a reduzir a próstata e alivia os sintomas.

Isto irá reduzir o risco de retenção urinária aguda e a necessidade de cirurgia. A tansulosina atua através do relaxamento dos músculos da próstata, facilitando a passagem de urina e melhorando rapidamente os seus sintomas.

2. O que precisa de saber antes de tomar Juteo Não tome Juteo - se tem alergia (hipersensibilidade) à dutasterida, outros inibidores da 5-alfa redutase, tansulosina, à soja ao amendoim ou a qualquer outro componente deste medicamento. - se tiver pressão arterial baixa que o faz ficar tonto, atordoado ou provocar desmaios (hipotensão ortostática). - se tiver uma doença grave no fígado. ? Informe o seu médico se pensa que alguma destas situações se aplica a si. Este medicamento destina-se apenas a homens. Não pode ser tomado por mulheres, crianças ou adolescentes. Advertências e precauções - Em alguns estudos clínicos, foram mais os doentes a tomar dutasterida e um outro medicamento chamado bloqueador-alfa, como a tansulosina que sofreram insuficiência cardíaca do que os doentes que tomam apenas dustasterida ou apenas um bloqueador-alfa. A insuficiência cardíaca significa que o coração não bombeia sangue como deveria. - Certifique-se que o seu médico tem conhecimento de qualquer doença do fígado. Se teve qualquer doença que tenha afetado o seu fígado, poderá necessitar de exames adicionais enquanto toma Juteo . - Certifique-se que o seu médico tem conhecimento se tem problemas graves nos rins. - Cirurgia das cataratas (lentes enevoadas). Se tiver uma cirurgia planeada para remover a catarata, o seu médico poderá pedir-lhe que pare de tomar Juteo durante uns tempos antes da operação. Informe o seu oftalmologista, antes da operação, que está a tomar Juteo ou tansulosina (ou tomou anteriormente). O seu especialista necessitará de tomar as precauções apropriadas para ajudar a prevenir complicações durante a operação. - Mulheres, crianças e adolescentes não devem manusear cápsulas danificadas de Juteo que libertem o seu conteúdo uma vez que a substância ativa pode ser absorvida pela pele. Em caso de qualquer contacto com a pele, a área afetada deverá ser imediatamente lavada com água e sabão. - Utilize o preservativo durante a relação sexual. A dutasterida foi detetada no sémen de homens a tomar Juteo . Se a sua parceira estiver ou possa vir a estar grávida, deve evitar a sua exposição ao seu sémen, uma vez que a dutasterida pode afetar o desenvolvimento normal de um bebé masculino.

A dutasterida demonstrou reduzir a contagem total de esperma, o volume do ejaculado e a mobilidade do esperma, o que pode reduzir a sua fertilidade.

- Juteo afeta o teste sanguíneo do PSA (antigénio específico da próstata) que é utilizado por vezes para detetar o cancro da próstata. O seu médico deverá conhecer este efeito e poderá continuar a utilizar o teste para detetar o cancro da próstata.

Se fizer o teste sanguíneo para o PSA, informe o seu médico que está a tomar Juteo . Os homens que tomam Juteo devem testar o PSA regularmente. - Num estudo clínico de homens com risco aumentado de cancro da próstata, os homens que tomaram dutasterida apresentaram uma forma grave de cancro da próstata com maior frequência do que os homens que não tomaram dutasterida. O efeito da dutasterida sobre esta forma grave de cancro da próstata não é clara. - Juteo pode causar aumento do volume da mama e hipersensibilidade dolorosa da mama. Se se tornar incómodo, ou se detetar nódulos mamários ou corrimento mamilar deve falar com o seu médico, uma vez que estas alterações podem ser sinais de uma condição grave, como cancro de mama. ? Contacte o seu médico ou farmacêutico se tiver alguma questão sobre a utilização de Juteo . Outros medicamentos e Juteo Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos, incluindo os tomados sem receita médica.

Não tome Juteo com estes medicamentos: - outros bloqueadores-alfa (para próstata aumentada ou pressão arterial elevada) Juteo não é recomendado com estes medicamentos: - cetoconazol (utilizado para tratar infeções fúngicas) Alguns medicamentos podem reagir com Juteo e tornar mais provável a ocorrência de efeitos secundários. Estes medicamentos incluem: inibidores PDE5 (utilizados para ajudar a ter ou a manter uma ereção) como o vardenafil, citrato de sildenafil e tadalafil verapamilo ou diltiazem (para o tratamento da pressão arterial elevada) ritonavir ou indinavir (para o VIH) itraconazol ou cetoconazol (para infeções fúngicas) nefazodona (um antidepressivo). cimetidina (para úlceras do estômago) varfarina (para a coagulação sanguínea) eritromicina (um antibiótico utilizado para tratar infeções) em associação com paroxetina (um anti-depressivo) ou em associação com terbinafina (utilizada no tratamento de infeções fúngicas). è Informe o seu médico se estiver a tomar algum destes medicamentos. Juteo com alimentos e bebidas Juteo deverá ser tomado 30 minutos após a mesma refeição em cada dia. Gravidez, amamentação e fertilidade Mulheres grávidas (ou que possam vir a engravidar) não podem manusear cápsulas danificadas. A dutasterida é absorvida pela pele e poderá afetar o desenvolvimento normal de um bebé masculino, particularmente durante as primeiras 16 semanas de gravidez. Utilize o preservativo durante a relação sexual. A dutasterida foi detetada no sémen de homens a tomar Juteo . Se a sua parceira estiver ou possa estar grávida, deve evitar a sua exposição ao seu sémen. Juteo demonstrou reduzir a contagem total de esperma, o volume do ejaculado e a mobilidade do esperma, o que pode reduzir a fertilidade masculina.

? Contacte o seu médico para aconselhamento, caso uma mulher grávida tenha contactado com Juteo . Condução de veículos e utilização de máquinas Juteo faz algumas pessoas sentirem-se tontas, pelo que pode afetar a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas de forma segura. ? Não conduza ou utilize máquinas se for afetado desta forma. Informações importantes sobre alguns componentes de Juteo Este medicamento contém o agente corante Amarelo Sunset (E110) que pode causar reações alérgicas. Este medicamento contém lecitina de soja, que pode conter óleo de soja. Se é alérgico ao amendoim ou à soja, não tome este medicamento. 3. Como tomar Juteo Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Se não o tomar regularmente a monitorização dos seus níveis de PSA pode ser afetada. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Dose que deve tomar A dose habitual é uma cápsula uma vez por dia, 30 minutos após a mesma refeição em cada dia. Como tomar Engula as cápsulas inteiras com água. Não mastigue ou abra a cápsula. O contacto com o conteúdo das cápsulas poderá provocar feridas na boca ou garganta. Se tomar mais Juteo do que deveria Contacte o seu médico ou farmacêutico para aconselhamento se tomar demasiadas cápsulas de Juteo . Caso se tenha esquecido de tomar Juteo Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Apenas tome a próxima dose à hora habitual. Se parar de tomar Juteo Não pare de tomar Juteo sem falar primeiro com o seu médico. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. Efeitos secundários possíveis Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Reação alérgica Os sinais de reações alérgicas podem incluir: - erupção na pele (com possível comichão) - urticária (como uma erupção na pele irritante) - inchaço das pálpebras, face, lábios, braços ou pernas. ? Contacte imediatamente o seu médico se tiver algum destes sintomas, e pare de tomar Juteo . Tonturas, atordoamento e desmaio Juteo pode causar tonturas, atordoamento e em raras ocasiões desmaios. Deve tomar precaução quando passar da posição deitado para sentado ou em pé, ou da posição de sentado para em pé, particularmente se acordar durante a noite, até que saiba como este medicamento o afeta.

Se se sentir tonto ou atordoado em qualquer momento durante o tratamento, sente-se ou deite-se até que os sintomas desapareçam. Reações na pele graves Os sinais de reações na pele graves podem incluir: - erupção na pele generalizada com bolhas e pele a descamar, particularmente à volta da boca, nariz, olhos e genitais (síndrome de Stevens –Johnson). ? Contacte imediatamente o seu médico se tiver algum destes sintomas e pare de tomar Juteo . Efeitos secundários frequentes Estes podem afetar até 1 em 10 homens a tomar Juteo : impotência (incapacidade de obter ou manter uma ereção)* desejo sexual (libido) diminuído* dificuldade na ejaculação* aumento do volume mamário ou dor (ginecomastia) tonturas. *Num número reduzido de pessoas, alguns destes acontecimentos podem continuar após parar de tomar Juteo . Efeitos secundários pouco frequentes Estes podem afetar até 1 em 100 homens insuficiência cardíaca (o coração torna-se menos eficiente a bombear o sangue por todo o corpo. Poderá sentir sintomas como falta de ar, cansaço extremo e pernas e tornozelos inchados) - baixa pressão arterial quando se levanta batimento cardíaco rápido (palpitações) prisão de ventre, diarreia, vómitos, indisposição (náuseas) fraqueza ou perda de força dor de cabeça nariz com corrimento, congestionado ou com comichão (rinite) erupção na pele, urticária, comichão. perda de pelo (geralmente do corpo) ou crescimento de pelo. Efeitos secundários raros Estes podem afetar até 1 em 1000 homens inchaço das pálpebras, face, lábios, braços ou pernas (angioedema) desmaio. Efeitos secundários muito raros Estes podem afetar até 1 em 10000 homens ereção persistente e dolorosa do pénis (priapismo). reações na pele graves (síndrome de Stevens-Johnson). ? Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Efeitos secundários desconhecidos A frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis: - batimentos cardíacos anormais ou acelerados (arritmia ou taquicardia ou fibrilhação auricular) - falta de ar (dispneia) - depressão - dor e inchaço nos testículos 5. Como conservar Juteo Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no frasco. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Não conservar Juteo acima de 30ºC. Se tiver alguma cápsula de Juteo que já não irá utilizar, não as deite na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente. 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Juteo As substâncias ativas são dutasterida e cloridrato de tansulosina. Cada cápsula contém 0,5 mg de dutasterida e 0,4 mg de cloridrato de tansulosina. Os outros componentes são: cápsula: hipromelose, carragenina (E407), cloreto de potássio, dióxido de titânio (E171), óxido de ferro vermelho (E172), amarelo sunset (E110), cera de carnaúba, amido de milho. conteúdo da cápsula: Mono- e diglicéridos de ácido caprílico/cáprico e butil- hidroxitolueno (E321), gelatina, glicerol, dióxido de titânio (E171), óxido de ferro amarelo (E172), triglicéridos (cadeia média), lecitina (pode conter óleo de soja), celulose microcristalina, copolímero de ácido metacrílico – acrilato de etilo (contendo polissorbato 80 e laurilsulfato de sódio), talco, trietil citrato. tinta de impressão preta (SW-9010 ou

SW-9008)

shellac, propilenoglicol, óxido de ferro preto (E172), hidróxido de potássio (apenas na tinta preta SW-9008). Qual o aspeto de Juteo e conteúdo da embalagem Este medicamento é fornecido como cápsulas oblongas com corpo castanho e cabeça laranja com impressão GS 7CZ em tinta preta. Estão disponíveis em embalagens de 7, 30 e 90 cápsulas. Nem todas as dimensões de embalagem poderão estar disponíveis no seu país. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado: Glaxo

Smith

Kline – Produtos Farmacêuticos, Lda. Rua Dr. António Loureiro Borges, 3 Arquiparque – Miraflores, 1495-131 Algés Tel.:

4129500 F

ax.:

4121857 E

mail: [email protected] Fabricante: Catalent Germany Schorndorf Gmb

H Steinbeisstrasse 2 73614 Schorndorf Alemanha Este medicamento está autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações: Dutasteride- tansulosine hydrochloride Glaxo

Smith

Kline – Alemanha, Espanha, Itália Juteo – Grécia, Portugal Este folheto foi revisto pela última vez em


DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular, capaz de invadir outros órgãos a nível local ou à distância (metástases).
  2. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  3. Impotência: Termo freqüentemente utilizado para se referir à impotência sexual masculina, distúrbio caracterizado pela incapacidade de iniciar ou manter uma ereção peniana satisfatória para realizar o ato sexual.
  4. Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática (ver).
  5. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  6. Taquicardia: Aumento da freqüência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações (ver).
  7. Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
  8. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X