Salbutamol Teva

Para que serve Salbutamol Teva

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização e paraque é utilizado 2. Antes de tomar Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização

3. Como tomar Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização

4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização

6. Outras informações

1.O QUE É SALBUTAMOL TEVA 2,5 mg/2,5 ml

SOLUÇÃO PARA INALAÇÃO

POR NEBULIZAÇÃO E PARA QUE É

UTILIZADO

Este medicamento chama-se Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação pornebulização. A substância activa é o Sulfato de Salbutamol. O Salbutamol pertence a umgrupo de medicamentos denominado agonista dos receptores adrenérgicos beta-2.

O

Sulfato de Salbutamol é um broncodilatador que expande as vias respiratórias ao níveldos pulmões para o ajudar a respirar melhor. Os broncodilatodores são utilizados paratratar casos graves de asma e broncospasmo de longa duração, que não respondem aotratamento convencional.

2. ANTES DE TOMAR SALBUTAMOL TEVA 2,5 mg/2,5 ml

SOLUÇÃO PARA

INALAÇÃO POR NEBULIZAÇÃO

Não utilize Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização

para o controlo do parto prematuro;

se tem alergia (hipersensibilidade) ao salbutamol ou a qualquer outro componente deSalbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização

Tome especial cuidado com Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação pornebulização

Informe o seu médico antes de iniciar o tratamento com salbutamol: se tem história de doença cardíaca ou de angina de peito se está grávida, se pretende engravidar ou está a amamentar se sofre de problemas da tiróide, doenças cardíacas graves ou hipertensão se sofre de uma doença chamada glaucoma (tensão elevada nos olhos) se está a tomar medicamentos anticolinérgicos por nebulização (tal como o Brometo deipratrópio) para o tratamento da asma

Consequências da utilização de Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação pornebulização na prova de controlo ''anti-doping'

Na prova de controlo ''anti-doping'', a utilização de salbutamol pode originar umresultado positivo O uso de salbutamol com a finalidade de dopagem pode ser prejudicial à sua saúde.

Ao tomar Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização comoutros medicamentos Alguns medicamentos podem interagir com Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução parainalação por nebulização e podem potenciar ou reduzir o efeito do Salbutamol Teva 2,5mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização. Deve sempre informar o seu médico seestiver a tomar algum dos seguintes medicamentos: Bloqueadores-beta, incluíndo o propranolol (exemplo: medicamentos que são frequentementeutilizados no tratamento de doenças cardíacas tais como, angina de peito, batimentos cardíacosirregulares ou arritmias e tensão arterial elevada). Comprimidos para eliminar líquidos (diuréticos) Outros medicamentos para o tratamento da asma (outros agonistas beta, brometo de ipratrópio,teofilina e esteróides) Informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outrosmedicamentos, incluíndo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

O

Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização só deve serutilizado por recomendação de um médico.

Condução de veículos e utilização de máquinas Não foram realizados estudos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

3. COMO TOMAR SALBUTAMOL TEVA 2,5 mg/2,5 ml

SOLUÇÃO PARA

INALAÇÃO POR NEBULIZAÇÃO

Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização deve seradministrado de acordo com as indicações do médico. Em caso de dúvida, fale com o seumédico ou farmacêutico.

A dose habitual é de 2,5 mg, administrada três a quatro vezes ao dia. O seu médico podeaumentar a dose para 5 mg, três a quatro vezes ao dia. As crianças devem estaracompanhadas por um adulto sempre que utilizarem um nebulizador.

A dose dispensada de Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação pornebulização pode variar dependendo do sistema nebulização utilizado. Por este motivo,podem ser necessários ajustes posológicos. Contacte o seu médico sempre que verificarque o efeito do Salbutamol Teva solução para inalação por nebulização, é muito fraco oumuito forte.

Se tomou mais Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização doque deveria Avise imediatamente o seu médico ou dirija-se ao hospital mais perto. Leve consigo estefolheto informativo para mostrar ao médico.

Se tomou uma dose ligeiramente superior à dose habitual, poderá sentir um aumento dosbatimentos cardíacos e sentir tremores. Normalmente, estes sistomas passam ao fim dealgumas horas.

Caso se tenha esquecido de tomar Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalaçãopor nebulização Caso se tenha esquecido de tomar a dose habitual de Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 mlsolução para inalação por nebulização, não tome uma dose a dobrar paraa compensar adose que se esqueceu de tomar.

Instruções de utilização O Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização destina-se a serutilizado num nebulizador. O nebulizador transforma a solução num vapor fino, que podeser inalado pelo doente. Leia as instruções do fabricante para garantir que sabe utilizar onebulizador antes de tomar o seu medicamento.

? Prepare o seu nebulizador para utilização de acordo com as instruções do fabricante.

? Remova a ampola da fita contentora, rodando e puxando (desenho A).

? Segure a ampola na vertical e gire a protecção (desenho B)? Coloque o conteúdo da ampola na câmara do seu nebulizador, apertando a ampola(desenho C).

? Utilize o seu nebulizador de acordo com as instruções do fabricante.

? Após utilizar o seu nebulizador, deite fora qualquer resto de solução existente nacâmara do nebulizador.

? Limpe cuidadosamente o seu nebulizador.

A

B

C

Não deixe que a solução ou o vapor entre em contacto com os seus olhos. Não dilua asolução nem misture com outros medicamentos, a não ser que o seu médico lhe diga parao fazer. A solução não deve ser injectada nem engolida.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

Como todos os medicamentos, Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação pornebulização pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam emtodas as pessoas da mesma forma. Pare de tomar o medicamento e contacte imediatamente o seu médico se detectar algumdos sintomas descritos abaixo: Efeitos secundários frequentes (afectam 1 a 10 em cada 100 doentes): ? Aumento do ritmo cardíaco

? Batimento cardíaco irregular (palpitações)? Tremores? Tonturas? Alteração do paladar

? Náuseas? Agitação? Dor de cabeça? SudaçãoEfeitos secundários raros (afectam 1 a 100 em cada 10.000 doentes): Alteração do ritmo cardíaco

Sensação de aperto no peito e dificuldade em respirar Tosse Níveis reduzidos de potássio no sangue Cãibras musculares Perturbações comportamentais Perturbação do sono, particularmente em crianças

A utilização de Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulizaçãopode conduzir a níveis reduzidos de potássio no sangue, sendo necessária vigilânciamédica para regular aos níveis séricos de potássio.

Efeitos secundários muito raros (afectam 1 doente em cada 10.000): Reacções alérgicas, que podem incluir inchaço da face, erupções cutâneas, broncospasmo(sensação de aperto no peito e dificuldade em respirar) denominado de angioedema, epressão arterial baixa (estes são sintomas muito raros, afectando menos do que 1 doenteem cada 10.000).

O Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização poderá, muitoraramente, causar hiperactividade nas crianças.

Em circunstâncias muito raras, o doente poderá entrar em colapso. Também poderá vir ater problemas renais.

Muito raramente, algumas pessoas poderão sentir dores no peito (devido a problemascardíacos tais como a angina de peito). Informe o seu médico com a maior brevidadepossível, não pare de tomar este medicamento a não ser que o seu médico o recomende.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR SALBUTAMOL TEVA 2,5 mg/2,5 ml

SOLUÇÃO PARA

INALAÇÃO POR NEBULIZAÇÃO

Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não utilize Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização após oprazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde aoúltimo dia do mês indicado. Não conservar acima de 25ºC. Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.

Não utilize Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulização se asolução se encontrar turva.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual o aspecto do Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação por nebulizaçãoe conteúdo da embalagem

Cada ampola de plástico de Salbutamol Teva 2,5 mg/2,5 ml solução para inalação pornebulização contém uma solução límpida. As fitas contentoras contendo 5 ampolas, sãoembaladas em cartonagens contendo 10, 15, 20, 25, 30, 50 ou 60 ampolas. É possível quenão sejam comercializadas todas as apresentações.

Cada ampola contém 2,5 ml de solução que equivalem a 2,5 mg de Salbutamol (sob aforma de sulfato de salbutamol). Adicionalmente, contém também cloreto de sódio, ácidosulfúrico (para ajustes de pH) e água para preparações injectáveis.

Titular da Autorização para Introdução no Mercado

Teva Pharma - Produtos Farmacêuticos, Lda. Empreendimento Lagoas Park, Edifício 1 - 3º 2740-264 Porto Salvo

Fabricante

IVAX Pharmaceuticals UK,

Preston Brook, Runcorn,

Cheshire, Reino Unido

Este medicamento está autorizado nos Estado Membros do Espaço Económico Europeu(EEE) sob as seguintes denominações:

AT

Salbutamol Teva 2.5 mg/2.5 ml Lösung für einen Vernebler

BE

Salbutamol Wyvern Medical 2.5 mg/2.5 ml Nebuliser Solution

DK

Salbutamol Wyvern 1 mg/ml Nebuliser Solution

EL

Salbutamol Teva 2.5 mg/2.5 ml Nebuliser Solution

FI

Salbutamol Wyvern 2.5 mg/2.5 ml Nebuliser Solution

FR

Salbutamol Wyvern Medical 2.5 mg/2.5 ml Nebuliser Solution

IT

Salbutamolo Wyvern Medical 2.5 mg/2.5 ml Soluzione da nebulizzare

HU

Salbutamol Teva 2.5 mg/2.5 ml Nebuliser Solution

LU

Salbutamol Wyvern 2.5 mg/2.5 ml Nebuliser Solution

NL

Salbutamol Wyvern 2.5 mg/2.5 ml Nebuliser Solution

NO

Airomir, 2.5 mg/2.5 ml Nebuliser Solution

PT

Salbutamol Teva 2.5 mg/2.5 ml solução para inalação por nebulização

SE

Airomir 2.5 mg/2.5 ml lösning för nebulisator

Este folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Glaucoma: Aumento da pressão intra-ocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
  3. Nebulização: Método utilizado para administração de fármacos ou fluidificação de secreções respiratórias. Utiliza um mecanismo vaporizador através do qual se favorece a penetração de água ou medicamentos na atmosfera bronquial.
  4. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  5. Salbutamol: Fármaco padrão para o tratamento da asma. Broncodilatador. Inibidor do trabalho de parto prematuro.

Síguenos

X