Marexyl

Para que serve Marexyl

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Marexyl 1 mg/ml, solução para pulverização nasalCloridrato de xilometazolinaLeia com atenção todo este folheto, antes de começar a tomar este medicamento, poiscontém informação importante para si.Tome este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo comas indicações do seu médico ou farmacêutico.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico.Deverá contactar um médico se os seus sintomas se agravarem ou não melhorarem após 7dias.Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.O que contém este folheto:1. O que é Marexyl e para que é utilizado2. O que precisa de saber antes de tomar Marexyl

3. Como tomar Marexyl

4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Marexyl

6. Conteúdo da embalagem e outras informações1. O que é Marexyl e para que é utilizadoA substância ativa deste medicamento é a xilometazolina. Ela contrai os vasossanguíneos na mucosa nasal, reduzindo desse modo o inchaço dos mesmos devido avárias causas, e facilita a respiração pelo nariz.

Marexyl é utilizado para o tratamento de curta duração da congestão nasal.

2. O que precisa de saber antes de tomar Marexyl

Não utilize Marexyl se tem alergia (hipersensibilidade) à xilometazolina ou a qualqueroutro componente deste medicamento (indicados na secção 6) se tiver sido recentementesubmetido a uma cirurgia ao cérebro através do nariz ou da boca.Advertências e precauçõesPeça conselhos ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento se tiver:tendência para hipersensibilidade aos medicamentos simpático-miméticos (como aadrenalina); Marexyl pode causar insónia, tonturas, tremuras, arritmia ou aumento dapressão arterial doença cardiovascular (doença do coração, pressão arterial elevada)

hipertiroidismo (tiróide hiperativa) diabetes mellitus feocromocitoma (tumor na meduladas glândulas supra-renais que produzem hormonas) hipertrofia da próstata (próstataaumentada) doenças hereditárias causadas por enzimas defeituosas (porfíria) recebidotratamento com medicamentos para a depressão (inibidores da MAO) pressão intra-ocularaumentada (glaucoma de ângulo fechado) uma constipação crónica com pouca ounenhuma secreção.O inchaço da mucosa (inchaço do revestimento interior do nariz) pode ocorrer com ainterrupção do tratamento de longa duração com xilometazolina. De modo a preveni-lo, operíodo de tratamento deve ser o mais reduzido possível.

Se julga ter uma infeção bacteriana, consulte o seu médico, já que uma infeção deve sertratada de modo apropriado. Este medicamento não deve ser usado por mais do que umapessoa para evitar o risco de disseminar infeções.Se alguma das situações acima se aplica ao seu caso, consulte um médico antes de tomarMarexyl.Outros medicamentos e MarexylInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ouse vier a tomar outros medicamentos.Não se recomenda a utilização deste medicamento juntamente com certosantidepressivos, tais como: antidepressivos tricíclicos ou tetracíclicos inibidores da

MAO

(inibidores da monoaminoxidase) ou se tomou inibidores da MAO nas últimas duassemanas.

Além disso, não se recomenda a utilização deste medicamento: em combinação commedicamentos anti-hipertensivos (p. ex., metildopa) devido aos potenciais efeitoshipertensivos da xilometazolina com outros medicamentos com potencial efeitohipertensivo (p. ex., doxapram, ergotamina, oxitocina) pois estes podem potenciar osefeitos hipertensivos uns dos outros.Gravidez e amamentaçãoSe está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte oseu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.Gravidez:Se estiver grávida, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento. Utilize estemedicamento apenas quando o seu médico determinar que é seguro para si.Aleitamento:Desconhece-se se a xilometazolina é excretada no leite humano. O risco para o lactentenão pode ser excluído. Deve decidir-se entre interromper a amamentação ouinterromper/abster-se de tomar Marexyl, tendo em conta o benefício da amamentaçãopara a criança e o benefício da terapêutica para si.Como a sobredosagem pode dar origem a uma redução da produção de leite, a doserecomendada de xilometazolina não deve ser ultrapassada durante a amamentação.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Condução de veículos e utilização de máquinasQuando tomado devidamente, este medicamento não afeta a capacidade de conduzirveículos nem de utilizar máquinas; no entanto, se se sentir sonolento enquanto estiver atomar este medicamento, não conduza veículos nem utilize máquinas.3. Como tomar Marexyl

Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo comas indicações do seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico setiver dúvidas.Antes da primeira aplicação, é necessário pulverizar algumas vezes (4 vezes) para o ar demodo a obter uma dose uniforme. O frasco deve estar na posição vertical. Se o produtonão for utilizado durante vários dias, deve fazer-se pelo menos uma pulverização para oar de modo a obter uma dose uniforme.Marexyl 1 mg/ml destina-se ao tratamento da congestão nasal em crianças a partir de 10anos e em adultos.

DosagemA dosagem habitual é de 1-2 pulverizações em cada narina, a cada 10-12 horas (não maisdo que três vezes por dia) durante um máximo de 7 dias.

Marexyl 1 mg/ml não é recomendado para crianças menores de 10 anos.

Os doentes com menos de 10 anos devem tomar Marexyl 0,5 mg/ml.Duração do tratamentoA duração da terapêutica deve ser tão curta quanto possível. Após uma terapêutica delonga duração, a mucosa nasal (revestimento interior do nariz) poderá inchar novamente.Não deverá exceder-se a dosagem recomendada. Deve consultar um médico se não sesentir melhor ou se o seu estado se agravar após 3 dias de tratamento contínuo.Se os sintomas da sua doença não melhorarem

Contacte o seu médico se os sintomas da sua doença persistirem ou se agravarem após 7dias.O médico poderá fornecer-lhe instruções de dosagem diferentes das constantes nestefolheto informativo do doente. Utilize sempre Marexyl exatamente de acordo com asinstruções mencionadas neste folheto ou segundo as recomendações do seu médico. Casotenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Instruções de utilização

Assoe o nariz antes de tomar este Figura 1medicamento. Retire a tampa como ilustradona figura 1.

Segure o frasco entre os dedos indicador e Figura 2médio enquanto segura o fundo do frasco como polegar como ilustrado na figura 2; parapulverizar, pressione a bomba para baixo.

Ao tomar este medicamento pela primeiravez, pulverize para o ar algumas vezes (4vezes) de modo a obter uma névoa fina.

Também é bom testar a bomba antes de cadautilização ao pressioná-la para baixo pelomenos 1 vez.

Introduza a bomba na narina, conforme Figura 3ilustrado na figura 3. Pressione a bomba parabaixo e, ao mesmo tempo, inspire pelo narizenquanto tapa suavemente a outra narina como dedo indicador da outra mão. Liberte abomba e retire da narina. Repita este processona outra narina.Limpe a bomba e volte a colocar a tampa de

plástico após a utilização.Nota: se o mesmo frasco pulverizador for usado por várias pessoas, pode causar adisseminação da infeção.

Se tomar mais Marexyl do que deveria

Se você (ou outra pessoa) tomar uma dose excessiva deste medicamento, consulte o seumédico de imediato. A sobredosagem pode dar origem a depressão do sistema nervosocentral, boca seca, transpiração e sintomas causados pela estimulação do sistema nervososimpático (pulsação rápida e irregular e aumento da pressão arterial).Caso se tenha esquecido de tomar Marexyl

Caso se tenha esquecido de uma dose de medicamento, não tome a dose perdida econtinue com a dose seguinte segundo o horário habitual. Não tome uma dose a dobrarpara compensar uma dose que se esqueceu de tomar

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.4. Efeitos secundários possíveisComo todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Foram relatados os seguintes efeitos secundários:Efeitos secundários frequentes podendo afetar entre 1 a 10 utilizadores em 100 pessoas:comichão ou ardor no nariz e na garganta mucosa nasal secaEfeitos secundários pouco frequentes podendo afetar entre 1 a 10 utilizadores em 1.000pessoas: reacções alérgicas sistémicas maior inchaço da mucosa nasal após a interrupçãodo tratamento epistaxe (perda de sangue pelo nariz)Efeitos secundários raros podendo afetar entre 1 a 10 utilizadores em 10.000 pessoas:

palpitações cardíacas e taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) náuseas pressãoarterial elevadaEfeitos secundários muito raros podendo afetar até ou menos de 1 utilizador em 10.000pessoas: nervosismo insónia fadiga dor de cabeça arritmia sobretudo em crianças e apóssobredosagem: sonolência, nervosismo, insónia, alucinações e convulsões. Casos derespiração irregular foram relatados em bebés e recém-nascidos.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.5. Como conservar Marexyl

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade, impresso na embalagem exteriorapós “Val”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês. Utilize no período de3 meses após a abertura.

Não congele. Este medicamento não necessita de quaisquer condições especiais deconservação.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização <ou no lixo doméstico. Pergunteao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Qual a composição de Marexyl

A substância ativa é o cloridrato de xilometazolina, em que 1 mililitro da solução contém1 mg. 1 spray de Marexyl 1,0 mg/ml (= 90 microlitros) contém 90 microgramas decloridrato de xilometazolina.Os outros componentes são água do mar purificada, fosfato monopotássico e águapurificada.Qual o aspeto de Marexyl e conteúdo da embalagemSolução límpida e incolor.Frasco de 10 ml.Titular da autorização de introdução no mercadoPremier Research Gmb

H

Birkenweg 1464295 DarmstadtAlemanhaFabricanteHBM Pharma,Sklabinská 30, 03680 Martin,Eslováquia

Este medicamento está autorizado nos estados membros do Espaço Económico Europeucom os seguintes nomes:Holanda

Nasomaris 1 mg/ml Neusspray, oplossing

Portugal

Marexyl 1 mg/ml Solução para pulverização nasal

Espanha

Xylonil 1 mg/ml Solución para pulverización nasal

Este folheto informativo do medicamento foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
  2. Glaucoma: Aumento da pressão intra-ocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
  3. Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
  4. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  5. Taquicardia: Aumento da freqüência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações (ver).

Síguenos

X