Tactuo

Para que serve Tactuo

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto Informativo: informação para o utilizador

Tactuo 0,1% / 2,5% gel Adapaleno/Peróxido de Benzoílo

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto: 1. O que é o Tactuo e para que é utilizado 2. Antes de utilizar o Tactuo 3. Como utilizar o Tactuo 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar o Tactuo 6. Outras informações

1. O que é o Tactuo e para que é utilizado

O Tactuo é utilizado no tratamento da acne. Este gel combina dois componentes activos, o Adapaleno e o Peróxido de benzoílo que actuam em conjunto, mas de maneira diferente:

O Adapaleno pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como retinóides e actua especificamente na pele nos processos que originam a acne.

O outro componente activo, o Peróxido de benzoílo, actua como agente antimicrobiano e ao mesmo tempo suaviza e descama a camada superficial da pele.

2. Antes de utilizar o Tactuo

Não utilizar o Tactuo: Se tem alergia (hipersensibilidade) a qualquer componente do Tactuo.

Tome especial cuidado com o Tactuo: Não utilize o Tactuo em zonas que apresentem feridas, cortes ou eczema. Evite o contacto do Tactuo com os olhos, boca, cantos do nariz ou qualquer outra área sensível do corpo. Em qualquer uma destas ocorrências, lave abundantemente com água morna. Evite a exposição excessiva ao sol e lâmpadas UV. Evite o contacto do Tactuo com o cabelo ou fibras coloridas, uma vez que os pode descolorar. Lave muito bem as mãos após o uso do medicamento.

Ao utilizar o Tactuo gel com outros medicamentos

Não utilize outros medicamentos para a acne (contendo peróxido de benzoílo e/ou retinóides) ao mesmo tempo que está a utilizar o Tactuo. Evite utilizar cosméticos que sejam irritativos, desidratantes ou esfoliativos ao mesmo tempo utiliza o Tactuo.

Gravidez e Aleitamento O Tactuo não deve ser utilizado durante a gravidez.

Se engravidar enquanto está a utilizar o Tactuo, deve interromper o tratamento e informar o seu médico, logo que possível, para ele a aconselhar.

O Tactuo pode ser utilizado durante o período de amamentação. De modo a evitar o contacto do medicamento com o bebé, evite utilizar o Tactuo no peito.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento.

Informações importantes sobre alguns componentes do Tactuo O Tactuo contém um componente conhecido como propilenoglicol (E1520) que pode causar irritação na pele.

3. Como utilizar o Tactuo

Utilizar o Tactuo sempre de acordo com as indicações do seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

O Tactuo só deve ser usado em adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos. Aplique uma camada fina e uniforme de gel nas áreas afectadas com acne, uma vez por dia, ao deitar, evitando o contacto com os olhos, lábios e narinas. A pele deve estar limpa e seca antes da aplicação. Lave cuidadosamente as mãos após utilizar o Tactuo.

O seu médico dir-lhe-á durante quanto tempo deve utilizar o Tactuo.

Se sentir que o efeito do Tactuo é demasiado forte ou demasiado fraco, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Se sentir irritação persistente sempre que utiliza o Tactuo, contacte o seu médico.

Pode ser necessário aplicar um hidratante, reduzir o nº de vezes em que aplica o gel, interromper durante algum tempo a sua aplicação ou interromper completamente o seu uso.

Se utilizar mais Tactuo do que deveria ou se engolir acidentalmente o gel: Não vai obter resultados melhores ou mais rápidos podendo mesmo surgir irritação e vermelhidão na pele.

Contacte o seu médico ou hospital se: Tiver usado Tactuo mais do que deveria. Tiver engolido o Tactuo acidentalmente. O seu médico irá aconselhá-lo(a) sobre as medidas a tomar.

Caso se tenha esquecido de utilizar o Tactuo:

Não utilize uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, o Tactuo pode causar efeitos secundários, no entanto, estes não se manifestam em todas as pessoas.

O Tactuo pode causar os seguintes efeitos secundários no local de aplicação:

Frequentes (em menos de 1 em cada 10 doentes): - Pele seca - Erupção cutânea local (dermatite irritativa de contacto) - Sensação de queimadura - Irritação na pele

Pouco frequentes (em menos de 1 em cada 100 doentes): - Comichão na pele (prurido) - Queimadura solar

Frequência desconhecida (não se pode prever a partir dos dados existentes): inchaço da cara, reacções alérgicas na pele.

Se surgir irritação na pele após a aplicação do Tactuo, esta é geralmente leve a moderada. Podem aparecer os seguintes sinais no local de aplicação: vermelhidão, secura da pele, descamação, sensação de queimadura e dor na pele (picadas, dor). Estes sinais atingem um limite máximo durante a primeira semana e desaparecem sem qualquer tratamento adicional. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. Como conservar o Tactuo

Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não utilize o Tactuo após o prazo de validade impresso na embalagem exterior.

O

prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Após abertura da bisnaga, o Tactuo pode ser usado durante um período até 6 meses. Conservar a temperatura inferior a 30ºC.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição do Tactuo As substâncias activas são o adapaleno e peróxido de benzoílo. Um grama de gel contém 1 mg (0,1%) de adapaleno e 25 mg (2,5%) de peróxido de benzoílo.

Os outros componentes são: edetato dissódico, docusato sódico, glicerol, poloxâmero, propilenoglicol (E1520), Simulgel 600 PHA (copolímero de acrilamida e acriloildimetiltaurato de sódio, isohexadecano, polissorbato 80, oleato de sorbitano) e água purificada

Qual o aspecto do Tactuo e conteúdo da embalagem O Tactuo é um gel opaco de cor branca a amarela muito clara.

É acondicionado em bisnagas de plástico contendo 2g, 15 g, 30g, 45g, 60g ou 90g (é possível que não sejam comercializadas todas as apresentações).

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

GALDERMA International – sucursal em Portugal Rua Dr. António Loureiro Borges, nº 7 - 6º

Arquiparque- Miraflores 1495-131 ALGÉ

S

Telefone: 21 3151940 Fax: 21 3152718 E-Mail: [email protected]

Fabricante

Laboratoires

GALDERMA

ZI – Montdésir 74540 Alby-sur-Chéran França

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

França:

Tactuo, gel Alemanha: Fasker 0.1% / 2.5% gel Espanha: Tactuoben 1 mg/g + 25 mg/g gel Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Portugal: Tactuo 0.1% / 2.5% gel

Este folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
  2. Eczema: Doença da pele caracterizada pelo surgimento de lesões generalizadas sob forma de placas, manchas ou bolhas, devido a uma reação por contato local ou por ação de uma agressão sistêmica.

Síguenos

X