Xatane

Para que serve Xatane

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Xatane 25 mg comprimidos revestidos por película

(Exemestano)Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:1. O que é Xatane para que é utilizado2. Antes de tomar Xatane

3. Como tomar Xatane

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Xatane

6. Outras informações1. O QUE É XATANE E PARA QUE É

UTILIZADO

Este medicamento tem o nome de Xatane. O Xatane pertence a um grupo demedicamentos denominados inibidores da aromatase. Estes fármacos interferem com umasubstância chamada aromatase, que é necessária para produzir as hormonas sexuaisfemininas, os estrogénios, especialmente nas mulheres após a menopausa. A redução dosníveis de estrogénio no organismo é uma forma de tratar o cancro da mama dependentedas hormonas.O Xatane é utilizado para tratar o cancro da mama precoce dependente das hormonas emmulheres após a menopausa que tenham completado 2-3 anos de tratamento com omedicamento tamoxifeno.O Xatane é igualmente utilizado para tratar o cancro da mama avançado dependente dashormonas em mulheres após a menopausa quando outro tratamento hormonal diferentenão tenha funcionado de forma satisfatória.2.

ANTES DE TOMAR XATANE

Não tome Xatane se tem, ou teve anteriormente, alergia (hipersensibilidade) aoexemestano (a substância activa contida no Xatane) ou a qualquer outro componente doexemestano. Consulte a secção 6 (“Qual a composição de Xatane”) para uma listacompleta de componentes.

Se ainda não se encontra totalmente “na menopausa”, ou seja, se ainda tem o seu períodomenstrual.

Se está grávida, se tem probabilidade de engravidar ou se está a amamentar.

Tome especial cuidado com Xatane

Antes do tratamento com Xatane, o seu médico pode querer realizar análises ao sanguepara se assegurar de que atingiu a menopausa.

Antes de tomar Xatane, informe o seu médico se tiver problemas hepáticos ou renais.

Informe o seu médico caso tenha antecedentes ou se tiver actualmente alguma doençaque afecte a resistência óssea. O seu médico poderá querer medir a sua densidade ósseaantes e durante o tratamento com Xatane. Isto prende-se com o facto de os fármacos destaclasse reduzirem os níveis de hormonas femininas, o que pode provocar uma perda doconteúdo mineral dos ossos que, por sua vez, pode diminuir a respectiva resistência.

Ao tomar Xatane com outros medicamentosInforme o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outrosmedicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.Xatane não deve ser administrado ao mesmo tempo que a Terapêutica Hormonal deSubstituição (THS).Os seguintes medicamentos devem ser utilizados com precaução quando estiver a tomarXatane. Informe o seu médico se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos:rifampicina (um antibiótico);

carbamazepina ou fenitoína (anticonvulsivantes utilizados para tratar a epilepsia); erva deS. João ou Hipericão (Hypericum perforatum) ou preparações contendo esta substância.

Gravidez e aleitamentoNão tome Xatane se estiver grávida ou a amamentar.Deve informar o seu médico se está, ou pensa estar grávida.Fale sobre os métodos contraceptivos com o seu médico se existir alguma possibilidadede engravidar.Condução de veículos e utilização de máquinasCaso se sinta sonolenta, tonta ou fraca enquanto tomar Xatane, não deve tentar conduzirnem utilizar máquinas.3.

COMO TOMAR XATANE

Adultos e idososOs comprimidos de Xatane devem ser tomados após uma refeição, todos os dias,aproximadamente à mesma hora. O seu médico indicar-lhe-á como tomar exemestano edurante quanto tempo. A dose recomendada é de um comprimido de 25 mg por dia.Não pare de tomar os seus comprimidos mesmo que se sinta melhor, a menos que o seumédico o indique.Se precisar de ir ao hospital enquanto estiver a tomar Xatane, informe o pessoal médicosobre a medicação que está a tomar.

Utilização em crianças e adolescentes com menos de 18 anosXatane não é adequado para utilização em crianças e adolescentes com menos de 18anos.

Se tomar mais Xatane do que deveriaSe acidentalmente tomar demasiados comprimidos, contacte imediatamente o seu médicoou dirija-se ao serviço de urgências do hospital mais próximo. Mostre-lhes a embalagemde comprimidos Xatane.Caso se tenha esquecido de tomar Xatane

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.Caso se tenha esquecido de tomar o seu comprimido, tome-o assim que se lembrar. Seestiver quase na altura da dose seguinte, tome-a à hora habitual.Se parar de tomar Xatane

Não pare o tratamento sem consultar o seu médico. Se parar o tratamento, os sintomaspodem voltar a surgir.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, consulte o seu médico oufarmacêutico.4. EFEITOS SECUNDÁ

RIOS POSSIVEIS

Como todos os medicamentos, Xatane pode causar efeitos secundários, no entanto estesnão se manifestam em todas as pessoas. Em geral, Xatane é bem tolerado e os seguintesefeitos secundários observados em doentes tratadas com Xatane são principalmente denatureza ligeira ou moderada. A maioria dos efeitos secundários está associada a umadiminuição de estrogénio (p. ex., afrontamentos).

Efeitos secundários muito frequentes (afectam mais de 1 em 10 pessoas): dificuldade emdormir; dor de cabeça; afrontamentos; sensação de enjoo; transpiração aumentada; dornos músculos e articulações (incluindo osteoartrite, dor nas costas, artrite e rigidez nas

articulações); cansaço.

Efeitos secundários frequentes (afectam entre 1 a 10 em cada 100 pessoas): perda deapetite; depressão; tonturas, síndroma do túnel do cárpico (uma associação deformigueiro, dormência e dor que afecta toda a mão excepto o dedo mindinho); dores deestômago, vómitos (estar enjoada), prisão de ventre, indigestão, diarreia; erupções napele, perda de cabelo; adelgaçamento dos ossos que pode diminuir a respectivaresistência (osteoporose), levando a fracturas ósseas (ossos partidos ou rachados) emalguns casos; dor, mãos ou pés inchados.

Efeitos secundários pouco frequentes (afectam entre 1 a 10 em cada 1000 pessoas):sonolência; fraqueza muscular.

Pode ocorrer inflamação do fígado (hepatite). Os sintomas incluem uma sensação geralde mal-estar, náuseas, icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos), comichão, dorabdominal do lado direito e perda de apetite. Contacte o seu médico imediatamente sepensa ter algum destes sintomas.

Se realizar análises ao sangue, podem ser detectadas algumas alterações na funçãohepática. Podem ocorrer alterações na quantidade de determinadas células sanguíneas(linfócitos) e plaquetas que circulam no sangue, especialmente em doentes com umalinfopenia (número reduzido de linfócitos no sangue) preexistente.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundáriosnão mencionados neste folheto, informe logo que possível o seu médico ou farmacêutico.5.

COMO CONSERVAR XATANE

Manter fora do alcance e da vista das crianças.Este medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Não utilize Xatane após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e naembalagem “blister”, após VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mêsindicado.

Xatane não deve ser eliminado na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seufarmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irãoajudar a proteger o ambiente.6. OUTRAS INFORMAÇÕ

ES

Qual a composição de Xatane revestidos por película:A substância activa é exemestano.Cada comprimido revestido por película contém 25 mg de exemestano.

Os outros componentes são:Núcleo do comprimido: sílica coloidal anidra, crospovidona, hipromelose 5cP, estearatode magnésio, manitol, celulose microcristalina, polissorbato 80 e carboximetilamidosódico (Tipo A).

Película de revestimento: hipromelose 5cP, macrogol, talco e dióxido de titânio (E171).Qual o aspecto de Xatane 25 mg comprimidos revestidos por película e conteúdo daembalagemXatane por película são comprimidos revestidos por película brancos, redondos ebiconvexosXatane por película é apresentado em embalagens tipo “blister” de 14, 15, 20, 30, 60, 90,100 e 120 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e FabricanteTitular da Autorização de Introdução no Mercado: Chanelle Medical, Loughrea, Co.

Galway, Ireland.

Fabricante: Remedica Limited, Limassol Industrial Estate, P.O. Box 51706, CY-3508Limassol, Cyprus.

Este medicamento está autorizado nos Estados-Membros do EEE sob as seguintesdenominações:

Reino Unido Exemestane 25 mg Film-coated Tablets Bélgica Exemestane Chanelle 25 mg Film-coated Tablets República Checa Mexinat 25 mg Film-coated Tablets France Exemestane Chanelle Medical 25 mg, comprimé pelliculé

Alemanha

Exemestane 25 mg Filmtabletten Hungria Exemestane Chanelle 25 mg filmtabletta Itália

Exematase Chanelle 25 mg Film-coated Tablets Países Baixos Exemestaan Chanelle 25 mg filmomhulde tabletten

Portugal Xatane

Romania Exemestan Chanelle Medical 25mg, comprimate filmate Espanha

Exemestane 25 mg Film-coated Tablets

Este folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Icterícia: Pigmentação amarelada da pele e mucosas devido ao aumento da concentração de bilirrubina no sangue. Pode ser acompanhada de sintomas como colúria (ver), prurido, etc. Associa-se a doenças hepáticas e da vesícula biliar, ou à hemólise (ver).
  2. Osteoartrite: Termo geral que se emprega para referir-se ao processo degenerativo da cartilagem articular, manifestado por dor ao movimento, derrame articular, etc. Também se denomina artrose (ver).
  3. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.

Síguenos

X