Upfen

Para que serve Upfen

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.



FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR


Upfen, 200 mg, comprimidos efervescentes
Ibuprofeno
Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário tomar Upfen comprecaução para obter os devidos resultados.- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.- Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico.- Em caso de agravamento ou não melhoria do estado de saúde consulte o seu médico.- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:1. O que é Upfen e para que é utilizado2. Antes de tomar Upfen3. Como tomar Upfen4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Upfen6. Outras informações1. O QUE É UPFEN E PARA QUE É UTILIZADOO ibuprofeno, a substância activa dos comprimidos de Upfen, pertence a um grupo de medicamentosdenominados anti-inflamatórios não esteróides (AINE) com acção analgésica e antipirética.

Upfen é utilizado para o tratamento de dores ligeiras a moderadas nomeadamente cefaleias,odontalgias, dores musculares, contusões, dores pós-traumáticas e dores menstruais (dismenorreiaprimária). Está ainda indicado no tratamento da febre (inferior a três dias).2.

ANTES DE TOMAR UPFEN

Não tome Upfen: • Se tem alergia (hipersensibilidade) ao ibuprofeno ou a qualquer outro componente de Upfen. • Se sofrer de asma, rinite, urticária, edema angioneurótico ou broncospasmo associados ao uso deácido acetilsalicílico ou outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides. • Se já teve hemorragia gastrintestinal ou perfuração relacionada com terapêutica com AINE prévia. • Se tiver uma úlcera péptica/hemorragia activa ou recorrente. • Se sofrer de alterações da coagulação. • Se sofrer de insuficiência renal grave • Se estiver no terceiro trimestre de gravidez. • Se sofrer de insuficiência cardíaca grave.Tome especial cuidado com Upfen

• Se tiver menos de 12 anos a administração de Upfen não é recomendada, excepto se tiver sidoprescrito pelo médico.• Se estiver a tomar outros AINE simultaneamente. • Os efeitos indesejáveis poderão ser minimizados utilizando a menor dose eficaz durante o menorperíodo de tempo necessário.• No doente idoso, uma vez que apresentam maior frequência de reacções adversas com AINE. • Caso tenha quaisquer sintomas abdominais anormais (especialmente hemorragia gastrintestinal),sobretudo nas fases iniciais do tratamento, deverá interromper o tratamento e informar o médico deimediato.• Caso esteja a tomar simultaneamente outros medicamentos, tais como corticosteróides,anticoagulantes (tais como a varfarina), inibidores selectivos da recaptação de serotonina ou anti-
agregantes plaquetários tais como o ácido acetilsalicílico. • Se tiver uma doença gastrintestinal, como colite ulcerosa ou doença de Crohn. • Se tiver história de hipertensão e/ou insuficiência cardíaca e insuficiência renal ligeira a moderada. • Se durante o tratamento, especialmente no início, apresentar uma reacção cutânea deveráinterromper o tratamento e informar o médico de imediato.• O ibuprofeno deverá ser usado com precaução em doentes com lúpus eritematoso sistémico ououtras doenças auto-imunes, por risco de meningite asséptica e/ou insuficiência renal. • Os doentes que refiram alterações da visão durante o tratamento com ibuprofeno, deverão suspendera terapêutica e ser submetidos a exame oftalmológico. • Em doentes sujeitos a dietas com restrição do sódio dever-se-á ter em conta que cada comprimidocontém 6,5 mEq de sódio, ou seja, aproximadamente 150 mg de sódio.Deve consultar o médico caso a dismenorreia (alterações menstruais) se acompanhe de qualquer outraalteração não habitual.O ibuprofeno pertence a um grupo de medicamentos que podem reduzir a fertilidade nas mulheres.Este efeito é reversível após paragem do tratamento.Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antesde tomar este medicamento.Tomar Upfen com outros medicamentosInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outrosmedicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.Os AINE's podem diminuir a depuração renal do lítio com resultante aumento dos níveis plasmáticos etoxicidade. Nos doentes a fazer terapêutica com lítio, deverá ser feita uma monitorização apertada dosníveis de lítio.A administração concomitante com anticoagulantes ou anti-agregantes plaquetários, incluindo o ácidoacetilsalicílico, pode produzir efeitos aditivos.O Upfen pode diminuir o efeito terapêutico dos diuréticos, dos inibidores da enzima de conversão daangiotensina (IECA) e dos antagonistas da angiotensina II (AAII). Em caso de co-administração omédico deverá ser informado e deverá haver precaução especial com problemas renais existentes,desidratação e com o doente idoso.

O Upfen pode diminuir o efeito terapêutico dos medicamentos anti-hipertensores.A administração concomitante de corticosteróides aumenta o risco de ulceração ou hemorragiagastrintestinal.Os AINE podem aumentar o efeitos dos anti-coagulantes, tais como a varfarina.Os agentes anti-agregantes plaquetários e inibidores selectivos da recaptação da serotonina aumentamo risco de hemorragia gastrintestinal.

A administração concomitante de Upfen e metotrexato pode aumentar o nível plasmático deste últimoe, consequentemente, os seus efeitos tóxicos.O Upfen pode conduzir a um aumento do efeito hipoglicémico das sulfonamidas (deslocação daligação às proteínas plasmáticas) pelo que não se recomenda a associação com este tipo de fármacos.A administração de Upfen com digoxina provoca um aumento significativo das concentraçõesplasmáticas de digoxina devido à redução da eliminação renal de digoxina.Alguns medicamentos, quer tenham sido receitados pelo seu médico quer tenham sido adquiridosnuma farmácia sem uma receita médica, podem afectar a acção do Upfen e causar efeitos indesejáveis.Gravidez e aleitamentoConsulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Condução de veículos e utilização de máquinasA sua capacidade para conduzir ou para trabalhar com máquinas complexas não deverá ser afectadapelo Upfen.

Informações importantes sobre alguns componentes de UpfenEste medicamento contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância aalguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.Cada comprimido de Upfen contém aproximadamente 150 mg de sódio.3.

COMO TOMAR UPFEN

Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.Deve tomar um comprimido de Upfen dissolvido em água, com ou sem alimentos.Adultos e crianças com mais de 12 anos: a dose inicial é de 200 a 400 mg repetida se necessário de 4em 4 ou de 6 em 6 horas. Não deve ultrapassar a dose diária total de 1200 mg.

Na dismenorreia, a dose usual diária é de 200 a 400 mg, 3 vezes ao dia.Idosos: não há necessidade de alterar a dose, a não ser que haja insuficiência renal ou hepática graves.Crianças menores de 12 anos: não deverá ser tomado por crianças com menos de 12 anos, exceptoquando haja indicação do médico.Durante quanto tempo deve tomar Upfen?Deve tomar Upfen no máximo durante 7 dias consecutivos. Como antipirético (baixar a febre) nãodeve ser tomado por mais de três dias consecutivos.

Se tomar mais Upfen do que deveriaSe ingerir uma dose de comprimidos em excesso, deve informar imediatamente o seu médico oudirigir-se ao serviço de urgência hospitalar mais próximo. Uma dose exagerada de comprimidos podecolocá-lo em risco de intoxicação aguda com ibuprofeno com perturbações do SNC associadas acefaleias, vertigens e perda de consciência, bem como dor abdominal, náuseas e vómitos, hipotensão,depressão respiratória e cianose.Caso se tenha esquecido de tomar UpfenSe se esquecer de tomar uma dose de Upfen, então tome o comprimido imediatamente e tome opróximo comprimido na hora habitual.

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico oufarmacêutico.4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como os demais medicamentos, Upfen pode causar efeitos secundários em algumas pessoas.Os efeitos secundários mais frequentemente associados à utilização de ibuprofeno são de naturezagastrintestinal. Podem ocorrer, em particular nos idosos, úlceras pépticas, perfuração ou hemorragiagastrintestinal potencialmente fatais. Na sequência da administração de medicamentos do mesmogrupo de Upfen (AINE) têm sido notificados náuseas, dispepsia, vómitos, hematemese, flatulência,dor abdominal, diarreia, obstipação, melena, estomatite ulcerosa, exacerbação de colite ou doença deCrohn e, menos frequentemente, gastrite.Com o Upfen foram também relatados pirose, desconforto abdominal e sensação de plenitude gástrica,alterações em alguns parâmetros laboratoriais, tonturas, cefaleias, nervosismo, depressão, insónia,confusão, labilidade emocional, sonolência, meningite asséptica com febre e coma, eritema cutâneo,reacções bolhosas incluindo síndroma de Stevens-Johnson, urticária, alopecia e acne, acufenos,alterações visuais, diminuição do apetite, edemas, retenção de fluidos, hipertensão e palpitações, asma,pneumopatia a eosinófilos, broncospasmo, insuficiência renal, poliúria, disúria e hematúria, anafilaxia,broncospasmo, doença do soro e vasculite de Henoch-Schonlein.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários nãomencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5. COMO CONSERVAR UPFENManter fora do alcance e da vista das crianças.Conservar a temperatura inferior a 25ºC e proteger da humidade.Não utilize Upfen após o prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade correspondeao último dia do mês indicado.Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seufarmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar aproteger o ambiente.6. OUTRAS INFORMAÇÕESQual a composção de UpfenA substância activa é o ibuprofeno.Os outros componentes são docusato de sódio, polividona, alfa-tocoferol (E307), bicarbonato de sódio,ácido cítrico anidro, lactose anidra, citrato de magnésio, sílica coloidal, sacarina sódica, aromatizantede limão.Qual o aspecto de Upfen e o conteúdo da embalagemOs comprimidos de Upfen são fornecidos em embalagens com um recipiente (tubo) para 10comprimidos ou com 2 recipientes para 20 comprimidos. Titular da Autorização de Introdução no MercadoBristol-Myers Squibb Farmacêutica Portuguesa, LdaEdifício Fernão de Magalhães, Quinta da Fonte, 2780-730 Paço de ArcosPara quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o titular da Autorização deIntrodução no Mercado.Este folheto foi aprovado pela última vez em:




DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Febre: Elevação da temperatura corporal acima de um valor normal, estabelecido entre 36,7ºC e 37ºC, quando medida na boca.
  3. Gastrite: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago (ver). Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
  4. Hematúria: Eliminação de sangue juntamente com a urina. Sempre é anormal e relaciona-se com infecção do trato urinário, litíase renal, tumores ou doença inflamatória dos rins.
  5. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  6. Hematêmese: Eliminação de sangue proveniente do tubo digestivo, através de vômito.
  7. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  8. Tala: Instrumento ortopédico utilizado freqüentemente para imobilizar uma articulação ou osso fraturado. Pode ser de gesso ou material plástico.
  9. Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
  10. Vasculite: Inflamação da parede de um vaso sangüíneo. ?? produzida por doenças imunológicas e alérgicas. Seus sintomas dependem das áreas afetadas.
  11. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X