Ulprix

Para que serve Ulprix

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Ulprix 40 mg comprimidos gastrorresistentesPantoprazolLeia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:1. O que é Ulprix e para que é utilizado2. Antes de tomar Ulprix3. Como tomar Ulprix4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Ulprix6. Outras informações

1. O QUE É ULPRIX E PARA QUE É

UTILIZADO

Ulprixé usado para tratar o refluxo ácido (um tipo de azia/pirose) e úlceras no estômago(úlcera gástrica) ou na parte superior do intestino (úlcera duodenal).Ulprixé também usado no tratamento a longo prazo de pessoas que secretam demasiadoácido em condições como a síndrome de Zollinger-Ellison.

Ulprix pode também ser usado com antibióticos para tratar uma infecção causada peloHelicobacter pylori. Trata-se de uma infecção bacteriana que pode causar inflamação doestômago. Pode também causar úlceras no estômago ou no duodeno. Tratar a infecçãopelo Helicobacter pylori ajuda a curar estas doenças e a evitar a sua recorrência.2.

ANTES DE TOMAR ULPRIX

Não tome Ulprix- se tem alergia (hipersensibilidade) ao pantoprazol ou a qualquer outro componente deUlprix- ingestão concomitante com ataznavir (medicamento para o tratamento das infecções deVIH)- em terapia de combinação de Helicobacter pylori, quando sofre de doença renal ou dofígado, moderada ou gravemente reduzida.

Tome especial cuidado com Ulprix

Consulte o seu médico antes de começar a tomar Ulprix:

- Se sofre de uma disfunção hepática grave, por favor, informe o seu médico que vaidecidir se a sua dose deve ser ajustada.

- Se toma Ulprix a longo prazo (por exemplo, mais de 1 ano) o seu médico pode querervê-lo(a) regularmente.

- Se estiver a tomar actualmente um suplemento de vitamina B 12

- Se estiver a tomar medicamentos bloqueadores de ácido como omeprazole ou rantidina.

- Se perdeu recentemente um peso considerável ou se sofre de vômitos recorrentes, dorao engolir, ou vomitar sangue, ou se tiver sofrido de perdas nas fezes ou vômitos desangue, ou se tiver sangue nas fezes ou fezes muito escuras deve falar com o seu médico.

O seu médico pode possivelmente fazer diagnósticos adicionais (por exemplo,endoscopia = inspecção visual do esófago) para diagnosticar o seu problema e/ou excluirdoenças malignas.

Ulprix não são recomendados para crianças.

Por favor, informe o seu médico, se os seus sintomas persistirem apesar do tratamentoadequado com este medicamento.

Ao tomar Ulprix com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Se estiver actualmente a tomar medicamentos:

- contendo quetoconazol ou itraconazol, usado para tratar infecções fúngicas da pele eunhas ou outros medicamentos pelos quais se sabe de que níveis de sangue dependem dasecreção ácida do estômago.

- para tornar o seu sangue mais fluido, tal como varfarina, fenprocoumon ouacenocumarol;

- contendo atazanavir para o tratamento da infecção de VIH, que não deve tomar comUlprix

Deve falar imediatamente com o seu médico.

Ao tomar Ulprix com alimentos e bebidas

Ulprix deve ser tomado uma hora antes da refeição, com água. Não esmague, não quebrenem mastigue o comprimido. Deve ser engolido inteiro.

Ulprix deve ser tomado uma hora antes do pequeno-almoço com água. Não esmague, nãoquebre nem mastigue o comprimido:

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Ulprix só pode ser usado durante a gravidez e aleitamento de for claramente aconselhadopelo seu médico.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Ulprix não afecta a capacidade para conduzir e utilizar máquinas

Podem ocorrer reacções adversas ao fármaco como tontura e distúrbios visuais. Sob estascondições, pode haver uma diminuição na capacidade de reacção.

3.

COMO TOMAR ULPRIX

Tomar Ulprix sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico oufarmacêutico se tiver dúvidas.

Ulprix não devem ser mastigados nem esmagados e devem ser engolidos inteiros comágua uma hora antes da refeição.

A dose habitual é:

Adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos de idade:

A dose usual para o tratamento do refluxo ácido, da úlcera gástrica e duodenal é de umcomprimido tomado de manhã, com águaAdultos:

- A dose usual de início para o tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison é de umcomprimido tomado duas vezes por dia. Deve tomar o primeiro comprimido de manhã eo segundo imediatamente antes do jantar. O seu médico pode ajustar a dose dependendode quanto medicamento precisa para o seu tratamento.- A dose usual para o tratamento da infecção por Helicobacter pylori é um Ulprixcomprimido tomado duas vezes por dia, durante uma semana. Deve tomar o primeirocomprimido de manhã e o segundo comprimido imediatamente antes do jantar. O seumédico também vai dizer-lhe para tomar antibióticos como amoxicilina, metronidazoleou claritromicina além dos seus comprimidos de Ulprix. Siga as instruções para tomarcuidadosamente cada medicamento.

Caso ainda tenha dúvidas sobre alguma coisa, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Idosos:

Não é necessário qualquer ajuste de dose. No entanto, não deve exceder-se a dose diáriade 40 mg pantoprazol. Uma excepção é a terapia de combinação para a erradicação de H.pylori, onde os doentes idosos devem receber a dose usual de pantoprazol (2 x 40 mg/dia)durante 1 semana de tratamento.

Doentes com alteração da função renal:Não é necessário qualquer ajuste de dose. No entanto, não deve exceder-se a dose diáriade 40mg pantoprazol. Por esta razão a terapia tripla de H. pylori não é indicada nestesdoentes.Doentes com cirrose hepáticaA dose deve ser reduzida para um comprimido dia sim, dia não. Por esta razão a terapiatripla de H. pylori não é indicada nestes doentes.

Se tomar mais Ulprix do que deveria

Contacte o seu médico, serviço de urgências ou farmacêutico se tiver tomado mais Ulprixdo que o mencionado no folheto ou mais do que o seu médico tiver receitado.

Caso se tenha esquecido de tomar Ulprix

Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar.

Caso se tenha esquecido de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar, a menos queseja quase tempo para a sua próxima dose. Se o for, não tome a dose que lhe falta.

Se parar de tomar Ulprix

Continue a tomar os comprimidos até que tenha acabado a série de tratamento ou até queo seu médico lhe diga para parar.

Não páre só porque se sente melhor. Se parar de tomar os seus comprimidos demasiadocedo, os seus sintomas podem voltar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

Como todos os medicamentos, Ulprix pode causar efeitos secundários, no entanto, estesnão se manifestam em todas as pessoas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Deve parar imediatamente de tomar Ulprix e informar o seu médico imediatamente sesofrer sintomas de angioedema, tais como:

• inchaço da face, língua ou garganta

• dificuldade em engolir

• urticária e dificuldade em respirar

Frequentes – menos de 1 em 10, mas mais de 1 em 100 pessoas

- Dor de estômago

- Diarreia

- Obstipação

- Flatulência- CefaleiaPouco frequentes – menos de 1 em 100, mas mais de 1 em 1000 pessoas

- Náusea, vómito

- Tontura- Alterações na visão (visão turva)

- Reacções alérgicas tal como comichão e erupção de pele.

Raros – menos de 1 em 1000, mas mais de 1 em 10.000 pessoas

- Boca seca

- Dor nas articulações- Depressão

- Alucinação

- Desorientação e confusão, especialmente em doentes pré-dispostos, assim como oagravamento destes sintomas no caso de pré-existência.

Muito raros – menos de 1 em 10.000 pessoas

- Falta de leucócitos, falta de plaquetas (maior tendência para hemorragia, gargantadolorosa persistente ou infecções frequentes)

- Edema periférico (inchaço das mãos e pés)

- Lesão hepatocelular grave levando a icterícia com ou sem insuficiência hepática

- Reacções anafilácticas incluindo choque anafiláctico (erupção cutânea, prurido, edemada face, lábios, língua, mãos e pés, dificuldades de respirar, desmaio a alta temperatura)

- Aumento das enzimas hepáticas (Transaminases, y-GT); triglycerides elevados (istopode ser medido apenas pelo seu médico)

- Aumento da temperatura do corpo- Dores musculares

- Depressão mental

- Nefrite intesticial (débito urinário aumentado ou diminuído ou traços de sangue naurina)

- Urticária, edema da face

- Reacções graves da pele com formação de bolhas e/ou ulceração tal como (síndromeStevens-Johnson, eritema multiforme, síndrome de Lyell, fotossensibilidade)

5.

COMO CONSERVAR ULPRIX

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Este medicamento não necessita de condições especiais de armazenamento.

Não utilize Ulprix após o prazo de validade impresso no rótulo e embalagem exteriorapós EXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de Ulprix

- A substância activa é pantoprazol (como sesquihidrato de sódio de pantoprazol).

- Cada comprimido contém 40 mg pantoprazol

- Os outros ingredientes são:

Núcleo do comprimido:

Manitol (E421)

Carbonato de sódio, anidro

Glicolato de amido de sódio (tipo A)

Copolímero metacrilato butilado básico

Estearato de cálcio

Opadry branco OY-D-7233 (hipromelose, dióxido de titânio E71, talco, macrogol 400,sulfato de laurilo de sódio).

Película de revestimento:

Kollicoat MAE 30 DP, amarelo (copolímero de propilenoglicol ácido etil metacrílicoacrilato, óxido de ferro amarelo (E172), dióxido de titânio (E171), talco)

Qual o aspecto de Ulprix e conteúdo da embalagem

Comprimido elíptico, biconvexo, amarelo escuro e gastrorresistente

Tamanhos de embalagens:

Recipiente de comprimidos: 14, 28 e 100 comprimidos

Blister: 7, 14, 15, 20, 28, 30, 50, 56, 60, 98 e 100 comprimidos

Nem todos os tamanhos de embalagem podem ser comercializados.

Titular da Autorização da Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Glenmark Pharmaceuticals s.r.o.

Hvezdova 1716/2b

140 78 Praha 4

República Checa

Fabricantes:

Actavis hf

Reykjavikurvegur 78

220 Hafnarfjordur

Islândia

Actavis Ltd.

BLB016 Bulebel Industrial Estate

Zejtun ZTN 3000

Malta

Glenmark Pharmaceuticals s.r.o.

Hvezdova 1716/2b

140 78 Praha 4

República Checa

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados membros do espaço EconómicoEuropeu (EEE) sob as seguintes denominações: Nome do Estado Membro Nome do medicamento Dinamarca ULPRIX 40 mg enterotabletter Bulgária ULPRIX 40 mg República Tcheca ULPRIX 40 mg Estónia ULPRIX 40 mg Hungria

ULPRIX

Lituânia ULPRIX 40 mg skrandyje neirios tabletès Letónia ULPRIX 40 mg zarnãs š??stošãs tabletes Polónia

ULPRIX

Portugal ULPRIX 40 mg Roménia ULPRIX 40 mg República Eslovaca ULPRIX 40 mg Eslovénia ULPRIX 40 mg gastrorezistentne tablete

Este folheto foi aprovado pela última vez em.



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
  2. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  3. Icterícia: Pigmentação amarelada da pele e mucosas devido ao aumento da concentração de bilirrubina no sangue. Pode ser acompanhada de sintomas como colúria (ver), prurido, etc. Associa-se a doenças hepáticas e da vesícula biliar, ou à hemólise (ver).
  4. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  5. Nefrite: Termo que significa ???inflamação do rim??? e que agrupa doenças caracterizadas por lesões imunológicas ou infecciosas do tecido renal. Alguns exemplos são a nefrite intersticial por drogas, a glomerulonefrite pós-estreptocócica, etc. Podem manifestar-se por hipertensão arterial, hematúria e dor lombar.
  6. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X