Zidoril

Para que serve Zidoril

Recomendações
Recorde-se que antes de tomar este medicamento deverá consultar o seu médico, a informação que lhe disponibilizamos é meramente orientativa e não substitui em nenhuma ocasião a consulta de um médico ou qualquer profissional de saúde.

LEMBRE-SE, NUNCA use esta informação para automedicar-se. A consulta de um médico é imprescindível.


Folheto informativo: Informação para o utilizadorZidoril 1000 mg cápsulas molesÉsteres etílicos 90 do ácido ómega-3Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento poiscontém informação importante para si.- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros. o medicamento podeser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.O que contém este folheto:1. O que é Zidoril e para que é utilizado2. O que precisa de saber antes de tomar Zidoril3. Como tomar Zidoril4. Efeitos secundários possíveis5. Como conservar Zidoril6. Conteúdo da embalagem e outras informações1. O que é Zidoril e para que é utilizadoZidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega–3 altamente purificados.Zidoril é utilizado:- para tratar certas formas de excesso de triglicéridos (gorduras) no sangue, quandoalterações à dieta não derem resultado.2. O que precisa de saber antes de tomar ZidorilNão tome Zidoril:- se tem alergia (hipersensibilidade) aos ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 ou aqualquer outro componente deste medicamentos (indicados na secção 6).- se é alérgico ao amendoim ou soja. As cápsulas moles de gelatina contêm uma pequenaquantidade de lecitina de soja.Se alguma das situações acima se aplicar a si, não tome este medicamento e fale com oseu médico.Advertências e precauções:Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar ZidorilTome especial cuidado com Zidoril se:

- está a tomar um medicamento para parar a coagulação do sangue nas suas artérias e paratornar o sangue mais fluido, como a varfarina- tem uma doença do fígado- está previsto ser ou foi operado recentemente- teve um traumatismo recentemente- tem mais de 70 anos de idade- tem um problema nos rins- tem diabetes que não está controlada- tem problemas com o seu fígado. O seu médico irá monitorizar, com análises ao sangue,quaisquer efeitos que o Zidoril possa ter no seu fígado.Se alguma das situações descritas acima se aplica a si, fale com o seu médico oufarmacêutico antes de tomar este medicamento.Outros medicamentos e ZidorilSe está a tomar medicamentos para parar a coagulação do sangue nas suas artérias, talcomo varfarina, pode precisar de mais análises ao sangue e a dose habitual domedicamento que está a tomar para tornar o sangue mais fluido pode ter que ser alterada.Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente,outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médicaZidoril com alimentos e bebidasDeve tomar as cápsulas à hora das refeições. Isto vai ajudar a diminuir as hipóteses deefeitos secundários que afetem o estômago e a área circundante (área gastrointestinal).Gravidez e amamentaçãoNão deve tomar este medicamento se está grávida ou a amamentar, a não ser que o seumédico decida que isso é absolutamente necessário.Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.Condução de veículos e utilização de máquinasNão é provável que este medicamento afete a sua capacidade de conduzir ou utilizarquaisquer ferramentas ou máquinas.Zidoril contém óleo de soja.Se for alérgico ao amendoim ou soja, não utilize este medicamento.3. Como tomar zidorilTomar Zidoril sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico oufarmacêutico se tiver dúvidas.- Engolir as cápsulas com um copo de água.

- Pode tomar as cápsulas às refeições para ajudar a diminuir os efeitos secundáriosgastrointestinais.- O seu médico decidirá durante quanto tempo deve tomar este medicamento.Dose para tratar níveis elevados de triglicéridos no sangue (níveis elevados de gordura nosangue ou Hipertrigliceridemia)A dose habitual é 2 cápsulas por dia, tal como recomendado pelo médico.Se o medicamento não está a funcionar suficientemente bem com esta dose, o seu médicopoderá aumentar a dose para 4 cápsulas por dia.Utilização em criançasAs crianças não devem tomar este medicamento.Se tomar mais Zidoril do que deveriaSe acidentalmente tomar mais Zidoril do que deveria, não se preocupe, porque não éprovável que necessite de tratamento especial.

Caso se tenha esquecido de tomar ZidorilSe se esqueceu de tomar uma dose, tome-a quando se lembrar, a menos que seja quasealtura de tomar a dose seguinte, neste caso tome a dose seguinte como habitualmente.Não tome uma dose a dobrar (duas vezes a dose recomendada pelo seu médico) paracompensar uma dose que se esqueceu de tomar.Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.4. Efeitos secundários possíveisComo todos os medicamentos, Zidoril pode causar efeitos secundários, no entanto estesnão se manifestam em todas as pessoas.Os efeitos secundários seguintes são os que podem ocorrer com este medicamento:Efeitos secundários frequentes (afetam menos de 1 em 10 doentes):- problemas de estômago e indigestão (dispepsia)- sentir-se doente (náuseas)Efeitos secundários pouco frequentes (afetam menos de 1 em 100 doentes):- dor abdominal e no estômago- reações alérgicas- tonturas- problemas com o paladar- diarreia- estar doente (vómitos)

Efeitos secundários raros (afetam menos de 1 em 1000 doentes):- dor de cabeça- acne- erupção na pele com comichão (prurido)- níveis elevados de açúcar no sangue- problemas de fígadoEfeitos secundários muito raros (afetam menos de 1 em 10.000 doentes):- sangue nas suas fezes- pressão arterial baixa- nariz seco- erupções vermelhas na pele elevadas (urticária)- alterações nos resultados de algumas análises ao sangueSe tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários nãoindicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.5. Como conservar zidoril- Manter fora da vista e do alcance das crianças.- Não utilize Zidoril após o prazo de validade impresso no rótulo, após VAL. O prazo devalidade corresponde ao último dia do mês indicado.- Conservar Zidoril a temperatura inferior a 25ºC, na embalagem de origem. Nãocongelar. - As cápsulas moles de Zidoril devem ser utilizadas até 100 dias após a abertura dofrasco.Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte aoseu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidasajudarão a proteger o ambiente.6. Conteúdo da embalagem e outras informaçõesQual a composição de ZidorilAs substâncias ativas são ésteres etílicos do ácido ómega–3.1.000 mg de ésteres etílicos do ácido ómega-3 90, compreendendo 460 mg dos ésteresetílicos do ácido eicosapentanóico (EPA) e 380 mg dos ésteres etílicos do ácidodocosahexanóico (DHA) (estas substâncias são chamadas ácidos gordos omega-3polinsaturados), incluindo como antioxidante 4 mg de d-alfa-tocoferol (misturado comum óleo vegetal, por exemplo óleo de soja).O invólucro da cápsula mole é feito de gelatina e glicerol.Qual o aspeto de Zidoril e conteúdo da embalagemAs cápsulas de Zidoril são cápsulas moles de gelatina, transparentes, contendo um óleode cor amarela clara.

Zidoril está disponível nos seguintes tamanhos de embalagem:- 1 x 20 cápsulas- 1 x 28 cápsulas- 1 x 60 cápsulas- 1 x 100 cápsulasÉ possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.Titular da Autorização de Introdução no Mercado e FabricanteUNIFA - União Fabril Farmacêutica, S.A.Rua dos Bem Lembrados, 141 – Manique2645-471

ALCABIDECHE

Este folheto foi revisto pela última vez em:



DEFINIÇÕES MÉDICAS
  1. Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
  2. Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Síguenos

X