Saizen "Click Easy"

Para que serve Saizen "Click Easy"

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Saizen 8 mg click.easy Pó e solvente para solução injectávelSomatropina

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamentopode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:1. O que é Saizen e para que é utilizado2. Antes de utilizar Saizen3. Como utilizar Saizen4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Saizen6. Outras informações

1. O QUE É SAIZEN 8 MG CLICK.EASY E PARA QUE É

UTILIZADO

Saizen é uma hormona do crescimento. A principal ação do Saizen consiste emaumentar o crescimento em crianças e adolescentes e tratar adultos comdeficiência de hormona do crescimento.A hormona do crescimento (somatropina) contida no Saizen é praticamente idênticaà hormona do crescimento humana natural, exceto no que se refere ao facto de serproduzida fora do organismo, por um processo denominado “tecnologia do

ADN

recombinante” (engenharia genética).Saizen é utilizado:

Nas crianças e adolescentes:- no tratamento de crianças com baixa estatura que apresentam atraso nocrescimento devido a ausentes ou insuficientes níveis de hormona do crescimentoproduzidos pelo seu organismo.- no tratamento em raparigas que apresentam atraso no crescimento devido àdisgenésia gonadal (também referida por Síndrome de Turner), confirmada poranálise de testes aos cromossomas.- no tratamento de crianças pré-pubertárias que apresentam atraso no crescimentodevido a insuficiência renal crónica, uma doença em que os rins não têm um bomfuncionamento.- no tratamento de problemas de crescimento em crianças que nasceram pequenase que não atingiram a estatura normal esperada até aos 4 ou mais anos de idade.

Nos adultos:- no tratamento de adultos com deficiência pronunciada de hormona do crescimento(deficiência em hormona do crescimento).Esta terapêutica é dada a adultos com deficiência em hormona do crescimentopronunciada que foi diagnosticada por um teste.O médico, ou o farmacêutico, explicar-lhe-á o motivo da prescrição destemedicamento para si ou para a criança.2. ANTES DE UTILIZAR SAIZEN 8 MG CLICK.

EASY

Não utilize Saizen e informe o seu médico- Se tem (ou a criança) alergia (hipersensibilidade) à somatropina ou a qualqueroutro componente de Saizen ou do líquido utilizado para preparar a injeção.- Se lhe disseram que os ossos da criança pararam de crescer e que atingiuportanto, a estatura final.- Se tiver um tumor ativo (cancro). Os tumores têm de estar inativos e deve terterminado o seu tratamento antitumoral antes de iniciar o seu tratamento com oSaizen.- Se tem (ou a criança) uma patologia aguda crítica, apresentando complicaçõespós-cirurgia de coração aberto, cirurgia abdominal, politraumatizados, insuficiênciarespiratória aguda ou situações similares.Nas crianças com doença renal crónica o tratamento com Saizen deve serinterrompido na altura do transplante renal.Tome especial cuidado com SaizenA terapêutica com Saizen deve ser efetuada sob vigilância regular de um médicocom experiência no diagnóstico e tratamento de doentes com deficiência dehormona do crescimento.Pouco tempo depois da administração de Saizen, podem observar-se tremores ousensação de cabeça leve devido a uma diminuição de açúcar no sangue. Estessintomas desaparecem rapidamente. Nas 2 – 4 horas após a administração, osníveis de açúcar no sangue podem aumentar. Dado que o tratamento com hormonado crescimento pode alterar o modo como o organismo processa o açúcar, os seusníveis de açúcar (ou da criança) no sangue serão regularmente avaliados por ummédico. A somatropina pode aumentar o nível de açúcar no sangue.Se for (ou a criança) diabético ou um membro da sua família tiver diabetes, omédico irá vigiar de perto o nível de açúcar no sangue, podendo ajustar otratamento da diabetes, enquanto durar o seu tratamento com Saizen.

Tenha por favor em consideração que pode necessitar de testes oculares regularesapós ter utilizado este medicamento.Saizen pode afetar a forma como a sua tiroide funciona. O seu médico poderá fazertestes aos níveis sanguíneos de hormonas da tiroide e adicionalmente receitaroutra hormona, se verificar que existe falta de hormona tiroideia.Saizen pode provocar retenção de líquidos nos adultos. Esta situação pode surgirsob a forma de inchaço e dor articular ou muscular. Se tiver estes sintomas informeo seu médico que pode decidir ajustar a sua dose de Saizen.

Se no passado sofreu (ou a criança) de uma situação que afetou o cérebro, porexemplo, um tumor, o médico vai examiná-lo (ou à criança) regularmente paraverificar se essa situação voltou a surgir. Tome em consideração que não háqualquer evidência que sugira que a administração de Saizen aumente aprobabilidade de tais situações voltarem a surgir.Alguns doentes podem desenvolver edema (inchaço) do cérebro quando utilizamSaizen. Se sofrer (ou a criança) de dores de cabeça intensas ou recorrentes, deproblemas com a sua visão, de indisposição (náuseas) e/ou tiver vomitado,contacte imediatamente o seu médico. Neste caso, poderá ser necessário parar otratamento com a hormona do crescimento, embora possa ser reiniciado maistarde. Se os sintomas de inchaço do cérebro voltarem a aparecer, o tratamento comSaizen deve ser suspenso.Quando o medicamento é injetado no mesmo local durante um longo período detempo, pode causar lesões nessa zona. É, portanto, importante mudar comfrequência o local da injeção. O seu médico ou farmacêutico podem dizer-lhe quaisas zonas do corpo que devem ser utilizadas para a injeção (ver

COMO UTILIZAR

SAIZEN).Algumas crianças com deficiência em hormona do crescimento desenvolveram umaleucemia (aumento do número de glóbulos brancos no sangue), encontrando-se ounão em tratamento com hormona do crescimento. Contudo não existe evidência deque a incidência de leucemia está aumentada em doentes sem fatores depredisposição e que recebem hormona do crescimento. Não se provou haverqualquer relação de causa-efeito, com o tratamento com hormona do crescimento.Podem verificar-se problemas da anca mais frequentemente em crianças comproblemas hormonais ou renais. Se a criança tiver insuficiência renal crónica,situação em que existem alterações do funcionamento dos rins, deve serexaminada periodicamente para evidência de doença óssea. É incerto se a doençaóssea em crianças com problemas hormonais ou renais é afetada pelo tratamentocom hormona do crescimento. Antes de se iniciar o tratamento, deverá ser efetuado

um raio-X da anca. Informe o seu médico se a criança apresentar sinais de coxearou queixas de dores na anca ou joelhos enquanto está a utilizar Saizen.O tratamento com Saizen deve ser interrompido na altura do transplante renal, nascrianças com insuficiência renal crónica.Saizen não está indicado para o tratamento a longo prazo de doentes pediátricosque apresentam atraso no crescimento devido à Síndrome de Prader-Willigeneticamente confirmada, exceto quando também apresentam um diagnóstico dedeficiência em hormona do crescimento. Existem relatos de apneia do sono e mortesúbita após início do tratamento com hormona do crescimento em doentespediátricos com Síndrome de Prader-Willi, que apresentavam um ou mais dosseguintes fatores de risco: obesidade grave, história de obstrução das viasrespiratórias superiores ou de apneia do sono, ou uma infeção respiratória nãoidentificada.A hormona do crescimento não deve ser administrada a pessoas que se encontramgravemente doentes.Se não responder ao tratamento com Saizen pode ter desenvolvido anticorpos àhormona do crescimento. O seu médico irá realizar os testes apropriados paraverificar esta situação.Se tiver mais de 60 anos de idade ou se estiver a utilizar Saizen num tratamentoprolongado, deverá ser examinado mais frequentemente pelo seu médico. Vistoexistir menos experiência tanto no idoso como em tratamentos prolongados comSaizen, torna-se necessário um cuidado especial.Ao utilizar Saizen com outros medicamentos

Normalmente é seguro tomar outros medicamentos. No entanto, se está a tomar(ou a criança) corticosteroides, é importante informar o seu médico ou farmacêutico.Estes medicamentos podem interatuar com Saizen e portanto o seu médico podenecessitar de ajustar a sua dose destes medicamentos ou a dose de Saizen. Oscorticosteroides são utilizados para o tratamento de diversas doenças, incluindoasma, alergias, rejeição do rim e artrite reumatoide.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receitamédica.

Gravidez e aleitamentoConsulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Presentemente, não existe evidência suficiente, dos estudos efetuados no homem,relativamente à segurança do tratamento com hormona do crescimento durante a

gravidez e o aleitamento. Saizen deve ser suspenso no caso de ocorrer umagravidez. Consulte imediatamente o médico caso fique grávida.

Consulte o seu médico antes de tomar Saizen se estiver a amamentar.

Condução de veículos e utilização de máquinasNão foram estudados os efeitos de Saizen sobre a capacidade de conduzir e utilizarmáquinas.

Os efeitos dos medicamentos contendo somatropina sobre a capacidade deconduzir e utilizar máquinas são nulos.3. COMO UTILIZAR SAIZEN 8 MG CLICK.

EASY

Utilizar Saizen sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seumédico ou farmacêutico se tiver dúvidas.DoseSaizen deve ser administrado de preferência ao deitar.As doses e esquemas de administração do Saizen serão adaptados pelo médico eirão depender do seu (ou da criança) peso corporal ou da sua (ou da criança) áreade superfície corporal.Crianças e adolescentes:- Baixa estatura devido a secreção natural ausente ou insuficiente de hormona docrescimento:0,7 - 1,0 mg/m2 de área de superfície corporal, por dia ou 0,025 - 0,035 mg/kg depeso corporal, por dia, por administração subcutânea (sob a pele).- Atraso do crescimento em raparigas devido a disgenésia gonadal (Síndrome deTurner):1,4 mg/m2 de área de superfície corporal, por dia ou 0,045 - 0,050 mg/kg de pesocorporal, por dia, por administração subcutânea (sob a pele).

Se a criança está a ser tratada para a Síndrome de Turner e está a tomaresteroides anabólicos não-androgénicos (anabolizantes), a resposta ao tratamentodo crescimento pode aumentar. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico no casode ter alguma dúvida sobre estes medicamentos.- Atraso do crescimento em crianças pré-pubertárias devido a insuficiência renalcrónica, uma situação em que existe alteração do funcionamento dos rins:1,4 mg/m2 de área de superfície corporal, aproximadamente igual a 0,045 - 0,050mg/kg de peso corporal, por dia por administração subcutânea (sob a pele).- Atraso do crescimento em crianças que nasceram pequenas:


1 mg/m2 de área de superfície corporal, aproximadamente igual a 0,035 mg/kg depeso corporal, por dia, por administração subcutânea (sob a pele).Adultos:- Deficiência de hormona do crescimento no adulto:No início do tratamento, recomendam-se doses baixas de 0,15 - 0,30 mg por dia,administradas por injeção subcutânea (sob a pele). A dose deve ser ajustadagradualmente pelo seu médico. A dose final recomendada de hormona docrescimento raramente excede 1,0 mg/dia. Em geral, deve ser administrada a dosemínima eficaz no seu caso. Em doentes com mais idade ou com excesso de peso,pode estar indicada uma dose mais baixa.Modo e via de administraçãoAs doses e esquemas de administração do Saizen serão adaptados pelo médico àsua (ou da criança) altura ou ao seu (ou da criança) peso corporal. GeralmenteSaizen 8 mg click.easy deve ser administrado diariamente por injeção subcutânea(sob a pele).

O medicamento (pó nos frascos para injectáveis) tem de ser reconstituído com osolvente bacteriostático que o acompanha utilizando o dispositivo de reconstituiçãoclick.easy.

A solução reconstituída destina-se a administração por via subcutânea (sob a pele)e deve ser límpida, sem partículas. Se a solução contiver partículas, não pode serinjetada. A solução reconstituída contém 8 mg de Saizen (5,83 mg/ml).Informações importantesOs doentes devem ser bem instruídos sobre o processo de reconstituição.Nas crianças jovens, o processo de reconstituição deve ser supervisionado por umadulto.Para a administração de Saizen 8 mg click.easy, leia atentamente as seguintesinstruções.Quando o medicamento é injetado no mesmo local durante um longo período detempo, pode causar lesões nessa zona. É, portanto, importante mudar comfrequência o local da injeção. O seu médico ou farmacêutico podem dizer-lhe quaisas zonas do corpo que devem ser utilizadas para a injeção. Não injete em zonasem que sinta inchaço, nódulos sólidos, depressões ou dor; fale com o seu médicoou farmacêutico sobre os problemas que surgirem.Limpe a pele no local da injeção com água e sabão.

Dentro da caixa existe um folheto separado que lhe fornece instruções com figurassobre como utilizar este kit de reconstituição.Consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver questões sobre o processo dereconstituição.

e. Selo de proteção g. Tampa c. Cartucho de solvente f. Botão verde b. Cânula de transferência

estéril d. Selo de proteção a. Frasco parainjetáveis de Saizen

Como preparar a sua solução de Saizen 8 mg click.easy- Assegure-se que o click.easy se encontra completo, verificando se contém ofrasco para injectáveis de Saizen (a), a cânula de transferência estéril (b) e ocartucho de solvente (c).- Verifique se os selos de proteção no corpo do dispositivo click.easy (d) e na tampa(e) não se encontram danificados. Se qualquer dos selos de proteção se encontrardanificado, devolva o dispositivo ao seu médico ou farmacêutico.- Coloque todos os elementos necessários para a preparação da solução numasuperfície limpa.- Lave bem as mãos com água e sabão.Coloque o dispositivo de reconstituição click.easy verticalmente numa superfícieplana com o frasco para injectáveis em baixo e a tampa (g) no topo.Empurre a tampa até ao fim. (Nota: O selo de proteção no corpo do dispositivoclick.easy ficará quebrado).

Rode ligeiramente a tampa no sentido dos ponteiros do relógio até o botão verde (f)se encontrar posicionado na abertura vertical.Continue a empurrar a tampa muito lentamente até ao fim de modo a transferir osolvente do cartucho para o frasco para injectáveis (Nota: O selo de proteção natampa ficará quebrado). É importante empurrar devagar para evitar que apareçaespuma no frasco para injectáveis. Verifique se todo o solvente foi transferido parao frasco para injectáveis.5) Dissolva o pó com o solvente rodando suavemente o click.easy (Tenha ematenção que não deve agitar fortemente a solução ou irá formar espuma nasolução). Evite agitar fortemente para evitar a formação de espuma. Deixe a

solução repousar até o pó estar completamente dissolvido. Se a solução contiverpartículas, não deve ser injetada. Empurre a tampa para baixo até ao fim,mantendo-a nesta posição.6) Inverta o click.easy, com o frasco para injectáveis no topo, e puxe lentamente atampa para baixo até ao fim, de modo a que a solução seja completamenteaspirada para o cartucho.Verifique se não existem mais de uma ou duas gotas de solução dentro do frascopara injectáveis. Se ficarem mais de uma ou duas gotas de solução dentro dofrasco para injectáveis, empurre lentamente a tampa até um pouco da soluçãovoltar para dentro do frasco para injectáveis e dê pequenos toques no click.easy.Volte a aspirar lentamente a solução para o cartucho.

7) Remova quaisquer bolhas de ar do cartucho, empurrando lentamente a tampaaté desaparecerem as bolhas de ar.

(Nota: Evite empurrar a tampa de modo rápido, porque tal origina a entrada de ardentro do cartucho).8) Mantendo o click.easy nesta posição (frasco para injectáveis no topo)desenrosque a tampa e retire-a.

Continuando a manter na mesma posição (frasco para injectáveis no topo) retire ocartucho, contendo a solução reconstituída para injecção, do click.easy.

9) Remova cuidadosamente o rótulo exterior utilizando a paleta fornecida. Escrevaa data de reconstituição no rótulo interior transparente do cartucho.

Deite fora com precaução o click.easy de acordo com as exigências locais.O cartucho contendo a solução reconstituída de Saizen está agora pronto a usarpara administração com o autoinjetor one.click, com os autoinjetores sem agulhacool.click ou com o autoinjetor easypod.A solução reconstituída deve ser límpida e sem partículas. Se a solução contiverpartículas, não deve ser injetada.Como efetuar a autoadministração diária de SaizenPor favor leia cuidadosamente o manual de instruções fornecido com cadaautoinjetor nos quais estão indicadas as instruções relativas à introdução docartucho dentro do autoinjetor one.click, à utilização dos autoinjetores sem agulhacool.click e do autoinjetor easypod e o modo como injetar a solução reconstituídade Saizen. Os utilizadores do easypod são principalmente crianças desde os 7 anosaté à idade adulta. A utilização de dispositivos médicos por crianças, deverá sersempre feita sob a supervisão de um adulto.Frequência de administraçãoSaizen deve ser administrado de preferência ao deitar.Duração do tratamento

O tratamento deve ser interrompido quando a criança tiver alcançado uma estaturaadulta satisfatória ou quando os ossos já não podem crescer mais, de acordo com aavaliação do seu médico.Nas crianças com insuficiência renal crónica o tratamento com Saizen seráinterrompido na altura do transplante renal.Se utilizar mais Saizen do que deveria

Se injetar uma dose demasiado alta de Saizen, deve informar o seu médico, poispoderá ser necessário alterar ligeiramente as doses. Injetar demasiado Saizen podelevar a alterações dos níveis de açúcar no sangue, o que quer dizer que pode sentirtremores ou sensação de cabeça leve. Se tal acontecer, contacte o seu médicologo que possível.

Caso se tenha esquecido de utilizar SaizenSe esquecer uma dose deve informar o seu médico, pois poderá ser necessárioalterar ligeiramente as doses.Se parar de utilizar SaizenNão pare de utilizar Saizen sem falar com o seu médico.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seumédico ou farmacêutico.4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

Como todos os medicamentos, Saizen pode causar efeitos secundários, no entantoestes não se manifestam em todas as pessoas.Se tiver dores de cabeça fortes e recorrentes, associadas a enjoos (náuseas),vómitos ou perturbações da visão, contacte imediatamente o seu médico. Estes sãosintomas de um efeito secundário, pouco frequente, denominado hipertensãointracraniana benigna.Os efeitos secundários podem ocorrer de acordo com certas frequências, que sãodefinidas da seguinte forma:Frequentes: afeta 1 a 10 doentes em 100Pouco frequentes: afeta 1 a 10 doentes em 1 000Raros: afeta 1 a 10 doentes em 10 000Muito Raros: afeta menos de 1 doente em 10 000Desconhecido: não pode ser calculado a partir dos dados disponíveisEfeitos secundários frequentes:Vermelhidão e comichão no local da injeção. Se tal for particularmenteincomodativo, deve falar com o médico.

Edema (inchaço), dores musculares, dores e alterações articulares em doentesadultos. Estes efeitos secundários ocorrem habitualmente no início do tratamento etendem a ser transitórios.Efeitos secundários pouco frequentes:Síndrome do canal cárpico que é caracterizada por picadas frequentes, sensaçãode queimadura, dor e/ou dormência na mão. Dor de cabeça (isolada).Edema (inchaço), dores musculares, dores articulares e alterações articulares emcrianças. Estes efeitos secundários ocorrem habitualmente no início do tratamentoe tendem a ser transitórios.Efeitos secundários muito raros:Deslizamento da epífise da cabeça femural (problema na anca que acontece se aextremidade do fémur se desloca da articulação) e necrose avascular da cabeçafemural. Se a criança apresentar um coxear inexplicável e dor na anca ou joelho,contacte o seu médico ou farmacêutico.O tratamento com hormona do crescimento pode reduzir os níveis da hormonatiroideia. Tal facto pode ser analisado pelo seu médico e, se necessário, ser-lhe-áprescrito o tratamento adequado.Após o tratamento com hormona do crescimento pode verificar-se um nível elevadode açúcar no sangue.Foi registada leucemia num pequeno número de doentes com deficiência emhormona do crescimento, alguns dos quais tratados com somatropina. Contudo nãoexiste evidência de que a incidência de leucemia está aumentada em doentes semfatores de predisposição e que recebem hormona do crescimento.

Muito raramente, o doente pode desenvolver anticorpos (tipo de proteínas queajudam a proteger o organismo) à somatropina. Estes habitualmente não estãoassociados a quaisquer efeitos secundários e em regra não interferem com ocrescimento.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5.

COMO CONSERVAR SAIZEN

Manter fora do alcance e da vista das crianças.Não utilize Saizen após o prazo de validade impresso no rótulo após VAL. O prazode validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não conservar acima de 25ºC. Não congelar. Conservar na embalagem de origempara proteger da luz.A solução reconstituída de Saizen 8 mg click.easy, deve ser conservada nofrigorífico (2ºC – 8ºC) dentro do cartucho e utilizada no prazo de 28 dias.

Quando se utilizam os autoinjetores easypod e one.click, deve manter-se ocartucho dentro do dispositivo e este tem de ser conservado no frigorífico. Quandose utilizam os autoinjetores sem agulha cool.click, unicamente o cartucho dasolução reconstituída de Saizen, deverá ser conservado no frigorífico (2ºC-8ºC).Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já nãonecessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.6. OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de SaizenA substância ativa é somatropina (Hormona do Crescimento HumanaRecombinante) 8 mg.Os outros componentes são sacarose, ácido fosfórico e hidróxido de sódio (paraajuste de pH).

O solvente é solução de metacresol (0,3% p/v, como conservante) em água parainjetáveis.

Qual o aspeto Saizen e conteúdo da embalagemSaizen 8 mg click.easy é apresentado sob a forma de pó e solvente para soluçãoinjetável.Está registado nas seguintes embalagens:- 1 frasco para injetáveis de Saizen 8 mg e 1 cartucho de solvente bacteriostático(água para injetáveis e metacresol) pré-incluídos num dispositivo de reconstituição(click.easy)- 5 frascos para injetáveis de Saizen 8 mg e 5 cartuchos de solvente bacteriostático(água para injetáveis e metacresol) pré-incluídos em 5 dispositivos dereconstituição (click.easy)É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.Titular da Autorização de Introdução no Mercado e FabrincanteTitular da Autorização de Introdução no Mercado

Merck, S.A.Rua Alfredo da Silva, 3

C


1300-040 LisboaFabricanteMerck Serono S.p.A.Via delle Magnolie 15(loc. frazione Zona Industriale)I-70026 Modugno (BA)ItáliaEste medicamento possui a mesma denominação em todos os países onde seencontra comercializado.Este folheto foi aprovado pela última vez em




DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Obesidade: Acúmulo excessivo de gordura corporal, acompanhada por peso excessivo. Esta doença está cada vez mais freqüente, e é produzida pela ingestão desproporcional de calorias em pessoas que não têm uma atividade física que justifique este consumo.
  3. Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
  4. Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
  5. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X