Nasexilo

Para que serve Nasexilo

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto informativo: Informação para o utilizador

Nasexilo 1mg/ml solução para pulverização nasal, sem conservantes

Cloridrato de xilometazolina

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico. Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Se não se sentir melhor ou se piorar após 7 dias, tem de consultar um médico.

O que contém este folheto:

1. O que é Nasexilo e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de utilizar Nasexilo

3. Como utilizar Nasexilo

4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Nasexilo

6. Conteúdo da embalagem e outras informações1. O que é Nasexilo e para que é utilizado Nasexilo contém xilometazolina, que ajuda a contrair os vasos sanguíneos do seu nariz, reduzindo o inchaço da membrana mucosa (o revestimento do seu nariz), o que o ajuda a respirar mais facilmente. Nasexilo também contém ácido hialurónico (sob a forma de hialuronato de sódio) que protege e hidrata a membrana mucosa do nariz.

A solução para pulverização é indicada para o tratamento de curta duração dos sintomas de congestão nasal com corrimento nasal causados por constipação comum ou sinusite.2. O que precisa de saber antes de tomar Nasexilo Não utilize Nasexilo: • - se tem alergia à xilometazolina ou a qualquer um dos componentes deste medicamento (indicados na Secção 6)

• - se sofre de pressão ocular elevada, principalmente se tiver glaucoma de ângulo fechado • - se sofre de rinite crónica (irritação nasal de longa duração) com pouca ou nenhuma secreção (rhinitis sicca) • - se está a ser tratado com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) ou se tomou IMAOs nas últimas 2 semanas

• - se está a tomar outros medicamentos que podem aumentar os valores da sua tensãoarterial • - se sofre de inflamação provocada pela hipersensibilidade dos vasos sanguíneos no seu nariz • - se sofre de inflamação associada ao estreitamento das membranas nasais, com ou

sem descarga • - se se submeteu a uma cirurgia cerebral realizada por via nasal ou oral

• A solução para pulverização NÃO deve ser utilizada em crianças com idade inferior a 12anos. Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar a solução para pulverização se:

- sofre de reações fortes aos simpatomiméticos (produtos do tipo da adrenalina), pois a utilização de Nasexilo pode causar insónias, tonturas, tremores ou movimentos incontroláveis, ritmo cardíaco irregular ou anormal, ou um aumento da tensão arterial - sofre de um problema cardíaco, de um problema vascular ou de tensão arterial elevada

- sofre de hiperatividade da tiroide, diabetes ou outras doenças metabólicas - sofre de uma doença das glândulas suprarrenais - sofre de aumento do tamanho da próstata (hipertrofia prostática).

A utilização contínua da solução para pulverização durante grandes períodos de tempo pode resultar no agravamento dos sintomas congestão.Outros medicamentos e Nasexilo Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Nasexilo.

NÃO utilize a solução para pulverização se estiver a tomar: - alguns antidepressivos, como depressivos tri- ou tetracíclicos ou IMAOs ou se tomou IMAOs nas 2 últimas semanas (ver secção “Não utilize Nasexilo”) - outros medicamentos que podem aumentar os valores da sua tensão arterial.

Informe o seu farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.Gravidez e amamentação Se está grávida, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento. Não utilize Nasexilo durante a gravidez, pois existem poucos dados sobre o efeito deste medicamento sobre o feto.

Se estiver a amamentar, fale com o seu médico antes de utilizar este medicamento. Desconhece-se se a substância ativa passa para o leite materno.

Condução de veículos e utilização de máquinas Não estão descritos efeitos de Nasexilo sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

3. Como utilizar Nasexilo Adultos e crianças a partir dos 12 anos.

A não ser que o seu médico ou farmacêutico lhe indiquem de outra forma, administre uma vaporização de Nasexilo em cada narina até 3 vezes por dia durante um máximo de 7 dias. Retire a tampa protetora. Prepare o frasco antes da utilização pressionando-o várias vezes até que a pulverização seja expelida de um modo estável (ver Figura 1).

O

vaporizador está agora pronto a utilizar.

Segure o frasco na vertical. Insira o vaporizador na sua narina – não vaporize abaixo na narina (ver Figura 2).

Pressione a bomba uma vez. Ao mesmo tempo, inspire pelo nariz. Repita o procedimento na outra narina. Depois de utilizar, volte a colocar a tampa protetora no frasco.

Para reduzir o risco de disseminar infeções, o frasco não deve ser utilizado por mais de uma pessoa e o vaporizador deve ser lavado após cada utilização.

NÃO utilize a solução para pulverização em crianças com menos de 12 anos.

Se utilizar mais Nasexilo do que deveria Contacte o seu médico, farmacêutico ou dirija-se ao serviço de urgências do hospital mais próximo e leve consigo o medicamento ou este folheto informativo.

Caso se tenha esquecido de utilizar Nasexilo

Caso se tenha esquecido, utilize-o assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da sua próxima dose, não tome a dose esquecida e continue o tratamento de acordo com o previsto.

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.4. Efeitos secundários possíveis Como todos os medicamentos, Nasexilo pode causar efeitos secundários; no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. PARE de utilizar o vaporizador e procure imediatamente ajuda médica caso sofra de alguns dos seguintes sinais de reação alérgica: Dificuldades em respirar ou engolir, inchaço da cara, dos lábios, da língua ou da garganta Comichão grave na pele, com erupção na pele avermelhada ou protuberâncias

Outros efeitos secundários incluem:

Frequentes (afetam até 1 em cada 10 pessoas): sensação de queimadura ou picadas no nariz e garganta e secura do revestimento do nariz (mucosa nasal).

Raros (afetam até 1 em cada 1.000 pessoas): dor de cabeça, aumento da tensão arterial, nervosismo, enjoos, tonturas, insónias e palpitações alterações temporárias da visão e reações alérgicas sistémicas.

Desconhecido (a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis): agravamento dos sintomas de congestão após parar de utilizar o medicamento.

Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico oufarmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos abaixo. Aocomunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa Tel: +351 21 798 71 40 Fax: + 351 21 798 73 97 Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt 5. Como conservar Nasexilo

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Após a abertura, NÃO utilize Nasexilo durante mais de 12 meses.

Não utilize Nasexilo após o prazo de validade impresso na embalagem exterior.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Nasexilo

A substância ativa é cloridrato de xilometazolina, do qual existe 1 mg por mililitro de solução. Cada vaporização de Nasexilo 1 mg/ml (= 140 µl) contém 140 µg de cloridrato de xilometazolina.

Os outros componentes são hialuronato de sódio, sorbitol (E420), glicerol (E422), fosfato monossódico di-hidratado, fosfato dissódico di-hidratado, cloreto de sódio e água para preparações injetáveis.

Qual o aspeto de Nasexilo e conteúdo da embalagem Esta solução para pulverização é límpida, incolor a ligeiramente amarelada num frasco de plástico de 10 ml com uma bomba doseadora.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Johnson & Johnson, Lda. Estrada Consiglieri Pedroso nº69A, Barcarena, 2730-055 Queluz de Baixo

Fabricante Ursapharm Arzneimittel Gmb

H

Industriestrasse 66129 Saarbrken AlemanhaEste folheto foi revisto pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Glaucoma: Aumento da pressão intra-ocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
  2. Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
  3. Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.

Síguenos

X