Scanlux 340 mg/ml

Para que serve Scanlux 340 mg/ml

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO


SCANLUX


Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico, o seu farmacêutico ou o técnico deradiologia.Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.Por favor leia este folheto antes de lhe ser administrado SCANLUX. Se tiverdúvidas, por favor coloque-as ao seu médico ou ao técnico de radiologia.O que contém o SCANLUX

O nome deste medicamento é SCANLUX solução injectável. Contém uma substânciaactiva designada iopamidol. O iopamidol é um meio de contraste radiológico quecontém iodo, o qual contribui para que determinadas partes do organismo se tornemvisíveis quando sobre elas incidem os raios-X.O SCANLUX é uma solução injectável e encontra-se disponível com trêsdosagens diferentes:O SCANLUX 300 mg/ml contém 612 mg de iopamidol/ml (equivalente a 300 mgde iodo/ml)O SCANLUX 340 mg/ml contém 694 mg de iopamidol/ml (equivalente a 340 mgde iodo/ml)O SCANLUX 370 mg/ml contém 755 mg de iopamidol/ml (equivalente a 370 mgde iodo/ml)Os outros componentes são: trometamol, edetato de sódio e cálcio, ácido clorídrico(para rectificação do pH) e água para injectáveis.Apresentação:Qualquer uma das dosagens se encontra disponível em frascos de 50, 75, 100 e 200ml, de vidro transparente.Titular da Autorização de Introdução no Mercado:Sanochemia Pharmazeutika

AG

Boltzmanngasse 111090 VienaÁustriaDistribuidor:Setfarma-Distribuição e Comercialização de Produtos de Saúde, Lda.R. Bombeiros Voluntários Dafundo, n.º 11495-714 Cruz Quebrada

Portugal

O SCANLUX

solução injectável é fabricado por:Impfstoffwerk Dessau-Tornau Gmb

H

Streetzer Weg 15 aD-06862 RodlebenAlemanhaQuando se deve utilizar SCANLUX?O SCANLUX é um meio de contraste radiológico, o que significa que, quandoinjectado no organismo, é bem visível aos raios-X. É utilizado para ajudar os médicosa estabelecerem diagnósticos. Se tiver dúvidas quanto ao procedimento, por favorcoloque-as ao médico ou ao técnico de radiologia.

Antes da administração de

SCANLUX

É importante que na véspera do exame que requer a administração de SCANLUX,bem como após o exame, beba grande quantidade de líquidos não alcoólicos..Se a resposta a qualquer uma das seguintes perguntas for "sim", por favorinforme o médico ou o técnico de radiologia antes de lhe ser administrado

SCANLUX

- Tem hipertiroidismo (tiróide demasiado activa)?- Alguma vez teve uma reacção alérgica ao iodo, a algum dos componentes deSCANLUX ou a qualquer outro meio de contraste?

- Tem qualquer outro tipo de alergia?- Está grávida ou pensa que pode estar grávida?- Tem asma, epilepsia ou diabetes?- Tem alguma doença ou tumor cerebral?- Tem algum problema ao nível do coração, pulmões, fígado ou rins?- Fez recentemente algum teste à vesícula biliar?- Tem miastenia gravis (condição que produz uma fraqueza muscular acentuada)?- Tem algum feocromocitoma (tumor que se localiza junto de um rim)?- Tem algum problema sanguíneo ou da medula óssea?Tomou, ou foi tratado recentemente, com algum dos seguintes medicamentos?- Medicamentos para a diabetes?- Interleucina-2?- Beta-bloqueadores (para tensão arterial alta ou angina de peito)?- Medicamentos para doenças mentais ou depressão?- Tratamentos para a asma?- Papaverina?

Se a resposta for "sim", por favor informe o seu médico ou o técnico de radiologiaantes de lhe ser administrado SCANLUX.Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Outras precauções especiaisApós a realização do exame, provavelmente ser-lhe-á pedido que fique em repousocerca de 30 minutos.

Também não deve conduzir automóveis nem utilizar máquinas durante, pelo menos,uma hora – ou mais, se não se sentir suficientemente bem.

Se tiver que fazer um teste ao funcionamento da tiróide nas semanas que se seguemao exame com SCANLUX, por favor informe o médico antes do teste.

AmamentaçãoSCANLUX passa em pequenas quantidades para o leite materno.

Dosagem e Método de administração do

SCANLUX

O SCANLUX vai ser-lhe administrado antes ou durante o exame radiológico.

A

quantidade injectada depende do local onde o medicamento vai ser injectado e do quese pretende investigar quando se recorre à sua administração. Apresentamos a seguiruma lista dos tipos de exames mais comuns em que se utiliza o

SCANLUX

- Arteriografia periférica e venografia (exame realizado aos vasos sanguíneos).

- Angiocardiografia, angiografia por subtracção digital, ventriculografia do ventrículoesquerdo e arteriografia coronária (exames realizados ao coração e seus vasossanguíneos).

- Intensificação (da imagem) de tomografia computorizada (um exame computorizadocom utilização de raios-X).

- Urografia (exame da bexiga e do tracto urinário).

Se tiver dúvidas quanto ao exame a que se vai sujeitar, é importante que as coloqueao seu médico.Durante e após o exameA maioria dos doentes não apresenta qualquer problema relacionado com oSCANLUX, mas este pode, no entanto, provocar efeitos indesejáveis em algumaspessoas. Os mais comuns são as náuseas (sensação de enjôo), vómitos, rubor,arrepios, dor ou um sabor metálico. Também se pode sentir dores de cabeça ou umasensação de frio ou calor. A maior parte dos efeitos secundários são ligeiros e nãoduram muito tempo, porém, se qualquer um se agravar ou durar mais do que algunsdias, deve informar o seu médico. Por vezes torna-se necessário receber tratamentomédico.

Se sentir algum dos seguintes sintomas durante a realização do exame, oualgum tempo depois, deve informar imediatamente o seu médico:

- Pieira, dificuldade em respirar, ou uma sensação de aperto ou dor generalizada nopeito- erupção cutânea, inchaços, prurido localizado ou vermelhidão- sintomas semelhantes aos da febre-dos-fenos- tonturas ou sensação de desmaio- febre ou temperatura elevada

- inchaço ou dor nas pernas (após exame às veias das pernas)- confusão- dor no (ou próximo do) local da injecção

- dores de barriga- pulsação acelerada- fraca pulsação e sensação de desmaio- erupção grave com descamação- convulsões

Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seumédico ou farmacêutico.

Conservação de

SCANLUX

O prazo de validade está impresso no rótulo. O medicamento não deve ser utilizadoapós essa data.O SCANLUX solução injectável deve ser conservado a temperaturas inferiores a25oC.

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.Manter fora do alcance e da vista das crianças.A informação fornecida neste folheto apenas se aplica ao SCANLUX soluçãoinjectável e não contém toda a informação existente sobre o medicamento. Se tiverquaisquer dúvidas, por favor coloque-as ao seu médico ou técnico de radiologia.



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Febre: Elevação da temperatura corporal acima de um valor normal, estabelecido entre 36,7ºC e 37ºC, quando medida na boca.
  2. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  3. Urografia: Ver pielografia

Síguenos

X