Zarec

Para que serve Zarec

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto informativo: Informação para o utilizadorZarec 10 mg comprimidos revestidos por películaDicloridrato de cetirizina

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento poiscontém informação importante para si.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamentopode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro .

O que contém este folhetoO que é Zarec e para que é utilizadoO que precisa de saber antes de tomar ZarecComo tomar ZarecEfeitos secundários possíveis

Como conservar ZarecConteúdo da embalagem e outras informações

1.O que é Zarec e para que é utilizadoA substância ativa de Zarec 10 mg comprimidos revestidos por película é o dicloridratode cetirizina que pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-histamínicos.

Este medicamento é utilizado para tratar pessoas que sofram de febre dos fenos (rinitealérgica sazonal), alergias durante todo o ano, como alergias ao pó ou a animais deestimação (rinite alérgica perene) e inchaço, vermelhidão e comichão da pele (urticária).Este medicamento também alivia os sintomas desagradáveis e o desconforto associado àssituações acima referidas, tais como espirros, nariz irritado com corrimento e narizcongestionado, olhos lacrimejantes, com vermelhidão e comichão e erupções cutâneas.

Se não se sentir melhor ou piorar após 2 dias, tem de consultar um médico.2.O que precisa de saber antes de tomar ZarecNão tome Zarec:

se tem alergia (hipersensibilidade) à cetirizina ou a qualquer outro componente destemedicamento (indicados na secção 6)

se tem problemas renais graves se tem intolerância a certos açúcares (problemas hereditários de intolerância à galactose,deficiência de lactase de Lapp ou má absorção de glucose-galactose)

Advertências e precauçõesFale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Zarec.Se tem epilepsia ou um risco de convulsões, deve aconselhar-se com o seu médico.Este medicamento não é recomendado a crianças com menos de 6 anos de idade.

Não foram observadas interações suscetíveis de ter um impacto notório entre o álcool(com uma taxa de alcoolemia de 0,5 g/L, correspondente a um copo de vinho) e acetirizina utilizada nas doses normais. No entanto, à semelhança de todos os outros anti-
histamínicos, deve evitar-se o consumo concomitante com álcool.Certifique-se de que mantém uma boa higiene dentária, uma vez que há umapossibilidade acrescida de infeção dentária ou gengival durante o tratamento prolongadocom este medicamento.

Se vai realizar um teste alérgico, deve deixar de tomar estes comprimidos três dias antes.

Outros medicamentos e ZarecInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente ouvier a tomar outros medicamentos, como por exemplo, medicamentos naturais esuplementos alimentares da farmácia, do supermercado ou de uma loja de alimentos desaúde, uma vez que podem interagir com este medicamento.

Exemplos de medicamentos que podem afetar a cetirizina:

depressores do SNC (medicamentos para a depressão, ansiedade ou para o ajudar adormir)Ritonovir (para a infeção por VIH)

Zarec com alimentos, bebidas e álcool

Os alimentos não afetam visivelmente a absorção da cetirizina.

Tal como acontece todos os anti-histamínicos, deve evitar o consumo excessivo de álcoolquando tomar estes comprimidos.

Gravidez, amamentação e fertilidadeSe está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte oseu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

NÃO tome este medicamento, se estiver a amamentar.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Condução de veículos e utilização de máquinas

Zarec contém dicloridrato de cetirizinaLista completa de excipientes, ver secção 6.

Estes comprimidos podem causar-lhe sonolência; caso se sinta sonolento, não conduzanem utilize ferramentas ou máquinas.Se for um doente sensível, pode descobrir que a utilização simultânea de álcool ou deoutros agentes depressores nervosos pode adicionalmente afetar a sua atenção ecapacidade de reação.3.Como tomar ZarecTome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico.Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.Não exceda a dose diária

Os comprimidos devem ser engolidos com um copo de água

Estes comprimidos podem ser tomados com ou sem alimentos.

A dose recomendada é:Utilização em crianças e adolescentesO comprimido pode ser dividido em duas doses iguais.Adultos e crianças a partir dos 12 anos: Tome um comprimido por dia.

Crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos: Tome 5 mg (meiocomprimido) duas vezes por dia (meio comprimido de manhã e meio comprimido ànoite) ou 10 mg (um comprimido), uma vez por dia, como indicado pelo médicoPara crianças com peso inferior a 30 kg: 5 mg (meio comprimido) numa única tomadiária.Não é recomendado a crianças com menos de 6 anos de idade.Doentes com problemas hepáticos ou renais: a dose habitual é 5 mg (meio comprimido),uma vez por dia. Fale com o seu médico antes de tomar estes comprimidos.

Se tomar mais Zarec do que deveria

Se tomar acidentalmente mais Zarec 10 mg comprimidos revestidos por película do quedeveria, informe o seu médico ou contacte a Urgência/Emergência hospitalar, mesmo quenão sinta sinais de desconforto. Pode sentir sonolência ou tonturas, portanto, nãoconduza.

Leve consigo o medicamento na embalagem original, de modo a que o médicoidentifique facilmente a sua medicação.

Caso se tenha esquecido de tomar ZarecCaso se tenha esquecido de tomar um comprimido, tome-o assim que se lembrar, masespere, pelo menos, 24 horas antes de tomar o comprimido seguinte.Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar ZarecCaso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico,farmacêutico ou enfermeiro.4.Efeitos secundários possíveisComo todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestem em todas as pessoas.Se tiver sinais de uma reação alérgica, pare de tomar Zarec 10 mg comprimidosrevestidos por película e contacte o seu médico de imediato. Os sintomas de uma reaçãoalérgica incluem dificuldade em respirar, inchaço do rosto, pescoço, língua ou garganta.O seu médico avaliará então a gravidade e decidirá sobre quaisquer outras medidas quepossam ser necessárias.

Após o início da sua comercialização foram notificados efeitos secundários. Asfrequências são definidas como:

frequentes: (observados em menos de 1 em 10, mas em mais de 1 em 100 doentes)

pouco frequentes: (observados em menos de 1 em 100, mas em mais de 1 em 1.000doentes);

raros: (observados em menos de 1 em 1.000, mas em mais de 1 em 10.000 doentes);

muito raros: (observados em menos de 1 em 10.000 doentes).FrequentesCansaçoBoca secaSensação de mal-estar (náuseas)DiarreiaTonturasDor de cabeçaVontade de dormir (sonolência)Dor de garganta (faringite)Inchaço e irritação dentro do nariz (rinite)Pouco frequentesCansaço e fraqueza extremas (astenia)Sensação generalizada de incómodo (mal-estar)Sensações estranhas na pele (parestesia)AgitaçãoComichão (prurido)

Erupção na peleRarosBatimento cardíaco acelerado (taquicardia)Inchaço (edema)Reações alérgicas, algumas graves (muito raro)Função hepática alterada

Aumento de peso

ConvulsõesDistúrbios nos movimentosAgressãoConfusãoDepressãoVer ou ouvir coisas que não existem (alucinações)

Dificuldade em dormir (insónia)Dor abdominalInchaço, vermelhidão e comichão na pele (urticária)Muito rarosNíveis baixos de plaquetas sanguíneas (trombocitopenia)

Redução da capacidade do olho em focar (perturbação da acomodação)

Visão turva

Olhos a movimentarem-se de forma descontrolada (oculogíria)Movimento muscular repetitivo estranho e repentino (tique)Eliminação alterada da urinaInchaço (edema)Erupção medicamentosa fixaSe tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro .

5. Como conservar ZarecManter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

.Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exteriorapós VAL.. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Este medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte aoseu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Qual a composição de ZarecA substância ativa é o dicloridrato de cetirizinaCada comprimido revestido por película contém 10 mg de dicloridrato de cetirizina.

Os outros componentes são: Núcleo do comprimido: Lactose mono-hidratada, Amido demilho, Amido de milho pré-gelatinizado, Talco, Estearato de magnésio. Revestimento:Hipromelose, Dióxido de Titânio (E171), Talco e Macrogol 6000.

Se lhe foi comunicado que tem uma intolerância a certos açúcares, contacte o seu médicoantes de tomar este medicamento.

Qual o aspeto de Zarec e conteúdo da embalagem

Zarec 10 mg comprimidos revestidos por película são comprimidos revestidos porpelícula em forma de cápsula, brancos a esbranquiçados, com uma ranhura num lado ecom a impressão “10” no noutro.

Zarec 10 mg comprimidos revestidos por película estão disponíveis em blistersacondicionados em embalagens de 10, 30 ou 50 comprimidos. É possível que não sejamcomercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante

Titular da Autorização de Introdução no Mercado:Ipca Produtos Farmacêuticos Unipessoal Lda.Rua José Nogueira VazLote 104-Lj Esq. 2625-099 Póvoa de Santa Ina,

Portugal

Telefone: +351 219 531437 / 219 569745Fax: + 351 219 594073Fabricante:Sofarimex Indústria Química e Farmacêutica,

SA

Av. Das Indústrias – Alto do Colaride – Agualva – 2735-213 -Cacém, Portugal

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço EconómicoEuropeu (EEE) sob as seguintes denominações:DE: Cetirizindihydrochlorid IPCA 10 mg Filmtabletten

PL:

CETIP

PT: Zarec 10 mg comprimidos revestidos por películaEste folheto foi aprovado pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  2. Faringite: Inflamação da mucosa faríngea em geral de causa bacteriana ou viral. Caracteriza-se por dor, dificuldade para engolir e vermelhidão da mucosa, acompanhada de exsudatos (ver) ou não.
  3. Febre: Elevação da temperatura corporal acima de um valor normal, estabelecido entre 36,7ºC e 37ºC, quando medida na boca.
  4. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  5. Taquicardia: Aumento da freqüência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações (ver).
  6. Tala: Instrumento ortopédico utilizado freqüentemente para imobilizar uma articulação ou osso fraturado. Pode ser de gesso ou material plástico.
  7. Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
  8. Tique: Movimento involuntário, estereotipado, que pode afetar os músculos da face. Pode fazer parte de distúrbios neurológicos ou psiquiátricos, como pode também ser apenas devido à ansiedade ou a outras causas.
  9. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X