VAGIN

Para que serve VAGIN

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


LACTO-VAGIN


tirotricina + ASSOCIAÇÃOSOLUÇÃO GINECOLÓGICA Bula do Paciente Lacto-Vagin UCI-FARMA ? Conforme RDC 47/09 Página 1

LACTO-VAGIN

tirotricina + ASSOCIAÇÃO

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO


LACTO-VAGIN SOLUÇÃO GINECOLÓGICA

cartucho com frascocontendo 150 mL, acompanhado de copo-medida de 10 mL.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS DE IDADE

USO GINECOLÓGICO ? NÃO INGERIRCOMPOSIÇÃO

Cada mL da solução contém: tirotricina ...................................................................................... 0,25 mghidroxiquinolina .............................................................................. 10 mgácido láctico ................................................................................. 0,04 mLácido tânico ....................................................................................... 2 mgácido acético ................................................................................ 0,04 mLVeículos*q.s.p. .................................................................................. 1 mL*( cânfora, edetato dissódico, álcool etílico, essência de alecrim, essênciade alfazema, água purificada)

INFORMAÇÕES AO PACIENTE PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?


LACTO-VAGIN é indicado no tratamento de vulvovaginites(inflamação ou infecção da vulva, vagina e epitélio escamoso do colouterino) e cervicites (irritação do colo do útero) de qualquer tipo ouorigem; como preventivo no pré e pós-operatório vaginal; higiene íntimae do pós-parto; no tratamento de candidíase.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

LACTO-VAGIN solução ginecológica, é um medicamento utilizado notratamento de inflamações e infecções vulvovaginais.Bula do Paciente Lacto-Vagin UCI-FARMA ? Conforme RDC 47/09 Página 2OscomponentesdeLACTO-VAGINapresentamatividadesantibacteriana,antifúngicaeantiinflamatória,restaurandoascaracterísticas normais da vagina e genitais femininos externos. A tirotricina é um antibacteriano tópico, ativo contra bactérias Gram-
positivas, aeróbias e anaeróbias. A hidroxiquinolina possui açãobacteriostática e antifúngica. O ácido tânico age contraindo os tecidos evasos sanguíneos, diminuindo a produção de secreções. O ácido láctico eacético elevam a acidez do meio vaginal, auxiliando na eliminação dosagentes infecciosos. A cânfora tem atividade antipruriginosa eestimulante da circulação local.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

LACTO-VAGIN não deve ser utilizado em casos de alergia atirotricina ou a qualquer componente da fórmula.Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2anos de idade.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE


MEDICAMENTO?Advertências e PrecauçõesGestantes - Risco C: Este medicamento não deve ser utilizado pormulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.Lactação: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheresque estão amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-
dentista.
Interações Medicamentosas: Devido à ação tópica do medicamento,não são conhecidas interações com LACTO-VAGIN.LACTO-VAGIN não deve ser ingerido.LACTO-VAGIN somente deve ser utilizado após a mistura emágua, pois seu uso não diluído pode causar irritação local intensa.
Bula do Paciente Lacto-Vagin UCI-FARMA ? Conforme RDC 47/09 Página 3Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendouso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDARESTE MEDICAMENTO?


Características

LACTO-VAGIN

líquido límpido, de cor castanha, comodor característico. LACTO-VAGIN deve ser conservado em temperatura ambiente(temperatura entre 15 e 30oC) protegido da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-oem sua embalagem original.Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja noprazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto,consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DOALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?


Modo de usar Em um recipiente adequado e limpo, adicionar, para cada 1 litro de águamorna, 30 mL de LACTO-VAGIN e misturar. A solução pode serutilizada para a realização de banho de assento ou ducha vaginal. Banho de assento: A paciente deve permanecer em contato com o banhopor, no mínimo, 15 minutos, não sendo necessário o enxágüe com águaao término. Após o banho, a água deve ser descartada e nova preparaçãodeve ser feita para a próxima aplicação. Recomenda-se a realização de 2a 3 banhos de assento externos diários com LACTO-VAGIN. Banhosde assento com LACTO-VAGIN podem ser aplicados durante 4semanas, no máximo.Bula do Paciente Lacto-Vagin UCI-FARMA ? Conforme RDC 47/09 Página 4
Duchas vaginais: Devem ser realizadas apenas 1 vez ao dia, durantecinco dias, no máximo. Se após o período de tratamento recomendado não houver odesaparecimento dos sintomas, o médico deverá ser consultado.Para a utilização correta das doses de LACTO-VAGIN recomenda-se ouso do copo-medida contido na embalagem do medicamento.O copo-medida possui indicações visuais de doses, as quais devem serseguidas conforme modo de usar.Descrição do copo-medida: 1 Copo-medida de 10 mL Não há estudos dos efeitos de LACTO-VAGIN administrado porvias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficáciadeste medicamento, o uso deve ser apenas ginecológico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre estemedicamento,
procure
orientação
do

farmacêutico.
Não

desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico oucirurgião-dentista.O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USARESTE MEDICAMENTO?Em caso de esquecimento da utilização do medicamento no horáriocorreto, utilizar assim que possível.Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seumédico, ou cirurgião-dentista.QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE MECAUSAR?
Bula do Paciente Lacto-Vagin UCI-FARMA ? Conforme RDC 47/09 Página 5LACTO-VAGIN é um medicamento bem tolerado pela grande maioriados pacientes, a incidência de reações adversas foi determinada combase em estudos e literaturas científicas indexadas.Distúrbios do Fígado e da Vesícula biliar: Hepatite.Distúrbios do Sistema Urinário: Toxicidade para os rins.Afecções da Pele e Distúrbios Afins: Irritação local, Síndrome deStevens-Johnson, Sensação de queimação no local da aplicação.Distúrbio do Estado Geral: Dor.Distúrbio dos Órgãos dos Sentidos: Perda da sensibilidade de sentircheiro. Distúrbio do Sistema Respiratório: Irritação nasal, asfixia, inchaço nagarganta, inflamação dos pulmões.Distúrbio do Sistema Gastrointestinal: Vômito, hematemese, úlceraestenose pilórica.Distúrbio do Sistema Cardiovascular: Desmaio.Distúrbio de Plaquetas, Sangramentos e Coagulação: Coagulaçãointravascular.Distúrbios das Células Sanguíneas Vermelhas: Hemólise.

DADOS DE FARMACOVIGILÂNCIA

Ainda não foram relatadas reações adversas com o uso do produtoLACTO-VAGIN durante o período pós-comercialização.Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico oaparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Bula do Paciente Lacto-Vagin UCI-FARMA ? Conforme RDC 47/09 Página 6
Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor daUCI-Farma pelo telefone 0800 191 291 ou pelo e-mail: [email protected]
farma.com.br. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADEMAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Devido à baixa absorção do medicamento quando administrado por viatópica, as concentrações séricas não serão significativas para ocasionarintoxicação.Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procurerapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula domedicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se vocêprecisar de mais orientações.

Lote, Fabricação e Validade: Vide Cartucho.
Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 191 291
Email: [email protected]

Farmacêutico Responsável: Dr. Claudio Roberto MatarucoCRF-SP no 47.156

LACTO-VAGIN

Registro MS no 1.0550.0036.001 -2

UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA


Rua do Cruzeiro, 374 ? São Bernardo do Campo ? SPCNPJ 48.396.378/0001-82 ? Indústria Brasileira?Esta bula foi aprovada pela ANVISA em xx / xx / xxxx? Bula do Paciente Lacto-Vagin UCI-FARMA ? Conforme RDC 47/09 Página 7


DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
  2. Candidíase: ?? o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
  3. Hemólise: Doença na qual se produz a ruptura da membrana do glóbulo vermelho e perda de seu conteúdo (principalmente hemoglobina) para a corrente sangüínea. Pode ser produzida em algumas anemias congênitas ou adquiridas, como conseqüência de doenças imunológicas, etc.
  4. Hematêmese: Eliminação de sangue proveniente do tubo digestivo, através de vômito.
  5. Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
  6. Vaginite: Inflamação da mucosa que recobre a vagina. Em geral é devido a uma infecção bacteriana ou micótica. Manifesta-se por ardor, dor espontânea ou durante o coito (dispareunia) e secreção mucosa ou purulenta pela mesma.
  7. Vaginite: Inflamação da mucosa que recobre a vagina. Em geral é devido a uma infecção bacteriana ou micótica. Manifesta-se por ardor, dor espontânea ou durante o coito (dispareunia) e secreção mucosa ou purulenta pela mesma.
  8. Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.

Síguenos

X