Wensan

Para que serve Wensan

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

Informação para o utilizadorWensan 10 mg comprimidos revestidos por películasinvastatinaLeia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento:Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.Se algum dos efeitos adversos se agravar, ou se notar algum efeito adverso não listadoneste folheto, por favor diga ao seu médico ou farmacêuticoNeste folheto:1. O que é Wensan e para que é utilizado2. Antes de tomar Wensan

3. Como tomar Wensan4. Efeitos secundários possíveis5. Conservação de Wensan6. Outras informações1. O que é Wensan e para que é utilizadoA sinvastatina pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como estatinas. Estesmedicamentos bloqueiam a produção de colesterol no fígado e reduzem a quantidade decolesterol e gordura no sangue.A sinvastatina é utilizada para tratar:- níveis elevados de colesterol no sangue (hipercolesterolemia), com ou sem níveiselevados de outras gorduras no sangue (triglicéridos), quando os níveis de colesterol nãodesceram com a prática associada de dieta, exercício físico e perda de peso.- níveis elevados de colesterol resultantes de uma doença hereditária(hipercolesterolemia familiar homozigótica), como um suplemento da dieta e outrostratamentos redutores da gordura ou se outros tratamentos para reduzir o colesterol sãoinadequados.- problemas cardíacos existentes (doença arteriosclerótica cardiovascular) ou diabetes(diabetes mellitus), para reduzir um nível de colesterol normal ou aumentado e,consequentemente, reduzir o risco de complicações de doença cardiovascular.2. Antes de tomar WensanNão tome Wensan:- se tem alergia (hipersensibilidade) à sinvastatina ou a qualquer componente deWensan, como a lactose (ver secção 6. Qual a composição de Wensan)- se tiver problemas hepáticos- se tem níveis elevados de alguns enzimas hepáticos (transaminases séricas) no sangue- se estiver grávida ou a amamentar (ver secção 2. Gravidez e aleitamento).

- se estiver a tomar simultaneamente um ou mais dos seguintes medicamentos:medicamentos anti-fúngicos (cetoconazol, itraconazol e fluconazol), medicamentosanti-VIH (ex: nelfinavir, indinavir, ritonavir e saquinavir (inibidores da protease do

VIH

utilizados para infecções por VIH)), tipos específicos de antibióticos (eritromicina,claritromicina e telitromicina), e/ou tipos específicos de anti-depressivos (nefazodona)(ver secção 2. Ao tomar outros medicamentos).Tome especial cuidado com Wensan:Verifique se algum dos seguintes factos se aplica ou aplicou a si no passado. Informe oseu médico ou farmacêutico:- se alguma vez teve uma reacção alérgica a este medicamento ou a medicamentossemelhantes, ou a qualquer um dos componentes listados

- se alguma vez teve uma doença hepática- se consome quantidades substanciais de álcool- se necessita de uma grande cirurgia, o seu médico dir-lhe-á que o tratamento comsinvastatina deve ser suspenso temporariamente, alguns dias antes da grande cirurgia.- se tem uma doença pulmonar grave.O seu médico deve fazer-lhe análises ao sangue antes de começar a tomar sinvastatina.Esta análise destina-se a conhecer o estado de funcionamento do seu fígado.O seu médico pode igualmente pedir-lhe análises ao sangue para saber como está afuncionar o seu fígado depois de começar a tomar sinvastatina.Contacte o seu médico imediatamente se sentir dor, sensibilidade ou fraquezamusculares sem justificação. Isto porque, em casos raros, os problemas muscularespodem ser graves, incluindo degradação muscular que provoca lesões nos rins; eocorreram casos muito raros de morte.O risco de degradação muscular é maior para doses superiores de sinvastatina e ésuperior em determinados doentes. Fale com o seu médico se alguma das seguintessituações se aplicar a si:- anteriormente teve problemas com os seus músculos como consequência da utilizaçãode estatinas ou fibratos (medicamentos para reduzir os níveis de gordura no sangue).

- é do sexo feminino- tem mais de 65 anos de idade.

- a sua tiróide não funciona bem e não está a ser tratado para esse problema.- sofre, ou algum membro da sua família sofre, de perturbações musculares hereditárias.

- consome quantidades consideráveis de álcool.- tem um comprometimento da função renal.

Crianças

A segurança e a eficácia foram estudadas em rapazes com idades compreendidas entre10 e 17 anos, e em raparigas que tinham tido o seu primeiro período menstrual pelomenos um ano antes (ver secção 3 Como tomar Wensan). A sinvastatina não foiestudada em crianças com idade inferior a 10 anos. Para mais informações, fale com oseu médico.

Ao tomar Wensan com outros medicamentosOs outros medicamentos podem ser afectados pela sinvastatina. Por outro lado, outrosmedicamentos podem afectar o modo de acção da sinvastatina.Informe o seu médico se está a tomar ou tomou recentemente medicamentos paraprevenir a coagulação do sangue (derivados cumarínicos, ex: varfarina).A possibilidade de ocorrer doença muscular (miopatia) aumenta com a utilizaçãosimultânea dos seguintes medicamentos:fibratos tais como gemfibrozil e bezafibrato (medicamentos usados para diminuir asgorduras (lípidos), como o colesterol, no sangue).ciclosporina (um medicamento usado para suprimir o sistema imunitário).danazol (um esteróide sintético (feito pelo Homem) usado no tratamento daendometriose e nos quistos mamários na mulher).

fluconazol, itraconazol, cetoconazol e posaconazol (medicamentos antifúngicos).eritromicina, claritromicina, telitromicina ou ácido fusídico (antibióticos).medicamentos anti-VIH, como o nelfinavir, indinavir, ritonavir e saquinavir (inibidoresda protease do VIH que são usados para tratar infecções por VIH).nefazodona (um medicamento usado para tratar a depressão).

amiodarona (um medicamento usado para tratar os batimentos cardíacos irregulares).verapamil e diltiazem (medicamentos usados para tratar a tensão sanguínea elevada).amlodipina (um medicamento usado para tratar a tensão sanguínea elevada e dores nopeito (angina), devido ao músculo cardíaco receber menos oxigénio que o necessário).rifampicina (um medicamento utilizado para tratar a tuberculose)colquicina (um medicamento utilizado para tratar a gota ou outras doenças).Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente,algum dos medicamentos acima mencionados ou outros medicamentos, incluindomedicamentos obtidos sem receita médica. Em especial, informe o seu médico se estivera tomar algum dos seguintes medicamentos:

medicamentos para prevenir a formação de coágulos de sangue tais como varfarina,fenprocumona ou acenocumarol (anticoagulantes).

fenofibrato (outro medicamento para reduzir o colesterol).

niacina (outro medicamento para reduzir o colesterol).

Informe igualmente o seu médico se estiver a tomar niacina (ácido nicotínico) ou ummedicamento que contenha niacina e for chinês.Ao tomar Wensan com alimentos ou bebidasNão beba sumo de toranja se estiver a tomar Wensan. O sumo de toranja aumenta oefeito deste medicamento, o que pode levar à ocorrência de efeitos adversos.Gravidez e aleitamentoA sinvastatina não pode ser utilizada durante a gravidez. A sinvastatina só pode serutilizada em mulheres em idade fértil depois de excluída a possibilidade de gravidez. Sepretende engravidar ou se suspeita estar grávida, deve parar imediatamente de tomarsinvastatina.

Não se sabe se a sinvastatina passa para o leite materno. Uma vez que muitosmedicamentos passam para o leite materno e uma vez que a sinvastatina pode causarefeitos adversos graves na criança, não pode utilizar sinvastatina enquanto estiver aamamentar.Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Condução de veículos e utilização de máquinasNão há informação de que a sinvastatina afecte de forma negativa a capacidade dereacção. Em casos raros, Wensan pode causar tonturas. Se sentir tonturas não conduzaou utilize máquinas.Informações importantes sobre alguns ingredientes de Sinvastatina ratiopharmOs comprimidos contém lactose, o açúcar do leite. Se o seu médico lhe disse que temintolerância a alguns açúcares, contacte o seu médico antes de tomar este medicamento.

3. Como tomar Wensan

Tome sempre Wensan de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médicoou farmacêutico se tiver dúvidas.O seu médico receitou-lhe a quantidade exacta de Wensan que tem de tomar. Antes detomar Wensan o seu médico vai receitar-lhe uma dieta para redução do colesterol. Temde continuar a fazer a dieta enquanto estiver a tomar este medicamento.Tome os comprimidos, ou metades de comprimido, com água, antes ou após asrefeições.A dose habitual é:Nível de colesterol no sangue elevado (hipercolesterolemia)A dose inicial habitual é de 10-20 mg/dia administrados em dose única à noite, emassociação com a dieta receitada. Se o seu nível de colesterol necessita de uma granderedução, o seu médico pode receitar uma dose inicial de 20-40 mg por dia, em tomaúnica à noite.Se tem um nível de colesterol gravemente elevado e um elevado risco de doençacardiovascular, o seu médico pode ajustar a dose para 80 mg por dia, em toma única ànoite. Esta é a dose máxima e é recomendada para aqueles doentes que não atingiram oseu objectivo de redução de colesterol com doses inferiores.Colesterol elevado hereditário (Hipercolesterolemia familiar homozigótica)A dose recomendada é: - 40 mg uma vez por dia à noiteou- 80 mg por dia, dividido em 3 doses separadas de 20mg, 20 mg e uma dose de 40 mg ànoite, respectivamente.Esta dosagem é suplementar a outros tratamentos para reduzir o colesterol. É tambémutilizada se não estiverem disponíveis outros tratamentos para reduzir o colesterol.

Doença cardiovascularA dose inicial habitual é 20-40mg uma vez por dia, à noite, possivelmente emcombinação com a dieta receitada e exercício físico.Tratamento combinadoSe estiver a utilizar simultaneamente sequestrantes dos ácidos biliares, como colestipole colestiramina, tome a sinvastatina 2 horas antes ou, pelo menos, 4 horas depois detomar estes medicamentos.Tome uma dose máxima de 10 mg de sinvastatina uma vez por dia se estiver a tomarsinvastatina simultaneamente com os seguintes medicamentos:- medicamentos contra reacções de rejeição (ciclosporina)- medicamentos que baixam os níveis de gordura no sangue (fibratos como ogenfibrozil, excepto o fenofibrato)- vitamina B3 (niacina)Tome uma dose máxima de 20 mg de sinvastatina uma vez por dia se estiver a tomarsinvastatina simultaneamente com os seguintes medicamentos:- medicamentos para o ritmo cardíaco irregular (arritmia) e/ou pressão arterial elevada(hipertensão) (amiodarona, verapamil).Doentes com insuficiência renal graveNo início do tratamento, tome 10 mg de sinvastatina à noite. O seu médico determinaráas doses seguintes.Utilização em crianças e adolescentes (com idade compreendida entre 10 e 17 anos)A dose inicial recomendada é de 10 mg por dia, à noite. A dose máxima recomendada éde 40 mg por dia.

A dose de 80 mg é apenas recomendada para doentes adultos com níveis de colesterolmuito elevados e com risco elevado para problemas de doença cardíaca.Utilização nos doentes idososNão é necessário o ajuste da dose.Se tomar mais Wensan do que deveriaSe tomar mais sinvastatina do que devia, contacte de imediato o seu médico oufarmacêutico.Caso se tenha esquecido de tomar WensanNão tome uma dose a dobrar para compensar as doses que se esqueceu de tomar. Se seesquecer de tomar a dose no tempo certo, tome-a assim que se lembrar, excepto se faltarmenos de 4 horas para a dose seguinte. Neste caso, espere até lá e proceda comohabitualmente.Se parar de tomar WensanContinue a tomar sinvastatina até o seu médico lhe dizer para parar. Os seus níveis decolesterol no sangue podem voltar a subir quando deixar de tomar sinvastatina.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.4. Efeitos secundários possíveisComo todos os medicamentos, Wensan pode ter efeitos secundários, no entanto estesnão se manifestam em todas as pessoas.Os seguintes termos são utilizados para descrever a frequência com que foramnotificados os efeitos secundários:

• Raros

(ocorrem em 1 em cada 10.000 e em menos do que 1 em cada 1000 doentes tratados)• Muito raros (ocorrem em menos de 1 em cada 10.000 doentes tratados).Foram notificados os seguintes efeitos secundários graves raros.

Se ocorrer algum destes efeitos secundários graves, pare de tomar o medicamento einforme imediatamente o seu médico ou dirija-se ao serviço de urgências do hospitalmais próximo.Dor, sensibilidade, fraqueza ou cãibras musculares. Em casos raros, estes problemasmusculares podem ser graves, incluindo degradação muscular que provoca lesões nosrins; e ocorreram casos muito raros de morte.• reacções de hipersensibilidade (alérgicas) incluindo: inchaço da face, língua e gargantaque pode causar dificuldade em respirar • dor muscular intensa geralmente nos ombros eancas • erupções cutâneas com fraqueza dos músculos dos membros e do pescoço • dorou inflamação das articulações • inflamação dos vasos sanguíneos • nódoas negras(hematomas) não habituais, erupções cutâneas e inchaço, urticária, sensibilidade da peleao sol, febre, afrontamentos • falta de ar e sensação de mal-estar • quadro clínico dedoença de tipo lúpus (incluindo erupções cutâneas, perturbações das articulações eefeitos sobre as células sanguíneas)

• inflamação do fígado com amarelecimento da pele e dos olhos, comichão, urina de corescura ou fezes de cor clara, insuficiência hepática (muito raro)• inflamação do pâncreas frequentemente com dor abdominal intensa.Os seguintes efeitos secundários foram igualmente notificados raramente:

redução da contagem de glóbulos vermelhos (anemia)

• dormência ou fraqueza dos braços e pernas • dores de cabeça, sensação deformigueiro, tonturas• perturbações digestivas (dor abdominal, prisão de ventre, gases (flatulência),indigestão, diarreia, náuseas, vómitos) • erupções cutâneas, comichão, perda de cabelo •fraqueza • dificuldades em dormir (muito raro) • falta de memória (muito raro).Efeitos secundários possíveis notificados com algumas estatinas:

perturbações do sono, incluindo insónia e pesadelos • Perda de memória • Dificuldadessexuais • Depressão • Problemas respiratórios incluindo tosse persistente e/ou falta de arou febreValores Laboratoriais

Foram observados aumentos de alguns valores laboratoriais de análises ao sangue dafunção hepática e de uma enzima muscular (creatinaquinase).Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5. Conservação de WensanManter fora do alcance e da vista das crianças.Não é necessária uma temperatura especial de conservação para Wensan.Não utilize Wensan após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, a seguira “EXP”. Os dois primeiros digítos indicam o mês e os últimos quatro digítos indicam oano. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.6. Outras informaçõesQual a composição de Wensan- A substância activa é a sinvastatina; cada comprimidos contém 10 mg de sinvastatina.- Os outros componentes são: lactose anidra, celulose microcristalina (E460), amido demilho pré-gelificado, buti-lhidroxianisol (E320), estearato de magnésio, talco (E553b),hidroxipropilcelulose (E463), hipromelose (E464), dióxido de titânio (E171).Qual o aspecto de Wensan e conteúdo da embalagemOs comprimidos de Wensan são brancos e em forma de cápsula. Do lado sem ranhuraos comprimidos têm a gravação SVT, e do lado ranhurado a gravação 10.Wensan está disponível em embalagens de 20 e 60 comprimidos.Titular da Autorização de Introdução no MercadoRatiopharm – Comércio e Indústria de Produtos Farmacêuticos, LdaRua Quinta do PinheiroEdifício Tejo, 6º pisoRua Quinta do Pinheiro2790-143 Carnaxide

FabricanteSynthon Hispania S.L.Castelló, 1 - Poligono Las SalinasSant Boi de Llobregat -Barcelona, EspanhaEste folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Febre: Elevação da temperatura corporal acima de um valor normal, estabelecido entre 36,7ºC e 37ºC, quando medida na boca.
  2. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  3. Pâncreas: Glândula de secreção endócrina (ver), por sua produção de insulina, glucagon e peptídios intestinais que são lançados na corrente sangüínea e exócrina (ver) por sua produção de potentes enzimas digestivas lançadas no intestino delgado. Localiza-se profundamente na cavidade abdominal e possui um tamanho aproximado de 15x7cm.
  4. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X