Manitol 10% Braun

Para que serve Manitol 10% Braun

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto informativo: Informação para o utilizador

Manitol 10% Braun 100 mg/ml solução para perfusão

Manitol

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. - Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros.

O

medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença. - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Neste folheto: 1. O que é Manitol 10 % Braun e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes utilizar Manitol 10 % Braun 3. Como utilizar Manitol 10 % Braun 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Manitol 10 % Braun 6. Conteúdo da embalagem, outras informações

1. O que é Manitol 10% Braun e para o que é utilizado

Manitol 10 % Braun é uma solução para perfusão que lhe é administrada por via intravenosa.

Manitol 10 % Braun será-lhe dado: - para proteger os seus rins, mantendo ou aumentando o fluxo urinário;

- para reduzir a pressão ou o volume de líquido dentro do seu crânio; - para aumentar o fluxo de urina em casos de intoxicação, a fim de promover a excreção de substâncias tóxicas;

- para apoiar o seu tratamento se estiver sofrendo de um ataque agudo de glaucoma.

2. O que precisa de saber antes de utilizar Manitol 10 % Braun

Não utilize Manitol 10 % Braun

se tiver: - se tem alergia (hipersensibilidade) ao manitol ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

excreção baixa anormal de urina; insuficiência cardíaca grave; congestionamento ou água nos pulmões (edema pulmonar); perda ou falta de água nos tecidos corporais (desidratação); níveis elevados anormais de electrólitos nos líquidos corporais e tecidos (hiperosmolaridade); sangramento dentro do crânio (hemorragia intracraneana); dificuldade em urinar (obstrução do tracto urinário). Advertências e Precauções Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar Manitol 10 % Braun.

Tome especial cuidado com Manitol 10 % Braun se tiver: uma transfusão de sangue ou líquidos que levem a um aumento no volume de sangue circulante(hipervolemia); excreção baixa anormal ou nenhuma excreção de urina. Neste caso o seu médico deve fazer-lhe um teste de perfusão antes do tratamento.

O seu médico irá: - dar-lhe esta solução só com muito cuidado, se você estiver a sofrer de debilidade cardíaca. - monitorizar o seu coração e condições circulatórias antes e durante o tratamento. Assim, ele irá garantir que você tem água suficiente no seu corpo antes do tratamento. - verificar os seus níveis de sal no sangue (electrólitos), água e equilíbrio ácido-base. Assim, ele irá supervisionar a sua função renal e cardíaca. - verificar também a sua pressão arterial e a produção de urina.

Outros medicamentos e Manitol 10 % Braun Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos, informe o seu médico para que a quantidade de Manitol 10% Braun que está a tomar possa ser ajustada: - ciclosporina, um medicamento utilizado para suprimir reacções imunológicas indesejáveis. Você pode recebê-la após um transplante renal. - glicosídeos cardíacos, medicamentos como a digoxina - lítio, um medicamento para o tratamento da doença mental - outros medicamentos que aumentam o fluxo de urina.

Influência em exames laboratoriais:Este medicamento pode interferir com os resultados de exames sanguíneos para o fosfato eetilenoglicol.Gravidez e amamentação Se este grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

GravidezO seu médico irá dar-lhe este medicamento apenas com cuidado especial.AleitamentoNão se sabe se Manitol 10% Braun passa para o leite materno. Portanto, o seu médico só lhe vai dar esta solução com cuidado especial.Condução de veículos e utilização de máquinasEste medicamento não tem qualquer influência sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Manitol 10% Braun contém sódio. Este medicamento contém 1,60 mg de sódio por mililitro. Esta informação deve ser tida em consideração em doentes com ingestão controlada de sódio.

3. Como utilizar Manitol 10 % Braun

Utilize este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Este medicamento ser-lhe-á administrado através de um sistema de perfusão intravenosa.

DosagemAdultos e idososA quantidade de medicamento que lhe será administrado será determinado pelo seu médico e irádepender da sua idade, peso e condição clínica.

A dose normal máxima para um adulto é de 250 a 1000 ml de Manitol 10% Braun por dia, ou seja, 25 a 100 g de manitol por dia. O seu médico irá dar-lhe doses maiores de até 2000 ml de Manitol 10% Braun, ou seja, até 200 g de manitol por dia, se considerar necessário.

CriançasO seu médico irá decidir qual a dose que o seu filho irá receber.Antes do tratamento ser iniciado, o seu médico irá ter a certeza de que os seus rins funcionam bem. Para este efeito, você pode receber uma pequena dose de solução como uma perfusão teste, que deverá levar a uma excreção de urina de 30 a 50 ml por hora durante 2 a 3 horas.Administração de sangue: o seu médico irá ter em consideração que você não deve receber estemedicamento através do mesmo equipamento de perfusão que o sangue.Se utilizar mais Manitol 10 % Braun do que deveria

É improvável que isso aconteça, porque a dose certa será determinada pelo seu médico e a perfusãoestará sob controlo de um médico ou enfermeiro.

Contudo, se receber uma quantidade de medicamento superior à que deveria, isso pode levar a alterações na composição dos líquidos do seu corpo, que exige correcção. Em casos graves sintomas como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva,sonolência, confusão, alterações da consciência, doença, vómitos, convulsões, queda de pressãoarterial, aumento da frequência cardíaca, edema e distúrbios da função renal, podem ocorrer. Se oseu sangue é demasiado ácido (acidose), doses elevadas de manitol podem danificar o cérebro.

As medidas correctivas serão determinadas pelo seu médico. A primeira medida será parar aperfusão. Outras medidas podem incluir a perfusão de líquidos contendo sal. Se a situação for mais grave, o tratamento com rim artificial (hemodiálise) pode ser necessário.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

4. Efeitos secundários possíveis Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Os efeitos secundários dependem da dose recebida, da sua condição clínica e do seu equilíbrio desal e água.

Os efeitos secundários possíveis estão listados de acordo com a sua frequência, e utilizando osseguintes termos:Raros: afectam 1 a 10 em 10.000 doentes tratados

Muito raros: afectam menos de 1 em 10.000 doentes tratados

Os seguintes efeitos secundários podem ser graves. Se algum dos seguintes efeitos secundários ocorrer, pare de usar este medicamento e consulte um médico imediatamente.Raros: dor torácica súbita e intensaconvulsões (ataques)rigidez muscularmuitos ácidos no seu sangue (acidose)níveis baixos de sódio

níveis elevados de potássiodemasiada água no seu corpo

Muito raros: choque alérgiconíveis elevados de sódio, níveis baixos de potássio e água no seu sangue devido a volumes anormalmente elevados de urina (poliúria) excesso de líquido no seu corpo (sobrecarga de volume)dificuldade em urinar (retenção urinária, oligúria) danos da sua pele

Outros efeitos secundáriosRaros:dor nos braços e nas costas tremorestonturasvolumes elevados anormais de urina (poliúria) náuseas (enjoos), vómitos (estar doente)dor na barrigador ou sensibilidade no local da injecçãoboca seca ou sensação de sedesensação de febredores de cabeça visão turva

Muito raros: reacções alérgicas locais que podem incluir: vermelhidão da pele ou erupção cutânea comcomichão, corrimento nasal ou sensação de febre, inchaço, dificuldade em respirar, ritmo cardíacoanormal ou pressão arterial baixaEste medicamento pode alterar a sua pressão arterial e o equilíbrio de líquidos no seu corpo.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

5. Como conservar Manitol 10 % Braun

Manter este medicamento fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilizar este medicamento após o prazo de validade impresso no frasco e na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Conservar a temperatura inferior a 25 ºC. Não congelar. Armazenar à temperatura de 25 ºC, a exposição a baixas temperaturas pode causar a formação de cristais.

Não usar Manitol 10% Braun se notar: - nebulosidade ou descoloração da solução - partículas em suspensão - vazamento do recipiente e do seu encerramento

Este medicamento é para uso único. Rejeitar o conteúdo não utilizado.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Qual a composição de Manitol 10% Braun

- A substância activa é o manitol. 1000 ml de solução para perfusão contêm 100 g de manitol.

- Os outros componentes são água para preparações injectáveis, bicarbonato de sódio e cloreto de sódio. Características físico-químicas

Osmolaridade teórica 550 mOsm
/l Acidez titulável (para pH 7,4) < 0,2 mmol/
l pH 4,5 -

7,0

Qual o aspeto de Manitol 10% Braun e conteúdo da embalagem

Manitol 10% Braun é uma solução para perfusão, ou seja, para administração por via intravenosa.É uma solução límpida e incolor de manitol em água.

É fornecido em: Frascos para injectáveis de LDPE contendo 100 ml, 250 ml, 500 ml e 1000 ml

Está disponível em embalagens de 20 x 100 ml, 20 x 250 ml, 10 x 500 ml e 10 x 1000 ml.

Frascos de vidro contendo 100 ml, 250 ml, 500 ml e 1000 ml Está disponível em embalagens de 20 x 100 ml, 10 x 250 ml, 20 x 250 ml, 10 x 500 ml e 10 x 1000 ml.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização de Introdução no MercadoB.Braun Medical Lda. Estrada Consiglieri Pedroso, 80 Queluz de Baixo2730-053 Barcarena Portugal Tel: 21 436 82 00 Fax: 21 436 82 87Fabricante

B. Braun Medical S.A.,

Carretera de Terrassa 121

08191 Rubí, Barcelona

Espanha

Este folheto foi revisto pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Acidose: Desequilíbrio do meio interno caracterizado por uma maior concentração de íons hidrogênio no organismo. Pode ser produzida pelo ganho de substâncias ácidas ou perda de substâncias alcalinas (básicas).
  2. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  3. Febre: Elevação da temperatura corporal acima de um valor normal, estabelecido entre 36,7ºC e 37ºC, quando medida na boca.
  4. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  5. Glaucoma: Aumento da pressão intra-ocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
  6. Oligúria: Eliminação de urina em volume inferior a 500 ml por dia. ?? produzida por desidratação, estados de choque (ver), infecções graves, insuficiência renal, etc.
  7. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  8. Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.

Síguenos

X