Salbid Diskus

Para que serve Salbid Diskus

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

SALBID DISKUS 50µg Pó para inalaçãoSalmeterol Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicialmesmo que apresentem os mesmos sintomas.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nestefolheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:O que é SALBID DISKUS e para que é utilizadoAntes de tomar

SALBID DISKUS

Como tomar

SALBID DISKUS

Efeitos secundários possíveisComo conservar

SALBID DISKUS

Outras informaçõesO QUE É SALBID DISKUS E PARA QUE É

UTILIZADO

SALBID DISKUS pertence ao grupo farmacoterapêutico 5.1.1 Antiasmáticos e broncodilatadores(Agonistas adrenérgicos beta).O xinafoato de salmeterol tem actividade broncodilatadora, durante aproximadamente 12 horas, relaxandoos músculos das paredes das pequenas vias aéreas nos pulmões.SALBID DISKUS está indicado no tratamento sintomático regular da asma, na doença pulmonar obstrutivacrónica (DPOC), bronquite crónica e na prevenção da asma induzida pelo exercício, em adultos e criançascom idade superior a 4 anos.

ANTES DE UTILIZAR SALBID DISKUS

Não utilize

SALBID DISKUS

- se tem alergia (hipersensibilidade) à substância activa (xinafoato de salmeterol) ou ao outro componenteda formulação (lactose) de SALBID DISKUS.

Tome especial cuidado com

SALBID DISKUS

SALBID DISKUS não deve ser utilizado no tratamento dos sintomas agudos da asma. Nestas situaçõesnecessitará de um medicamento diferente, um broncodilatador de acção rápida e curta duração, aconselhadopelo seu médico, o qual deve trazer sempre consigo. Se utiliza mais do que um medicamento para otratamento da asma, é importante que não os confunda. Consulte o seu médico se tiver dificuldade emcontrolar os sintomas da asma com a dose recomendada.A necessidade de utilizar mais frequentemente broncodilatadores de acção rápida e curta duração para oalívio dos sintomas, poderá indicar deterioração do controlo da asma. A deterioração súbita e progressivado controlo da asma representa um potencial risco de vida, pelo que, neste caso, deve consultar o seumédico com urgência.SALBID deve ser administrado com precaução em doentes com alguma das seguintes situações:problemas cardiovasculares graves, incluindo arritmia cardíaca, aumento da pressão arterial sistólica efrequência cardíaca em doentes com doença cardiovascular pré-existente;

diabetes mellitus;doentes com baixas concentrações plasmáticas de potássio não tratadas ou predispostos a esta situação, poispode ocorrer diminuição transitória do potássio no sangue;problemas da tiróide.Se sentir falta de ar, com aumento imediato da pieira logo após a administração de SALBID DISKUS, deveinterromper imediatamente a administração e contactar o seu médico.Muito raramente poderá ocorrer aumento dos níveis sanguíneos de glucose, como tal o doente com diabetesdeve ter em conta este facto. SALBID não é um substituto dos corticosteróides orais ou inalados, mas umseu complemento. Caso esteja sob terapêutica corticosteróide, não deverá interrompê-la nem reduzi-la semorientação do médico, mesmo que se sinta melhor com SALBID.Utilizar SALBID DISKUS com outros medicamentosInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outrosmedicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.Não é provável que ocorram interacções clinicamente significativas de SALBID DISKUS com outrosmedicamentos, devido ao facto dos níveis sanguíneos obtidos após inalação serem muito baixos. Emdoentes com asma deve evitar-se a administração de bloqueadores beta, a não ser que a patologia ojustifique.Gravidez e aleitamentoConsulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Os dados sobre a utilização de SALBID durante a gravidez humana, são insuficientes para avaliar ospossíveis efeitos prejudiciais, pelo que a sua administração deve apenas ser considerada se o benefícioesperado para a mãe for superior a qualquer risco possível para o feto.

Não existem dados disponíveis relativamente à excreção no leite humano. A administração de SALBID amulheres a amamentar deve apenas ser considerada se o benefício esperado para a mãe for superior aqualquer possível risco para o lactente.Condução de veículos e utilização de máquinasNão foram estudados os efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

COMO UTILIZAR SALBID DISKUS

Utilizar SALBID DISKUS sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico oufarmacêutico se tiver dúvidas.SALBID DISKUS destina-se apenas a utilização por inalação, de acordo com as instruções no final destefolheto informativo. A sua técnica de inalação deve ser supervisionada para garantir que o está aadministrar correctamente.É essencial a administração regular diária de SALBID, mesmo quando não possui sintomas, para obter obenefício máximo. Não interrompa o tratamento, nem altere a posologia sem o conselho do seu médico.A sua situação clínica deve ser regularmente avaliada pelo médico para assegurar que a dose de SALBID semantém a adequada.Não interrompa o tratamento, nem altere a posologia sem o conselho do seu médico.A dose habitual é:

ASMA

Adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos:Uma inalação de 50 microgramas de salmeterol duas vezes por dia.

Em doentes asmáticos com obstrução mais grave das vias aéreas poderá ser benéfico até duas inalações de50 microgramas de salmeterol duas vezes por dia.Crianças de idade igual ou superior a 4 anos:Uma inalação de 50 microgramas de salmeterol duas vezes por dia.Não estão disponíveis dados sobre a utilização de SALBID em crianças com idade inferior a 4 anos.Grupos especiais de doentes:Não é necessário ajuste da dose em doentes idosos ou em doentes com insuficiência renal.Não se dispõe de informação sobre a utilização de SALBID em doentes com insuficiência hepática.

DPOC

Adultos:Uma inalação de 50 microgramas de salmeterol duas vezes por dia.Como pode haver efeitos secundários associados à sobredosagem com esta classe de fármacos, a dose ou afrequência de administração só devem ser aumentadas por indicação médica.Se utilizar mais SALBID DISKUS do que deveriaÉ importante que cumpra a posologia recomendada; caso, acidentalmente, administre uma dose superior àrecomendada, poderá sentir o seu coração a bater mais depressa que o habitual, sentir tremores, dor decabeça, aumento da pressão arterial sistólica ou diminuição dos níveis sanguíneos de potássio. Contacte oseu médico ou farmacêutico, assim que possível.Em caso de administração de uma dose superior à recomendada os antídotos preferenciais, beta-
bloqueantes cardioselectivos, devem ser usados com precaução em doentes com história de broncospasmo.Caso se tenha esquecido de utilizar

SALBID DISKUS

Se se esqueceu de administrar uma dose, administre-a assim que se lembrar, mas, se estiver perto da horada próxima administração, então espere e tome-a à hora habitual. Depois continue como antes.Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de utilizar

SALBID DISKUS

Não deve suspender o tratamento com SALBID DISKUS mesmo que se sinta melhor. Siga o conselho doseu médico.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

Como os demais medicamentos, SALBID DISKUS pode causar efeitos secundários em algumas pessoas.Foram notificados tremores, palpitações e dor de cabeça, que tendem a ser transitórios e a diminuir com otratamento regular.

Pode ocorrer taquicardia em alguns doentes e muito raramente arritmias cardíacas e aumento dos níveissanguíneos de glucose.Como com outra terapêutica inalada, pode ocorrer broncospasmo paradoxal com um aumento imediato dadificuldade de respiração após a administração. Se tal acontecer deve ser administrado imediatamente umbroncodilatador inalado de acção rápida. Se isto se verificar, SALBID deve ser descontinuadoimediatamente, o doente avaliado e, se necessário, instituída terapêutica alternativa. Muito raramente podeocorrer irritação da garganta.

Os seguintes efeitos secundários foram também relatados: reacções alérgicas (erupção cutânea, casos rarosde inchaço e choque anafiláctico), cãibras musculares e casos muito raros de artralgia (dores nasarticulações).Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionadosneste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

COMO CONSERVAR SALBID DISKUS

Manter fora do alcance e da vista das crianças.Não conservar acima de 30°C.

Não utilize SALBID após o prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validadecorresponde ao último dia do mês indicado.Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seufarmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a protegero ambiente.OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de

SALBID DISKUS

A substância activa é salmeterol, sob a forma de xinafoatoO outro componente é a lactose (contém proteínas do leite).Qual o aspecto de SALBID DISKUS e conteúdo da embalagemSALBID DISKUS apresenta-se sob a forma de pó para inalação, dispensado em dose única, contido emalvéolos dispostos numa base moldada em PVC, coberta por folha laminada. A fita está contida numdispositivo plástico moldado.

Cada embalagem contém um DISKUS de 28 ou 60 doses, acondicionado em cartonagem.Cada dose de SALBID DISKUS contém 50 microgramas de salmeterol (sob a forma de xinafoato).Titular da Autorização de Introdução no MercadoGLAXO WELLCOME FARMACÊUTICA, LDA.Rua Dr. António Loureiro Borges,3Arquiparque - Miraflores1495-131 AlgésPara quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o titular da autorização de introduçãono mercado.

INSTRUÇÕ

ES PARA UTILIZAÇÃO

FechadoAo retirar o Diskus da embalagem, este encontra-se na posição de fechado.

Aberto: Um Diskus novo contém 28 ou 60 doses do medicamento em pó, protegidas individualmente. Cadadose é rigorosamente medida e protegida higienicamente. Não necessita de manutenção nem de recarga.

O indicador de doses no topo do Diskus indica quantas doses ainda tem. Os números de 5 a 0 aparecem aVERMELHO indicando que restam apenas algumas doses.O Diskus é fácil de usar. Quando for precisa uma dose, siga as 4 fases seguintes:AbrirDeslizarInalarFecharComo funciona o Diskus:Deslizando a alavanca do Diskus abre-se um pequeno orifício na peça bucal e a dose fica pronta para serinalada. Quando fechar o Diskus, a alavanca move-se automaticamente para trás para a posição original efica pronta para preparar a próxima dose quando for necessário.Abrir – Como usar o DiskusPara abrir o Diskus, segure-o com uma mão e coloque o polegar da outra mão no local de apoio respectivo. Empurre com o polegar deslocando-o tanto quanto possível.

DeslizarSegure o Diskus com a peça bucal voltada para si. Deslize a alavanca afastando-a tanto quanto possível, atéouvir um estalido. O Diskus está agora pronto a usar. Cada vez que a alavanca é puxada para trás uma dosefica disponível para ser inalada, conforme indicado pelo contador de doses. Não manipule a alavancadesnecessariamente pois poderão ser libertadas doses que serão desperdiçadas.

InalarAntes de iniciar a inalação da dose, leia cuidadosamente esta secção até ao fim.Segure o Diskus afastado da boca. Expire tanto quanto for confortavelmente possível. Lembre-se: nuncaexpire para dentro do Diskus.Coloque a peça bucal entre os lábios. Inspire constante e profundamente através do Diskus, não pelo nariz.Retire o Diskus da boca.Suspenda a respiração durante 10 segundos ou tanto quanto for confortavelmente possível.Expire lentamente.

FecharPara fechar o Diskus coloque o polegar no apoio respectivo e deslize-o tanto quanto possível.Quando fechar o Diskus este produz um estalido. A alavanca volta automaticamente à sua posição originale o Diskus fica pronto para ser usado novamente.

Se o médico lhe prescreveu duas inalações, feche o dispositivo e repita as fases 1 a 4.Lembre-seMantenha o Diskus fechado quando não estiver a utilizá-lo.Nunca expire para dentro do Diskus.Deslize somente a alavanca quando estiver pronto para tomar a dose.Não exceda as doses recomendadas.



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Taquicardia: Aumento da freqüência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações (ver).

Síguenos

X