Zemalex

Para que serve Zemalex

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


APROVADO EM 24-07-

15 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zemalex 18 mg/g creme Zemalex 20 mg/ml solução para pulverização cutânea Picetoprofeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso precise de esclarecimentos adicionais, consulte o seu farmacêutico. - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Ver secção 4. - Se não se sentir melhor ou se piorar após 14 dias, tem de consultar o médico. O que contém este folheto: 1.O que é Zemalex e para que é utilizado 2.O que precisa de saber antes de utilizar Zemalex 3.Como utilizar Zemalex 4.Efeitos secundários possíveis 5.Como conservar Zemalex 6.Conteúdo da embalagem e outras informações

O QUE É Zemalex E PARA QUE É UTILIZADO

Zemalex , cuja substância ativa é o picetoprofeno, apresenta uma atividade anti- inflamatória e analgésica importante no tratamento de afeções do foro reumatológico e traumatológico.

Zemalex está indicado em afeções inflamatórias e dolorosas do aparelho locomotor. Traumatologia: dores pós-traumática, inflamação moderada de origem músculo- esquelética nomeadamente pós-traumática, contusões, luxações. Reumatologia: dores articulares ligeiras a moderadas, dores musculares e reumatismais ligerias a moderadas (tais como osteoartrose e osteoartrite), miosites, epicondilites, inflamação moderada de origem músculo esquelética, sinovites, tendinites, artrites (não infecciosas) e bursites (de origem traumática ou após esforço físico ligeiras e localizadas). Este medicamento destina-se a adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 14 anos Se não se sentir melhor ou se piorar após 14 dias, tem de consultar um médico.

O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE UTILIZAR Zemalex N?

?o utilize Zemalex APROVADO EM 24-07-

15 INFARMED

-se tem alergia (hipersensibilidade) ao picetoprofeno ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). - se medicamentos como a aspirina ou outros anti-inflamatórios não esteróides (medicamentos usados para reduzir a dor e inflamação) lhe causam rinite, asma, angioedema (reações alérgicas que podem provocar inchaço da cara, olhos e dificuldade em engolir ou respirar) ou urticária. - não aplique sobre os olhos, mucosas, úlceras ou feridas abertas da pele, nem em qualquer circustância quando o local de aplicação está afetado por outras condições cutâneas. Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Zemalex . Recomenda-se que a exposição solar e aos raios IVA sejam evitados durante o tratamento com picetoprofenos e nas duas semanas após a última aplicação. Lave as suas mãos após a aplicação do produto. Não se recomenda o uso deste produto com outros contendo octocrileno (um ingrediente usado em vários produtos cosméticos e produtos de higiene pessoal (ex.

protetores solares) pois pode causar reações alérgicas. Se desenvolver qualquer reação alérgica interrompa imediatamente o tratamento e contacte o seu médico. Outros medicamentos e Zemalex Informe o seu farmacêutico se estiver a utilizar ou tiver utilizado recentemente, ou se vier a utilizar outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e amamentação Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Importante para a mulher Se está grávida ou pensa que pode estar grávida, consulte o seu médico antes de usar este medicamento.

O uso de medicamentos durante a gravidez pode ser prejudicial para o embrião ou feto e deve ser vigiado pelo seu médico Desconhece-se se o picetoprofeno é excretado no leite materno. O seu médico aconselhá-la-á se pode ou não usar o produto durante a amamentação. Condução de veículos e utilização de máquinas Zemalex não interfere sobre a capacidade de condução e utilização de máquinas. Informações importantes sobre alguns componentes de Zemalex Zemalex creme contém: - álcool cetílico, que pode causar reações cutâneas locais (por exemplo dermatite de contacto). - benzoato de benzilo que é moderadamente irritante para a pele, olhos e membranas mucosas. APROVADO EM 24-07-

15 INFARMED 3

. COMO UTILIZAR Zemalex Utilize este medicamento exatamente como descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se tiver dúvidas. A dose recomendada é: Zemalex creme: Aplicar com uma massagem suave ou com um penso oclusivo. Como norma geral, aplicar na zona afetada 1,5 a 2 g de creme aproximadamente, 3 vezes ao dia. Zemalex solução para pulverização cutânea: Como norma geral aplicar na zona afetada 1 - 2 propulsões durante uns segundos, 3 vezes ao dia. Zemalex destina-se, exclusivamente, a uso tópico externo. Não utilize Zemalex por mais de 14 dias. Se utilizar mais Zemalex do que deveria Não se verificou intoxicação alguma até à data. Em casos de hipersensibilidade suspender o tratamento. Caso se tenha esquecido de utilizar Zemalex Não aplique uma dose a dobrar para compensar a dose esquecida. Se se esquecer de aplicar Zemalex , faça-o logo que se lembrar e continue o tratamento conforme estava previsto. No entanto, se estiver quase na altura de aplicar a próxima dose, não aplique a dose esquecida, espere pela próxima aplicação e continue conforme habitual. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS C

omo todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Ocasionalmente, podem ocorrer reações no local de aplicação como eritemas, prurido, rubor e sensação de calor, eczema, dermatite de contacto e reações de fotossensibilidade (sensibilidade aumentada à luz solar). Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, ou farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

INFARMED, I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos APROVADO EM 24-07-

15 INFARMED P

arque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa Tel: +

1 21 798 71 40 F

ax: +

1 21 798 73 97 S?

?tio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

COMO CONSERVAR Zemalex M

anter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Zemalex Creme: Não conservar acima de 25ºC. Zemalex Solução para pulverização cutânea: o medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem, após “VAL.”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente. 6. CONTEÚDO DA EMBALAGEM E OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Zemalex - A substância ativa é o picetoprofeno. Cada 100 g de creme contém 1,8 g de picetoprofeno. Cada 100 ml de solução para pulverização cutânea contém 2 g de picetoprofeno. - Os outros componentes são: Zemalex creme: benzoato de benzilo, álcool láurico-mirístico 70:30, álcool cetílico, polissorbato 20, monolaurato de sorbitano, éter cetostearílico de polioxietileno, dietanolamina, cloridrato de poli-hexametilenobiguanida e água purificada. Zemalex solução para pulverização cutânea: cânfora, álcool benzílico, salicilato de metilo, miristato de isopropilo, óleo essencial de alfazema, álcool isopropílico e dióxido de carbono.

Qual o aspeto de Zemalex e conteúdo da embalagem Zemalex creme - embalagens de 60 g e 100 g Zemalex solução para pulverização cutânea - embalagens de 100 ml e 200 ml Podem não ser comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado Italfarmaco, Produtos Farmacêuticos, Lda Rua Consiglieri Pedroso,

3 APROVADO EM 24

-07-

15 INFARMED Q

ueluz de Baixo 2730-

6 BARCARENA F

abricante Industrias Farmacéuticas Almirall, S.A. Carretera Nacional II, Km 593 E-08740 Sant Andreu de la Barca (Barcelona) Espanha E (apenas para o Creme) Almirall Hermal Gmb

H Scholtzstrasse 3 D-21465 Reinbek Alemanha Este folheto foi revisto pela última vez em


DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
  2. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
  3. Eczema: Doença da pele caracterizada pelo surgimento de lesões generalizadas sob forma de placas, manchas ou bolhas, devido a uma reação por contato local ou por ação de uma agressão sistêmica.
  4. Osteoartrite: Termo geral que se emprega para referir-se ao processo degenerativo da cartilagem articular, manifestado por dor ao movimento, derrame articular, etc. Também se denomina artrose (ver).
  5. Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
  6. Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
  7. Tendinite: Inflamação de um tendão. Produz-se em geral como conseqüência de um traumatismo. Existem doenças imunológicas capazes de produzir tendinite entre outras alterações.
  8. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X