Mometasona Teva

Para que serve Mometasona Teva


FOLHETO INFORMATIVO

Folheto informativo: Informação para o utilizador
Mometasona Teva 50 microgramas/pulverização, suspensão para pulverização nasal
Mometasona
Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.
- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.
- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.
- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4.
O que contém este folheto:
O que é Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal e para que é utilizado
O que precisa de saber antes de utilizar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Como utilizar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Efeitos secundários possíveis
Como conservar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Conteúdo da embalagem e outras informações
O que é Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal e para que é utilizado
O que é Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal?
Mometasona Teva 50 microgramas/pulverização, suspensão para pulverização nasal contém Mometasona , um medicamento de um grupo chamado corticosteróides.
Mometasona não deve ser confundido com esteróides "anabolizantes" utilizados por alguns atletas e tomado como comprimidos ou injeções. Quando pequenas quantidades de furoato de mometasona são pulverizadas no nariz, pode ajudar a aliviar a inflamação, espirros, comichão e nariz entupido ou corrimento nasal.
Para que é utilizado Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal?
Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal é usado em adultos e crianças com idade igual ou superior a 6 anos para tratar os sintomas da febre dos fenos (também chamado de rinite alérgica sazonal) e rinite perene.
Em adultos com idade igual ou superior a 18 anos, Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal também é usado para tratar os pólipos nasais.
O que é a febre do feno e rinite perene?
A febre do feno, que ocorre em determinadas épocas do ano, é uma reação alérgica causada pela inalação de pólen de árvores, gramíneas, ervas daninhas e também fungos e esporos de fungos. A rinite perene ocorre durante todo o ano e os sintomas podem ser causados por uma sensibilidade a uma variedade de coisas, incluindo ácaros, pelos de animais (ou caspa), penas e certos alimentos. Estas alergias causam corrimento nasal e espirros e fazem com que a mucosa nasal aumente de tamanho, provocando a sensação de nariz entupido. Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal reduz o inchaço e irritação no nariz e assim alivia espirros, comichão e nariz entupido ou corrimento nasal.
O que são pólipos nasais?
Os pólipos nasais são pequenos crescimentos na mucosa nasal e geralmente afetam ambas as narinas. O principal sintoma é uma sensação de bloqueio no nariz, o que pode afetar a respiração pelo nariz. Pode também ocorrer pingo no nariz, sensação de algo a escorrer pela garganta ou perda de paladar ou olfato. Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal reduz a inflamação no nariz, fazendo com que os pólipos diminuam gradualmente de tamanho.
Se não se sentir melhor ou se piorar após alguns dias, deve consultar um médico.
O que precisa de saber antes de utilizar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Não utilize Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal: se tem alergia (hipersensibilidade) ao Mometasona ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6) se tem uma infecção no seu nariz. Deverá esperar até que a infecção fique curada antes de começar a utilizar a suspensão para pulverização nasal. se fez recentemente uma operação ao seu nariz ou tem qualquer lesão no seu nariz.
Deverá esperar que esteja completamente cicatrizada antes de começar a utilizar a suspensão para pulverização nasal.
Advertências e precauções
Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Mometasona suspensão para pulverização nasal.
Tome especial cuidado com Mometasona suspensão para pulverização nasal:
- Se tem ou teve tuberculose
- Se tem uma infeção ocular por herpes simplex (vírus)
- Se tem outro tipo de infeção
- Se está a tomar outros medicamentos corticosteroides, por via oral ou injetável.
- Se tem fibrose quística
Enquanto estiver a tomar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal, evite o contacto com pessoas que tenham sarampo ou varicela. Deverá informar o seu médico no caso de ter contacto com alguém que esteja com estas infeções.
Crianças e adolescentes
Por vezes, a utilização de corticosteroides nasais pode afetar o crescimento das crianças e adolescentes. O médico pode verificar a altura das crianças que estão em tratamento prolongado com corticosteroides nasais e reduzir a dose se o crescimento é afetado.
Este medicamento não é recomendado para a utilização em crianças com idade inferior a
6 anos, uma vez que a sua segurança e método de funcionamento ainda não foram estabelecidos.
Outros medicamentos e Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Fale com o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ou vier a tomar outros medicamentos.
Se estiver a tomar outros medicamentos corticosteróides para a alergia, quer por via oral quer injetável, o seu médico pode aconselhá-lo a interrompê-los quando começar a utilizar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal. Algumas pessoas podem descobrir que ao interromper a administração de corticosteroides orais ou injetáveis sofrem alguns efeitos indesejáveis, tais como dor muscular ou das articulações, fraqueza e depressão. Se estes ocorrerem, deve informar o seu médico que o irá aconselhar sobre a continuação da utilização da sua suspensão para pulverização nasal. Também poderá desenvolver outras alergias, tais como comichão, olhos lacrimejantes ou manchas vermelhas e comichão na pele. Se desenvolver algum destes efeitos e ficar preocupado, deve consultar o seu médico.
Gravidez, amamentação e fertilidade
Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal. Não deve utilizar este medicamento se estiver grávida, exceto se o seu médico lhe disser para o fazer. Não deve amamentar enquanto utilizar este medicamento.
Informações importantes sobre alguns dos ingredientes de Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal contém a solução de cloreto de benzalcónio (20 microgramas por pulverização), que é um irritante e pode provocar reações na pele. Se for utilizado por longos períodos, o conservante cloreto de benzalcónio pode causar inchaço da mucosa nasal. Em caso de tal reação (nariz congestionado persistentemente) devem ser usados medicamentos para uso nasal sem cloreto de benzalcónio, se possível. A menos que tais produtos estejam disponíveis uma outra forma farmacêutica deve ser feita.
Como utilizar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Utilize este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Não utilize uma dose superior ou a suspensão para pulverização mais vezes ou por um período mais longo para além daquele aconselhado pelo seu médico.
Febre dos fenos e rinite perene
Adultos e crianças com idade igual ou superior a 12 anos
A dose habitual é 2 pulverizações em cada narina uma vez por dia para adultos (incluindo idosos) e crianças com idade igual ou superior a 12 anos.
Assim que os sintomas estejam controlados, o seu médico poderá aconselhá-lo a efetuar apenas 1 pulverização em cada narina uma vez por dia.
Se não começar a sentir-se melhor, deve informar o seu médico e ele poderá aconselhá-lo a aumentar a dose para a dose máxima diária de 4 pulverizações em cada narina uma vez por dia. Logo que os seus sintomas estejam controlados, o seu médico poderá aconselhá-lo a reduzir a dose para 2 pulverizações em cada narina uma vez por dia.
Crianças com idade entre 6 e 11 anos
A dose habitual é 1 pulverização em cada narina uma vez por dia.
A utilização prolongada de esteróides nasais em doses elevadas pode causar atraso no crescimento em crianças. O seu médico pode verificar a altura da sua criança em intervalos durante o tratamento e reduzir a dose se notar quaisquer efeitos.
Se sofrer intensamente de rinite, o seu médico poderá aconselhá-lo a começar a utilizar
Mometasona duas a quatro semanas antes da estação dos pólens, uma vez que assim poderá prevenir a ocorrência dos sintomas da febre dos fenos. O seu médico poderá aconselhar a utilização de outros tratamentos com Mometasona , especialmente se os seus olhos estão irritados ou com comichão. No final da estação dos pólens, os seus sintomas de febre dos fenos deverão ter melhorado e o tratamento pode deixar de ser necessário.
Pólipos nasais
A dose inicial habitual para adultos com idade igual ou superior a 18 anos é 2 pulverizações em cada narina uma vez por dia.
Se os sintomas não estiverem devidamente controlados após 5 a 6 semanas, a dose pode ser aumentada para 2 pulverizações em cada narina duas vezes por dia. Assim que os sintomas estejam controlados, o seu médico poderá aconselhá-lo a reduzir a dose para a dosagem mais baixa com a qual os sintomas ainda são controlados.
Se não melhorar ao fim de 5 a 6 semanas com o tratamento de duas vezes por dia, deverá contactar o seu médico para considerar tratamentos alternativos para substituir
Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal.
Preparar a suasuspensão para pulverização nasal para utilização
O seu Furoato de mometasona para pulverização nasal tem uma tampa protetora que protege o aplicador e o mantém limpo. Lembre-se de retirá-la antes de utilizar a suspensão para pulverização e voltar a colocá-la após a utilização.
Se estiver a utilizar a suspensão para pulverização pela primeira vez, necessita de pressionar a suspensão para pulverização 10 vezes até obter uma névoa fina:
Agite cuidadosamente o frasco.
Coloque o seu dedo indicador e o dedo médio de cada lado do aplicador e o seu polegar debaixo do frasco. Não fure o aplicador nasal.
Afaste o aplicador de si e pressione com os dedos para baixo para obter a pulverização.
Se não utilizar a suspensão para pulverização durante 14 ou mais dias, necessita de pressionar novamente o frasco 2 vezes até obter uma névoa fina.
Com a dose habitual de 2 pulverizações em cada narina uma vez por dia para o tratamento da febre dos fenos e rinite perene e pólipos nasais, este medicamento deverá fornecer doses suficientes para 15 dias (para o frasco contendo 60 pulverizações calibradas) e 35 dias (para o frasco contendo 140 pulverizações calibradas).
Como utilizar a sua suspensão para pulverização nasal
Agite cuidadosamente o frasco e retire a tampa protetora. (Figura 1).
Assoe-se com cuidado.
Tape uma narina e coloque o aplicador dentro da outra narina (Figura 2).
Incline ligeiramente a cabeça para a frente, mantendo o frasco na posição vertical.
Comece a respirar devagar ou suavemente pelo nariz e, enquanto inspira, pressione DE UMA SÓ VEZ com os dedos para obter uma pulverização de névoa fina dentro do nariz.
Expire pela boca. Repita o passo 4 para inalar uma segunda pulverização na mesma narina.
Retire o aplicador desta narina e expire pela boca.
Repita os passos de 3 a 6 para a outra narina (Figura 3).
Após utilizar a suspensão para pulverização, limpe cuidadosamente o aplicador com um lenço ou pano limpos e coloque novamente a tampa protetora.
Limpeza da sua suspensão para pulverização nasal
É importante limpar regularmente a sua suspensão para pulverização nasal, caso contrário, poderá não funcionar adequadamente. Retire a tampa protetora e retire cuidadosamente o aplicador. Lave o aplicador e a tampa protectora com água morna e posteriormente enxagúe em água corrente. Não tente desbloquear o aplicador nasal através da inserção de um alfinete ou outro objeto pontiagudo, pois isso irá danificar o aplicador e fazer com que não fique com a dose certa de medicamento. Deixe secar em lugar quente. Coloque novamente o aplicador no frasco e de seguida a tampa protetora.
Na primeira utilização após a limpeza, a suspensão para pulverização tem de ser pressionado com 2 pulverizações.
Se utilizar mais Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal do que deveria
Informe o seu médico se acidentalmente utilizar mais do que deveria.
Se utilizar esteróides durante um período prolongado ou em quantidades maiores, isto poderá afetar algumas das suas hormonas. No caso das crianças isto poderá afetar o seu crescimento e desenvolvimento.
Caso se tenha esquecido de utilizar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Se se esquecer de usar a sua suspensão para pulverização nasal na altura certa, utilize-a assim que se lembrar e depois continue como habitualmente. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.
Se parar de utilizar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Em alguns doentes, o Furoato de mometasona deverá começar a aliviar os sintomas 12 horas após a primeira dose; contudo, poderá demorar pelo menos, 2 dias até atingir o benefício completo do tratamento. É muito importante que utilize regularmente a sua suspensão para pulverização nasal. Não interrompa o tratamento mesmo que se sinta melhor, exceto por indicação do seu médico.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Efeitos secundários possíveis
Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.
Efeitos secundários raros (podem afetar até 1 em 1000 pessoas): reações de hipersensibilidade (alergia) imediata. Estas reações podem muito raramente (podem afetar até 1 em 10.000 pessoas) ser graves. Se tiver pieira ou dificuldade em respirar, procure ajuda médica de imediato.
Em casos raros, o tratamento com corticosteróides em suspensões para pulverização nasal, tal como Furoato de mometasona , tem originado um aumento da pressão no olho
(glaucoma) e/ou cataratas, causando distúrbios visuais. Se tiver quaisquer efeitos secundários, fale com o seu médico.
A maioria das pessoas não tem qualquer problema após a utilização da suspensão para pulverização nasal. Foram relatados os seguintes efeitos secundários:
Frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 pessoas): dor de cabeça espirros e irritação/sensação de ardor no nariz hemorragia nasal nariz ou garganta inflamada
Muito raramente (podem afetar até 1 em 10.000 pessoas) alterações do paladar e do olfato
Quando os corticosteróides em suspensão para pulverização nasal são utilizados em doses elevadas durante períodos prolongados, os efeitos secundários podem ocorrer muito raramente, uma vez que o fármaco é absorvido pelo organismo.
Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal contém cloreto de benzalcónio, o que pode provocar irritação nasal.
Efeitos secundários adicionais em crianças e adolescentes
A frequência e o tipo de efeitos secundários nas crianças é previsto que sejam os mesmos que nos adultos. Quando utilizado em doses elevadas durante períodos prolongados, os corticosteróides em suspensão para pulverização nasal podem causar determinados efeitos secundários, tais como atraso no crescimento em crianças. Recomenda-se que a altura das crianças em tratamento prolongado com corticosteróides nasais seja regularmente monitorizada e, se forem observadas qualquer alteração, o seu médico deve ser notificado.
Notificação de suspeitas de reações adversas
A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, uma vez que permite uma monitorização contínua da relação benefício-risco do medicamento. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas diretamente ao INFARMED, I.P.:

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos
Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53
1749-004 Lisboa
Tel: +351 21 798 71 40
Fax: +351 21 798 73 97
Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage
E-mail: [email protected]
Como conservar Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal
Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal após o prazo de validade impresso no frasco e na embalagem exterior, após "VAL". O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Não conservar acima de 25° C. Não congelar.
A pulverização deve ser utilizada dentro de 8 semanas desde a primeira utilização.
Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.
Conteúdo da embalagem e outras informações
Qual a composição de Mometasona suspensão para pulverização nasal
A substância ativa é furoato de mometasona . Cada pulverização (0,1 ml) fornece 50 microgramas de uroato de mometasona (como monohidrato). O peso total de uma pulverização é de 100 mg.
Os outros componentes são celulose microcristalina e carboximetilcelulose sódica, glicerol, citrato de sódio di-hidratado, ácido cítrico monohidratado, polisorbato 80, solução de cloreto de benzalcónio (ver secção 2) e água para preparações injectáveis.
Qual o aspeto de Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal e conteúdo da embalagem
Mometasona Teva suspensão para pulverização nasal é uma suspensão para pulverização nasal.
Cada frasco contém 60, 120 ou 140 pulverizações.
Frascos contendo 60 ou 120 pulverizações são fornecidos em embalagens individuais.
Frascos contendo 140 pulverizações são fornecidos em embalagens de 1, 2 ou 3 inaladores para pulverização nasal.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.
Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante
Titular da Autorização de Introdução no Mercado
Teva Pharma- Produtos Farmacêuticos, Lda.
Lagoas Park, Edifício 5-A, Piso 2,
2740-245 Porto Salvo
Portugal
Fabricante
Teva Czech Industries s.r.o.
Ostravská 29, č.p. 305, 747 70 Opava, Komárov
República Checa
Teva Pharma B.V.
Swensweg 5, 2031 GA Haarlem
Holanda
TEVA Santé
Rue Bellocier, 89100 Sens
França
Merckle GmbH
Graf-Arco-Str 3, 89079 Ulm,
Alemanha
Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados-Membros do Espaço Económico
Europeu (EEE) com as seguintes denominações:
Alemanha - Mometasonfuroat AbZ 50 mikrogramm/Sprühstoß Nasenspray, Suspension
Áustria - Mometason Ratiopharm 50 Mikrogramm/Dosis Nasenspray,Suspension
Bélgica - Mometasone Teva 50 microgram per verstuiving neusspray, suspensie
Búlgária - Mometasone Teva
Chipre - Mometasone Teva 50 mcg/ψεκασµό, Ρινικό εκνέφωµα, εναιώρηµα
Dinamarca - Mometasonfuroat Teva
Eslováquia - Mometazon Teva
Eslovénia - Mometazonfuroat Teva Pharma 50 mikrogramov/vpih pršilo za nos, suspenzija
Espanha - Mometasona Teva 50 microgramos suspensión para pulverizacion nasal
Estónia – Mometasone Teva
Finlândia - Momesonex 50 mikrog/annos nenäsumute, suspensie
França - MOMETASONE TEVA 50 microgrammes/dose, suspension pour pulvérisation nasale. Mometasone Furoate
Grécia - Mometasone Teva 50 mcg/ψεκασµό, Ρινικό εκνέφωµα, εναιώρηµα
Holanda - Mometasonfuroaat Teva 50 microgram/verstuiving, neusspray, suspensie
Hungria - Nasotasone 50mcg szuszpenziós adagolt orrspray
Irlanda - Mometasone furoate Teva 50 micrograms/actuation Nasal Spray, Suspension
Islândia - Momesonex Teva 50 míkrógrömm/skammt nefúði, dreifa
Itália - Mometasone TEVA
Lituânia - Mometasone Teva 50 mikrogramų/dozėje nosies purškalas (suspensija)
Letónia - Mometasone Teva 50 mikrogami/devă deguna aerosols, suspensija
Noruega - Mometasone Teva
Polónia - Pronasal
Portugal - Mometasona Teva
Reino Unido - Mometasone Furoate 50 micrograms/actuation Nasal Spray,Suspension
Roménia - MOMETASONĂ TEVA 50 micrograme/doza spray nazal, suspensie
Suécia - Mometasone Teva 50 mikrogram/dos nässpray, suspension
Este folheto foi revisto pela última vez em

  • Laboratorio: Teva Pharma - Produtos Farmacêuticos, Lda.
  • Principio Activo: Mometasona 
  • Presentación: 50 µg/dose
  • Forma farmaceutica: Suspensão para pulverização nasal