Xilometazolina Novartis

Para que serve Xilometazolina Novartis

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto informativo: Informação para o utilizadorXilometazolina Novartis, 0,5 mg/ml, gotas nasais, soluçãoXilometazolina Novartis, 1 mg/ml, gotas nasais, soluçãoCloridrato de XilometazolinaLeia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento poiscontém informação importante para si.Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo comas indicações do seu médico ou farmacêutico.- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.- Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico.- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4.- Se não se sentir melhor ou se piorar após 10 dias, tem de consultar um médico.O que contém este folheto:1. O que é Xilometazolina Novartis e para que é utilizado2. O que precisa de saber antes de utilizar Xilometazolina Novartis3. Como utilizar Xilometazolina Novartis4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Xilometazolina Novartis6. Conteúdo da embalagem e outras informações1. O que é Xilometazolina Novartis e para que é utilizadoXilometazolina Novartis é um descongestionante nasal. Alivia rapidamente a obstruçãonasal. Esta formulação contém igualmente componentes hidratantes que ajudam naprevenção da secura e irritação da mucosa nasal.Como atua a Xilometazolina NovartisXilometazolina Novartis permite um rápido e duradouro alívio da obstrução nasal,descongestionando a mucosa do nariz e das regiões envolventes da faringe. Este efeitopermite o descongestionamento das fossas nasais permitindo aos doentes, que sofrem denariz obstruído, respirar mais facilmente pelo nariz.

Para que serve Xilometazolina NovartisXilometazolina Novartis é utilizada para o alívio da obstrução nasal causada porconstipações, febre dos fenos ou rinites e sinusites alérgicas de outras causas.Pode também ser usada nas infeções dos ouvidos para ajudar a descongestionar a mucosanasofaríngea.O efeito de Xilometazolina Novartis inicia-se uns minutos após a administração e exerce-
se pelo menos nas 12 horas seguintes. Xilometazolina Novartis é bem tolerado, mesmoem doentes com mucosa nasal sensível.

2. O que precisa de saber antes de utilizar Xilometazolina NovartisNão utilize Xilometazolina Novartis:- se tem alergia (hipersensibilidade) à xilometazolina ou a qualquer outro componentedeste medicamento (indicados na secção 6).- se fez, recentemente, alguma cirurgia nasal, consulte o seu médico antes de utilizarXilometazolina Novartis.Advertências e precauçõesFale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Xilometazolina Novartis.- Assim como outros medicamentos para o tratamento da obstrução nasal, XilometazolinaNovartis pode provocar alterações do sono, tonturas ou tremores, em doentes muitosensíveis. Informe o seu médico caso sinta algum destes sintomas.- Assim como acontece com outros descongestionantes tópicos, Xilometazolina Novartisnão deve ser utilizada durante mais de 10 dias consecutivos. Se os sintomas persistirem,deve consultar o seu médico.- Não exceda a dose recomendada, especialmente em crianças e em idosos.- Se sofrer de pressão arterial elevada, doenças cardiovasculares, doenças da tiróide,glaucoma ou diabetes.Crianças e adolescentesXilometazolina Novartis 0,5 mg/ml, gotas nasais, solução não deverá ser utilizado emcrianças com idade igual ou inferior a 1 ano sem aconselhamento médico e em criançascom idade até 6 anos sem supervisão de um adulto.Outros medicamentos e Xilometazolina NovartisInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar, ou tiver utilizadorecentemente, ou se vier a utilizar outros medicamentos.Consulte o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar um antidepressivo.Gravidez e amamentaçãoSe está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte oseu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.O uso de Xilometazolina Novartis não é recomendado durante a gravidez.Condução de veículos e utilização de máquinasOs efeitos de Xilometazolina Novartis sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinassão nulos ou desprezíveis.Xilometazolina Novartis contém cloreto de benzalcónio.

Irritante, pode causar reações cutâneas.3. Como utilizar Xilometazolina NovartisUtilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo comas indicações do seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico setiver dúvidas.

Xilometazolina Novartis, 0,5 mg/ml, gotas nasais, solução:Xilometazolina Novartis 0,5 mg/ml, gotas nasais, solução não deverá ser utilizado emcrianças com idade igual ou inferior a 1 ano sem aconselhamento médico e em criançascom idade até 6 anos sem supervisão de um adulto.Crianças até 1 ano (sob aconselhamento médico) e crianças até 6 anos (sob supervisão deum adulto):1 a 2 gotas em cada narina 1 a 2 vezes por dia (cada 8 a 10 horas) são geralmentesuficientes.Não ultrapassar um total de 3 aplicações diárias em cada narina.Xilometazolina Novartis, 1 mg/ml, gotas nasais, solução:Adultos e crianças acima dos 6 anos de idade:2 a 3 gotas em cada narina 3 a 4 vezes por dia.

Como utilizar1. Assoe o nariz.2. Coloque a cabeça para trás em pé ou sentado. Se deitado na cama, coloque a cabeça delado.

3. Coloque as gotas em cada narina e mantenha a cabeça para trás por instantes, de modoa permitir que as gotas se espalhem pelo nariz.4. Coloque a tampa logo após a utilização.Se utilizar mais Xilometazolina Novartis do que deveriaEm intoxicações acidentais raras registadas em crianças verificou-se pulso acelerado eirregular, subida da pressão arterial e por vezes desmaio.Em caso de ingestão acidental, comunique imediatamente ao médico ou farmacêutico.Caso se tenha esquecido de utilizar Xilometazolina NovartisCaso se tenha esquecido de utilizar Xilometazolina Novartis e se se lembrar dentro deuma hora, aplique imediatamente. Caso já tenha passado mais do que uma hora, omitaessa dose e continue com a posologia habitual.Não utilize uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de administrar.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.4. Efeitos secundários possíveisComo todos os demais medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestam em todas as pessoas.Os seguintes efeitos indesejáveis podem ser observados ocasionalmente nalguns doentes:- Sensação de queimadura no nariz e na garganta;- Irritação ou secura da mucosa nasal;

- Náuseas, dores de cabeça.Foram relatados casos isolados de reações alérgicas como vermelhidão da pele, prurido(comichão), alterações temporárias da visão e batimento cardíaco rápido e irregular.Comunicação de efeitos secundáriosSe tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderácomunicar efeitos secundários diretamente através:INFARMED, I.P.Direção de Gestão de Risco de medicamentosParque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 531749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 71 40Fax: +351 21 798 73 97Sítio da internet:

http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepageE-mail: [email protected] comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre asegurança deste medicamento.5. Como conservar Xilometazolina NovartisConservar a temperatura inferior a 30ºC.Manter fora da vista e do alcance das crianças.Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exteriorou no frasco, após Val. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte aoseu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente6. Conteúdo da embalagem e outras informaçõesQual a composição de Xilometazolina Novartis- A substância ativa é o cloridrato de xilometazolina.- Os outros componentes são edetato dissódico, cloreto de benzalcónio, fostatomonossódico di-hidratado, fosfato dissódico dodeca-hidratado, cloreto de sódio, sorbitol70%, hipromelose 2208 e água purificada.Xilometazolina Novartis apresenta-se em duas formulações, uma para adultos e outrapara crianças. A Xilometazolina Novartis para adultos contém 1 mg/ml de cloridrato dexilometazolina e a Xilometazolina Novartis para crianças contém 0,5 mg/ml de cloridratode xilometazolina.

Qual o aspeto de Xilometazolina Novartis e conteúdo da embalagemXilometazolina Novartis 0.5 mg/ml, gotas nasais, solução – frasco de 10 ml.Xilometazolina Novartis 1 mg/ml, gotas nasais, solução – frasco de 10 ml.Titular da Autorização de Introdução no MercadoNovartis Consumer Health - Produtos Farmacêuticos e Nutrição Lda.Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº10E, Taguspark2740-255 Porto SalvoPortugal

FabricanteNovartis Consumer Health Gmb

H

Zielstattstrasse 4081379 MuniqueAlemanhaEste folheto informativo foi revisto pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Febre: Elevação da temperatura corporal acima de um valor normal, estabelecido entre 36,7ºC e 37ºC, quando medida na boca.
  2. Glaucoma: Aumento da pressão intra-ocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
  3. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  4. Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
  5. Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.

Síguenos

X