Xylocaína 5%

Para que serve Xylocaína 5%

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


FOLHETO INFORMATIVO

INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Xylocaína 5% 50 mg/g Pomada
(lidocaína)

Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento.• Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. • Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. • Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.• Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Neste folheto:1. O que é Xylocaína pomada e para que é utilizado2. Antes de utilizar Xylocaína pomada3. Como utilizar Xylocaína pomada4. Efeitos secundários possíveis5. Conservação de Xylocaína pomada6. Outras Informações

1.
O QUE É Xylocaína pomada E PARA QUE É UTILIZADO

Xylocaína pomada é um anestésico local e apresenta-se na forma de pomada brancaa branco acinzentado.Xylocaína pomada é utilizada na superfície do corpo e funciona provocando umaperda temporária da sensibilidade na área onde é aplicada. Xylocaína pomadatambém é eficaz nas mucosas e lesões da pele.

Xylocaína pomada deve ser utilizada nas seguintes situações: • Alívio da dor associada a queimaduras e abrasões ligeiras da pele, como por exemplo: queimaduras solares, herpes zoster e labial, prurido, irritação mamilar,picadas de insectos.• Alívio da dor e desconforto associados a situações do foro proctológico (hemorroidal e fissura anal).2.
ANTES DE UTILIZAR Xylocaína pomada

Não utilize Xylocaína pomada:

• se for alérgico à lidocaína ou sofrer de hipersensibilidade a anestésicos locais do tipo amida ou a outros componentes da pomada.Tome especial cuidado com Xylocaína pomada:Não utilize Xylocaína pomada mais frequentemente ou durante mais tempo que oprescrito pelo seu médico ou que o recomendado neste folheto informativo.Se o se médico recomendou este medicamento, assegure-se que não utilizaXylocaína pomada durante mais tempo que o prescrito pelo médico. Caso se esteja atratar a si próprio, siga as doses recomendadas neste folheto informativo.Para mamilos magoados: Se está a utilizar Xylocaína pomada para os seus mamilos eestá a amamentar, é essencial que limpe completamente a zona mamilar com águaantes de cada amamentação.Utilizar Xylocaína pomada com outros medicamentos:Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos outros medicamentos, incluindo medicamentosobtidos sem receita médica. Se está a tomar outros medicamentos como por exemploos utilizados para tratar situações de arritmia cardíaca (anti-arrítmicos), confirme como seu médico antes de iniciar o tratamento com Xylocaína pomada. A utilização destesmedicamentos ao mesmo tempo pode aumentar o risco de efeitos tóxicos, descritosna secção Se utilizar mais Xylocaína pomada do que deveria.Gravidez:Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Antes de iniciar o tratamento com Xylocaína pomada informe o seu médico se estágrávida ou planeia engravidar. Se está grávida deverá ter sempre cuidado com autilização destes medicamentos. Xylocaína pomada não mostrou provocar efeitosnocivos nestas situações. Mesmo assim, deverá sempre confirmar com o seu médicoantes de utilizar este medicamento durante a gravidez.

Aleitamento:Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Antes de iniciar o tratamento com Xylocaína pomada informe o seu médico se está aamamentar. Se está a amamentar deverá ter sempre cuidado com a utilização destesmedicamentos. Xylocaína pomada não mostrou provocar efeitos nocivos nestassituações. Mesmo assim, deverá sempre confirmar com o seu médico antes de utilizareste medicamento durante a amamentação.

Condução de veículos e utilização de máquinas:Nas doses recomendadas, Xylocaína pomada não afecta a capacidade de condução eutilização e máquinas.Informações importantes sobre alguns componentes de Xylocaína pomada

Produtos tópicos que contenham propilenoglicol (um dos ingredientes da pomada)podem provocar irritação cutânea.3.
COMO UTILIZAR Xylocaína pomada

Se este medicamento lhe foi recomendado por um médico, assegure-se que segue asindicações que lhe foram dadas. Caso esteja a tratar-se a si, siga as indicaçõesabaixo:Utilize a menor quantidade de pomada necessária para controlar os sintomas. Apliqueuma camada fina, utilizando apenas o suficiente para cobrir a zona afectada e apliquenovamente quando necessita, no intervalo tolerável maior que conseguir.É recomendada a colocação de uma gaze esterilizada na zona magoada ouqueimada.Xylocaína pomada origina, normalmente, anestesia local e alívio da dor 30 segundosa 5 minutos após a aplicação.Doses para adultos:• A dose usual para o tratamento de queimaduras ligeiras, feridas, abrasões e picadas de insectos é 0,2-0,5g de pomada por 10 cm2. A dose máxima em qualqueraplicação não deverá exceder 10 g.

• Para ajudar no alívio da dor e do desconforto das hemorróidas, deve ser utilizado 1-5 g de Xylocaína pomada. Uso intrarectal: utilize a pomada com umaplicador especial. Limpe o utilizador antes de cada utilização. Uso externo: Aplique apomada várias vezes ao dia numa camada fina, sob toda a área afectada.• Não devem ser administrados mais que 20g de pomada num período de 24 horas.No mamilo doloroso, aplicar numa compressa de gaze pequena: Deve proceder àremoção total da pomada antes da amamentação seguinte.Doses para crianças com idade inferior a 12 anos:• Uma dose única de pomada não deve exceder 0,1 g de pomada/kg de peso corporal. Não devem ser utilizadas mais que 3 doses durante 24 horas. Aguarde pelomenos 8 horas antes de aplicar uma nova dose.Se tiver alguma questão respeitante à quantidade a aplicar, assegure-se que perguntaao seu médico ou farmacêutico.A pomada pode ser facilmente removida do local de aplicação e da roupa lavando azona com água.

Aplique Xylocaína pomada exactamente como lhe foi recomendado. Deverá confirmarsempre com o se médico ou farmacêutico caso não esteja seguro.Se achar que os efeitos da Xylocaína pomada são muito fortes ou muito fracos, falecom o seu médico ou farmacêutico.Se utilizar mais Xylocaína pomada do que deveria:Se for utilizada muita quantidade de Xylocaína pomada do que deveria ter utilizado,podem ocorrer os sintomas seguintes: dormência dos lábios e zona à volta da boca,delírios,

tonturas e visão turva. Nas doses recomendadas, não foram reportados efeitos tóxicoscom a Xylocaína pomada.Se tiver sido utilizado mais quantidade de Xylocaína pomada que deveria, ou sesofreu dos sintomas mencionados em cima, deve falar imediatamente com o seumédico ou dirigir-se ao serviço de urgências hospitalar mais próximo.4.

EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS


Como os demais medicamentos, Xylocaína pomada pode causar efeitos secundáriosem algumas pessoas.Em casos raros (< 0,1%), os anestésicos locais como a lidocaína podem provocarreacções alérgicas, a maior parte devida a um tipo de sensibilidade de contacto local.Nos casos mais graves pode ser desenvolvido um choque anafiláctico com sintomastais como: rash, inchaço, febre, dificuldade respiratória e perda de conhecimento(desmaios).Se sentir algum destes sintomas de alergia grave, deve recorrer de imediato aoserviço de urgências hospitalar mais próximo.Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitossecundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.5. CONSERVAÇÃO DE Xylocaína pomadaManter fora do alcance e da vista das crianças.Não conservar acima de 25°C.Não congelar.

Conservar na embalagem de origem.Não utilize Xylocaína pomada após expirar o prazo de validade indicado naembalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já nãonecessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.6. OUTRAS

INFORMAÇÕES


O nome do seu medicamento é Xylocaína pomada e apresenta-se sob a formafarmacêutica de pomada.A substância activa é a lidocaína. Cada grama de pomada contem 50mg de lidocaína.Xylocaína pomada contém também outros ingredientes não activos. Estes são:pomada de polietilenoglicol, polietilenoglicol 3350, propilenoglicol e água purificada.Este produto não contém conservantes.Xylocaína pomada apresenta-se na forma de pomada de 35 g.Classificação farmacoterapêutica (

F.H.N.M.)

13.8.2 Anestésicos locais e antipruriginosos

O titular da autorização de introdução no mercado é AstraZeneca ProdutosFarmacêuticos, Lda. Rua Humberto Madeira, 7, Valejas, 2745-663 Barcarena.Este folheto informativo foi revisto em Novembro de 2005.



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Delírio: Alteração aguda da consciência ou da lucidez mental, provocado por uma causa orgânica.
  2. Febre: Elevação da temperatura corporal acima de um valor normal, estabelecido entre 36,7ºC e 37ºC, quando medida na boca.
  3. Fissura: Solução de continuidade de origem traumática, caracterizada por um trajeto linear.
  4. Tala: Instrumento ortopédico utilizado freqüentemente para imobilizar uma articulação ou osso fraturado. Pode ser de gesso ou material plástico.
  5. Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
  6. Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
  7. Zoster: Doença produzida pelo mesmo vírus que causa a varicela (Varicela-Zóster)Em pessoas que já tenham tido varicela, o vírus se encontra em forma latente e pode ser reativado produzindo as características manchas avermelhadas, vesículas e crostas no território de distribuição de um determinado nervo. Como seqüela pode deixar neurite (ver), com dores importantes.

Síguenos

X