Valaciclovir Parke-Davis

Para que serve Valaciclovir Parke-Davis

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Valaciclovir Parke-Davis 500 mg e 1000 mg comprimidos revestidos por películaValaciclovirLeia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

-Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.-Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.-Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é Valaciclovir Parke-Davis e para que é utilizado

2. Antes de tomar Valaciclovir Parke-Davis

3. Como tomar Valaciclovir Parke-Davis4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Valaciclovir Parke-Davis

6. Outras informações

1. O QUE É VALACICLOVIR PARKE-DAVIS E PARA QUE É

UTILIZADO

O Valaciclovir Parke-Davis pertence a um grupo de medicamentos denominadosantivíricos, que funcionam por pararem o crecimento ou matarem os vírus denominadosherpes simplex (HSV), varicela zoster (VZV) e citomegalovírus (CMV).

O Valaciclovir Parke-Davis pode ser utilizado para:- tratar zona (em adultos)- tratar infecções HSV da pele e herpes genital (em adultos e adolescentes com mais de12 anos).Também é utilizado para ajudar a prevenir que as infecções voltem a aparecer.- tratar herpes labial (em adultos e adolescentes com mais de 12 anos)- prevenir infecção com CMV após transplante de orgãos (em adultos e adolescentes commais de 12 anos de idade)- infecções no olho

2. ANTES DE TOMAR VALACICLOVIR PARKE-

DAVIS

NÃO TOME Valaciclovir Parke-Davis- se tem alergia (hipersensibilidade) ao valaciclovir ou aciclovir ou a qualquer outrocomponente de Valaciclovir Parke-Davis (descrito na secção 6).- Não tome Valaciclovir Parke-Davis se esta situação se aplicar a si. Se não tem a certeza,fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Valaciclovir Parke-Davis.

Tome especial cuidado com Valaciclovir Parke-DavisConfirme com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Valaciclovir Parke-Davis se:- tem problemas nos rins

- tem problemas no fígado- tem mais de 65 anos de idade- tem o sistema imunitário fracoSe não tem a certeza se algum destes casos se aplica a si, fale com o seu médico oufarmacêutico antes de tomar Valaciclovir Parke-Davis.

Prevenir a transmissão do herpes genital a outras pessoasSe está a tomar Valaciclovir Parke-Davis para tratar ou prevenir herpes genital, ou se teveherpes genital no passado, deve continuar a praticar sexo seguro, incluindo o uso depreservativos. Isto é importante para prevenir que transmita a infecção a outras pessoas.Não deve ter relações sexuais se tem ulcerações ou vesículas genitais.

Ao tomar Valaciclovir Parke-Davis com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica emedicamentos à base de plantas.

Informe o seu médico ou farmacêutico se está a tomar outros medicamentos que afectamos rins. Estes incluem: aminoglicosidos, compostos orgânicos de platina, meios decontraste iodados, metotrexato, pentamidina, foscarnet, ciclosporina, tacrolimus,cimetidina e probenecide.Informe sempre o seu médico ou farmacêutico sobre outros medicamentos se está a tomarValaciclovir Parke-Davis para o tratamento de zona ou após ter feito um transplante deórgãos.Gravidez e aleitamentoValaciclovir Parke-Davis habitualmente não é recomendado para utilização durante agravidez. Se está grávida, ou pensa estar, ou se está a planear ficar grávida, não tomeValaciclovir Parke-Davis sem confirmar com o seu médico.O seu médico irá ponderar o benefício para si contra o risco para o seu bebé, de tomarValaciclovir Parke-Davis enquanto está grávida ou a amamentar.Condução de veículos e utilização de máquinas

O Valaciclovir Parke-Davis pode causar efeitos secundários que afectam a suacapacidade de conduzir. ? Não conduza ou utilize máquinas a não ser que tenha a certeza que não está afectado.3. COMO TOMAR VALACICLOVIR PARKE-

DAVIS

Tomar Valaciclovir Parke-Davis sempre de acordo com as indicações do médico. Falecom o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.A dose que deve tomar irá depender do motivo pelo qual o seu médico prescreveuValaciclovir Parke-Davis para si. O seu médico irá discutir isso consigo.Tratamento de zona- A dose habitual é de 1000 mg (um comprimido de 1000 mg ou dois comprimidos de500 mg) três vezes por dia- Deve tomar o Valaciclovir Parke-Davis durante 7 dias.Tratamento de herpes labial- A dose habitual é de 2000 mg (dois comprimidos de 1000 mg ou quatro comprimidosde 500 mg) duas vezes por dia.- A segunda dose deve ser tomada 12 horas (não antes de 6 horas) após a primeira dose- Deve tomar Valaciclovir Parke-Davis durante apenas um dia (duas doses).Tratamento de infecções HSV da pele e herpes genital- A dose habitual é de 500 mg (um comprimido de 500 mg) duas vezes por dia.- Para a primeira infecção deve tomar Valaciclovir Parke-Davis durante cinco dias ou atédez dias se o seu médico lhe disser para o fazer. Para infecção recorrente a duração dotratamento habitualmente é de 3-5 dias.Ajudar a prevenir que as infecções HSV voltem a aparecer depois de as ter tido- A dose habitual é de um comprimido de 500 mg uma vez por dia.- Algumas pessoas com recorrências frequentes podem beneficiar da toma de umcomprimido de 500 mg (250 mg) duas vezes por dia.- Deve tomar Valaciclovir Parke-Davis até o seu médico lhe dizer para parar.Para o impedir de ser infectado pelo CMV (Citomegalovírus)- A dose habitual é de 2000 mg (dois comprimidos de 1000 mg ou quatro comprimidosde 500 mg) quatro vezes por dia.- Deve tomar cada dose com cerca de 6 horas de intervalo.- Deve habitualmente iniciar a toma de Valaciclovir Parke-Davis o mais cedo possívelapós a sua cirurgia.- Deve tomar Valaciclovir Parke-Davis durante cerca de 90 dias após a sua cirurgia , até oseu médico lhe dizer para parar.O seu médico pode ajustar a dose de Valaciclovir Parke-Davis se:- tem mais de 65 anos de idade- tem um sistema imunitário fraco- tem problemas de rins. ? Fale com o seu médico antes de tomar Valaciclovir Parke-Davis se algum dos casosacima descritos se aplicar a si.Ao tomar Valaciclovir Parke-Davis

- Tome este medicamento pela boca.- Engula os comprimidos inteiros com um copo de água.- Tome Valaciclovir Parke-Davis à mesma hora do dia.- Tome Valaciclovir Parke-Davis de acordo com as instruções do seu médico oufarmacêutico.Pessoas com mais de 65 anos de idade ou com problemas nos rinsÉ muito importante que enquanto estiver a tomar Valaciclovir Parke-Davis beba águaregularmente durante o dia. Isto irá ajudar a reduzir os efeitos secundários que podemafectar o rim ou o sistema nervoso. O seu médico irá acompanhá-lo de perto quanto estessinais. Os efeitos secundários no sistema nervoso podem incluir sentir-se confuso ouagitado, ou sentir-se invulgarmente sonolento ou sem acção.

Se tomar mais Valaciclovir Parke-Davis do que deveria

Habitualmente Valaciclovir Parke-Davis é desprovido de riscos a não ser que tomecomprimidos demais durante vários dias. Se tomar demasiados comprimidos poderásentir-se com enjoos, com vómitos, ou ficar confuso, agitado ou invulgarmentesonolento. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tomar demasiado Valaciclovir.Leve a embalagem do medicamento consigo.Caso se tenha esquecido de tomar Valaciclovir Parke-Davis- Se se esquecer de tomar Valaciclovir Parke-Davis, tome-o o mais cedo possível quandose lembrar. Mas, se estiver quase na hora da próxima dose, salte a dose que falhou.- Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.4.EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍ

VEIS

Como todos os medicamentos, Valaciclovir Parke-Davis pode causar efeitos secundários,no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Doenças em que precisa de ter cuidado- reacções alérgicas graves (anafilaxia). Isto é raro em pessoas a tomar ValaciclovirParke-Davis. Os sintomas de desenvolvimento rápido incluem:- calor, erupção cutânea com comichão- inchaço dos lábios, face, pescoço e garganta, causando dificuldade em respirar(angioedema)- diminuição na pressão arterial conduzindo a colapso.

? Se tem uma reacção alérgica, pare de tomar Valaciclovir Parke-Davis e dirija-seimediatamente a um médico.Muito frequentes (afecta mais de 1 em 10 pessoas):- dor de cabeçaFrequentes (afecta até 1 em 10 pessoas)- enjoos

- tonturas- vómitos- diarreia- reacção da pele após exposição à luz solar (fotossensibilidade).- erupção cutâneaPouco frequentes (afecta até 1 em 100 pessoas)- sentir-se confuso- ver ou ouvir coisas que não existem (alucinações)- sentir-se muito sonolento- tremores- sentir-se agitadoEstes efeitos secundários no sistema nervoso ocorrem habitualmente em pessoas comproblemas nos rins, nos idosos ou em doentes com transplante de órgãos medicados comdoses elevadas de 8 gramas ou mais de Valaciclovir Parke-Davis por dia. Estes doenteshabitualmente melhoram quando param de tomar Valaciclovir Parke-Davis ou quando adose é reduzida.Outros efeitos secundários pouco frequentes:- falta de ar (dispneia)- desconforto no estômago- erupção cutânea, por vezes com comichão, erupções salientes (urticária)- Dor de costas na região inferior (dor nos rins)Efeitos secundários pouco frequentes que podem aparecer nas análises ao sangue:

- redução no número de glóbulos brancos (leucopenia)- redução no número de plaquetas no sangue que são células que ajudam o sangue acoagular (trombocitopenia)- aumento de substâncias produzidas pelo fígado.Raros (afectam até 1 em 1000 pessoas)- instabilidade a andar e falta de coordenação (ataxia)- discurso lento, desarticulado (disartria)- convulsões- funções cerebrais alteradas (encefalopatia)- perda de consciência (coma)- pensamentos confusos ou perturbadosEstes efeitos secundários do sistema nervoso habitualmente ocorrem em pessoas comproblemas nos rins, nos idosos ou em doentes com órgãos transplantados a tomaremdoses elevadas de 8 gramas ou mais de Valaciclovir Parke-Davis por dia. Estes doenteshabitualmente melhoram quando param de tomar Valaciclovir Parke-Davis ou quando adose é reduzida.Outros efeitos secundários:

- problemas nos rins em pessoas que não urinam ou urinam pouco.

5. COMO CONSERVAR VALACICLOVIR PARKE-

DAVIS

Manter fora do alcance e da vista das crianças.Não utilize Valaciclovir Parke-Davis após o prazo de validade impresso no blister, apósVAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.6. OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de Valaciclovir Parke-Davis- A substância activa é o valaciclovir.Cada comprimido revestido por película contém 500 mg de valaciclovir (sob a forma decloridrato de valaciclovir mono-hidratado).

Cada comprimido revestido por película contém 1000 mg de valaciclovir (sob a forma decloridrato de valaciclovirmono-hidratado).

- Os outros componentes são celulose microcristalina, crospovidona (Tipo A), povidonaK90, estearato de magnésio, Opadry azul 13B5057 (hipromelose, Laca de alumínioíndigo carmim (E132), dióxido de titânio (E171), macrogol 400, polissorbato).Qual o aspecto de Valaciclovir Parke-Davis e conteúdo da embalagemComprimido revestido por película.Valaciclovir Parke-Davis 500 mg comprimidos revestidos por películaComprimidos azuis, revestidos por película, com forma capsular, com linha de divisãoem ambos os lados, gravados com ‘F’ num dos lados e ‘9’ e ‘3’ no outro lado.

O comprimido pode ser dividido em duas partes iguais.Valaciclovir Parke-Davis 1000 mg comprimidos revestidos por películaComprimidos azuis, revestidos por película, com forma capsular, com linha de divisãoem ambos os lados, gravados com ‘F’ num dos lados e ‘8’ e ‘3’ no outro lado.

O comprimido pode ser dividido em duas partes iguais.Valaciclovir Parke-Davis comprimidos revestidos por película está disponível em blisterde Alumínio PVC/PVdC ou em frasco de HDPE.Blister:500 mg: 5, 10, 21, 24, 30, 42, 50, 90 e 112 comprimidos1000 mg: 5, 10, 14, 21, 24, 30, 42, 50 e 90 comprimidos

Frasco:500 mg e 1000 mg: 30 e 500 comprimidosÉ possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Parke-Davis, Produtos Farmacêuticos, Lda.Lagoas Park, Edifício 102740-271 Porto SalvoFabricanteMilpharm Limited

Ares Block, Odyssey Business Park,West End RoadSouth Ruislip HA4 6

QD

Reino UnidoePfizer

PGM

Zone industrielle, 29,

Route des Industries,

37530 Pocé -Sur-CisseFrançaePfizer Service CompanyHoge Wei 10, 1930,

Zaventem,

BélgicaEste medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço EconómicoEuropeu (EEE) sob as seguintes denominações:Áustria

Valaciclovir Aurobindo 500 mg & 1000 mg Filmtabletten Bélgica

Valaciclovir Aurobindo 500 mg comprimés pelliculés Dinamarca

Valaciclovir Pfizer Finlândia

Valaciclovir Pfizer 500 mg tabletti, kalvopäällysteinen França

VALACICLOVIR PFIZER 500 mg, comprimé pelliculé Alemanha

Valaciclovir Pfizer 500 mg Filmtabletten Grécia

Valaciclovir Aurobindo 500 mg ???????µµ??? µ? ????? ?µ???? ?????? Irlanda

Valaciclovir Pfizer 500 mg film-coated tablets

Itália

Valaciclovir Pfizer 500 mg & 1000 mg compresse rivestite con film Holanda

Valaciclovir Pfizer 500 mg, filmomhulde tabletten Noruega

Valaciclovir Aurobindo 500 mg tabletter, filmdrasjerte Portugal

Valaciclovir Parke-Davis Eslovénia

Valaciklovir Pfizer 500 mg filmsko obložene tablete Espanha

VALACICLOVIR AUROBINDO 500 mg & 1000 mg comprimidos

recubiertos con película

EFG

Suécia

Valaciclovir Aurobindo 500 mg filmdragerade tabletter Reino Unido Valaciclovir 500 mg & 1000 mg film-coated tablets

Este folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. ?? usado especialmente contra o herpes.
  2. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  3. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
  4. Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. ?? contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
  5. Zoster: Doença produzida pelo mesmo vírus que causa a varicela (Varicela-Zóster)Em pessoas que já tenham tido varicela, o vírus se encontra em forma latente e pode ser reativado produzindo as características manchas avermelhadas, vesículas e crostas no território de distribuição de um determinado nervo. Como seqüela pode deixar neurite (ver), com dores importantes.

Síguenos

X