Tamoxifeno Generis 10 mg Comprimidos

Para que serve Tamoxifeno Generis 10 mg Comprimidos

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO –

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Tamoxifeno Generis 10 mg ComprimidosTamoxifeno Generis 20 mg ComprimidosTamoxifeno Generis 30 mg ComprimidosTamoxifeno Generis 40 mg ComprimidosLeia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:1. O que é Tamoxifeno Generis e para que é utilizado2. Antes de tomar Tamoxifeno Generis3. Como tomar Tamoxifeno Generis4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Tamoxifeno Generis6. Outras informações1. O que é Tamoxifeno Generis e para que é utilizadoO tamoxifeno é um fármaco não esteróide cuja estrutura base é o núcleo trifenilo e queapresenta efeitos farmacológicos complexos em diferentes tecidos, como antagonistaestrogénico e como agonista.O Tamoxifeno Generis está indicado no tratamento do cancro da mama.2. Antes de tomar Tamoxifeno GenerisNão tome Tamoxifeno Generis- Se for alérgico ao tamoxifeno ou a qualquer um dos componentes do medicamento.- Se estiver grávida.Tome especial cuidado com Tamoxifeno Generis- Se se encontrar na fase pré-menopausa, pois a menstruação pode ser suprimida.- Se verificar sintomas ginecológicos anormais, especialmente hemorragia vaginalanormal. Nestas situações deve informar imediatamente o seu médico.- Se apresentar alterações da função hepática.

- A co-administração com os seguintes medicamentos deve ser evitada devido à possívelredução da eficácia do tamoxifeno: paroxetina, fluoxetina (ex. antidepressivos),bupropiom (antidepressivo ou adjuvante para cessação tabágica), quinidina (por exemploutilizado no tratamento de arritmias cardíacas) e cincalet/cinacalcet (para tratamento dasalterações do funcionamento da glândula paratiroideia).Ao tomar Tamoxifeno Generis com outros medicamentosInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.Em particular, deve informar o seu médico se estiver a tomar:- paroxetina, fluoxetina (ex. antidepressivos)

- bupropiom (antidepressivo ou adjuvante para cessação tabágica)- quinidina (por exemplo utilizado no tratamento de arritmias cardíacas)- cincalet/cinacalcet (para tratamento das alterações do funcionamento da glândulaparatiroideia).Quando se administra tamoxifeno com anticoagulantes cumarínicos pode ocorrer umaumento significativo do efeito anticoagulante. Quando se inicia esta co-administração,recomenda-se a monitorização cuidadosa da doente.Quando se administra tamoxifeno em combinação com agentes citotóxicos, há umacréscimo de acidentes tromboembólicos.Foram reportados alguns casos de interacção de tamoxifeno com rifampicina, comdiminuição das concentrações plasmáticas de tamoxifeno.Gravidez e aleitamentoConsulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Gravidez: O tamoxifeno não deve ser administrado a grávidas.

As mulheres são aconselhadas a não engravidar, pelo que a mulher em idade fértil deveráusar um método contraceptivo adequado se for medicada com tamoxifeno.Aleitamento: Desconhece-se que o tamoxifeno seja excretado no leite materno, pelo quenão é recomendado o seu uso durante o aleitamento, a menos que, de acordo com adecisão do seu médico, o benefício seja superior ao risco.Condução de veículos e utilização de máquinasNão existem dados que indiquem que o tamoxifeno possa ter interferência na conduçãoou utilização de máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Tamoxifeno GenerisTamoxifeno Generis contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que temintolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.3. Como tomar Tamoxifeno GenerisTomar Tamoxifeno Generis sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.Modo de administraçãoO medicamento deve ser tomado de acordo com as instruções do médico e não altere asinstruções por ele dadas. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água. O tamoxifeno deve seradministrado em toma única diária ou duas vezes por dia.PosologiaA dose deve ser estabelecida pelo seu médico de acordo com o tipo e gravidade da suadoença.Adultos (incluindo doentes idosas): 20 a 40 mg por dia. Na fase inicial da doençarecomenda-se, actualmente, que a terapêutica não seja administrada por um períodoinferior a 5 anos. A duração óptima da terapêutica com tamoxifeno está ainda pordeterminar.

Crianças: não aplicável.Se tomar mais Tamoxifeno Generis do que deveriaEm caso de sobredosagem, consulte o seu médico ou farmacêutico ou o Centro deIntoxicações (808 250 143), indicando o medicamento e a quantidade ingerida.Caso se tenha esquecido de tomar Tamoxifeno GenerisDeve tomar este medicamento no horário recomendado pelo seu médico. Mas se esquecerde tomar uma dose, volte a tomar o medicamento o mais rapidamente possível,continuando o tratamento da forma prescrita.No entanto se faltar pouco tempo para a dose seguinte, é preferível não tomar a dose quefoi esquecida e tomar a dose seguinte no horário previsto. Não tome uma dose a dobrarpara compensar a que se esqueceu de tomar.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Tamoxifeno Generis pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.Os efeitos secundários mais frequentes devem-se à acção antiestrogénica domedicamento, ou seja, afrontamentos, hemorragia vaginal, secreções vaginais e pruridovulvar, ou podem ser efeitos mais gerais, como intolerância gastrointestinal, cefaleias,tonturas, e ocasionalmente, retenção de líquidos e alopecia, anemia e trombocitopenia.Foram registados outros efeitos secundários como rashes cutâneos (incluindo casos deeritema multiforme, síndroma de Stevens-Johnson e penfigoide bolhoso) e raramente,reacções de hipersensibilidade, incluindo angioedema, alterações da visão (alterações dacórnea, retinopatia e cataratas).Poderá ocorrer o aumento de acidentes tromboembólicos, quando o tamoxifeno éadministrado em associação com outros agentes citotóxicos. O uso de tamoxifeno temsido associado a alterações dos níveis enzimáticos hepáticos, e em casos raros, aalterações hepáticas graves, incluindo fígado gordo, colestase e hepatite.Foram raramente notificados casos de pneumonia intersticial.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se tornar preocupante, ou se detectarquaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.5. Como conservar Tamoxifeno GenerisConservar a temperatura inferior a 25ºC.Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.Manter fora do alcance e da vista das crianças.Não utilize Tamoxifeno Generis após o prazo de validade impresso na caixa.Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.6. Outras informaçõesQual a composição de Tamoxifeno Generis- A substância activa deste medicamento é o tamoxifeno. Cada comprimido contém 10mg, 20 mg, 30 mg ou 40 mg de tamoxifeno sob a forma de citrato de tamoxifeno.- Os outros componentes são lactose, celulose microcristalina, amido de milho, dióxidode silício coloidal e estearato de magnésio:

Qual o aspecto de Tamoxifeno Generis e conteúdo da embalagemTamoxifeno Generis apresenta-se na forma de comprimidos, estando disponível emembalagens contendo 20, 30, 60 ou 100 unidades.É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.Titular da Autorização de Introdução no MercadoGeneris Farmacêutica, S.A.Office Park da Beloura, Edifício 42710-444 SintraFabricanteEbewe Pharma GmbH Nfg.

KG

Mondseestrasse 114866 UnterachÁustriaEste folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  3. Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
  4. Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
  5. Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.

Síguenos

X