Tansulosina arrowblue 0,4 mg Cápsulas de libertação prolongada

Para que serve Tansulosina arrowblue 0,4 mg Cápsulas de libertação prolongada

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Tansulosina arrowblue 0,4 mg cápsulas de libertação prolongadaCloridrato de tansulosinaLeia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:

1. O que é Tansulosina arrowblue e para que é utilizado2. Antes de tomar Tansulosina arrowblue

3. Como tomar Tansulosina arrowblue

4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Tansulosina arrowblue

6. Outras informações1. O que é Tansulosina arrowblue e para que é utilizadoTansulosina arrowblue é utilizado para tratar os sintomas de uma próstata aumentada –uma doença tecnicamente conhecida por hiperplasia benigna da próstata ou HBP. Se aglândula ficar aumentada, pode apertar a uretra, interferindo com o fluxo de urina. Istopode causar dificuldade em começar a urinar, um fluxo fraco de urina e a necessidade deurinar com urgência ou com maior frequência. Tansulosina arrowblue não faz encolher apróstata. Em vez disso, relaxa o músculo à sua volta, libertando o fluxo de urina ediminuindo os sintomas urinários.2. Antes de tomar Tansulosina arrowblue

Não tome Tansulosina arrowblue- Se tem alergia (hipersensibilidade) ao cloridrato de tansulosina ou a qualquer outrocomponente de Tansulosina arrowblue.

- Se tem insuficiência hepática grave.- Se sente tonturas quando se levanta.

Tome especial cuidado com Tansulosina arrowblueAntes de iniciar o tratamento deve informar o seu médico se sofre de qualquer outradoença, em particular, doenças dos rins ou do fígado, do coração e doenças do sistemacirculatório.

Se for submetido a uma cirurgia aos olhos devido a opacidade do cristalino (cataratas),por favor informe o seu oftalmologista de que está a tomar ou tomou previamenteTansulosina arrowblue; isto porque Tansulosina arrowblue pode causar complicaçõesdurante a cirurgia. O oftalmologista pode assim tomar as precauções apropriadas no querespeita a medicação e técnicas cirúrgicas a empregar. Fale com o seu médico para saberse deve adiar ou interromper temporariamente a toma do medicamento se for submetido auma cirurgia aos olhos devido a cataratas.Ao tomar Tansulosina arrowblue com outros medicamentosInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.Certos medicamentos (por ex., medicamentos que previnem a formação de coágulos desangue chamados anticoagulantes, medicamentos anti-inflamatórios como o diclofenac)podem influenciar os efeitos de tansulosina. Por conseguinte, só pode tomarmedicamentos concomitantemente com Tansulosina arrowblue se o seu médico permitir.Gravidez e aleitamentoTansulosina arrowblue destina-se apenas ao tratamento de doentes do sexo masculino.Condução de veículos e utilização de máquinasTansulosina arrowblue pode afectar de forma adversa a sua capacidade de conduzir eutilizar máquinas. Deve ter-se em consideração que em alguns doentes poderão ocorrertonturas.

3. Como tomar Tansulosina arrowblue

Tome Tansulosina arrowblue sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com oseu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Salvo prescrição contrária pelo seu médico, a dose habitual é de uma cápsula por diatomada depois do pequeno-almoço ou da primeira refeição do dia.A cápsula não deve ser esmagada nem mastigada, deve ser engolida inteira.Utilização em criançasA segurança e a eficácia de tansulosina em crianças com menos de 18 anos não foramainda estabelecidas.

Se tomar mais Tansulosina arrowblue do que deveriaContacte o seu médico ou dirija-se às urgências do hospital mais próximo, pois asconsequências de uma sobredosagem acidental ou deliberada podem exigir intervençãomédica.

Caso se tenha esquecido de tomar Tansulosina arrowblue

Tome a cápsula em falta no mesmo dia. Contudo, no dia seguinte não tome uma dose adobrar; apenas retome o tratamento com uma cápsula por dia.Se parar de tomar Tansulosina arrowblueNão deve parar de tomar o medicamento sem primeiro consultar o seu médico.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.4. Efeitos secundários possíveisComo todos os medicamentos, Tansulosina arrowblue pode causar efeitos secundários,no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Não fique alarmado com a listade efeitos secundários possíveis, pode não ter nenhum. A maior parte dos doentes nãonotam quaisquer efeitos secundários. Contudo, se notar algum e se o mesmo oincomodar, fale com o seu médico.Se começar a sentir-se zonzo ou com tonturas, sente-se ou deite-se até se sentir melhor.Frequentes (afectam 1 a 10 utilizadores em 100):tonturas, especialmente ao levantar-se da posição sentada ou deitadaejaculação anormal chamada ejaculação retrógrada (ejaculação para dentro da bexiga)Pouco frequentes (afectam 1 a 10 utilizadores em 1000):dores de cabeçabatimentos cardíacos aceleradosdescida da pressão arterial, especialmente ao pôr-se de pénariz tapado ou com corrimentoobstipaçãodiarreianáuseasvómitosreacções na pelecomichãofraquezaRaros (afectam 1 a 10 utilizadores em 10 000):desmaiosinchaço das camadas inferiores da pele, geralmente em redor da boca ou da mucosa daboca ou da garganta, o qual pode surgir muito rapidamenteMuito raros (afectam menos de 1 utilizador em 10.000):priapismo (erecção do pénis dolorosa, persistente e involuntária), em cujo caso énecessário intervenção médica imediataerupção inflamatória grave da pele e das membranas mucosas chamada síndrome de

Stevens-Johnson, que é uma reacção alérgica a medicamentos e a outras substâncias

Se vai ser submetido a uma cirurgia aos olhos devido a cataratas e está a tomar ou tomoupreviamente cloridrato de tansulosina, as suas pupilas podem dilatar-se menos e a íris (aparte circular colorida do seu olho) pode tornar-se flácida durante a intervenção (vertambém a secção 2 “Tomar especial cuidado com Tansulosina arrowblue”).

Para além dos acontecimentos adversos listados acima, foram referidoscontracções descoordenadas muito rápidas do coraçãoritmo irregular do batimento cardíacofrequência cardíaca anormalmente acelerada edificuldade em respirarcomo estando associados à utilização de Tansulosina arrowblue. Dado que estesacontecimentos de notificação espontânea advêm da experiência após a comercialização anível mundial, não se pode determinar com fiabilidade a frequência dos acontecimentos eo papel de Tansulosina arrowblue na sua causalidade.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5. Como conservar Tansulosina arrowblueManter fora do alcance e da vista das crianças.

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz.Não utilize Tansulosina arrowblue após o prazo de validade impresso na embalagemexterior, após VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.6. Outras informaçõesQual a composição de Tansulosina arrowblue

A substância activa é o cloridrato de tansulosina. Cada cápsula contém 0,4 miligramas decloridrato de tansulosina.Os outros ingredientes são celulose microcristalina (E460), copolímero de ácidometacrílico e acrilato de etilo 1:1 (incluindo polissorbato, laurilsulfato de sódio), talco,citrato de trietilo e estearato de cálcio no enchimento das cápsulas e óxido de ferroamarelo (E172), óxido de ferro preto (E172), óxido de ferro vermelho (E172), dióxido detitânio (E171), gelatina no invólucro das cápsulas.

Qual o aspecto de Tansulosina arrowblue e conteúdo da embalagemAs cápsulas são opacas, com uma parte bege e a outra castanha. Cada cápsula é cheiacom grânulos brancos ou esbranquiçados.

10, 20, 30, 50, 90 e 100 cápsulas encontram-se embaladas em blisters dePVC/PVDC/Aluminio e embalagens de cartão.

É possível que nem todas as embalagens sejam comercializadas.Titular da autorização de introdução no mercado:Arrowblue Produtos Farmacêuticos S.A.Av. D. João II, Torre Fernão de Magalhães, 10ºEsq.

1998-025 LisboaTel: 21 896 51 05Fax: 21 896 51 06Mail: [email protected]:Gedeon Richter Plc.1103 Budapest, Gyömr?i út 19-21HungriaEste medicamento foi autorizado nos Estados Membros do EEE sob as seguintesdesignações:Dinamarca Tamsin, 0,4 mg, harde depotkapsler Finlândia Tamsin 0,4 mg depotkapseli Alemanha

Tamsu-Q 0,4 mg Hartkapseln, retardiert Hungria Omsal 0,4 mg retard kemény kapszula Itália

Tamsulosina Arrow 0,4 mg capsule a rilascio prolungato Holanda Tamsin 0,4 mg, capsules met verlengde afgifte Noruega Tamsulosin Arrow 0,4 mg depotkapsel, hard Portugal Tansulosina Arrowblue 0,4 mg cápsulas de libertação prolongada Reino Unido Pamsvax XL 400 micrograms capsulesEste folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
  2. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X