Zenmem

Para que serve Zenmem

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto informativo: Informação para o doenteZenmem 20 mg comprimidos orodispersíveisCloridrato de memantinaLeia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, poiscontém informação importante para si.Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.- Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamentopode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.Ver secção 4.O que contém este folheto:1. O que é Zenmem e para que é utilizado2. O que precisa de saber antes de tomar Zenmem3. Como tomar Zenmem4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Zenmem6. Conteúdo da embalagem e outras informações1. O que é Zenmem e para que é utilizadoComo funciona o ZenmemZenmem pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como fármacosantidemência. O cérebro contém recetores do N-metil-D-aspartato (NMDA) envolvidosna transmissão de sinais nervosos importantes na aprendizagem e memória. Zenmempertence a um grupo de medicamentos denominados antagonistas dos recetores NMDA.Zenmem atua nestes recetores, melhorando a transmissão dos sinais nervosos e amemória.Para que é utilizado o ZenmemZenmem é utilizado para o tratamento de doentes com doença de Alzheimer moderada agrave.2. O que precisa de saber antes de tomar ZenmemNão tome Zenmem:- se tem alergia à memantina ou a qualquer outro componente deste medicamento(indicados na secção 6).

Advertências e precauções

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Zenmem- se tiver uma história de epilepsia- se tiver tido um enfarte do miocárdio (ataque cardíaco) recente ou se sofrer decompromisso cardíaco congestivo ou de hipertensão (pressão arterial alta) nãocontrolada.Nestas situações, o tratamento deve ser supervisionado cuidadosamente e os benefíciosclínicos de Zenmem devem ser avaliados pelo seu médico regularmente.Se sofre de compromisso renal (problemas de rins), o seu médico deverá monitorizacuidadosamente a sua função renal e, se necessário, adaptar as doses de memantina.A utilização simultânea de medicamentos designados de amantadina (para o tratamentoda doença de Parkinson), cetamina (uma substância usada geralmente como anestésico),dextrometorfano (usado geralmente para tratar a tosse) e outros antagonistas do

NMDA

deve ser evitada.Crianças e adolescentesZenmem não é recomendado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos deidade.Outros medicamentos e ZenmemInforme o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ouse vier a tomar outros medicamentos.Em especial, os efeitos dos seguintes medicamentos podem ser alterados por Zenmem e oseu médico poderá achar necessário ajustar as respetivas doses:- amantadina, cetamina, dextrometorfano- dantroleno, baclofeno- cimetidina, ranitidina, procaínamida, quinidina, quinina, nicotina- hidroclorotiazida (ou qualquer outra combinação com hidroclorotiazida)- anticolinérgicos (substâncias geralmente utilizadas para tratar perturbações domovimento ou cãibras intestinais)- anticonvulsivantes (substâncias utilizadas para evitar ou atenuar convulsões)- barbitúricos (substâncias utilizadas geralmente para induzir o sono)- agonistas dopaminérgicos (substâncias como L-dopa, bromocriptina)- neurolépticos (substâncias utilizadas no tratamento de perturbações mentais).- anticoagulantes oraisSe for hospitalizado, informe o seu médico de que está a tomar Zenmem.Zenmem com alimentos, bebidas e álcoolDeverá informar o seu médico caso tenha recentemente alterado ou pretenda alterar a suadieta substancialmente (ex: de uma dieta normal para uma dieta estritamente vegetariana)

ou se sofrer de estados de acidose tubular renal (ATR, um excesso de substânciasformadoras de ácido no sangue devido a uma disfunção renal (função dos rins debilitada)ou infeções graves das vias urinárias (estrutura que transporta a urina), uma vez quepoderá ser necessário que o seu médico faça um ajuste da dose do medicamento.Gravidez, amamentação e fertilidadeSe está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte oseu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.A utilização de memantina em grávidas não é recomendada.Mulheres que tomem Zenmem não devem amamentar.Condução de veículos e utilização de máquinasO seu médico irá informá-lo se a sua doença o impede de conduzir e utilizar máquinascom segurança. Para além disso, Zenmem pode alterar a sua capacidade de reação,tornando a condução ou utilização de máquinas não apropriada.Zenmem contém aspartame e lactose mono-hidratadaO aspartame contém uma fonte de fenilalanina. Pode ser prejudicial em indivíduos comfenilcetonúria.Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, fale com o seumédico antes de tomar este medicamento.3. Como tomar ZenmemTome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico.Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.A dose recomendada para adultos e idosos é de 20 mg por dia. De forma a reduzir o riscode efeitos secundários, a dose é atingida gradualmente, segundo o seguinte esquemadiário:

Semana 1 Um comprimido de 5 mg durante 7 dias(Comprimidos orodispersíveis redondos, cor-de-rosa claro,lisos, biselados com um diâmetro de 7 mm e com “5” gravadonum dos lados) Semana 2 Um comprimido de 10 mg durante 7 dias(Comprimidos orodispersíveis redondos, cor-de-rosa claro,lisos, biselados com um diâmetro de 9 mm e com “10” gravadonum dos lados) Semana 3 Um comprimido de 15 mg durante 7 dias(Comprimidos orodispersíveis redondos, cor-de-rosa claro,lisos, biselados com um diâmetro de 11 mm e com “15”

gravado num dos lados) Semana 4 e Um comprimido de 20 mg durante 7 dias seguintes (Comprimidos orodispersíveis redondos, cor-de-rosa claro,lisos, biselados com um diâmetro de 12 mm e com “20”gravado num dos lados)

Dose de manutençãoA dose de manutenção recomendada é de 20 mg por dia.Sobre a continuação do tratamento, fale com o seu médico.Dose em doentes com compromisso renal:

Se tiver compromisso da função renal, o seu médico deverá decidir por uma doseadequada a essa situação. Neste caso, o seu médico deverá monitorizar a sua função renalregularmente.AdministraçãoZenmem deve ser administrado por via oral, uma vez por dia. Para tirar o maior benefíciodo seu medicamento, deve tomá-lo todos os dias, à mesma hora do dia. Os comprimidospodem ser tomados com ou sem alimentos.Duração do tratamentoContinue a tomar este medicamento enquanto tiver um efeito benéfico. O seu médicodeve avaliar o tratamento regularmente.Instruções de utilizaçãoOs comprimidos orodispersíveis de Zenmem quebram-se facilmente, pelo que devemanusear os comprimidos com algum cuidado. Não manuseie os comprimidos com asmãos molhadas uma vez que eles se pdoem quebrar.

- Pegue no blister pelas pontas e separe um alvéolo do resto do blister através dasperfurações que este apresenta à volta do alvéolo.- Cuidadosamente, remova a parte destacável do blister.- Coloque o comprimido na sua língua. O comprimido rapidamente se desintegrará epode ser engolido mesmo sem água.Se tomar mais Zenmem do que deveria- No geral, tomar mais de Zenmem do que deveria não deverá ser-lhe prejudicial. Podesentir aumento dos sintomas tal como descrito na seção 4. “Efeitos secundáriospossíveis”.- Se tomar uma dose muito elevada de Zenmem, contacte o seu médico ou procure ajudamédica, uma vez que pode necessitar de cuidados médicos.Caso se tenha esquecido de tomar Zenmem- Se se esquecer de tomar uma dose de Zenmem, espere e tome a dose seguinte à horahabitual.- Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se parar de tomar ZenmemCaso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico,farmacêutico ou enfermeiro4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários,embora estes não se manifestem em todas as pessoas.De uma forma geral, os efeitos secundários observados são ligeiros a moderados.Frequentes (pode afetar 1 a 10 pessoas em 100):- Dores de cabeça, sono, prisão de ventre, teste de função hepática aumentado, tonturas,perturbações do equilíbrio, falta de ar, pressão arterial elevada e hipersensibilidade aomedicamentoPouco frequentes (pode afetar 1 a 10 pessoas em 1.000):- Cansaço, infeções fúngicas, confusão, alucinações, vómitos, alterações na forma deandar, insuficiência cardíaca e coagulação sanguínea venosa (trombose, tromboembolia)Muito raros (pode afetar menos de 1 pessoa em 10.000):- ConvulsõesDesconhecido (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):- Inflamação do pâncreas, inflamação do fígado (hepatite) e reações psicóticasA doença de Alzheimer tem sido associada a depressão, ideação suicida e suicídio. Estesefeitos têm sido notificados com doentes tratados com memantina.Se tiver quaisquer efeitos secundários, fale com o seu médico, farmacêutico ouenfermeiro. Isto inclui possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto.Comunicação de efeitos secundáriosSe tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Tambémpoderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através doscontactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer maisinformações sobre a segurança deste medicamento.INFARMED, I.P.Direção de Gestão do Risco de Medicamentos

Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 531749-004 LisboaTel: +351 21 798 71 40Fax: + 351 21 798 73 97Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepageE-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt5. Como conservar ZenmemManter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior,após Val.. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.Este medicamento não necessita de precauções especiais de conservação.Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunteao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.6. Conteúdo da embalagem e outras informaçõesQual a composição de ZenmemA substância ativa é cloridrato de memantina.Cada comprimido orodispersível contém 20 mg de cloridrato de memantina, equivalentea 16,62 mg de memantina.Os outros componentes são poliacrilina, hidróxido de sódio (para ajuste de pH), lactosemono-hidratada, celulose microcristalina, manitol (E 421), croscarmelose sódica,aspartame (E 951), sílica coloidal anidra, óxido de ferro vermelho (E 172), aroma amenta (contendo maltodextrina (milho), amido modificado E1450 (milho ceroso), óleo dehortelã-pimenta (mentha arvensis)) e estearato de magnésio.Qual o aspeto de Zenmem e conteúdo da embalagemOs comprimidos orodispersíveis de Zenmem 20 mg são redondos, cor-de-rosa claro,lisos, biselados com um diâmetro de 12 mm e com “20” gravado num dos lados.Os comprimidos orodispersíveis de Zenmem estão disponíveis em embalagens comblisters de 28, 30, 56, 60, 70 e 90 comprimidos orodispersíveisÉ possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e FabricanteTitular da Autorização de Introdução no MercadoSanofi - Produtos Farmacêuticos, Lda.Empreendimento Lagoas Park,

Edifício 7 - 3º Piso

2740-244 Porto Salvo

FabricanteGenepharm S.A.18 km Marathon Avenue,

15351 Pallini AttikisGréciaouRontis Hellas S.A.Industrial Area of Larisa, P.O. Box 3012,

GR41004 LarisaGréciaEste medicamento encontra-se autorizado noutros Estados Membros do EEE sob osseguintes nomes:Eslováquia, Polónia, Portugal, Republica Checa, Roménia: ZenmemEste folheto foi revisto pela última vez em



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Acidose: Desequilíbrio do meio interno caracterizado por uma maior concentração de íons hidrogênio no organismo. Pode ser produzida pelo ganho de substâncias ácidas ou perda de substâncias alcalinas (básicas).
  2. Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
  3. Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inóculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a conseqüente obstrução do fluxo e isquemia (ver).
  4. Pâncreas: Glândula de secreção endócrina (ver), por sua produção de insulina, glucagon e peptídios intestinais que são lançados na corrente sangüínea e exócrina (ver) por sua produção de potentes enzimas digestivas lançadas no intestino delgado. Localiza-se profundamente na cavidade abdominal e possui um tamanho aproximado de 15x7cm.

Síguenos

X