Madécassol

Para que serve Madécassol

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


APROVADO EM 12-11-

09 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Madécassol 30 mg cápsulas Extracto Triterpénico de Centella asiática (E.T.C.A.) Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário tomar Madécassol com precaução para obter os devidos resultados. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico. - Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas consulte o seu médico. - Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto: 1. O que é Madécassol e para que é utilizado 2. Antes de tomar Madécassol 3. Como tomar Madécassol 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Madécassol 6. Outras informações

O QUE É MADÉCASSOL E PARA QUE É UTILIZADO

Madécassol cápsulas é um medicamento venotrópico e é usado para tratar a insuficiência venosa nos membros inferiores, traduzida por pernas dolorosas, fatigabilidade, edema e prurido dos membros inferiores.

ANTES DE TOMAR MADÉCASSOL N?

?o tome Madécassol - se tem alergia (hipersensibilidade) à substância activa ou a qualquer outro componente de Madécassol . Tome especial cuidado com Madécassol Não existem quaisquer precauções especiais de utilização. Ao tomar Madécassol com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Não são conhecidas interacções com outros medicamentos. Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Estudos em animais não revelaram quaisquer efeitos teratogénicos. Contudo, na ausência de dados clínicos na mulher grávida a administração nestas circunstâncias só deve ser feita por expressa indicação médica. APROVADO EM 12-11-

09 INFARMED C

ondução de veículos e utilização de máquinas Não estão descritas alterações sobre a capacidade de condução de veículos e utilização de máquinas. Informações importantes sobre alguns componentes de Madécassol Este medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

COMO TOMAR MADÉCASSOL T

omar Madécassol sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual é de uma cápsula duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Não está estabelecida a posologia máxima. A duração do tratamento é variável de acordo com a situação clínica, devendo ser estabelecida segundo critério médico. Se tomar mais Madécassol do que deveria Não são conhecidos casos de intoxicação ou de efeitos relacionados com sobredosagem. Em caso de sobredosagem e/ou intoxicação recomenda-se a indução do vómito e se possível lavagem gástrica na 1ª hora após a ingestão; posteriormente recomendam-se as medidas habituais de tratamento e vigilância médica. Caso se tenha esquecido de tomar Madécassol Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Reiniciar o tratamento de acordo com o esquema estabelecido. Se parar de tomar Madécassol A suspensão do tratamento não implica precauções particulares. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS C

omo os demais medicamentos, Madécassol pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Perturbações digestivas transitórias e ligeiras tais como náuseas e epigastralgias, as quais têm geralmente um carácter transitório desaparecendo com o decorrer do tratamento.

Em casos muito raros podem ocorrer reacções alérgicas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

COMO CONSERVAR MADÉCASSOL C

onservar a temperatura inferior a 25ºC. Manter fora do alcance e da vista das crianças. APROVADO EM 12-11-

09 INFARMED N?

?o utilize Madécassol após o prazo de validade impresso no blister e na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

OUTRAS INFORMAÇÕES Q

ual a composição de Madécassol - A substância activa é o Extracto Triterpénico de Centella asiática (E.T.C.A.) - Os outros componentes são o amido, estearato de magnésio, talco e lactose. Titular da Autorização de Introdução no Mercado Confar – Consórcio Farmacêutico, Lda. Rua Félix Correia, 1-B 1500-271 Lisboa Tel.:

774 30 57 F

ax:

778 33 08 E

-mail: sofex@confar.pt Fabricante Sofex Farmacêutica, Lda. Rua Sebastião e Silva, nº 25 Zona Industrial de Massamá 2745-838 Queluz Portugal Tel.:

438 74 80 F

ax:

438 74 89 E

-mail: sofex@confar.pt Este folheto foi aprovado pela última vez em


DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X