X-Prep

Para que serve X-Prep

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Leia atentamente este folheto porque ele contém informações importantes parasi.-Este medicamento está disponível sem prescrição médica. No entanto, precisade utilizar X-Prep cuidadosamente para obter os melhores resultados.-Guarde este folheto. Pode necessitar de o ler novamente.-Se necessitar de mais informações ou conselhos, pergunte ao seufarmacêutico.-Deve consultar um médico se os sintomas se agravarem ou não melhoraremapós 5 dias.

-Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêuticoNeste folheto:1. O que é e para que é utilizado X-Prep2. Antes de utilizar X-Prep3. Como utilizar X-Prep4. Possíveis efeitos secundários.5. Como conservar X-Prep6 Outras informações1. O QUE É E PARA QUE É UTILIZADO X-PrepTrata-se de um laxante para uso prévio nos exames do aparelho gastrointestinal

Indicações terapêuticas:Uma evacuação única do cólon para a preparação do exame radiológico dotracto gastrointestinal, incluindo o exame colecistográfico e para os métodos deduplo contraste, assim como para a preparação de exames urológicos ecintigráficos, intervenções do cólon, como rectoscopias e exames citológicos docólon.

2. ANTES DE USAR X-Prep

Não utilize X-PrepSe é alérgico à substância activa ou a qualquer dos outros componentes

Doenças agudas do abdómen e obstruções intestinais.Tome especial cuidado com X-Prep

Este medicamento deve ser administrado com precaução nos doentesportadores de doença inflamatória do intestino (colite ulcerosa e/ou doença deChron) e naqueles com sintomas abdominais não diagnosticados, tais como dorabdominal, náuseas ou vómitos.Se se registar uma alteração repentina nos movimentos intestinais quepersistam durante um período de 2 semanas, consulte o seu médico antes deutilizar um laxante. Os produtos laxantes não devem ser utilizados por umperíodo superior a uma semana salvo se indicado pelo médico.Hemorragia rectal ou ausência de movimentos intestinais após utilização de umlaxante, pode indicar a presença de uma situação grave. Interrompa otratamento e consulte um médico.Nota: Se está a fazer uma dieta restrita em sódio, deve ter em consideração queos senosidos contêm uma muito pequena quantidade de sódio.No caso dos doentes diabéticos, o médico deve ter em atenção o conteúdo emaçúcar do líquido evacuado pelo intestino.UtilizarX-Prep com outros medicamentosPor favor informe o seu médico ou farmacêutico se está a utilizar ou se utilizourecentemente outros medicamentos mesmo se forem medicamentos nãosujeitos a receita médica.

GravidezSe estiver grávida deve consultar o seu médico antes de utilizar este produto.AleitamentoSe estiver grávida deve consultar o seu médico antes de utilizar este produto.Informações importantes sobre alguns componentes de X-PrepX-Prep contém sacarose, se foi informado pelo seu médico que tem intolerânciaa alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamentoX-Prep contém Parabenos, que podem causar reacções alérgicas(possivelmente retardadas).3. COMO UTILIZAR X-PrepOs adultos devem ingerir o conteúdo total do frasco de uma só vez e as criançascom menos de 14 anos, 1ml por Kg de peso.O X-Prep deve ser administrado na véspera do exame radiológico entre as 13 eas 15 horas. Uma refeição ligeira e isenta de gorduras precederá aadministração do X-Prep. Nenhum alimento sólido deverá depois ser ingerido.Às 18, 19 e 22 horas, ingerir um copo de água.

O doente deverá estar atento ao facto de 5 - 8 horas após a administração do X-
Prep, se produzir a evacuação completa do intestino.No dia do exame não tomar o pequeno almoço. Tomar um copo de água cheiopelo menos 1 hora antes de sair de casa para efectuar o exame.

No caso de sedação ou anestesia, ter em atenção que é necessário um jejum depelo menos 6 horas em relação à hora do exame.

Se utilizar mais X-Prep do que deveriaA utilização prolongada ou sobredosagem com qualquer laxante incluindo osque contêm sene pode causar diarreia, conduzindo a uma excessiva perda deágua e possível desequilíbrio electrolítico (particularmente potássio).A utilização excessiva ou incorrecta destes produtos pode também resultar nodesenvolvimento de cólon atónico.No caso de sobredosagem acidental, consulte um médico.4. POSSÍVEIS EFEITOS SECUNDÁ

RIOS

Como os demais medicamentos, X-Prep pode causar efeitos secundários, noentanto estes não se manifestam em todas as pessoas.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico oufarmacêutico.. Como todos os laxativos farmacologicamente activos, também o X-Prep podeprovocar metiorismo, cãibras abdominais ligeiras, náuseas ou vómitos.Reacções alérgicas não são frequentes.Pode ocorrer raramente, hipotensão (diminuição da pressão sanguínea) devidoa desidrataçãoDevido à presença de ácido crisofânico no sene natural, os senosidos contidosnos laxantes podem provocar coloração do leite materno, urina ou fezes,dependendo da acidez (coloração amarelo-acastanhado) oualcalinidade(coloração vermelho-violeta) da substância. Esta coloração não tem significadopatológico.A coloração na urina, se presente, pode interferir com a interpretação dos testeslaboratoriais.

5. COMO CONSERVAR X-PrepMantenha o medicamento fora do alcance e da vista das crianças.Conserve a uma temperatura inferior a 25 º

C

Não utilize depois da data de validade referida na embalagem a seguiràabreviatura utilizada para prazo de validadeO prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.Não utilize X-Prep se verificar sinais de deterioraçãoOs medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixodoméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já nãonecessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de X-PrepA substância activa é Extracto de sene.

Os outros componentes são Sacarose, Para-hidroxibenzoato de metilo, Para-
hidroxibenzoato de propilo, Álcool a 95%, Essência especial 40712, Essência decacau, Água purificadaQual o aspecto de X-Prep e conteúdo da embalagemSolução oralEmbalagem de 75mlTitular da Autorização de Introdução no Mercado

MEDA Pharma - Produtos Farmacêuticos, S.A.Rua do Centro Cultural, nº 13 - 1749-066 LisboaTelefone: 21 8420300Telefax: 21 8492042Data da última aprovação deste folheto:



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Hemorragia: Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
  2. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X